Literatura
na Escola: o PET Educação e a formação literária
Cristina Maria Rosa
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Deleite
é contato prazeroso com o artefato cultural mais importante de nossa cultura
escrita: o livro. Deleitar-se é encantar-se, envolver-se abraçar-se com uma
obra, advindo dela infindáveis relações de pertença: prazer, mágoa, dor,
angustia, solidão, saudade, tristeza, alegria. Deleitar-se não é apenas sentir
prazer, alegria. Como salienta Maria Silvia Oberg (2007, p. 23), "a
fruição é um ato abrangente, que articula várias dimensões do sujeito:
sensorial, afetiva, intuitiva, lógica, imaginativa, cultural, intelectual,
entre outras".
Sobre
a qualidade dos textos literários para a pequena infância, autores têm
defendido que a qualidade consiste na possibilidade da história produzir um
efeito humanizador no pequeno leitor, sem que haja a necessidade de uma
mensagem moralizante ou pedagógica explícita e nem o apoio de imagens, sem o
qual o texto não se sustentaria (BORBA DE MORAIS, 2018).
Para
a escolha de obras infantis, Cristina Rosa (2015) indica critérios literários,
entre eles, longevidade, expressão inusitada e/ou linguagem metafórica,
inesgotabilidade, valor histórico e documental; magia, vínculo com a
ancestralidade e fazer pensar. A pesquisadora preconiza que a humanidade – suas
emoções fundantes como o medo do abandono e da morte, por exemplo – é matéria
primordial da literatura e a obra literária é o melhor caminho para ensinar a
gostar de ler, uma vez que esse atributo não é genético, precisa ser ensinado,
antropologicamente, a cada novo humano em sociedade.
Possivelmente
muitos adultos – pais e professores, preponderantemente – não consigam
articular estes saberes quando da escolha de livros a serem apresentados aos
seus. E, na maioria das vezes, indicam ser difícil ou impossível dialogar com
as meninas e os meninos, na escola e fora dela, sobre temas como abandono, maus
tratos e morte, por exemplo.
Para
se tornar capaz de formar leitores com obras que reverberem por toda a vida de
leitor de cada um que passa pela escola, é necessário formação intelectual. Um
exemplo é o projeto “Uma escola Leitora”, que o PET Educação apoiado pelo GELL
vem desenvolvendo em 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa
Senhora de Lourdes.
PROJETO
O
Projeto “Uma escola Leitora” surgiu
do interesse de ter, na escola, mais intensas e qualificadas práticas de
leitura entre os docentes. Assim, a Coordenadora, professora Adriana Costa Silveira convidou o PET Educação a se fazer presentem, mensalmente, para dialogar com as
professoras. Assim, uma vez ao mês, após um maravilhoso café da tarde, três
integrantes do grupo apresentam às professoras sua formação leitora, ou seja,
indicam como se tornaram leitores, o que gostam de ler e quais seus autores,
gêneros e títulos prediletos.
Na escola existe
biblioteca, livros, sala de leitura, professoras leitoras, crianças que gostam
de ler e uma coordenadora que ama ler. E uma diretora que apoia. No entanto, há
um pequeno grupo que ainda não descobriu as delícias da leitura literária.
No primeiro encontro, 11 de
junho de 2019, entre as 16 e as 18 horas na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Nossa Senhora de Lourdes, fomos Camila, Ieda, Alisson e a Coordenadora, professora
Cristina Rosa. A ideia dessa presença é revelar às professoras por que gostamos
de ler, como nos formamos leitores e quais os livros que mais admiramos. Assim,
estou convidando cada um de vocês a organizarem um pequeno memorial de sua
formação como leitor. Pode ser oralmente, por escrito ou utilizando imagens e Power
Point.
CRONOGRAMA:
11/06 - Abertura do programa
Como me tornei
leitor? As memórias e os livros prediletos de Alisson Castro Batista e Camila
Pierzckalski.
Mediação: Cristina
Maria Rosa
21/08 - Café
Pedagógico
Como me tornei
leitor? As memórias e os livros prediletos de Márcia Duarte de Souza e Ieda
Maria Kurtz de Azevedo.
Mediação: Cristina
Maria Rosa
18/09 - Formação
Pedagógica
Como me tornei
leitor? As memórias e os livros prediletos de Alessandra Steilmann, Luzia Helena
Brandt Martins e Roselaine Lima
Mediação: Cristina Maria Rosa
29/10- Formação
Pedagógica
13/11- Formação
Pedagógica
11/12- Formação
Pedagógica
UM POEMA
Mapa de anatomia: o Olho
Fonte: Poesia
Completa Volume II. Cecília Meireles.
O Olho é uma espécie
de globo, é um pequeno planeta com pinturas do lado de fora. Muitas pinturas: azuis,
verdes, amarelas.
É um globo
brilhante: parece de cristal, é como um aquário com plantas finamente
desenhadas: algas, sargaços, miniaturas marinhas, areias, rochas, naufrágios e
peixes de ouro.
Mas por dentro há
outras pinturas, que não se veem: umas são imagens do mundo, outras são
inventadas.
O Olho é um teatro
por dentro.
E às vezes, sejam
atores, sejam cenas, e às vezes, sejam imagens, sejam ausências, formam, no
Olho, lágrimas.