Leitura literária: o foco do PET Educação em 2018


Em 2018, o PET Educação está desenvolvendo diversificadas ações com o objetivo de formar mais plurais e consistentes leitores literários. Além das atividades já expressas no planejamento, dois novos projetos foram iniciados em maio: “Lendo para pequeninhos” e “Lendo no Cecília Meireles”. Acompanhe a descrição de cada um e divirta-se!


1. Lendo para pequeninhos é um projeto de leitura literária que está ocorrendo na Escola Infantil Crescer Brincando, inaugurada em setembro de 2017 e que recebe crianças entre quatro meses e cinco anos. A leitora é Maiara Kringel, estudante de Pedagogia e bolsista PET Educação, sob orientação da Drª Cristina Maria Rosa. No rol de livros a serem lidos em 2018, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Mary França e muitos outros...
Na escola
Para a Diretora da Escola, Pedagoga Daiane Goia, a chegada do projeto de leitura foi um encantamento entre as crianças, pequeninhos entre dois e cinco anos. Segundo ela, eles “amaram ouvir a fada ler e falar de seus segredos”. 

2. Lendo no Cecília Meireles é um projeto iniciado a partir de um convite da Professora Cristina Pinto de Almeida. Ela é formada em Letras pelo CLC/UFPel e ensina a gostar de ouvir e ler aos meninos e meninas dos três sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, que se localiza no Bairro Areal, em Pelotas
Literatura em áudio
A ideia foi enviar áudios de pequenos contos aos estudantes que amam o celular. Nós, do PET Educação, gravamos os contos em nossos celulares e os enviamos à professora Cristina que os escuta e decide se são adequados a sua turma. Depois, as crianças escutam, dialogam e se preparam para gravar sues próprios. O objetivo é qualificar a dicção de todos e os tornar capazes de ler para os pequenos da escola. Nas palavras de Cristina, o que ocorreu na primeira semana:
“Os áudios de Coisas de Menina e Coisas de Menino renderam altas discussões, eles gostaram muito. Obrigada. Acharam tua voz, Cristina, muito familiar. Ficaram felizes em saber que as gravações foram feitas pensando neles e para eles! O processo foi assim: primeiro, conversamos sobre o que era coisas de meninas e de meninos e fizemos duas listas. Depois, ouvimos os áudios e, logo após, o debate.


Leituras na escola: atividades PET em maio

Um maio para gostar de ler...

Maio tem sido um mês importante para a leitura literária. O GELL – Grupo de Estudos em leitura literária – com o apoio da Sala de Leitura Erico Verissimo e do PET Educação, está promovendo ações de estudo, pesquisa e intervenção. O foco é cultivar o gosto por livros, autores e gêneros literários com muita leitura. Conheça as datas importantes e participe:

As datas:
Dia 02 de maio: Publicação dos resultados da pesquisa “Livro que li na adolescência”. Disponível em: http://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com.br/2018/05/meu-livro-adolescente.html
Dia 02 de maio: Leitura na Escola Fernando Treptow, pela Cláudia Souza;
Dia 03 de maio – Leitura Literária. Obra: A maior flor do mundo, de José Saramago, aos estudantes do 8º semestre da Licenciatura em Pedagogia. FaE, 19 horas;
Dia 04 de maio – Abertura oficial da Sala de Leitura Erico Verissimo ao público das escolas. Nesse dia, Um a bruxa e um afada agiradaram as crianças para ler. Museu do Doce, 15 horas;
Dia 05 de maio: Entrevista concedida à Radio Cultura FM de Porto Alegre pela Docente Cristina Rosa. O programa é Tons e Letrta, da FM cultuira, que indica aos leitores obras asserrm conhecidas, lidas, aprecidas. A docente cormpormeteu-se, desde 2016, a indicar uma obra infantil, mensalmente, ao programa. O convite veio do Jornalista Luis Dill e a parceria permanece em 2018;
Dia 05 de maio: Leitura Literária. Obra: As Aventuras do Avião vermelho, de Erico Verissimo, aos estudantes do 6º ano na Escola Municipal Cecília Meireles, no Bairro Areal, em Pelotas. A convite da Professora Cristina, Alessandra, Cinara, Ieda, Roselaine e Cristina se trsnaformaram em personagesn: Um a fada, duas vbruxas, a Bela e a Girafalda Bichófila, para ler esse clássico de èrioc Verissimo a 68 pré-adolescentes da escola que, muito concetrados, ouviram até o fim.
Dia 08 de maio: Critérios de escolha de obras literárias: como saber? Aula na Livraria Vanguarda que se localiza no Shopping Pelotas aos estudantes da UNATI – Universidade Aberta à terceira Idade da UFPel.Local: Setor Infantil da Livraria Vanguarda Shopping, 15 às 17 horas.
Quer saber mais sobre essa atividade? Leia em:
http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2018/05/unati-uma-aula-na-livraria-vanguarda.html
Dia 09 de maio: Envio de uma indicação de leitura à rede de compartilhamento do GELL;
Dia 11 de maio – Abertura oficial da Sala de Leitura Erico Verissimo ao público da cidade de Pelotas. Museu do Doce, 15 horas;
Dia 12 de maio – Leitura Pública na Sala de Leitura Erico Verissimo ao público da cidade de Pelotas. Museu do Doce, 15 horas;
17 de maio (manhã e tarde): Segundo encontro no Curso de Aperfeiçoamento Somos loucos por livros!, um convênio FaE/UFPel e CETEP-SME/Cidade de Pelotas.
17 de maio (noite): Leitura Literária. Obra: Coisa de Menina, de Pri Ferrari, aos estudantes do 8º semestre da Licenciatura em Pedagogia;
19 de maio: Leituras Literárias no Museu do Doce (15 às 17);
22 de maio: Leitura de Mário Quintana – a obra poética, aos estudantes inseridos da UNATI - Universidade Aberta à terceira Idade da UFPel;
24 de maio: Leitura Literária. Obra: Coisa de Menino, de Pri Ferrari, aos estudantes do 8º semestre da Licenciatura em Pedagogia;
26 de maio: Leituras Literárias no Museu do Doce (15 às 17);
29 de maio: leitura de Manoel de Barros – obra completa, aos estudantes da UNATI - Universidade Aberta à terceira Idade da UFPel;
31 de maio: Leitura Literária. Obra: Coisa de Menina, de Pri Ferrari, aos estudantes do 8º semestre da Licenciatura me Pedagogia;

A leitura literária na escola:
Entre primeiro e trinta e um de maio, o Projeto Leitura Literária na Escola estará, esporadicamente, respondendo afirmativamente a convite de escolas e, frequentemente, como um projeto de leitura de ano inteiro em algumas escolas que se anteciparam e convidaram o grupo.
Além disso, integrantes do GELL e do PET Educação estão realizando estágio ou pré-estágios docentes vinculados à Licenciatura em Pedagogia. Neste caso, as leituras literárias para seus alunos são consideradas integrantes do projeto. Entre abril e julho de 2018, realizam essas atividades os estudantes Cinara Postringer, Gabriela Leal, Ieda Kurtz, Leonardo Capra, Maiara Kringel, Priscila Brock, Rafaela Camargo e Tamires Goulart.

Onde há leitura literária?
As escolas em que o grupo está realizando leituras são:
1.   Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow;
2.   Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles;
3.   Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Blank;
4. Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes
5. Escola de Educação Infantil Crescer Brincando


PET Educação premiado no SulPET em Curitiba


O trabalho intitulado A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE LEITOR LITERÁRIO: AÇÕES DO PET EDUCAÇÃO 2017-2018, apresentado pelo estudante da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel foi premiado no SulPET em Curitiba, PR, realizado entre 28 de abril e 01 de maio de 2018.
A seguir, leia o resumo enviado ao evento pelo estudante Leonardo Capra:

1.      INTRODUÇÃO

O PET EDUCAÇÃO desenvolve intensa programação que culmina na formação do leitor literário entre os universitários da Pedagogia. Tendo estabelecido parceria com o GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária -, objetiva proporcionar um encontro profícuo com o livro literário, com espaços de letramento e com práticas e metodologias de formação do leitor, aberta à comunidade escolar e da cidade. O objetivo é propiciar a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão através de ações que capacitam o estudante a apresentar o livro literário ao público.
O referencial teórico considera os escritos de Ana Maria Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014), Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014), Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros.
2.     
METODOLOGIA

De cunho qualitativo, a metodologia adotada é integrada por três ações:
a) estudo (formação);
b) experimento (ação);
c) reflexão (avaliar e divulgar).
Entre as ações ocorridas em 2017 – micropolíticas de leitura literária – destaco:
1. Formação do leitor literário, através da participação em disciplina, cursos e eventos de letramento;
2. Integrar como leitor e mediador a Sala de Leitura Erico Verissimo;
3. Integrar a equipe da pesquisa “Perfil Leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia”;
4. Realização de práticas de leitura literária em escolas públicas da cidade e região;
5. Integrar o grupo que realiza o “Espetáculo literário no Museu do Doce”, com foco na literatura pelotense;
6. Realizar atividades focadas em datas como o programa “Leitura para meninas”, cujo tema é o diálogo sobre a condição das mulheres na sociedade.

3.      RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com os vínculos estabelecidos desenvolvem-se habilidades fundamentais através da mediação literária, desde o contato com o público integrado por crianças, adolescentes, adultos, professores e bibliotecários como com obras, autores e locais plurais de formação. Ao atuar na escola pública e conhecer a intervir com públicos em vulnerabilidade social, criam-se laços fortes e enriquecedores que contribuem para a formação acadêmica e também pessoal.

4.      CONCLUSÃO

A proposta do PET EDUCAÇÃO vai ao encontro do que Yolanda Reyes (2010) define como mediador: um agente que torne possível o encontro de um livro e um leitor, estando estes por toda parte e não apenas na escola, mas em toda esfera social e criando modos de ler para si, para seu leitor e para o mundo.

Palavras-chave: Leitor literário; Mediação; Formação docente.

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SULpet: O QUE É ISSO?
O SulPET é um evento que reúne estudantes do sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana), por alguns dias para dialogar, aprender, estudar, fazer amizades, discutir, discordar e agendar pauta de lutas, além de conhecer o que cada grupo realiza em termos de pesquisa, ensino e extensão em suas universidades de origem. Neste ano, o PET Educação esteve presente com dois trabalhos:

1. Projeto novos caminhosalfabetização e letramento de jovens e adultos com deficiência, elaborado pelas estudantes Tamires Goulart, Gabriela Leal, Maiara Kringel, Priscila Barbosa, Rafaela Oliveira, orientado pela docente Gilsenira Rangel;

2. A formação do estudante leitor literário: ações do PET Educação 2017-2018, elaborado pelos estudantes Leonardo Capra, Alessandra Steilmann, Cinara Postringer, Claudia Souza, Erica Machado, Ieda Kurtz, Paula de David e Rafaela Camargo, orientados pela Drª Cristina Maria Rosa.


Outros trabalhos premiados:

À esquerda ou à direita?: tentando decifrar a identidade ideológica dos estudantes da UFPel foi o título da pesquisa apresentada pela estudante de Ciências Sociais - Bacharelado, Martina  Martins, trabalho que tem a orientação do Dr. Álvaro Barreto, das Ciências Sociais IFISP/UFPel. Integrante do Pet Diversidade e Tolerância, Martina é tutoriada pela Drª. Lorena Gill.

O PET Educação parabeniza os estudantes que lá estiveram defendendo suas pesquisas e estudos e manifesta alegria pelos prêmios conquistados.