E o Leo está se formando...


E o Leo está se formando...
Cristina Maria Rosa
09/07/2019

Ontem, segunda-feira, dia 08 de julho de 2019, vi o Leonardo Capra se formando.
Eu, na verdade o vi se formando desde que o conheci, em 2016, quando, meu aluno em Teoria e Prática Pedagógica, nos apaixonamos um pelo outro. 
Eu, pelo aluno que sempre sonhei.
Ele, pela professora leitora.
Mas ontem foi mais forte.
Leo foi nomeado pelos professores que organizaram o evento – um seminário para apresentar ao público as perdas e ganhos do estágio em docência nos anos iniciais recentemente concluído – com nome e sobrenome: Leonardo Capra.
E aí eu percebi.
Leo estava se formando.
Nós o perderíamos?
Ele nos esqueceria?
Ele iria para outras cidades, capitais, estados, países?
Como manter o Leo perto, mesmo quando voar para mais longe, para outros céus?
Como conviver com ele agora, justo quando deve admirar outras professoras, se apaixonar por outros processos, ouvir outras orientações, escrever outros roteiros?
Como vou suportar que ele seja personagem de outros contos, aqueles que não vou escrever?
Leo está se formando e...
Sei que firmamos um contrato de sermos felizes.
Vou cumprir minha parte!

SELEÇÃO PET ODONTO: PET EDUCAÇÃO PRESENTE


BANCA DE SELEÇÃO PET ODONTO: PET EDUCAÇÃO PRESENTE!
Leonardo Capra

Selecionar novos integrantes para os grupos PET na YFpel é mais uma das habilidades que podem ser aprendidas durante a bolsa.
E esse foio o momento vivido pelo estudante e Licenciatura em Pedagogia, Leonardo Capra, bolsista PET Educação desde dezembro de 2016.
Convidado a integrar a banca de Seleção do PET Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, o processo seletivo buscou integrar três novos estudantes ao grupo.
Com inscrições online, seguidas da entrega da documentação, escritas de memoriais e prova, o processo chegou à segunda fase na última sexta-feira dia 14/06/2019.
O número de inscritos, inicialmente, foi vinte e quatro alunos. Na disputa por tão cobiçadas vagas, ao longo das primeiras fases citadas acima seis alunos foram eliminados e não seguiram no processo. Os dezoito candidatos que ainda restaram deveriam executar uma apresentação oral de sete a dez minutos sobre um projeto da área da Odontologia.
A banca, nomeada pelas atribuições legais da Faculdade de Odontologia,  foi composta pelos seguintes membros: professor Josué Martos (Odontologia), professora tutora Danielle Ribeira de Barros (Agronomia), Professora Melissa Feres Damian (Odontologia), aluna Giulia Tarquínio Demarco (Odontologia), aluno Eduardo Trota Chaves (Odontologia), aluna Heloísa Grehs e Silva (Odontologia) e Leonardo Capra (Pedagogia).
Os critérios de avaliação para as apresentações orais foram:
1. Postura,
2. Espontaneidade,
3. Movimentação,
4. Entusiasmo,
5. Autocontrole,
6. Dicção,
7. Pronúncia,
8; Entonação,
9. Ritmo,
10. Clareza da exposição e das explicações.
Além desses, foram considerados o uso de recursos motivadores, exatidão, quantidade de conteúdo, qualidade de conteúdo, sequência lógica, propriedades nas exemplificações, preocupação em relacionar o conteúdo com pré requisitos outros conhecimentos e com as atividades profissionais e a distribuição sequencial do tempo.
Além de notas, critérios e postura dos estudantes a tarde foi de alegria, risadas e salgadinhos. A banca pode interagir bastante, conversar e se divertir com a parceria entre PET Educação e PET Odontologia que já vigora a muito tempo, como você pode conferir na foto ao lado.
O edital que nomeia a banca é o de número 01/2019, Portaria Nº 7, de maio de 2019.