Informações do Planejamento
IES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Grupo:
PEDAGOGIA Curso específico PT UFPEL 6341322
Tutor:
CRISTINA MARIA ROSA
Ano:
2019
Somatório da carga horária das atividades:
2148
Situação do Planejamento:
Homologado pelo CLAA
Considerações finais:
O grupo de atividades do PET Educação previstas para 2019 tem como foco a formação integral do
Estudante de Pedagogia. Para tal, a condição leitora é fundamental. Assim, parte considerável dos
projetos, de Ensino, Pesquisa ou Extensão e mesmo alguns deles coadunados, buscam desenvolver
no estudante e em quem o cerca, o hábito prazeroso do ler, para poder ler e compreender as
relações que se estabelecem na escola com o conhecimento, palco privilegiado de atuação
profissional. Utilizando duas estruturas - as salas de leitura e seus acervos - o grupo busca tornar-se
capaz de apresentar a si mesmo e aos demais estudantes, a leitura e seus benefícios.
Compreendemos que uma pesquisa inovadora - o Perfil do estudante de Pedagogia - fornecerá dados
para compreender o fenômeno da evasão, repetência e retenção na Pedagogia, hoje desconhecidos.
Resultados gerais:
A aposta do PET Educação, em 2019, é por tornar a leitura um tema impactante entre os demais
estudantes da Pedagogia. Asim, esperamos saber ler, ensinar a ler, ensinar a gostar de ler e a ter
critérios para escolher bons livros a serem lidos, por cada um e para crianças, adolescentes e
adultos na escola. Outra grande expectativa é a respeito da pesquisa que será inciada em 2019:
Perfil do Estudante da Pedagogia. Nela, almejamos nos apropriar de dados que hoje, são
genericamente aventados como: todo estudante de Pedagogia é trabalhador, todos vivem nas
periferias e todos amam crianças. O intuito é apresentar os dados colhidos de forma dinâmica e o
foco é que os discentes possam conhecer, entender e refletir acerca da objetividade e subjetividade
dos demais, além de conhecer quantos são, o que almejam e como planejam e executam seus
estudos na Universidade.
Atividade - PESQUISA: Emancipar meninas? A leitura
literária para adolescentes
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
200 03/01/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
Pesquisa que busca compor um acervo literário a ser disponibilizado para projetos de leitura para
adolescentes escolarizadas. O foco é discutir maus tratos emocionais ou violência psicológica.
Justifica-se por ser um fenômeno caracterizado por um constante e reiterado desrespeito ao outro.
Muitas vezes sutil, se manifesta pelo desprezo, desqualificação ou depreciação de gostos, escolhas e
competências, através de falas, comentários ou mesmo argumentações que ridicularizam,
desabonam e desacreditam a imagem do outro de forma direta ou indireta, publicamente, na
presença e mesmo na ausência do envolvido. É uma violência que, em parte considerável das vezes,
abre portas para outras manifestações e formas de violência como violência física, moral,
patrimonial, sexual.
Objetivos:
O maior objetivo é criar um programa de leituras para meninas em que a liberdade para pensar e
escolher seja o meio e o fim. Os objetivos parciais são: 1. Reunir um grupo de livros que têm em
comum, temas ou protagonistas meninas, mocinhas ou mulheres que extrapolam os clássicos papéis
destinados culturalmente ao gênero feminino; 2. Apresentar esses livros para escolas. 3. Dialogar
sobre maus tratos emocionais na escola e na sociedade, especialmente na formação de professores;
4. Apresentar resultados em eventos.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
O primeiro ponto será reunir acervos condizentes com a temática; O segundo, compreender o
conceito, através de pesquisas, artigos e palestras desenvolvidas por pesquisadores na área; O
terceiro, ler e categorizar obras, afim de compor um acervo a ser ofertado às escolas;
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados pretendemos: 1. Estudar o conceito de maus tratos emocionais; 2. Criar um
momento de apresentação dos livros a um grupo de estudantes; 3. Apresentar o acervo a
adolescentes na escola; 4. Desenvolver argumentos para defender a importância de um acervo sobre
o tema; 5. Ter quantidade e qualidade de obras a serem ofertadas às escolas.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Para avaliar a atividade pensamos criar um momento de apresentação dos livros a um grupo de
estudantes e, depois, a um grupo de adolescentes na escola. Assim, in loco, obteremos argumentos
para defender a obra no acervo. Outra forma de avaliação será a quantidade e qualidade das obras a
serem ofertadas às escolas.
Atividade - Pesquisa, Ensino e Extensão: participação no
SIIEPE/UFPel
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
40 18/11/2019 22/11/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em participar intensamente da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e
Extensão (SIEPE) da UFPel, que será realizada no segundo semestre de 2019. Justifica-se por ser
uma semana que irá congregar o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Encontro de Pós-
Graduação (ENPOS), o Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o Congresso de Ensino de
Graduação (CEG). Como justificativa ainda, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e
extensionistas) apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.
Objetivos:
Entre os objetivos pretende-se: 1. Integrar o evento da instituição; 2. Conhecer e participar do
Congresso de Iniciação Científica (CIC); 3. Participar do Encontro de Pós-Graduação (ENPOS); 4.
Integrar o Congresso de Extensão e Cultura (CEC); 5. Participar do Congresso de Ensino de
Graduação (CEG).
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia de preparação dos petianos para integrarem os eventos inseridos no SIIEP/UFPel
inicia com: 1. Preparação de um resumo, de acordo com o evento, a ser submetido à avaliação; 2.
Inscrição de trabalhos; 3. Ao serem aprovados, apresentam, como ensaio, em reuniões semanais do
PET; 4. Participação nos eventos nas datas a serem definidas pelas comissões; 5. A presença de
colegas bolsistas e da Tutora na assistência será incentivada.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Integração do grupo; 2. Qualidade da formação; 3.
Socialização de conhecimentos; 4. Integrar o grupo de pesquisadores e demais trabalhos da
instituição.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação será processual e terá os seguintes passos: 1. Leitura prévia dos resumos pela Tutora e
grupo; 2. Ensaio dos mesmos no grupo, na semanas que antecedem o evento; 3. Todos devem ter ao
menos um de seus trabalhos inscritos e defendidos no evento; 4. Publicação, no blog do grupo, dos
resumos.
Atividade - PESQUISA: Perfil discente na Pedagogia
FaE/Ufpel
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
200 02/02/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade de pesquisa buscará conhecer qual o perfil dos estudantes que cursam a Licenciatura em
Pedagogia na Faculdade de Educação da UFPel. Características sociais e econômicas, hábitos
culturais, dados geracionais e familiares, credos e vinculações políticas além de informações acerca
de etnias e sexualidades serão consideradas. O foco é compor um panorama acerca dos sujeitos que
habitam as salas de aula e os corredores da Licenciatura e que a escolheram como profissão.
Justifica-se pela premência de conhecer dados mais concretos das primeiras gerações do século XXI
que chegam à Universidade bem como descrever a diversidade de perfis oriundos de políticas
públicas recentes. Intencionamos, também, ter dados sobre evasão, retenção e repetência na
licenciatura em Pedagogia.
Objetivos:
Coordenada pela estudante Estefânia Alves Konrad, o maior objetivo é compor um panorama acerca
dos sujeitos que escolheram a Licenciatura em Pedagogia como profissão. Além disso, pretende-se:
1.Conhecer o perfil dos alunos que cursam licenciatura emPpedagogia na FaE/UFPel; 2. Estabelecer
vínculo com a permanência, formação em tempo hábil e evasão escolar; 3. Descrever características
sociais e econômicas, hábitos culturais, dados geracionais e familiares, credos e vinculações
políticas além de informações acerca de etnias e sexualidades dos estudantes de Pedagogia que
frequentam o curso em 2019.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
De cunho qualitativo e com dados a partir de pesquisa também quantitativa, um questionário com
perguntas abertas e fechadas será realizado com todos os petianos. Depois de conhecer seus
resultados e com o intuito de generalizar a pesquisa para conhecer o perfil dos alunos que cursam a
Licenciatura em Pedagogia, as atitudes serão: 1. Formar um grupo de petianos interessados no
tema, coordenadas pela estudante Estefânia Konrad; 2. Elaborar um questionário amplo, com
questões que contemplem todos os aspectos elencados; 3. Ao conhecer resultados, estabelecer
vínculos entre os dados e a permanência ou evasão na graduação; 4. Apresentar resultados em
eventos.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se que com a composição e desenvolvimento do questionário amplo, possamos nos apropriar
de dados que hoje, são genericamente aventados como: todo estudante de Pedagogia é trabalhador,
todos vivem nas periferias e todos amam crianças. O intuito é apresentar os dados colhidos de forma
dinâmica e o intuito é que os discentes possam conhecer, entender e refletir acerca da objetividade e
subjetividade dos demais, além de conhecer quantos são, o que almejam e como planejam e
executam seus estudos na Universidade.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Para avaliar a proposição e o desenvolvimento da pesquisa pretendemos: 1. Formar um grupo de
pesquisa; 2. Elaborar um questionário amplo, com questões que contemplem todos os aspectos
elencados; 3. Conhecer resultados e publicá-los; 4. Apresentar resultados em eventos.
Atividade - ENSINO: GELL - Grupo de estudos em leitura
literária
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
52 02/02/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em estudar literatura e intervir na escola. O foco é a Leitura literária, ou seja, a
realização de escolhas do que ler e como ler literatura na escola. Muito bem sucedido em 2017 e
2018, o Grupo de estudos em leitura literária deverá ser reeditado em 2019. Em 2018, escolas
públicas, especialmente as EMEIS foram atendidas. Uma das tarefas será realizar estudos sobre
literatura e sobre Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos. Justifica-se pela necessidade de
disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades através de palestras, cursos,
eventos e em leituras a serem realizadas em grupos. A participação de estudantes da Pedagogia será
incentivada através de programas como o Leitura Literária na Escola e Bibliotecas Escolares:
ambiente e usos.
Objetivos:
Objetivos: Entre os objetivos dessa ação de ensino está: 1. O cultivo à cultura do escrito, entendido
como o processo de conhecer, evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do
que está escrito; 2. Conhecer e utilizar o repertório e o acervo literário preservado; 3. Disseminar
ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da
rede pública da cidade; 4. Estudar e, grupo e intervir na escola, tendo como foco a Leitura literária.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A atividade será realizada através de: 1. Encontros em reuniões de estudo; 2. Organização e
realização de eventos literários; 3. Ida às escolas, para leituras literárias.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Resultados esperados: 1. Estudos sobre literatura; 2. Estudos de acervos bibliográficos; 3. Escolha
criteriosa de obras para leitura nas escolas; 4. Organização de acervos de bibliotecas escolares; 5.
Realização de leitura para grupos escolares.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
No que diz respeito à metodologia de avaliação da atividade pelo grupo pretendemos: 1. Registrar a
presença nas reuniões do grupo e nas atividades na escola; 2. Reeditar os cursos que já foram
oferecidos; 3. Inserir mais estudantes no processo.
Atividade - PESQUISA: Um olhar sobre a Literatura Infantil
Indígena.
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
104 02/02/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A pesquisa intitulada Um olhar sobre a Literatura Infantil Indígena será desenvolvida em 2019 pela
petiana Alessandra Steilmann. Justifica-se pelo imensurável valor quer a literatura tem na sociedade,
e ainda mais tratando de uma literatura que representa cerca de 896,9 mil brasileiros (IBGE, 2010).
Além disto, destacamos as leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório os temas Indígenas e
Africanos nas escolas e acreditamos que a Literatura é uma grande aliada para introduzir e
aprofundar esses temas não apenas em datas comemorativas, mas durante o ano todo. O principal
objetivo do projeto será de encontrar e ler livros de Literatura Infantil Indígena Brasileira. A partir
disto, pode-se ampliar o acervo da Sala de Leitura Érico Veríssimo e o repertório do grupo de
bolsistas do PET Educação. Além destes, pretendemos compreender de forma mais aprofundada o
conceito de Literatura Indígena, levantar informações acerca das obras (autores/autoras, editoras,
ano de publicação), ler e identificar os livros de Literatura Infantil Indígena e pesquisar a presença
dessa Literatura em escolas da Rede Municipal de Pelotas ¿ RS.
Objetivos:
O principal objetivo do projeto será de encontrar e ler livros de Literatura Infantil Indígena
Brasileira. A partir disto, pode-se ampliar o acervo da Sala de Leitura Érico Veríssimo e o repertório
do grupo de bolsistas do PET Educação. Além destes, elencamos os seguintes objetivos: 1.
Compreender de forma mais aprofundada o conceito de Literatura Indígena; 2. Levantar
informações acerca das obras (autores/autoras, editoras, ano de publicação); 3. Ler e identificar os
livros de Literatura Infantil Indígena; 4. Pesquisar a presença dessa Literatura em escolas da Rede
Municipal de Pelotas, RS.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia de pesquisa pode ser considerada quali-quantitativa, pois consiste na contagem dos
livros e análise posterior a leitura das obras que estejam disponíveis. A pesquisa será iniciada com o
levantamento dos livros de literatura indígena presentes na lista de obras da Maleta LIA, que é fruto
de um projeto desenvolvido na capital do Rio de Janeiro desde 2008, quando houve o inicio da
escolha das obras até 2013, quando a maleta foi entregue às escolas da cidade. Essa maleta conta
com títulos de Literatura Indígena e Africana (LIA), porém apenas os livros com a Temática indígena
serão analisados. Após esse primeiro levantamento, haverá uma pesquisa de livros que não estão na
mala também por meio de pesquisas online, em livrarias e bibliotecas da cidade. A metodologia da
pesquisa seguirá esse cronograma: 1. Março e Abril: Levantamento das Obras; 2. Abril: Análise das
informações acerca dos autores/ autoras, editoras e publicações; 3. Maio e Junho: Procura pelas
obras que estão disponíveis em formato digital e principalmente físico por meio de pesquisa em
bibliotecas públicas e livrarias da cidade de Pelotas- RS; 4. Junho e outubro: Escolha bibliotecas
escolares que serão visitadas para a averiguação de quantos e quais livros de literatura infantil
indígena estão presentes neste espaço; 5. Outubro e novembro: Sistematização dos resultados e
escrita de trabalhos para a divulgação em eventos. 6. Março à novembro: Pesquisas bibliográficas
teóricas sobre o tema.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
A investigação possibilitará a descoberta e divulgação de uma literatura que não parece ter muita
visibilidade em escolas, mas que é de uma riqueza imensa. A partir dos dados encontrados pode-se
defender uma cultura indígena que resiste aos processos de segregação e epistemicídio.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Para avaliar o desenvolvimento do projeto será empregada uma auto avaliação processual por meio
de registros e comparação dos objetivos alcançados além da apresentação do projeto em eventos de
cunho acadêmico.
Atividade - ENSINO: INTERPET na UFPel
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
48 12/03/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em participar das reuniões mensais dos grupos PET UFPel, o InterPET.
Atividade consolidada, justifica-se pela integração, publicização de grupos e modos de atuação bem
como oportuniza links com projetos desenvolvidos pelos demais grupos.
Objetivos:
Entre os objetivos estão: 1. Estabelecer relações humanas e grupais entre todos os estudantes; 2.
Reunir e consolidar a convivência entre tutores e administração dos grupos PET na UFPel; 3.
Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição; 4. Estabelecer novas e
intensas formas de sociabilidade.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Consiste em reuniões mensais organizadas por grupos previamente escolhidos com a seguinte
dinâmica: 1. Café da manhã integrador; 2. Reunião temática com aprovação da ata da reunião
anterior; 3. Diálogo sobre organização, convivência, discussão política e acadêmica) relacionada à
existência e permanência dos grupos nas Universidades Brasileiras; 4. Despedida com acordos sobre
pauta, organização, local e presenças.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
1. Integração dos grupos; 2. Definição de atitudes e políticas de convivência; 3. Atuação na UFPel e
na cidade de Pelotas.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Entre as possibilidades de avaliação da atividade estão: 1. A cada reunião, preparação anterior; 2.
No evento, presença e participação; 3. No retorno ao grupo, avaliação posterior sobre decisões e
combinados.
Atividade - PESQUISA E ENSINO: Livros para bebês no
Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo.
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
52 12/03/2019 12/12/2019
Descrição/Justificativa:
O projeto de Pesquisa e Ensino intitulado Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico
Veríssimo será desenvolvido pela graduanda Cinara Tonello Postringer. O foco é realizar um
levantamento das obras indicadas para bebês existentes no acervo da Sala de Leitura Erico
Verissimo. Justifica-se pela necessidade de planejamento e execução de leitura literária desde tenra
idade na escola por graduandos em Pedagogia.
Objetivos:
O projeto Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo terá dois objetivos: 1.
Compor uma lista de obras indicadas para bebês existentes no acervo da Sala de Leitura Erico
Verissimo; 2. Planejar e executar uma formação de graduandos em leitura literária para essa faixa
geracional, bebês entre zero e quatro anos; 3. Propor estudos em um campo recém valorizado, a
leitura para a primeiríssima infância, com vistas a diminuição de evasão, retenção e repetência na
licenciatura em Pedagogia;
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia constará de: 1. Observação de todos os títulos inseridos no acervo; 2. Separação dos
títulos indicados aos pequenos; 3. Composição da lista de indicados, após leitura de todas as obras
separadas; 4. Minicurso de leitura literária para bebês a ser oferecida pela bolsista, na Sala de
Leitura Erico Verissimo.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Criação de uma lista de títulos indicados aos pequenos; 2.
Oferta de um Minicurso de leitura literária para bebês; 3. Divulgar aos graduandos do curso de
Pedagogia do grupo de obras específicas para ler aos bebês; 4. Proposição de atitudes para
desenvolver o hábito literário já no berçário; 5. Qualificar estudos sobre a leitura para a
primeiríssima infância, com vistas a diminuição de evasão, retenção e repetência na licenciatura em
Pedagogia.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação do projeto será por etapas: 1. Março a junho: leitura e organização das obras; 2. Junho e
julho: criação de uma lista de títulos indicados aos pequenos; 3. Outubro: Oferta de um Minicurso de
leitura literária para bebês; 4. Novembro: Publicação no blog do PET educação dos resultados do
projeto; 5. Novembro e dezembro: Divulgar em eventos a lista de livros produzida.
Atividade - PESQUISA: Perfil leitor do estudante de
Pedagogia 2017-2020
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
136 12/03/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade dará continuidade à busca por desenvolver uma ampla pesquisa que tenha como tema
central os processos de formação do leitor estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim definir o
Perfil Leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel 2017-2019. Questões como: O que leu na
infância, quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos, o que lê atualmente, quais seus
procedimentos de leitura, quais seus autores prediletos e quais as obras que mais admira? são
algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos. O intuito é traçar um perfil do
estudante/futuro professor, uma vez que a licenciatura tem como produto a formação de professores
prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a formação do leitor como
tema preponderante. Com a proposição pretendemos conhecer e dar a conhecer a leitura e suas
práticas, entre os estudantes de Pedagogia.
Objetivos:
Entre os objetivos da pesquisa que será coordenada pelos estudante Ieda Maria Kurtz de Azevedo e
Valdoir Simões Campelo estão: a) Traçar um perfil do estudante e futuro professor acerca de seus
vínculos com a leitura; b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes
de Pedagogia; c) Conhecer hábitos, gostos, autores, gêneros e títulos prediletos.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia dessa pesquisa será de cunho qualitativo mas contará com possibilidades de análise
comparativa entre os dados em seu aspecto quantitativo. Para seu desenvolvimento será
empreendida coletas de dados (questionários abertos anônimos) em cada um dos nove semestres do
Curso e, ao menos um por semestre, desde o primeiro de 2017, no período de quatro anos e meio.
Além disso, pretende-se desenvolver questionários semestrais com questões amplas, rodas de
diálogo com/sobre os resultados. Eventualmente, escolha de sujeitos para aprofundamento de
questões e pesquisas relâmpago via rede social, com uma única questão a ser inserida nos
resultados.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
1. Conhecer e publicizar perfis de leitores entre os estudantes da licenciatura em Pedagogia; 2.
Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia, com vistas a
ampliar a qualidade da formação docente e os laços com os acervos dispostos em bibliotecas
escolares; 3. Elaborar resultados parciais e publicizar dados e conclusões em eventos, socializando e
propondo melhorias para a Licenciatura.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Em 2017, os primeiros resultados foram publicizados em três eventos (um em Porto Alegre e dois em
Pelotas) e, a convite da Coordenação das Licenciaturas em Pedagogia, foi organizada um exposição
pública aos estudantes com a totalidade dos dados compilados. Em 2018, no SIIEPE e no CLAEC
Jaguarão, novamente dados foram publicizados. Em 2019, pretendemos dar continuidade a essa
forma de avaliação dos resultados.
Atividade - EXTENSÃO: Leituras para Meninas
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
40 08/02/0019 08/03/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade constitui-se de leituras públicas de obras literárias infanto-juvenis de escritoras
brasileiras e não só. As obras serão escolhidas por terem, em seu universo ficcional, protagonistas
meninas, mocinhas e ou mulheres que não esperam o príncipe encantado resolver seus problemas.
São personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si mesmas, propõem saídas inusitadas
para velhos problemas e são bem humoradas. Será desenvolvido pelo GELL - Grupo de Estudos em
Leitura Literária da FaE/UFPel com o apoio do PET Educação e será integrado a outras atividades
pensadas para o Dia Internacional da Mulher.
Objetivos:
Entre os objetivos está formar professores capazes de alertar meninas para as discussões e temas
que envolvem a questão feminina. Integrado a uma data especial e tendo como foco a leitura
literária, ler publicamente tem sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da
FaE/UFPel, que integra-se ao PET e conta com estudantes bolsistas para a realização de suas
atividades. A leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância empodera professoras e
pode ter mesmo efeito entre as meninas. Pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias vidas.
Os demais objetivos são: 1. Ler textos literários de qualidade; 2. Reunir meninas e mulheres leitoras;
3. Ler em espaços escolares.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Em 2019 a atividade Leituras para Meninas será precedida pela escolha de textos e seus respectivos
leitores. Autores como Ana Maria Machado, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Eva Furnari,
Marjolaine Leray, Sylvia Orthof e Clarice Lispector serão revisitados. Outros, descobertos e
inseridos.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
1. Maior familiarização das estudantes de Pedagogia com uma literatura feminista; 2. Leitura de
textos literários de qualidade; 3. Apresentação de escritoras mulheres para meninas; 4. Encontro de
meninas com mulheres leitoras (as estudantes de Pedagogia); Além disso, almejamos incrementar o
espaço público de leitura que é a biblioteca escolar, pois ler é, também, aprender a pensar.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação da atividade terá como elementos os seguintes pontos: 1. Presença de meninas nas
leituras; 2. Variedade de textos ofertados às meninas; 3. Elaboração de uma matéria para divulgar a
atividade na imprensa local.
Atividade - PESQUISA: Livros imperdíveis
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
40 17/01/0019 31/05/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade consta de uma pesquisa informal, via mídias eletrônicas. Tem como intuito marcar a
presença do livro e da leitura na vida de universitários. Já ocorrida em 2018, será sobre livros
imperdíveis e justifica-se por ter resultados muito interessantes. Desse modo, em 2019, vamos
repetir a atividade, ampliando o grupo de pessoas ouvidas. O auge ocorrerá no dia 23 de abril,
quando é comemorado o dia internacional do livro. A pesquisa será informal, através de uma rede
social - o WhatsApp - sobre um título que contatos indicam como livro imperdível. As respostas
recebidas serão organizadas em ordem alfabética e publicadas no BLOG do PET, indicando o que
estão lendo e recomendando.
Objetivos:
Objetivos: 1. Conhecer o que leem estudantes, professores, amigos; 2. Publicizar o que lemos e os
outros indicam como predileto; 3. Aprender a fazer pesquisa informal, de resultado rápido e com
ampla possibilidade de manifestação.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A atividade terá vários passos: 1. Lançamento da pesquisa em fevereiro de 2019, para todos os
alunos da Pedagogia com a seguinte pergunta: Qual o livro lido em 2018 que consideras imperdível?
3. Após receber respostas, estas serão organizadas em uma lista em ordem alfabética; 4. No dia 23
de abril, publicaremos os resultados em nosso BLOG; 5. Escolha dos dois mais indicados para uma
leitura pública, em dezembro, mês de nascimento de Erico Verissimo.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados, almejamos ter: 1. Uma lista de livros lidos e imperdíveis; 2.
Publicização da leitura; 3. Divulgação de títulos e autores interessantes; 4. Convívio de leitores com
outros leitores via rede social.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Avaliação: Ao publicar os resultados e organizarmos a leitura pública dos dois mais citados, teremos
um retorno da aceitabilidade da pesquisa entre os usuários da rede.
Atividade - EXTENSÃO: Curso de Aperfeiçoamento
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
120 12/03/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade consta de um curso de aperfeiçoamento, a ser ofertado em 2019, tendo como foco a
Leitura literária na Escola e, como público, as Bibliotecárias da Rede Pública Municipal de Pelotas.
Intitulado em 2018 Curso de Aperfeiçoamento Somos loucos por livros, foi avaliado como
importante, será novamente ofertado. Será coordenado pela Tutora do PET Educação e pela
Bibliotecária Simone Echebeste. O programa e a realização irá contar com a colaboração da
Pedagoga Estela Maria da Rocha Sampaio e da equipe de estudantes que integram o GELL e o PET
Educação.
Objetivos:
O objetivo maior é a formação, continuada e focada na leitura literária, através de palestras e outras
atividades. O público preferencial é professores do município de Pelotas que atuam nas bibliotecas
escolares. Como objetivos agregados pretendemos: 1. Atender a convite recebido das bibliotecárias
do Município de Pelotas; 2. Apoiar e responder a uma demanda da sociedade; 3. Inserir estudantes
da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação; 4. Conhecer e
aprender a trabalhar nas Bibliotecas Escolares.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia será desenvolvida através de Palestras e outras atividades assim distribuídas: 1.
Reunião de planejamento com Leitura Literária para o público (janeiro de 2019); 2. Reuniões
preparatórias (fevereiro de 2019); Temas a serem abordados: Repertório e Acervo: leitura e diálogo;
Ambientação de bibliotecas e Espaços para leitura; Leitura literária: o que é e como fazer; Acervos
de literatura brasileira nas bibliotecas: ida às escolas para conhecer as bibliotecas; Critérios de
Escolha de obras literárias, entre outros. Como elementos agregadores teremos: 1. Tarde de Poesia:
a árvore poética; 2. Elaboração de um Projeto de Leitura; 3. Visita à Feira do Livro e Café no
Mercado; 4. Leitura do Acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Ao atender a convite recebido das bibliotecárias do Município de Pelotas, em 2018, colhemos muitos
bons resultados. Por isso, esperamos conseguir apoiar e responder a essa demanda da sociedade.
Além disso, pretende-se inserir estudantes da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade,
durante a formação e conhecer e aprender a trabalhar em Bibliotecas Escolares, uma vez que esta
atribuição, na maioria dos casos, é realizada por educadores com ensino superior (Pedagogas).
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Ao participar da organização, realização e avaliação oral e por escrito ao fim do curso, pretende-se
que os estudantes envolvidos adquiram expertise na questão e no tema, o que será considerado a
partir de seus relatórios escritos. A Composição de um livro (Antologia) com 200 textos literários e a
publicação online dos Projetos de Leitura elaborados pelas participantes é outra forma de avaliação
da atividade.
Atividade - ENSINO: Literatura para a UNATI
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
128 12/03/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em aulas de literatura a estudantes inseridos na UNATI - Universidade aberta à
terceira idade da UFPel. Será ofertada pela tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa e
justifica-se pela importância da temática e pela necessidade de inserir pessoas em espaços públicos.
Ocorrido em 2018 com grande retorno, o foco, em 2019, será o conto brasileiro. Assim, livros novos
lançados, autores que se destacam ou mesmo polêmicas que tangenciam a literatura no Brasil será
tema de interesse.
Objetivos:
Objetivos: 1. Formação mais plural dos estudantes da Pedagogia, sobre o tema da terceira idade; 2.
Qualificação da formação (temas, conteúdo e metodologia); 3. Contato com o tema: contistas
brasileiros; 4. Abertura de campos de trabalho, o que oportuniza intervir em um fenômeno ainda não
dimensionado na Pedagogia: a evasão, retenção e repetência;
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
1. Divulgação da atividade na mídia da UFPel 2. Composição da turma; 3. Recepção aos inscritos; 4.
Desenvolvimento do programa.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Resultados esperados: 1. O desejo de uma formação mais plural dos estudantes, sobre o tema; 2. A
qualificação destes na formação docente; 3. O evidente convívio com os demais estudantes da UFPel;
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Avaliação: Através de depoimentos orais e por escrito, a disciplina será considerada importante se
houver manifestações por sua continuidade e presença de, no mínimo, 75% dos estudantes até sua
conclusão.
Atividade - EXTENSÃO: Leitura Literária na EMEI Ruth
Blank
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
52 12/03/2019 12/12/2019
Descrição/Justificativa:
O Projeto Leitura Literária na EMEI Ruth Blank, escola infantil municipal localizada na Avenida Dom
Antônio Zátera, 221 - Centro da cidade de Pelotas (Parque Dom Antonio Zátera), será desenvolvido
em 2019 com uma Turma de Pré- Escolar B pelos graduandos Alisson Castro e Leonardo Capra. O
foco é ler textos literários de uma autora gaúcha que escreve sobre a Infância, além de estudar a
infância através da autora. A leitura deleite será o objetivo principal. Justifica-se por oferecer aos
graduandos o conhecimento da Literatura Gaúcha, o desenvolvimento da mediação literária como
metodologia de trabalho e a formação de leitores como objetivo político.
Objetivos:
O Projeto Leitura literária na EMEI Ruth Blank terá como objetivo principal a apresentação da
leitura literária como rotina a meninos e meninas ente os quatro e os seis anos. Além disso,
objetivamos: 1. Partilhar a docência entre dois bolsistas PET Educação; 2. Complementar a formação
docente no campo da leitura literária; 3. Estudar a infância na escola; 4. Dialogar com essa idade
geracional sobre a literatura, seus títulos, autores e desfechos; 5. Registrar e preparar trabalhos
científicos para eventos.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A Leitura literária na EMEI Ruth Blank será desenvolvida a partir de alguns procedimentos: 1.
Seleção de textos a serem apresentados às crianças entre 4 e 6 anos; 2. Contato com as crianças
para investigação de saberes prévios; 3. Escolha de uma data semanal compatível com a escola: 4.
Leitura dos textos com diálogos posteriores sobre a obra e o autor escolhido dia-a-dia; 5. Registro e
preparação para divulgação do projeto em eventos.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Conhecer e divulgar a leitura literária entre pequenos; 2.
Interagir com meninos e meninas na escola infantil; 3. Partilhar a experiência extensionista com
outro bolsista PET Educação; 4. Complementar a formação docente no campo da leitura literária; 5.
Revelar resultados do experimento em eventos científicos.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Constará da organização de um cronograma de atuação em que os seguintes passos sejam
considerados: 1. Março: definição de textos a serem lidos aos pequenos: 2. Março: escolha de uma
data semanal compatível com a escola: 3. Abril a outubro: leitura dos textos com diálogos
posteriores sobre a obra e o autor escolhido; 4. Abril a outubro: registro escrito e fotográfico das
interações; 5. Outubro e Novembro: elaboração de resumos e divulgação do projeto em eventos.
Atividade - PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: Infâncias
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
200 02/02/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
O projeto Infâncias reúne três características do trabalho na Universidade: a pesquisa, o ensino e a
extensão. Tem como foco a pesquisa de textos literários a fim de compor uma obra literária cujo
tema será as infâncias que surgiram no século XXI a serem lidos nas escolas. A construção da obra
ocorrerá durante os meses de fevereiro a dezembro, com previsão de lançamento em 17/12/2019,
impresso e digitalmente. Para tal, algumas atitudes serão necessárias como a elaboração de
narrativas a partir de relatos familiares e de amizade além da reunião de um grupo para executar os
projetos gráficos e editoriais. Justifica-se pela premência de materiais para a infância mais atual,
ancorada em novas tecnologias e configurações como pertencimento, diversidade e pluralidade.
Objetivos:
1. Reunir um grupo de estudantes para pesquisar e aprender a elaborar uma obra literária; 2.
Compor contos formando um mosaico de olhares sobre a infância; 3. conhecer e descrever o gênero
autoficção: 4. Disponibilizar textos para a leitura literária na escola.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A construção da obra ocorrerá durante os meses de fevereiro a dezembro, com previsão de
lançamento em 17/12/2019, impresso e digitalmente. Para tal, algumas atitudes serão necessárias:
1. Elaboração de narrativas sobre personagens reais, observados através de um olhar atento; 2.
Evidência de detalhes significativos, relatados por familiares, amigos, pais, mães, avós, tios..; 3.
Reunião de um grupo para executar os projetos gráficos e editoriais; 4. Registro e relato em eventos.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados, o cumprimento de uma série de atitudes no tripé Pesquisa (de
textos|) Ensino (envolver um grupo para apreender a fazer) e Extensão (disponibilizar um produto).
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação ocorrerá durante o processo e a inclusão de textos elaborados para a infância mais atual,
ancorada em novas tecnologias, pertencimento a classes sociais de espectro mais amplo, diversidade
e pluralidade. No calendário, os seguintes passos: 1. Reunião de contos; 2. Elaboração da ideia
central; 3. Decisão sobre projetos gráficos e editorias; 4. Finalização e publicação; 5. Relatos em
eventos.
Atividade - EXTENSÃO: Leituras no Museu do Doce
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
120 12/03/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade é destinada especialmente a estudantes de Pedagogia. O intuito é formar professores
mais qualificados no que tange à leitura de obras de literatura. Tendo recebido uma sala de leitura
nas dependências do Museu do Doce em 2017 e a utilizado intensamente em 2018, desejamos
ampliar e qualificar o trabalho de oferta pública de leitura de obras literárias em 2019 Justifica-se
por reconhecer que obras literárias infantis de qualidade pouco circulam e cabe à Universidade
saber quais são e como ofertá-las às crianças. O intuito é interagir com as crianças, reinventar o
acesso e uso às bibliotecas escolares, oportunizando aos professores, também, um contato lúdico
com a leitura de textos que estão nela.
Objetivos:
O objetivo da atividade é: 1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores, em Escolas e na
Universidade; 2. Incentivar os estudantes de Pedagogia a integrarem-se às escolas públicas, suas
bibliotecas e práticas de leitura, especialmente, pois será nestas que prioritariamente realização
estágios docentes; 3. Ler literatura em espaços não convencionais; 4. Aprender a ser mediador de
leitura.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia será organizada a partir de estudos de literatura para crianças, especialmente. A
atuação dos estudantes será através de leituras públicas para crianças e suas professoras na Sala de
Leitura no Museu do Doce.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Resultados esperados: 1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores; 2. Envolver
estudantes no estudo de literatura para crianças; 3. Realizar leituras públicas para crianças e seus
professores; 4. Formar professores leitores de literatura na escola.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Temos como pretensão avaliar as atividades através de: 1. Presença dos estudantes e bolsistas PET
nos estudos; 2. Realização de leituras datadas e agendadas; 3. Conhecimento de pessoas atingidas
nas atividades de leitura. 4. Registro através de fotos dos eventos ocorridos.
Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: Sala de Leitura Erico
Verissimo
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
200 12/03/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A Sala de Leitura Erico Verissimo que existe na Faculdade de Educação da UFPel é uma unidade
acadêmica que oportuniza atividades de pesquisa, ensino e extensão e será reofertada em 2019. O
intuito é a abertura e uso do espaço público que abriga a Sala de leitura Erico Verissimo. Criada em
2015, recebe grupos para mostrar, evidenciar e descrever a sala que foi criada para promover a
leitura literária no espaço acadêmico e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas
de leitura. Inaugurada em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão da Tutora PET Educação,
Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes (bolsistas PET e voluntários) da
Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade de horários em que pode ser
visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o intervalo entre turnos, por
exemplo.
Objetivos:
1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico, com vistas a intervir em um fenômeno ainda
não dimensionado na Pedagogia: a evasão, retenção e repetência; 2. Propor e desenvolver
micropolíticas de leitura; 3. Desenvolver visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço;
4. Promover cursos livres; 5. Realizar Saraus literários; 6. Oportunizar pesquisas sobre o livro e a
literatura; 7. Ensinar estudantes a se portarem em um acervo e com o público.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A atividade será realizada a partir de demandas de estudantes, professores, coordenadores,
diretores e escolas, secretarias de educação e cultura de municípios vizinhos. O foco será apresentar
dados, acervos, coleções e práticas de leitura literária. A assinatura do livro de presenças, a captura
de imagens dos momentos de visita e o compartilhamento de notícia nas redes será a tônica de
avaliação de uso da sala.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Almejamos: 1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico através do desenvolvimento de
micropolíticas de leitura; 2. Realizar visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço; 3.
Criar cursos livres para a sociedade; 4. Realizar Saraus literários; 5. Promover e incentivar a
realização de pesquisas sobre o livro e a literatura; 6. Realizar aulas em ambientes não
convencionais;
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Como metodologia de avaliação da atividade pelo grupo elencamos: 1. Publicações no BLOG do PET
Educação; 2. Publicação das atividades na página da UFPel; 3. Publicação e divulgação da agenda de
atividades visitas guiadas, (datas e públicos recebidos); 4. Confecção e registro no livro de presença
das assinaturas dos envolvidos; 5. Atualização da programação com antecedência. Gratuitas, todas
as atividades são certificadas.
Atividade - PESQUISA: Interdisciplinaridade no Ensino
Fundamental
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
80 12/03/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A Pesquisa bibliográfica a ser realizada pelo petiano Alisson Castro sobre o tema da
Interdisciplinaridade será desenvolvida sob orientação da Tutora. O foco é conhecer se e como a
interdisciplinaridade ocorre na primeira escola pública que oferece aulas de robótica no Ensino
fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha. Além de conhecer seu
entorno, corpo docente e rotinas, o pesquisador deverá: 1. Apresentar a vontade de pesquisar; 2.
Descrever se o conceito é claro entre os professores e estudantes; 3. Conhecer o PPP da Escola; A
pesquisa justifica-se por ser um tema interessante na formação de professores e ter poucas
experiências concretas em desenvolvimento, atualmente.
Objetivos:
O principal foco é investigar teoricamente, através de uma pesquisa bibliográfica, o conceito de
Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental. Para tal, a abordagem de Ivani Fazenda e do GEPI -
Grupo de Estudos e pesquisas em interdisciplinaridade da PUC-SP serão considerados como fonte
principal.Como objetivos outros pretendemos: 1. Conhecer uma escola que atua com robótica no
ensino fundamental; 2. Ver se há indícios de interdisciplinaridade entre as práticas dos professores;
3. Aprender a pesquisar; 4. Conhecer a obra Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa, de
Ivani Fazenda.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A atividade envolve um bolsista PET que dará início à pesquisa em uma escola pública que se
localiza na periferia da cidade. Tem por objetivo descrever e analisar a importância da robótica no
processo de aprendizagem de alunos. O estudante partirá de estudos do tema e dos referenciais,
além de conhecer o processo na escola, in loco, com estudantes e professores envolvidos.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Almejamos: 1. Conhecer se e como a interdisciplinaridade ocorre na primeira escola pública que
oferece aulas de robótica no Ensino fundamental; 2. Obter maior qualidade na formação em
Pedagogia; 3. Formação mais ampla e em temas inusitados; 4. Diálogo sobre temas polêmicos e
instigantes com a escola; 5. Partilhamento de saberes quando da divulgação de resultados em
eventos.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Poderá ser aferida a partir dos resultados revelados pelo discente. A comprovação de sua estrada na
escola e do desenvolvimento de seus estudos será atestada pela Tutora e pela Direção da Escola. O
vínculo do estudante bolsista PET Educação com a escola também poderá ser observado em fotos e
matérias a serem publicadas no blog do PET Educação.
Atividade - ENSINO: Plataforma Lattes
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
80 12/03/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
A atividade visa ensinar e aprender a preencher a Plataforma Lattes. Fundamental para todos os
estudantes da graduação, o PET Educação vai organizar um grupo de estudos e intervenção para
oportunizar aos demais estudantes da Licenciatura em Pedagogia o preenchimento correto e a
atualização do mesmo na Plataforma. Necessário para a continuidade dos estudos, a Plataforma
Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos
de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende
não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de
outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e
tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou
estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das
políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de
ciência, tecnologia e inovação. Como justificativa, a ciência de que o Currículo Lattes se tornou um
padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país.
Objetivos:
1. Integrar as bases de dados de Currículos do país; 2. Inserir todos os estudantes da Licenciatura
em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 3. Conhecer e
compreender que o CL é elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência
dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, dos processos seletivos a Mestrado e
Doutorado e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades; 4. Indicar aos
estudantes os caminhos para navegar na plataforma.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Inicialmente, com abertura de inscrições a interessados. A proposta foi pensada para encontros
quinzenais que podem ocorrer, de acordo com o número de inscritos, diante de notebooks ou um
telão. O foco será ensinar a preencher a Plataforma Lattes a partir das dúvidas dos envolvidos que
serão convidados a trazerem seus documentos ou lista de e, com eles, preencheremos um modelar.
Depois, a partir das dúvidas individuais, ir sanando cada uma dela.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Resultados esperados: 1. Envolver uma quantidade considerável de estudantes na atividade; 2.
Envolver todos os bolsistas na atividade; 3. Inserir estudantes da Licenciatura em Pedagogia no
padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 4. Oportunizar o conhecimento de que o CL
é elemento de análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e
tecnologia, de processos seletivos a programas de pós-graduação no país e em disputas por vagas de
trabalho em Faculdades e Universidades. 5. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na
plataforma.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Publicizar o levantamento de quantos estudantes possuem cadastro na Plataforma Lattes atualmente
e quantos, ao final do ano, nela estarão inseridos. Como avaliação qualitativa, depoimentos dos
envolvidos poderão ser conhecidos no BLOG do PET Educação.
Atividade - ENSINO: Reuniões semanais PET Educação
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
216 02/02/2019 22/12/2019
Descrição/Justificativa:
ENSINO: Reuniões semanais PET Educação Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da
Atividade: 216 02/02/2018 22/12/2018 Descrição/Justificativa: A atividade é rotina nos grupos PET e
consiste em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em conjunto, por atividades e procedimentos
que envolvem o programa na instituição. Como justificativa, a ciência de que o Programa de
Educação Tutorial precisa formar profissionais colaborativos, acostumados a dirimir contendas e
diferenças, a argumentar e defender projetos. Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona
qualificar a convivência e a proposição, discussão e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião
será por um tempo de no mínimo duas horas e terá uma pauta previamente agendada. Nela,
ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem encaminhadas.
A ata, responsabilidade de todos do grupo, terá registro escrito e ficará disponível no BLOG do
grupo. Eventualmente, será lida e aprovada na reunião posterior.
Objetivos:
Os objetivos da realização de reuniões semanais são: 1. Formar profissionais colaborativos; 2.
Incentivar o acordo de contendas e diferenças; 3. Incentivar os estudantes a argumentar e defender
projetos; 4. Oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes petianos e não só.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
As reuniões semanais ocorrerão com, no mínimo, duas horas, previamente agendadas e pautadas.
Durante, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem
encaminhadas. A ata será o registro escrito do ocorrido e composta a partir dos apontamentos de
todos. Estará disponível no BLOG.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Temos como expectativa que os estudantes bolsistas se tornem profissionais colaborativos, que
possam visualizar a possibilidade de acordo quando houver contendas e diferenças, que eles possam
defender e argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível conviver e dialogar com
franqueza.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser observado a acúmulo de
experiência do grupo e os avanços em diálogos.
Atividade - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: SulPET 2019
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
40 16/04/2019 22/04/2019
Descrição/Justificativa:
Atividade a ser desenvolvida em 2019, o SulPET - Encontro dos grupos Pet dos três estados do sul do
Brasil ocorrerá em abril de 2019. Todos os estudantes estarão envolvidos em comissões
organizativas que demandarão 40 horas de dedicação.
Objetivos:
1. Integrar os grupos; 2. Realizar um evento de grande porte; 3. Trabalhar em equipe; 4. Conhecer
trabalhos desenvolvidos por outros grupos e estufantes nas mostras da produção científica;
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Evento que já vem sendo preparado, organiza-se por equipes de trabalho. Na semana dedicada ao
evento, tarefas coordenadas serão demandadas a todos, tutores e estudantes.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Esperamos que todos os estudantes do PET Educação sejam integrados aos grupos de trabalho, que
aprendam a organizar e valorizar um evento de grande porte, que gostem e aprendam a trabalhar
em equipe; e que usufruam do evento quando conhecerão trabalhos desenvolvidos por outros grupos
e estudantes nas mostras da produção científica.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Avaliações orais posteriores serão organizadas no grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário