Representado com três trabalhos em apresentação
oral, o PET Educação esteve inserido na Agenda do Poder Escolar, evento bianual
que agrega tudo de bom que é produzido nas escolas em Pelotas e Região. O
evento ocorreu entre os dias 17 e 20 de julho de 2017 e nele estiveram as estudantes
bolsistas PET Educação Cinara Tonello Postringer
e Ieda Maria Kurtz de Azevedo, além
da Pedagoga Márcia Duarte,
integrante do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel.
Resumos:
1.
Restauro da Biblioteca
escolar: incentivando
o uso do espaço e promovendo a prática da leitura
Autora: Ieda Kurtz de Azevedo
No trabalho apresento o processo de recuperação do
espaço físico destinado à biblioteca da escola E.E.E.F. Fernando Treptow,
realizado por um grupo de estudantes bolsistas vinculado ao GELL – Grupo de
estudos em Leitura Literária e ao PET-Educação – Programa de educação Tutorial,
ambos abrigados na FaE/UFPel. As ações de restauro ocorreram entre abril e
novembro de 2016. A direção da escola ao assumir a gestão após uma
eleição disputada percebeu a
inadequação do espaço anteriormente destinado à biblioteca quanto à
luminosidade, ventilação, espaço e temperatura. Amparados em estudos referentes
ao tema como o Manual da Biblioteca Escolar produzido pelo MEC em 2008
procedeu-se a transformação do espaço em um ambiente auto-gestionado com
disposição e disponibilização do acervo aos alunos. As intervenções deram-se
desde a recuperação do piso, massa corrida e pintura nas paredes, recuperação
de móveis e utensílios e delimitação de espaços destinados à leitura, pesquisas
e trabalhos escolares. O ambiente dispõe também de um mini-auditório anexo e um
espaço para literatura infantil com tapete, almofadas ao chão e um jardim
painel na parede. A recuperação do espaço tornou o ambiente
atrativo os alunos da escola, incentivando o uso do espaço e promovendo a
prática da leitura. Tendo relevância na formação das estudantes envolvidas no
processo.
2. Roda
de Leitura: Tecendo olhares sobre Mia Couto
Autoras:
Cinara Tonello Postringer, Juliane da Silveira Garcez e Márcia Duarte de Souza
O relato objetiva apresentar as experiências
vivenciadas na atividade Roda de Leitura: Mia Couto tecendo olhares sobre “Um
rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, junto ao 2º Ano do Ensino Médio
Regular da Escola SESI Eraldo Giacobbe Pelotas. Sendo desenvolvida no Dia da
Leitura SESI em parceria com o GELL - GRUPO DE ESTUDOS EM LEITURA
LITERÁRIA/FaE/UFPEl. O desenvolvimento da atividade contou com a presença das
mediadoras de leitura do GELL: estudante de Pedagogia Cinara Postringer,
Pedagoga Márcia Duarte e a titular da classe Professora Juliane da Silveira. Os
estudantes, após uma leitura prévia do livro, foram convidados a expor suas
opiniões, percepções e entendimentos em um debate sobre algumas de passagens do
livro. A Roda de Leitura torna-se fundamental para a escola por visar o
protagonismo dos alunos no momento de apropriação, construção e disseminação do
conhecimento a partir de estratégias de leitura as quais servirão como estímulo
para a atribuição/aquisição de significados e sentidos que o texto oferece. O
ato de ler então, não representa apenas a decodificação, já que esta não está
imediatamente ligada a uma experiência, fantasia ou necessidade do indivíduo.
De acordo com os PCNs (BRASIL, 2001) a decodificação é apenas uma, das várias
etapas de desenvolvimento da leitura. A compreensão das ideias percebidas, a
interpretação e a avaliação são as outras etapas que segundo Bamberguerd (2003,
p.23) "fundem-se no ato da leitura". Desta forma, trabalhar com a
diversidade textual, segundo os PCNs (BRASIL, 2001), fazendo com que o
indivíduo desenvolva significativamente as etapas de leitura é contribuir para
a formação de leitores competentes. Por fim, é possível concluir que esta
atividade possibilitou aos alunos a tomada de consciência no que tange a
contextualização da obra com fatos históricos, políticos e sociais, além de
compreender a utilização de uma linguagem metafórica e rica em neologismos,
recursos lingüísticos utilizados pelo autor. Em suas exposições, os estudantes,
deixaram evidente a compreensão de que uma obra literária pode ser relacionada
com o cotidiano, em um dado momento do debate uma aluna expôs a percepção de
que um dos capítulos aborda o conflito na relação entre pais e filhos, situação
vivenciada por todos.
2.
Escritores
de Além-mar: um experimento na escola em férias.
Autoras: Cinara Postringer e Pedagoga Roberta
Bons Tavares.
É ofertado anualmente nas férias de verão e tem como objetivo a capacitação literária de adultos. A parceria Universidade-Escola tornou-se evidente em um dos produtos do Curso: o “Dia de Ler”, que ocorreu no dia 07 de fevereiro. Neste, estudantes da Universidade se caracterizaram como personagens dos contos de fadas e leram, na escola, livros de literatura para as crianças do bairro, convidadas pela direção da Fernando Treptow. O “Dia de Ler” ocasionou uma participação no Jornal do Almoço (RBSTV, matéria veiculada em 11/02/2017. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/curso-em-pelotas-ensina-adultos-a-ler-para-criancas/5645304/). Entre os resultados, a presença de quarenta frequentadores das mais variadas áreas de conhecimento, uma tarde de leitura literária para crianças e um Sarau de Contos, ocorrido no dia 16/02 na Vanguarda Livraria com a presença de estudantes da Disciplina TPP I da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel. O experimento foi uma bem sucedida parceria entre a escola pública, seus dirigentes, docentes e estudantes e a Universidade, especialmente a licenciatura em Pedagogia e pretende se firmar como experiência nos próximos anos.
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