Páginas

27 julho 2017

O estágio não obrigatório na formação docente: PET Educação presente!

O PET Educação está apoiando o evento “O estágio não obrigatório na formação docente” organizado pelas Coordençãos da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel. Leia o convite na íntegra e inscreva-se!

Os colegiados dos cursos de graduação da FaE promoverão o evento "O estágio não obrigatório na formação docente", nos dias 22 e 23 de agosto de 2017, que contará com os relatos das experiências dos acadêmicos dos Cursos de Pedagogia que realizam estágios não obrigatórios no município de Pelotas. O evento será aberto a todos os estudantes da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação e outras unidades acadêmicas.
A oferta de estágio para estudantes do Curso de Pedagogia é significativa no município de Pelotas. A atuação acontece em escolas de educação infantil e ensino fundamental, programas da prefeitura, instituições assistenciais, entre outros espaços. Cabe à universidade fazer o acompanhamento desses estudantes-estagiários para avaliar a contribuição dessas experiências para o processo de formação e identificar a pertinência do estágio para um estudante de Pedagogia. Atualmente, aproximadamente 40 estudantes da Pedagogia realizam estágio não obrigatório, o que representa cerca de 10% da totalidade de matriculados  nos Cursos Diurno e Noturno de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas.
Com o intuito de conhecer, mapear e analisar a participação dos estudantes dos Cursos de Pedagogia, como estagiários, em instituições públicas e privadas, os colegiados dos cursos de graduação da FaE promovem o evento "O estágio não  obrigatório na formação docente".
Também são objetivos do Evento:
- Identificar a contribuição do estágio para a formação do estudante de Pedagogia.
- Verificar se a atividade realizada pelo estagiário tem relação direta ou indireta com a área de formação.
- Socializar as experiências dos estagiários entre os acadêmicos dos Cursos de Pedagogia de modo a estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade.
- Criar um espaço de acompanhamento, registro e discussão dos estágios não-curriculares nos colegiados dos Cursos de Pedagogia.
Serão fornecidos certificados de participação para ouvintes que estejam presentes nos três turnos de realização do evento.  Estudantes que exponham experiências também receberão certificado.
Mais informações: colegiadopedagogia@ufpel.edu.br

02 de Agosto: Reunião PET Educação

Na reunião do quarta, 02 de Agosto, os estudantes bolsistas se organizaram em dois grupos por interesse, agendados previamente na reunião de 26/07/2017.
1. Ensaios de apresentação oral para o CLAEC;
2. Equipes de Infraestrutura para a organização do InterPET em 12 de agosto

26 julho 2017

Interpet em 15 de julho: PET Educação presente!

Momento inicial
- Abertura com apresentação da Mestre Griô Sirley com roda de saudação;
- Apresentação de todos os petianos integrantes do grupo;
- História da criação do Pet Fronteiras e sua seleção de bolsista que dá preferência aos excluídos;
- Quadro com os participantes de  2013 a 2017;
- Apresentação de projetos do grupo;

Pauta geral:
- Não houve informes
- Como a Ata anterior só foi enviada no dia do interpet, não houve aprovação;
- Apresentação dos novos petianos e nova tutora do PET artes Visuais;
- Executiva anunciou que as passagens ao ENAPET já foram concedidas;
- Identidade visual dos grupos PET: tutor PET Física e petiana do Artes defenderam a marca criada. Segundo ela, “uma marca cria uma padronagem”.  Tutora Lorena (PET Diversidade) defendeu que cada grupo tenha a sua marca e uma única para o “Programa da UFPel”. Leomar (PET Computação) concordou e defendeu o mesmo. Em votação, foi aprovado que cada grupo pode ter a sua identidade visual, mas em apresentações, usar o logo criado.
-Lorena defendeu que haja votação sobre cotas no Pet. Foi rebatida por alguém que argumentou que essa discussão é muito ampla e não deve ser debatida no InterPET. Um estudante discordou das cotas alegando que no seu curso a Evasão é grande e, na maioria das vezes, há poucos interessados em vagas oferecidas. Tutor PET ESEF  disse que “Lorena é ótima para trazer polêmicas”.
- Tutor da Física sugeriu mobilização para que o PET integre o Projeto Pedagógico do curso como o PIBID, para que não seja abolido.

26 de Julho Reunião PET Educação

Pauta:

1. Definição de tarefas para realiazação do Jornal PET Educação 10 anos;
2. Organizaçao do Interpet a ser realizado em 12 de agosto;
3. Ideias a respeito da Festa PET Educação 10 anos;
4. Outros assuntos

15 julho 2017

CLAEC: Agosto de 2017 PET Educação presente!

Representado por um significativo número de estudantes bolsistas - sete estudantes - , o PET Educação estará integrando o grupo de apresentações orais no CLAEC. A seguir, as cartas de aceite e os resumos das estudantes:


PODER ESCOLAR: 17, 18, 19 e 20 de Julho

         
     Representado com três trabalhos em apresentação oral, o PET Educação esteve inserido na Agenda do Poder Escolar, evento bianual que agrega tudo de bom que é produzido nas escolas em Pelotas e Região. O evento ocorreu entre os dias 17 e 20 de julho de 2017 e nele estiveram as estudantes bolsistas PET Educação Cinara Tonello Postringer e Ieda Maria Kurtz de Azevedo, além da Pedagoga Márcia Duarte, integrante do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel.

Resumos:
1.    Restauro da Biblioteca escolar: incentivando o uso do espaço e promovendo a prática da leitura
Autora: Ieda Kurtz de Azevedo
No trabalho apresento o processo de recuperação do espaço físico destinado à biblioteca da escola E.E.E.F. Fernando Treptow, realizado por um grupo de estudantes bolsistas vinculado ao GELL – Grupo de estudos em Leitura Literária e ao PET-Educação – Programa de educação Tutorial, ambos abrigados na FaE/UFPel. As ações de restauro ocorreram entre abril e novembro de 2016. A direção da escola ao assumir a gestão após uma eleição disputada percebeu a inadequação do espaço anteriormente destinado à biblioteca quanto à luminosidade, ventilação, espaço e temperatura. Amparados em estudos referentes ao tema como o Manual da Biblioteca Escolar produzido pelo MEC em 2008 procedeu-se a transformação do espaço em um ambiente auto-gestionado com disposição e disponibilização do acervo aos alunos. As intervenções deram-se desde a recuperação do piso, massa corrida e pintura nas paredes, recuperação de móveis e utensílios e delimitação de espaços destinados à leitura, pesquisas e trabalhos escolares. O ambiente dispõe também de um mini-auditório anexo e um espaço para literatura infantil com tapete, almofadas ao chão e um jardim painel na parede. A recuperação do espaço tornou o ambiente atrativo os alunos da escola, incentivando o uso do espaço e promovendo a prática da leitura. Tendo relevância na formação das estudantes envolvidas no processo.
2. Roda de Leitura: Tecendo olhares sobre Mia Couto
Autoras: Cinara Tonello Postringer, Juliane da Silveira Garcez e Márcia Duarte de Souza
O relato objetiva apresentar as experiências vivenciadas na atividade Roda de Leitura: Mia Couto tecendo olhares sobre “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, junto ao 2º Ano do Ensino Médio Regular da Escola SESI Eraldo Giacobbe Pelotas. Sendo desenvolvida no Dia da Leitura SESI em parceria com o GELL - GRUPO DE ESTUDOS EM LEITURA LITERÁRIA/FaE/UFPEl. O desenvolvimento da atividade contou com a presença das mediadoras de leitura do GELL: estudante de Pedagogia Cinara Postringer, Pedagoga Márcia Duarte e a titular da classe Professora Juliane da Silveira. Os estudantes, após uma leitura prévia do livro, foram convidados a expor suas opiniões, percepções e entendimentos em um debate sobre algumas de passagens do livro. A Roda de Leitura torna-se fundamental para a escola por visar o protagonismo dos alunos no momento de apropriação, construção e disseminação do conhecimento a partir de estratégias de leitura as quais servirão como estímulo para a atribuição/aquisição de significados e sentidos que o texto oferece. O ato de ler então, não representa apenas a decodificação, já que esta não está imediatamente ligada a uma experiência, fantasia ou necessidade do indivíduo. De acordo com os PCNs (BRASIL, 2001) a decodificação é apenas uma, das várias etapas de desenvolvimento da leitura. A compreensão das ideias percebidas, a interpretação e a avaliação são as outras etapas que segundo Bamberguerd (2003, p.23) "fundem-se no ato da leitura". Desta forma, trabalhar com a diversidade textual, segundo os PCNs (BRASIL, 2001), fazendo com que o indivíduo desenvolva significativamente as etapas de leitura é contribuir para a formação de leitores competentes. Por fim, é possível concluir que esta atividade possibilitou aos alunos a tomada de consciência no que tange a contextualização da obra com fatos históricos, políticos e sociais, além de compreender a utilização de uma linguagem metafórica e rica em neologismos, recursos lingüísticos utilizados pelo autor. Em suas exposições, os estudantes, deixaram evidente a compreensão de que uma obra literária pode ser relacionada com o cotidiano, em um dado momento do debate uma aluna expôs a percepção de que um dos capítulos aborda o conflito na relação entre pais e filhos, situação vivenciada por todos.
2.    Escritores de Além-mar: um experimento na escola em férias.
Autoras: Cinara Postringer e Pedagoga Roberta Bons Tavares.
Resumo: A experiência “Escritores de Além-mar: um experimento na escola em férias” ocorreu na E.E.E.F. Fernando Treptow nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º, 07 e 16 de fevereiro de 2016. Organizado como um curso de formação para mediadores em leitura literária, a questão inicial “Por que Literatura além-mar? A tradição de lermos e ouvirmos os outros” foi respondida com a leitura de O Lagarto”, de José Saramago, acompanhada de considerações acerca da mediação literária (escutar, apreciar, deleitar-se com o texto). Neste mesmo dia, houve a leitura de O conto da ilha desconhecida”, um clássico de Saramago, premiado e reconhecido em todo o mundo. No dia 31/01, a mediadora foi Beatriz Helena da Rosa Pereira que leu parte de “As pequenas Memórias”. Nestes textos escolhidos, Saramago revela peculiaridades de sua infância que emocionaram os presentes. Em 1º de fevereiro, o mediador Guillermo Gómez fragmentos da obra de Varlam  Chalámov (1907-1982), Nikolai Gogol (1809-1852), Nâzým Hikmet (1902-1963). A manhã foi finalizada pelas poesias de Wislawa Chemborska (1923-2012), autora escolhida por Beatriz Pereira para finalizar o módulo de formação. Integrando uma das Micropolíticas da Sala de Leitura Erico Verissimo (GELL/FaE/UFPel), o Curso foi realizado na Biblioteca da escola.
É ofertado anualmente nas férias de verão e tem como objetivo a capacitação literária de adultos. A parceria Universidade-Escola tornou-se evidente em um dos produtos do Curso: o “Dia de Ler”, que ocorreu no dia 07 de fevereiro. Neste, estudantes da Universidade se caracterizaram como personagens dos contos de fadas e leram, na escola, livros de literatura para as crianças do bairro, convidadas pela direção da Fernando Treptow. O “Dia de Ler” ocasionou uma participação no Jornal do Almoço (RBSTV, matéria veiculada em 11/02/2017. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/curso-em-pelotas-ensina-adultos-a-ler-para-criancas/5645304/). Entre os resultados, a presença de quarenta frequentadores das mais variadas áreas de conhecimento, uma tarde de leitura literária para crianças e um Sarau de Contos, ocorrido no dia 16/02 na Vanguarda Livraria com a presença de estudantes da Disciplina TPP I da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel. O experimento foi uma bem sucedida parceria entre a escola pública, seus dirigentes, docentes e estudantes e a Universidade, especialmente a licenciatura em Pedagogia e pretende se firmar como experiência nos próximos anos.



15 de Julho: InterPET

Pauta:
1- Informes;
2- Aprovação da última ata;
3- Apresentação de novos(as) petianos(as);
4- Feira das Profissões;
5- ENAPET;
6- IntegraPet;
7- Festa de Integração;
8- Identidade Visual do PET;
9- Cotas nos PETS;
10 - Desafio PET.

12 de Julho: Reunião PET Educação

Pauta:
1. Jornal PET Educação 10 anos (apresentação da proposta de colunas e responsabilidades);
2. Diálogo sobre InterPET a ser organizado pelo PET Educação;
3. Diálogo e decisão sobre usos da sala do PET com decisão de exclusividade para membros do PET;
4. Outros assuntos (Solicitação de afastamento das reuniões pela bolsista Priscila).

03 julho 2017

PET Educação com agenda cheia: acompanhe...


O PET Educação conta com doze bolsistas e alguns estudantes voluntários que, eventualmente ou sempre, colaboram em alguns dos projetos e propostas do grupo. Todos os bolsistas desenvolvem ações de pesquisa, ensino e/ou extensão em pequenos grupos, com colaboradores ou voluntários e até mesmo sozinhos. A seguir listamos parte das ações nas quais Cinara, Cláudia, Érica, Gabriela, Ieda, Leonardo, Maiara, Paula, Priscila, Rafaela, Rafaela Engrácio e Tamires estão envolvidos.

1. Adolescentes e a leitura: a estudante Érica nos representa na E.E.E.F. Fernando Treptow, às sextas-feiras pela manhã, realizando leituras literárias para os adolescentes dos nonos anos. O trabalho iniciou em maio/2017 e se estenderá até o fim do ano letivo da escola e conta com o apoio da estudante de Letras Rose e da Mestre em Letras Tica Rosa;
2. Aprendizagem em Clubes de Computação e Robótica: Coordenado pela professora Simone Debacco, a estudante Maiara nos representa junto ao projeto que inclui formação de professores e atividades com as crianças na escola;
3. Calourada 2017/2: os estudantes Leonardo e Alessandra representam o PET junto à Coordenação da Pedagogia que prepara eventos para os ingressantes em 2017/2;
4. E.E.E.F. Fernando Treptow: as estudantes Cláudia e Rafaela Camargo nos representam na escola às quintas-feiras pela manhã, realizando leituras literárias para as crianças dos quintos anos. O trabalho iniciou em maio/2017 e se estenderá até o fim do ano letivo da escola e o foco é apresentar a eles a literatura de Monteiro Lobato;
5. E.E.E.F. Padre Anchieta: os estudantes Ieda e Leonardo representam o PET Educação na escola às sextas-feiras à tarde, realizando leituras literárias para as crianças. O trabalho iniciou em maio/2017 e se estenderá até o fim do ano letivo da escola. Apoiados pela estydante de Pedagogia Malu, o foco é apresentar a eles a literatura de Erico Verissimo.                       
6. Estudos em LIBRAS: Coordenado pela  estudante Paula, o curso em LIBRAS está sendo ofertado aos estudantes de Pedagogia e bolsisitas interessados e iniciará no segundo semestre letico UFPel/2017;
7. Executiva PET: as estudantes Gabriela e Rafaela Camargo exercem a representação junto à Executiva PET, um grupo integrado por representantes de todos os PET UFPel;
8. Extensão em Leitura literária: a estudante Cinara representa o PET Educação nas leituras literárias que ocorrem fora da Fae, em escolas públicas e privadas para as quais somos convidados a ler. Ela coordena o grupo de extensão em leitura literária e conta com apoio eventual das colegas Ieda, Alessandra, Rose, Tamires Machado, Leonardo, e Rafaela;
9. GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária: Coordenado pela docente Cristina Rosa, o grupo estuda a leitura literária e seus efeitos na formação de professores. Participam do GELL os estudantes Alessandra, Cinara, Cláudia, Érica, Ieda, Leonardo, Rafaela Camargo e Paula além da estudante de Letras Rose, a mestre em Letras Tica Rosa e a Pedagoga Tamires Machado.
10. Jornal PET Educação: Informativo de nosso grupo, o jornal está sob os cuidados e responsabilidade das estudantes Priscila, Rafaela Camargo e Tamires Goulart que estão elaborando uma proposta para ser impressa ainda em 2017;
11. Leituras Literárias na FaE: a estudante Cláudia nos representa, desde junho de 2017, junto ao CRAS Vida Ativa – Centro de Referência de Assistência Social. O trabalho da Cláudia é coordenar todas as leituras literárias que ocorrem às sextas-feiras pela manhã na Sala de Leitura para este grupo especila de crianças entre seis e doze anos que nos visitam acompanhadas das professoras;
12. Minicurso SITES: o estudante Leonardo nos representará na Semana Acadêmica do PET Computação, que ocorrerá entre 17 e 21/07/2017. Na ocasião, fará um minicurso sobre como fazer, alimentar e manter sites;
13. Monitoria em Literatura Infantil: a estudante Érica está desenvolvendo Monitoria na Disciplina Optativa Literatura InfantilI I, da Licenciatura em Pedagogia. Elas ocorrem às terças-feiras pela manhã. O experimento contribui para a formação integral do Petiano e oportuniza aprofundamento em uma área de interesse. 
14. Perfil Leitor do Estudante de Pedagogia 2017-2019: Iniciada em maio de 2017, a pesquisa tem como coordenadora discente a estudante Ieda. Sob seus cuidados, os estudos de textos referenciais do tema e a compilação de todos os dados coletados. As reuniões ocorrem as terças, quartas e quintas-feiras, na sala do PET Educação. Integram o grupo os estudantes Cinara, Leonardo, Rafaela Camargo, Paula e Tamires Machado.
15. Projeto de Extensão Novos Caminhos: Coordenado pela docente Gilsenira Rangel, as estudantes Gabriela, Maiara, Priscila, Rafaela Engrácio e Tamires atuam no projeto que prioriza a inclusão de jovens e adultos;
16. Sala de Leitura Erico Verissimo: Espaço para micropolíticas de leitura literária, a Sala de Leitura busca aproximar universitários dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros leitores. Nela, os estudantes Alessandra, Cinara, Cláudia, Érica, Ieda, Leonardo, Rafaela Camargo, Paula representam o PET Educação. A estudante de letras Rose e a Pedagoga Tamires Machado atuam voluntariamente no projeto;
17. Seleção de Bolsista: Cinara e a tutora Cristina Rosa participam, como convidadas, da seleção para bolsista PET Hídrica. Será na quinta, dia 06/07/2017, à tarde, no Anglo;
18. Seminário Estágios não-obrigatórios: Gabriela e Tamires Goulart nos representam junto à Coordenação da Pedagogia na preparação do seminário de Estágios não obrigatórios que ocorrerá em 22 e 23 de agosto, na FaE/UFPel.