Novos bolsistas PET Educação: Paloma e Luzia

Seleção de novos bolsistas: mais um dos trabalhos do PET Educação
Cristina Maria Rosa


Na quinta-feira da semana que se encerra hoje, dia 29 de agosto de 2019, a Banca responsável pela seleção dos novos bolsistas ao PET Educação esteve reunida na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Após um processo intenso e repleto de excelentes momentos, os novos petianos foram conhecidos. Leia, a seguir, a ata final do processo seletivo.





UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
ATA nº. 002/2019
RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
– PET EDUCAÇÃO – 

Aos 29 dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezenove, às oito horas e trinta minutos, reuniu-se a banca de seleção, nas dependências da Universidade Federal de Pelotas – sala 254 da Faculdade de Educação – para instalar o processo seletivo a vagas de bolsista ao Programa de Educação Tutorial – PET Educação. Composta pela Tutora, Professora Drª. Cristina Maria Rosa, a Professora Drª Heloisa Helena Duval de Azevedo (Tutora PET GAPE), os estudantes Alisson Castro Batismo, Cinara Tonello Postringer e Leonardo Capra (Bolsistas PET Educação), a banca confirmou as inscrições dos candidatos que ocorreram entre os dias 22 a 28 de agosto de 2019, pelo correio eletrônico indicado no edital selecaobolsista2018@gmail.com. A seguir, recebeu e conferiu a documentação exigida no edital de seleção: Ficha de Inscrição preenchida, Currículo Lattes atualizado, Memorial Descritivo e Histórico Escolar. Às 9 horas teve início a realização da Prova Escrita com a presença dos seguintes estudantes: Arnaldo Duarte, Gabriele Igansi, Letícia Vilela, Lorraine Dustenhafet, Luzia Martins, Maisa de Souza Ferreira e Paloma Wiegand. O prazo estipulado para conclusão da mesma foi de três horas, ou seja, às 12 horas desse mesmo dia. Concluída essa etapa, a banca encerrou os trabalhos e reabriu-os à tarde, às 14 horas e 30 minutos, para a entrevista de todos os candidatos que foram recebidos na sala do PET Educação (257 da FaE/UFPel) e entrevistados pela banca em ordem de chegada. Ao fim de cada uma das entrevistas, os integrantes da banca atribuíram nota a cada um dos candidatos e estas foram inseridas em um envelope que foi lacrado na presença de todos, juntamente com o restante da documentação. A próxima etapa – leitura das provas escritas e dos memoriais, análise do Currículo Lattes e Histórico Escolar e atribuição de notas a cada um dos documentos ocorreu após as entrevistas, tendo se encerrado às 18 horas do mesmo dia. Logo depois, com as notas já inseridas na grade de avaliação, a banca procedeu à composição das médias finais. Resultaram aprovados todos os candidatos inscritos que compareceram a todas as etapas do processo seletivo na seguinte ordem de classificação: 1º lugar: Paloma Wiegand, (Nota final 9,32); 2º lugar: Luzia Martins, (Nota final 9,02); 3º lugar: Letícia Vilela, 4º lugar: Maisa de Souza Ferreira; 5º lugar: Gabriele Igansi; 6º lugar: Lorraine Dustenhafet; 7º lugar: Arnaldo Duarte. Nada mais havendo a tratar, eu, Leonardo Capra, bolsista PET Educação e secretariando a seleção, lavro esta ata que, aprovada, será assinada pelos demais componentes da banca.


Saudação e agradecimentos
O PET Educação saúda Paloma e Luzia, as duas primeiras colocadas e novas integrantes do PET Educação como bolsistas a partir de 01/09/2019 e aguarda os demais selecionados logo que as novas vagas forem surgindo.
Como tutora, agradeço imensamente à professora Heloisa Duval de Azevedo, Tutora do PET GAPE presente no processo seletivo e aos demais estudantes, Alisson Castro Batista, Cinara Tonello Postringer e Leonardo Capra que foram incansáveis na realização de todo o processo.


Literatura na Escola: PET Educação em projetos


Literatura na Escola: PET Educação em projetos
Cristina Maria Rosa

Deleite é contato prazeroso com o artefato cultural mais importante de nossa cultura escrita: o livro. Deleitar-se é encantar-se, envolver-se abraçar-se com uma obra, advindo dela infindáveis relações de pertença: prazer, mágoa, dor, angustia, solidão, saudade, tristeza, alegria. Deleitar-se não é apenas sentir prazer, alegria. Como salienta Maria Silvia Oberg (2007, p. 23), "a fruição é um ato abrangente, que articula várias dimensões do sujeito: sensorial, afetiva, intuitiva, lógica, imaginativa, cultural, intelectual, entre outras".
Sobre a qualidade dos textos literários para a pequena infância, autores têm defendido que a qualidade consiste na possibilidade da história produzir um efeito humanizador no pequeno leitor, sem que haja a necessidade de uma mensagem moralizante ou pedagógica explícita e nem o apoio de imagens, sem o qual o texto não se sustentaria (BORBA DE MORAIS, 2018).
Para a escolha de obras infantis, Cristina Rosa (2015) indica critérios literários, entre eles, longevidade, expressão inusitada e/ou linguagem metafórica, inesgotabilidade, valor histórico e documental; magia, vínculo com a ancestralidade e fazer pensar. A pesquisadora preconiza que a humanidade – suas emoções fundantes como o medo do abandono e da morte, por exemplo – é matéria primordial da literatura e a obra literária é o melhor caminho para ensinar a gostar de ler, uma vez que esse atributo não é genético, precisa ser ensinado, antropologicamente, a cada novo humano em sociedade.
Possivelmente muitos adultos – pais e professores, preponderantemente – não consigam articular estes saberes quando da escolha de livros a serem apresentados aos seus. E, na maioria das vezes, indicam ser difícil ou impossível dialogar com as meninas e os meninos, na escola e fora dela, sobre temas como abandono, maus tratos e morte, por exemplo.

A literatura na Escola
Em 2019 o PET Educação está envolvido em dois projetos formadores: o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores e o Projeto “Uma escola Leitora”, desenvolvido a convite da Coordenação Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes.

1.        Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores: Destinado a contribuir com uma política de formação do leitor nas escolas públicas municipais, o foco é a formação e qualificação dos professores que são responsáveis pelas bibliotecas escolares no Município, tanto na zona urbana como rural. Iniciado em 11 de abril de 2019, às 9 horas na Bibliotheca Pública Pelotense, vem sendo desenvolvido desde então em dois encontros mensais, agendados previamente e realizados com a entusiasmada participação das professoras. É coordenado partilhadamente: Bibliotecária Simone Echebeste, Drª. Cristina Maria Rosa e Pedagoga Estela Sampaio. Tem o apoio do CETEP e SMED Pelotas, Bibliotheca Pública Pelotense, Faculdade de Educação da UFPel, GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária e SLEV – Sala de Leitura Erico Verissimo;
2.                   Projeto “Uma escola Leitora” surgiu do interesse de ter, na escola, mais intensas e qualificadas práticas de leitura entre os docentes. Assim, a Coordenadora Pedagógica, professora mestranda Adriana Costa Silveira convidou o PET Educação a se fazer presente, mensalmente, para dialogar com as professoras. Assim, desde junho de 2019, uma vez ao mês, após um maravilhoso café da tarde, três integrantes do grupo apresentam às professoras sua formação leitora, ou seja, indicam como se tornaram leitores, o que gostam de ler e quais seus autores, gêneros e títulos prediletos.
As datas do projeto:
11/06 - Abertura do programa
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Alisson Castro Batista e Camila Pierzckalski.
Mediação: Cristina Maria Rosa
21/08 - Café Pedagógico
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Márcia Duarte de Souza e Ieda Maria Kurtz de Azevedo.
Mediação: Cristina Maria Rosa
18/09 - Formação Pedagógica
Como me tornei leitor? As memórias e os livros prediletos de Alessandra Steilmann e Mariana Gonçalves Paz
29/10- Formação Pedagógica
13/11- Formação Pedagógica
11/12- Formação Pedagógica

PET Educação seleciona novos bolsistas


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Programa de Educação Tutorial – PET Educação
Edital 002/2019

A Tutora do PET Educação convida os estudantes da Licenciatura em Pedagogia a inscreverem-se na seleção à vaga de bolsista no Programa de Educação Tutorial PET/Educação, de acordo com os seguintes procedimentos:

1. Objetivos do programa:
•        Desenvolver as atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos bolsistas.
•        Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
•        Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino;
•        Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior;
•        Proporcionar a formação acadêmica no âmbito da Universidade, privilegiando a indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão.

2. Das vagas: Há duas vagas para ingresso imediato. Se houver suplentes selecionados, poderão ser efetivados à medida que novas vagas surgirem.
2.1. Valor da Bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais mensais).

3. Dos critérios de seleção:
·                    Estar regularmente matriculado na Licenciatura em Pedagogia
·                    Não estar cursando o primeiro e nem os dois últimos semestres do Curso (8º e 9º).
·                    Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais obrigatórias às atividades;
·                    Apresentar rendimento acadêmico maior ou igual a 7,0 (sete);
·                    Não ter mais do que duas reprovações;
·                    Ler o manual do Programa de Educação Tutorial, disponível no site: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf
      
4. Inscrições: de 22 a 28 de agosto de 2019 por este correio eletrônico: selecaobolsista2018@gmail.com

5. Documentos:

•        Ficha de Inscrição. Modelo disponível em:
•        Histórico Escolar;
•        Currículo Lattes atualizado;
•        Memorial. Modelo disponível em:

Obs.: Os documentos devem ser entregues no dia da prova escrita. A não entrega de um ou mais documentos elimina o candidato do processo de seleção

6. Procedimentos de Seleção: As provas não são eliminatórias. Os candidatos inscritos passam por todo o processo seletivo.

Prova
Data e hora
Local
1.       Entrega de Documentos
29 de agosto, 8 horas
Sala 245 – FAE
2.       Prova escrita
29 de agosto, das 8h30min às 11 horas.
Sala 245 – FAE
3.       Entrevista
29 de agosto, a partir das 14 horas, por ordem de chegada
Sala 257- PET/Educação na FaE
4.       Resultados
31 de agosto, 19 horas.
Mural do PET Educação


7. Comissão de Seleção: Será composta por 6 (seis) integrantes: a Tutora do Grupo PET/Educação; um tutor convidado; um estudante de outro Grupo PET e três estudantes que integram o PET/Educação).

8. Os casos omissos serão dirimidos pela comissão.




_____________________________________________________
Alisson Castro Batista, Cinara Tonello e Leonardo Capra
Comissão de Seleção

Pelotas, 16 de agosto de 2019.