Um dos critérios de inscrição para a seleção do PET-Educação, é a entrega do Currículo Lattes. Em vista disso, apresentamos, a seguir, algumas orientações para a realização do cadastro na Plataforma Lattes, bem como, para o preenchimento do teu currículo.
Documentos necessários para cadastrar teu Currículo Lattes:
CPF
Carteira de identidade
Cadastrando o teu Currículo Lattes:
Acesse o endereço http://lattes.cnpq.br/
Início do cadastro: Clique no link “Cadastrar”, que aparece na página inicial. Leia atentamente o termo de adesão e compromisso da base de dados Lattes. Depois, preencha os seguintes campos: marque a nacionalidade, digite seu e-mail, confirme o e-mail, digite uma senha, confirme a senha. Em seguida, digite corretamente a captcha que aparece na imagem. Clique em “Próxima”.
Informações pessoais: preencha os campos, corretamente, com os teus dados que foram registrados junto à Receita Federal. Após o preenchimento, clique em “Próxima”.
Endereço e contato: a página será redirecionada para o preenchimento do seu endereço e contato, preencha os campos solicitados e clique em “Próxima”.
Formação acadêmica: preencha o campo “Formação acadêmica em andamento” (Curso de Pedagogia), a instituição (Universidade Federal de Pelotas), e o ano que ingressastes no curso. Caso tenhas outra formação acadêmica, e que esta esteja concluída, preencha também o campo “Formação acadêmica concluída”. Clique em “Próxima”.
Atuação profissional: caso tenhas alguma atuação profissional no momento, preencha os campos que aparecem. Clique em “Próxima”.
Área de atuação: preencha o campo com tua área de atuação Professional, caso tenhas atuação profissional, por exemplo: se já trabalhas profissionalmente como professora em uma determinada escola, preencha o campo com “educação”. Habilidades linguísticas: caso tenha conhecimento de idioma, informe o(s) idioma(s) e o nível de habilidade correspondente. Clique em “Próxima”.
Após concluir teu cadastro, poderás preencher teu Currículo Lattes com:
Formação complementar: cursos de capacitação, cursos de extensão, entre outros;
Produções bibliográficas: artigos completos publicados, artigos aceitos para publicação, capítulos de livro, livro, texto em jornal ou revista, trabalhos publicados em anais de eventos, apresentações de trabalho, entre outros;
Produção técnica: curso de curta duração ministrado, desenvolvimento de materiais didáticos ou instrucionais, editoração, entre outros;
Eventos: revele quais foram os eventos que participastes (seminários, palestras, congressos, entre outros) e quais foram os eventos que organizastes;
OBS: Para a seleção do PET-Educação, não é obrigatório ter realizado todos os componentes citados.
Para mais informações: