O PET Educação conta com doze bolsistas e alguns estudantes voluntários que, eventualmente ou sempre, colaboram em alguns dos projetos e propostas do grupo. Todos os bolsistas desenvolvem ações de pesquisa, ensino e/ou
extensão em pequenos grupos, com colaboradores ou voluntários e até mesmo
sozinhos. A seguir listamos parte das ações nas quais Cinara, Cláudia, Érica,
Gabriela, Ieda, Leonardo, Maiara, Paula, Priscila, Rafaela, Rafaela Engrácio e
Tamires estão envolvidos.
1. Adolescentes e
a leitura: a estudante Érica nos representa na E.E.E.F. Fernando
Treptow, às sextas-feiras pela manhã, realizando leituras literárias para os
adolescentes dos nonos anos. O trabalho iniciou em maio/2017 e se estenderá até
o fim do ano letivo da escola e conta com o apoio da estudante de Letras Rose e da Mestre em Letras Tica Rosa;
2. Aprendizagem
em Clubes de Computação e Robótica: Coordenado pela professora Simone
Debacco, a estudante Maiara nos representa junto ao projeto que
inclui formação de professores e atividades com as crianças na escola;
3. Calourada
2017/2: os estudantes Leonardo e Alessandra representam o
PET junto à Coordenação da Pedagogia que prepara eventos para os ingressantes
em 2017/2;
4. E.E.E.F.
Fernando Treptow: as estudantes Cláudia e Rafaela Camargo nos
representam na escola às quintas-feiras pela manhã, realizando leituras
literárias para as crianças dos quintos anos. O trabalho iniciou em maio/2017 e
se estenderá até o fim do ano letivo da escola e o foco é apresentar a eles a literatura de Monteiro Lobato;
5. E.E.E.F. Padre
Anchieta: os estudantes Ieda e Leonardo representam o PET Educação na
escola às sextas-feiras à tarde, realizando leituras literárias para as
crianças. O trabalho iniciou em maio/2017 e se estenderá até o fim do ano
letivo da
escola. Apoiados pela estydante de Pedagogia Malu, o foco é apresentar a eles a literatura de Erico Verissimo.
6. Estudos em LIBRAS: Coordenado pela estudante Paula, o curso em LIBRAS está sendo ofertado aos estudantes de Pedagogia e bolsisitas interessados e iniciará no segundo semestre letico UFPel/2017;
7. Executiva PET:
as estudantes Gabriela e Rafaela Camargo exercem a
representação junto à Executiva PET, um grupo integrado por representantes de
todos os PET UFPel;
8. Extensão em
Leitura literária: a estudante Cinara representa o PET Educação nas leituras
literárias que ocorrem fora da Fae, em escolas públicas e privadas para as
quais somos convidados a ler. Ela coordena o grupo de extensão em leitura literária e
conta com apoio eventual das colegas Ieda, Alessandra, Rose, Tamires Machado,
Leonardo, e Rafaela;
9. GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária: Coordenado pela docente Cristina Rosa, o grupo estuda a leitura literária e seus efeitos na formação de professores. Participam do GELL os estudantes Alessandra, Cinara, Cláudia, Érica, Ieda, Leonardo, Rafaela Camargo e Paula além da estudante de Letras Rose, a mestre em Letras Tica Rosa e a Pedagoga Tamires Machado.
10. Jornal PET
Educação: Informativo de nosso grupo, o jornal está sob os cuidados e
responsabilidade das estudantes Priscila, Rafaela Camargo e Tamires
Goulart que estão elaborando uma proposta para ser impressa ainda em 2017;
11. Leituras
Literárias na FaE: a estudante Cláudia nos representa, desde junho de
2017, junto ao CRAS Vida Ativa – Centro de Referência de Assistência Social. O
trabalho da Cláudia é coordenar todas as leituras literárias que ocorrem às
sextas-feiras pela manhã na Sala de Leitura para este grupo especila de crianças entre seis e doze anos que nos visitam acompanhadas das professoras;
12. Minicurso
SITES: o estudante Leonardo nos representará na Semana Acadêmica do
PET Computação, que ocorrerá entre 17 e 21/07/2017. Na ocasião, fará um
minicurso sobre como fazer, alimentar e manter sites;
13. Monitoria em Literatura Infantil: a estudante Érica está desenvolvendo Monitoria na Disciplina Optativa Literatura InfantilI I, da Licenciatura em Pedagogia. Elas ocorrem às terças-feiras pela manhã. O experimento contribui para a formação integral do Petiano e oportuniza aprofundamento em uma área de interesse.
14. Perfil Leitor
do Estudante de Pedagogia 2017-2019: Iniciada em maio de 2017, a pesquisa
tem como coordenadora discente a estudante Ieda. Sob seus cuidados, os
estudos de textos referenciais do tema e a compilação de todos os dados
coletados. As reuniões ocorrem as terças, quartas e quintas-feiras, na sala do
PET Educação. Integram o grupo os estudantes Cinara, Leonardo, Rafaela Camargo,
Paula e Tamires Machado.
15. Projeto de
Extensão Novos Caminhos: Coordenado pela docente Gilsenira Rangel, as
estudantes Gabriela, Maiara, Priscila, Rafaela Engrácio e Tamires atuam
no projeto que prioriza a inclusão de jovens e adultos;
16. Sala de
Leitura Erico Verissimo: Espaço para micropolíticas de leitura
literária, a Sala de Leitura busca aproximar universitários dos livros e do
gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros
leitores. Nela, os estudantes Alessandra, Cinara, Cláudia,
Érica, Ieda, Leonardo, Rafaela Camargo, Paula representam o PET
Educação. A estudante de letras Rose e a Pedagoga Tamires
Machado atuam voluntariamente no projeto;
17. Seleção de
Bolsista: Cinara e a tutora Cristina Rosa participam, como convidadas, da
seleção para bolsista PET Hídrica. Será na quinta, dia 06/07/2017, à tarde, no
Anglo;
18. Seminário
Estágios não-obrigatórios: Gabriela e Tamires Goulart nos
representam junto à Coordenação da Pedagogia na preparação do seminário de
Estágios não obrigatórios que ocorrerá em 22 e 23 de agosto, na FaE/UFPel.