À
COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPel
Fátima Cóssio – Pró-Reitoria de Ensino
Prezados(as) alunos(as), professores(as) e técnico-administrativos!
Um novo semestre se inicia e com ele retomamos as atividades de ensino
na graduação e na pós-graduação, neste momento ainda de forma diferente da que
estamos habituados, de maneira integralmente remota. A realidade vivenciada
pela humanidade se alterou rápida e brutalmente, e todos estamos aprendendo a
estar neste mundo. Na Universidade não é diferente. Vivemos sobressaltos,
angústias, dúvidas e muitas aprendizagens. Estamos exercendo, talvez mais do
que em outros tempos, a cooperação, as trocas, a compreensão, tão necessárias
para o enfrentamento de condições adversas.
No dia 12 de setembro encerrou o calendário alternativo. Ele teve como
propósito principal promover o acolhimento e a aproximação entre docentes e
alunos, destes entre si e de todos com o conhecimento e as aprendizagens
específicas de cada área, mas também de outros temas importantes por meio da
oferta de vários projetos de ensino, de pesquisa e de extensão. Foi um período
de experenciar o ensino remoto, o único possível neste tempo de
excepcionalidades, e da maneira mais qualificada que podemos e sabemos fazer.
Neste tempo, qualificamos processos, equipamentos e estruturas internas
da Universidade. Criamos comitês (UFPEL DIGITAL, Comitê Acadêmico) e setores
(Núcleo de apoio a Tecnologias Educacionais – NATE), visando dar o apoio
técnico e pedagógico. Elaboramos materiais e regulamentações internas para dar
sustentação e segurança à comunidade acadêmica. Promovemos eventos de
capacitação, tanto para o uso de plataformas e ferramentas remotas, quanto para
aprofundar concepções e práticas pedagógicas. Lançamos editais para a inclusão
digital dos estudantes e ampliamos as cotas de bolsas de monitoria. Contamos
com o apoio fundamental do Grupo de Interlocução Pedagógica (GIP) e de todas as
pró-reitorias, setores e unidades acadêmicas para dar sustentação ao trabalho.
Estamos mais preparados e mais fortalecidos para uma oferta mais
consistente de componentes curriculares e demais atividades de ensino neste
calendário que se inicia. As ofertas de turmas se ampliaram significativamente.
De 597 turmas ofertadas no calendário alternativo passamos para 2.382 turmas, o
que representa 65% das ofertas previstas no calendário suspenso de 2020/1.
Foram muitas pessoas envolvidas para planejar e ampliar esta oferta, e é
imprescindível destacar o empenho das coordenações de curso, chefias de
departamentos, direções de unidades acadêmicas, representação discente,
professores (as), servidores (as) técnico-administrativos, estudantes.
É um calendário organizado com base nas ofertas do 2020/1, mas não se
trata de um calendário regular, porque não vivemos em termos regulares. Ele é
excepcional, emergencial e tem a intenção de reduzir o represamento de
disciplinas e turmas, tendo como prioridade os alunos ingressantes do 2020/1 e
alunos concluintes.
Nem todos os componentes curriculares serão ofertados agora, alguns por
serem essencialmente prático-presenciais e outros porque têm carga horária
teórico-prática, com necessidade de aulas presenciais, mas tudo que é possível
está sendo ofertado e, assim, contamos com a compreensão de todas as pessoas.
Cumprimentamos a todos (as) pelo empenho no enfrentamento desses desafios
e desejamos um ótimo semestre.