Em 2018, o PET Educação está desenvolvendo diversificadas
ações com o objetivo de formar mais plurais e consistentes leitores literários. Além
das atividades já expressas no planejamento, dois novos projetos foram iniciados
em maio: “Lendo para pequeninhos” e “Lendo no Cecília Meireles”. Acompanhe a
descrição de cada um e divirta-se!
1. Lendo para pequeninhos é um projeto de leitura
literária que está ocorrendo na Escola Infantil Crescer
Brincando, inaugurada em setembro de 2017 e que recebe crianças entre
quatro meses e cinco anos. A leitora é Maiara Kringel, estudante de Pedagogia e
bolsista PET Educação, sob orientação da Drª Cristina Maria Rosa. No rol de livros a serem lidos em 2018, Ana Maria Machado, Eva Furnari, Mary França e muitos outros...
Na escola
Para a Diretora da Escola, Pedagoga Daiane Goia,
a chegada do projeto de leitura foi um encantamento entre as crianças, pequeninhos
entre dois e cinco anos. Segundo ela, eles “amaram ouvir a fada ler e falar de
seus segredos”.
2. Lendo no Cecília Meireles é um projeto iniciado
a partir de um convite da Professora Cristina Pinto de Almeida. Ela é formada
em Letras pelo CLC/UFPel e ensina a gostar de ouvir e ler aos meninos e meninas
dos três sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles,
que se localiza no Bairro Areal, em Pelotas
A ideia foi
enviar áudios de pequenos contos aos estudantes que amam o celular. Nós, do PET
Educação, gravamos os contos em nossos celulares e os enviamos à professora
Cristina que os escuta e decide se são adequados a sua turma. Depois, as crianças
escutam, dialogam e se preparam para gravar sues próprios. O objetivo é qualificar
a dicção de todos e os tornar capazes de ler para os pequenos da escola. Nas palavras
de Cristina, o que ocorreu na primeira semana:
“Os áudios de Coisas de Menina e Coisas de Menino renderam altas
discussões, eles gostaram muito. Obrigada. Acharam tua voz, Cristina, muito
familiar. Ficaram felizes em saber que as gravações foram feitas pensando neles
e para eles! O processo foi assim: primeiro, conversamos sobre o que era coisas
de meninas e de meninos e fizemos duas listas. Depois, ouvimos os áudios e,
logo após, o debate.