Reunião online: Pauta 6° SIIEPE

Por: Estefânia Konrad



        Nesta reunião decidimos os congressos, temas, títulos, entre outros elementos para a composição do resumo expandido a ser submetido na VI SIIEPE - UFPEL - 2020. A seguir, nossa organização:

VI SIIEPE - UFPEL - VALDOIR SIMÕES CAMPELO

Nome do congresso: VII Congresso de Extensão e Cultura; Área de conhecimento: Extensão como dimensão formativas advindas das relações entre extensão e sociedade; Título: AFETIVO E ACOLHEDOR: O PÁTIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA; Breve descrição: No trabalho, revelo como um grupo de estudantes de pedagogia interviu no espaço escolar durante a realização de uma disciplina da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPEL.

 

VI SIIEPE - UFPEL - ANGÉLICA DOS SANTOS KARSBURG

Congresso: XXIX Congresso de Iniciação Científica; Área de conhecimento: Ciências Humanas - Educação; Título: "O QUE LEEM AS PESSOAS QUANDO NÃO VÃO À FACULDADE"; Breve resumo: Neste vídeo apresentamos o trabalho, no qual revelamos os resultados de uma enquete interativa realizada durante o tempo de trabalho remoto. Tendo como objeto de curiosidade o que as pessoas estariam lendo, uma vez que, supostamente há mais tempo disponível, decidimos averiguar quais títulos, autores e temas foram privilegiados por um grupo de pessoas que contatamos de forma online. Assim surgiu "Agora que tens tempo, estás lendo?".

 

VI SIIEPE - UFPEL - CINARA TONELLO POSTRINGER

Congresso: VII Congresso de Extensão e Cultura; Área de conhecimento: "Extensão Universitária: aproximações em tempo de distanciamento social"; Título: POESIA AOS 60 +; ESCRITO, COMPARTILHAMENTO E EDIÇÃO DE UM E-BOOCK; Breve resumo: No trabalho temos como intuito descrever uma das ações de extensão desenvolvidas pelo PET Educação e por mim protagonizada: a elaboração e o lançamento de um livro digital de poemas. Inserido no projeto Diário do cuidado: diálogos aos 60+, a proposição teve como objetivo central intervir na prevenção de casos de depressão por solidão ou falta de atenção entre estudantes da UNAPI – 32 longevos que estudam na Universidade Aberta Para Idosos da UFPel.

 

VI SIIEPE - UFPEL - ESTEFÂNIA ALVES KONRAD

Nome do congresso: VII Congresso de Extensão e Cultura; Área de conhecimento: Extensão como meio para divulgação do conhecimento acadêmico e científico; Título: FADA MODERNA: DO PRESENCIAL AO REMOTO; Breve descrição: No trabalho apresento a criação, produção e execução de um projeto interativo - personagem-conteúdo-público - intitulado “Fada Moderna”. Por meio de postagens em blog (https://efadamoderna.blogspot.com/) e um perfil no Instagram (https://www.instagram.com/efadamoderna/), tive como objetivo democratizar o acesso a escritas literárias e acadêmicas.

 

VI SIIEPE – UFPEL – LUZIA HELENA BRANDT MARTINS

Nome do congresso: VII Congresso de Extensão e Cultura; Área de conhecimento: Extensão como dimensão formativa; Titulo: CADA INDIVÍDUO É IRREPETÍVEL: REVELAÇÕES EM UMA AUTOBIOGRAFIA; Breve descrição: Nesse trabalho eu realizo uma escrita autobiografia no panorama da pandemia do COVID-19. Buscando a manutenção da saúde mental de meus avos, iniciei uma serie de conversas -via internet- e relatos sobre o momento. O objetivo principal foi que através das escritas eu refletisse sobre o meu estar no mundo e como às relações e não relações se apresentam nesse período.

 

VI SIIEPE - UFPEL - LETÍCIA OLIVEIRA VILELA

Nome do congresso: XXIX Congresso de Iniciação Científica; Área de conhecimento: Ciências Humanas; Título: RESILIÊNCIA, PROTAGONISMO E VÍNCULO: PET EDUCAÇÃO EM TRABALHO REMOTO; Breve descrição: Apresentação de todas as ações desenvolvidas pelo grupo PET Educação UFPel no período de 16 de março até início do mês de setembro de 2020.

 

VI SIIEPE - UFPEL - JÉSSICA CORRÊA RIBEIRO


Nome do congresso: VI Congresso de Ensino de Graduação; Área de conhecimento: Ensino; Título: AMBIENTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA ESCOLAR: UM ESPAÇO PRIORITÁRIO; Breve descrição: No trabalho, revelamos a intervenção realizada na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Vizeu, cujo objetivo – apresentar a importância do uso da biblioteca no âmbito educacional.

VII SIIEPE - UFPEL - PALOMA WIEGAND

Nome do congresso: XXIX Congresso de Iniciação Científica; Área de conhecimento: Ciências Humanas - Educação; Título: UMA VIDA NO MUNDO DA ESCRITA: GRAÇA PAULINO; Breve descrição: No trabalho é transcorrido o desenrolar de uma vida que tem seus passos marcados pela escrita, com ímpeto criativo e profundo impacto, sendo de relevância atemporal. Baseado em seu livro "Minha vida no mundo da escrita", e com atribuição de conteúdo digital (http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2020/08/um-ano-sehm-graca-tributo.html) e (https://saladeleituraericoverissimoufpel.blogspot.com/2020/09/pequeno-glossario-sujeito-letrado.html), objetivo ressaltar a importância da literatura.


VII SIIEPE - UFPEL - ALISSON CASTRO BATISTA

VII SIIEPE - UFPEL - DÉBORA MONTEIRO 



Setembro de 2020: PET Educação e a SIIEPE

Reunião remota - - Plataforma Web Conferência
Por: Cristina Rosa e Estefânia Konrad

Neste mês de setembro, o PET Educação tem como tarefa primordial a preparação dos resumos de seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão a serem apresentados na SIIEPE (SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO) UFPel 2020. Sendo o evento sempre um momento de avaliar e publicizar nossos modos de estar na Universidade. 

  • 6° SIIEPE (IV CIT, XXIX CIC, XXII ENPOS, VII CEC, VI CEG); 
  • Irá acontecer: De 23 a 27 de novembro de 2020; 
  • Com o tema: “A Universidade em um mundo transformado”;
  • Regulamento do evento (clique aqui).

Atividades:

Arquivo - Reunião - PET Educação - 2019.
Em 2020, o PET Educação, como os demais grupos e bolsistas de todos os programas desempenhou suas atividades de modo remoto. Foram pesquisas interativas, organização e lançamentos de livros, programa de leituras literárias, reuniões de estudo e ações de ensino como minicursos.

Desse modo, cada um dos bolsistas terá o mês de setembro para:
1. Definir o tema de seu trabalho;
2. Escrever o resumo;
3. Apresentá-lo ao grupo para críticas e contribuições;
Arquivo - Reunião - PET Educação - 2019
4. Inscrever-se na plataforma.

Agenda/Organização PET Educação - Pré SIIEPE:

31/08 - Reunião online do grupo;
01 a 10/09 - escolha do tema e escrita do rascunho do resumo;
10  a 20/08 - apresentações dos resumos ao grupo e à Tutora;
20 a 27/09 - Finalização dos resumos e correção dos mesmos pela Tutora;
30/09 - Prazo final para as inscrições à 6° SIIEPE.

Do PET ao Mestrado: Leonardo Capra

Hoje, a emoção tomou conta do PET Educação: Mais um dos nossos foi aprovado no Mestrado em educação.

Com o título: "Previsões Meteorológicas e composição musical: artefatos da cultura Escrita de um agricultor gaúcho", Leonardo Capra garantiu sua vaga na linha de estudos Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem.


Um senhor sabe-tudo

Leonardo integrou o PET Educação por quatro anos. Foi quase tudo que um estudante pode ser: Estudioso,  pesquisador, extensionista,  apresentador de trabalhos em eventos, amigo dos amigos e  confidente de muitos. Mas, o que de melhor Léo fez, foi ler!

Léo leu para crianças, professores e colegas. Léo leu para ser ouvido e Léo nos encantou!
O personagem mais marcante que Leonardo Capra "vestiu" em seus anos como estudante, foi o "Senhor Sabe tudo". Inspirado nos contos dos Irmãos Grimm, Léo se divertiu e encantou.

Mestrado

A partir de agora, teremos um jovem estudante ingressando no mundo da Pós-graduação. Que alegria!!! 

O PET Educação se sente feliz, orgulhoso e sabe que a orientadora, Professora Doutora Vânia Grim Thies deve estar comemorando.

Leonardo Capra: o PET Educação deseja que sejas sempre: autêntico, leve e ... O demais, a vida providencia!

Docentes da FaE e o voto universal


Hoje, em reunião extraordinária, os Docentes da Faculdade de Educação da UFPel decidiram como querem que seja o voto na escolha do novo Diretor e vice.

Convite: A reunião foi um convite da Comissão Eleitoral que, nesta semana, optou por consultar as categorias a respeito de como deve ser a eleição em 2020. Desse modo, estudantes, TAES e Docentes poderão opinar a respeito do voto: Universal? Paritário?

Reunião: A reunião com docentes da FaE/UFPel, ocorreu na quinta-feira, dia 27 de agosto, a partir das 10 horas e 30 minutos,  na plataforma Web Conferência  (link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mar-fzr-hfa). Nela, os professores mantiveram o desejo pelo voto universal para a escolha dos novos Diretor e Vice-Diretora ao mandato 2020-2024.

Futuro: Os novos passos no processo eleitoral são:
1. Reunião para definir, com as três categorias, o tipo de voto;
2. Escolha das datas do processo eleitoral, incluindo inscrição de chapas, apresentação delas aos eleitores e debate de propostas, além de dias e plataforma para o voto;
3. Realização das eleições;
4. Escrutínio dos votos;
5. Posse dos novos Diretor e Vice-Diretora.

Bônus:
Acompanhe aqui os próximos momentos da eleição à Direção FaE/UFPel.

Saiba mais em:










Nono semestre discute a possibilidade de estágio remoto

Por: Estefânia Konrad


Responsáveis pela organização e mediação da conversa: 
Estefânia, Juliana e Tamara.

Reunidas, no dia 21/08/2020, na plataforma Google Meet, 11 discentes do nono semestre do curso de Pedagogia FaE/UFPel, conversaram sobre o futuro do estágio docente, seus anseios, dúvidas, perspectivas e sugestões para o próximo semestre do ano de 2020.

Presentes: Juliana Berny, Tamara Insauriaga Bueno, Estefânia Konrad, Cintia H, Letícia S, Marinês Karini Leitzke, Marta Lizane Bottini dos Santos, Patrícia Klim Soares, Mariana Gonçalves Paz, Gabriella Vetromilla e Larissa Soares.

Observações: 1) Apesar de nem todas as discentes estarem na vídeo chamada, enviaram suas contribuições; 2) Optei por não divulgar o nome vinculado ao voto (contra ou a favor); 3) No tópico "comentários e sugestões sobre estágio remoto" são escritas (na integra) que integraram um documento que encaminhamos para os professores e professoras que orientam o estágio final do curso de pedagogia FaE/UFPel.


Contra ou a favor do estágio remoto?

26 respostas: 
18 a favor, 7 contra e 1 não soube opinar.
69,23% a favor;
26,92% contra;
3,85% não soube opinar.


Comentários e sugestões sobre estágio remoto:
·     
M.P: Sou a favor do estágio remoto, porque acredito que não estamos em uma situação ideal, mas devemos ter direito de escolha. Ser professor é lidar com diversas situações. Entendo que nem todo mundo pode, mas sou a favor porque as crianças estão tendo aula; conosco ou não, elas terão. Assim, eu gostaria de me adaptar a esse novo contexto e realizar meu estágio da melhor forma que for possível. Entendo quem não pode ou não quer, e este é meu posicionamento.Sei que não é o que a gente queria, mas é um momento que está acontecendo e foge do nosso controle. Por isso, gostei muito do direito de escolha, pq cada uma sabe o que pode e quer, e o que não pode e não quer.
Minhas sugestões: Fazer o planejamento para 13 semanas de estágio baseado nas observações; Artigo final e Seminário com apresentação dos artigos.
D.F Sou a favor do estágio em modo remoto, pois penso que a atual situação que estamos vivendo hoje é uma situação atípica. Formo essa opinião pensando também que a rede pública está com as aulas remotas sendo assim de alguma forma poderíamos estar nos adaptando ao formato. Sei que não seria a melhor forma de realização do estágio, mas no momento acho que é a melhor opção já que não se tem previsão alguma sobre um retorno.
G.F: Sou a favor do estágio, infelizmente não é o ideal e realmente ninguém gostaria que fosse dessa forma que a situação andasse! Entretanto, sendo realista, essa é a nossa situação atual! Temos que nos adaptar e tentar quebrar mais essa barreira.
   E.K: Sou à favor da conclusão do curso de forma remota. Não, realmente não era o que eu queria e muito menos o que esperava depois de cursar quatro anos de pedagogia e sonhar com o estágio em sala de aula. Mas pensando no momento atual e totalmente instável que estamos vivendo, e somado a isso o desemprego e a necessidade urgente de ter uma formação para qualificar o currículo, opto por realizar de forma remota qual for a demanda que será organizada para que isso aconteça.
Outro ponto que me faz ser a favor é a oportunidade de escolha. Respeito e entendo a opinião e os argumentos das minhas colegas que são contra, mas caso a possibilidade de realizar o estágio de forma remota exista, elas possam optar por não fazer e quem quer possa optar por fazer.
Minha sugestão para que isso ocorra é de entrarmos em contato com as professoras que estão trabalhando atualmente e aprender com elas como vem acontecendo o EAD + planejamento de 13 semanas a partir das informações que coletamos no oitavo semestre + escrita de artigo.
T.B: Fazer o estágio de forma remota não é o que queria, é contra tudo que acredito e que estudei durante a graduação, mas neste momento, entendo que minha decisão também afeta outras pessoas, isto posto, sou a favor do estágio ser feito de maneira remota por entender que muitas colegas têm demandas diferentes das minhas, muitas precisam trabalhar e precisam do diploma para isso. Também acredito que o estágio não seja um definidor de capacidade, ele não irá definir nossas carreiras ou nossas posturas docentes. Nossa formação não acontece apenas durante a graduação, é constante. Precisaremos nos adaptar às realidades que vamos encontrar nas salas de aula, assim como precisamos nos adaptar às demandas que estamos enfrentando agora.Dou como sugestão para o estágio remoto: produção de 13 semanas de planejamento, tempo correspondente ao estágio presencial; a elaboração de um artigo final, tendo como base as observações feitas no semestre passado e a apresentação desse artigo, em um seminário online. 
I.S: Eu como estudante sou contra o estágio remoto devido várias questões que inclui tudo o que falamos nesses 4 anos e meio que envolve uma graduação por EAD, estaríamos sendo contra tudo o que “pregávamos”.
Segundo, a minha ideia de formação vai além de ter um diploma na minha parede qual não me trará uma boa prática escolar, sendo que eu não fiz Pibid e outros projetos que me colocassem diariamente dentro de uma sala de aula com todas suas dificuldades.
Fiz projetos com o hisales a distância e posso dizer que meu grau de foco fica bem menos ativo em atividades on-line, não me vejo com psicológico  pra algo desse nível, sendo que espero dar o meu melhor.
E por último meu estágio com a Inês é dupla, seria muito complexo pensar questões em paralelo com tudo que passamos com essa pandemia.E pensando na questão também do acesso, minha turma de estágio somente dois estão conseguindo acessar o computador e atividades, estaria sendo completamente contra aquilo que entendo como justiça ao ensino igualitário para todos. 
P.B.V: Sou completamente a favor de de realizarmos o estágio, as aulas remotas e disponibilizarem as disciplinas obrigatórias assim como optativas, sobre o estágio acredito que seria importante para nossa formação mas também acredito que não será simplesmente o estágio presencial que nos tornará bons profissionais mas sim o restante do aprendizado e as experiências que tivemos durante a trajetória do curso. E em função de estarmos vivendo um momento atípico, como futuros educadores será importante essa experiência para nós, porque ser professor é também saber se reinventar nas dificuldades e tirar os melhores proveitos das situações que nos acontecem. Não acho justo  com todo o planejamento que fizemos durante todos os anos atrasarmos a nossa formação,  muitos alunos como eu estão aprovados no último concurso para professor da rede municipal e esperamos estar formados quando sermos chamados para poder assumir nossa vaga. 
L.F: Queria dizer que pra mim o ideal seria uma escrita, um artigo no lugar do estágio, assim como 1980 devido a uma greve eles fizeram isso, uma escrita e se formaram. Entretanto se não for possível somente uma escrita, ainda assim sou a favor do estágio remoto. 
L.P: Sou a favor do estágio remoto pois, acredito que a prática não se dá somente  em treze semanas de estágio. O professor é um eterno aprendiz, cada dia aprende mais. O estágio é sim uma importante oportunidade  de  iniciar a prática, mas não nos da receita pronta e nem subsídios para uma vida profissional inteira.
Ao longo do curso aprendemos muito com os colegas, o mesmo acontece na escola, a interação e as trocas de experiências com outros professores também qualifica o trabalho de um professor.
Gostaria muito de poder realizar o estágio presencialmente, porém devido as circunstâncias acredito que o estágio remoto é a melhor opção para que sem demora possamos concluir nosso curso e assim aproveitar as oportunidades que poderão surgir logo após o período de pandemia. 
J.A: A ideia do estagio remoto, causa estranhamento. Pois sempre ouvimos falar na importância das Praticas. E na falta de práticas em nosso curso. E se tratando da conclusão do curso esse estágio, vai ainda mais, na contra mão do que tanto se fala.Porem, na atual conjuntura. Estamos diante de uma nova pratica, a da educação à distancia, onde não sabemos como funciona para todos, mas todos estamos tentando nos adaptar e manter o ensino e a aprendizagem.Tento sempre me colocar nos dois lados, de ser aluno e a de ser professora. E dos dois lados, encontro prós e contras.Mas ainda assim, sou mãe, sou dona de casa, atendo a minha avó e companheira de casa. Que me tomam um pouco mais de tempo.Acredito que nada é impossível e que temos capacidades para isso. Ainda assim, penso que talvez eu não consiga, mas tentarei se esta for a vontade das minhas colegas. A possibilidade da minha faculdade e a colaboração dos meus professores. 
L.S: Mesmo estando em dúvida sobre se essa é a melhor opção, sou a favor do estágio remoto, levando em consideração os argumentos das colegas na reunião que tivemos. Vejo que mesmo essa não sendo a forma como eu desejaria fazer o meu estágio, é a opção mais viável neste momento, sabendo que muitas colegas precisam se formar e continuar suas vidas (inclusive eu), pois não sabemos quando a atual situação irá mudar. Porém, não gostaria de fazer um estágio onde não tivéssemos o contato com os alunos e sim, poder ter acesso a eles assim como as professoras estão tendo e eles podendo nos retornar, mesmo que de forma reduzida. Assim, reforço que para mim foi uma decisão bastante difícil sabendo que até os nossos princípios pedagógicos vão, de certa forma, contra a essa modalidade, levando em consideração esse outro espaço de aprendizagem onde não se tem as condições necessárias, começando pelos aparatos tecnológicos e demais objetos de aprendizagem, porém, também sabemos que essa é a única forma possível no momento. Com relação a minha formação, não tive muita prática em sala de aula, e isso é o que mais receio com relação a esse estágio, mas também acredito que tenho fundamentos sólidos de tudo que aprendi durante a faculdade para poder atuar depois de formada, sabendo que o nosso processo de formação nunca acaba. 
C.H: Acredito que a máxima dessa discussão não é apenas um 'sim' ou 'não', mas a qualidade desse estágio em questão. São muitas dúvidas...
M.S: Após participar da reunião e ouvir os argumentos das colegas e saber que cada uma tem seus motivos, penso que antes de tudo é preciso existir ALTERNATIVAS DISTINTAS as quais o colegiado e as docentes neste semestre precisam levar em consideração.EU SOU A FAVOR DE REALIZAR A DISCIPLINA SEM O ESTÁGIO PRESENCIAL NA ESCOLA, de que forma: Fazer as atividades propostas, planos de aula, discussões, construção e defesa do artigo, mas não esperar as escolas retornarem, pois, segundo informações de colegas professores, ano que vem às atividades nas escolas serão hibridas, ou seja, sala de aula e plataformas, e não estamos sendo preparadas para trabalhar desta forma com ensino remoto, nem os próprios professores municipais e estaduais estão.Outro ponto que precisa levantado é o caso de colegas que assim como eu já possuem uma licenciatura e já realizaram o estágio anteriormente, isso precisa levado em consideração.Há colegas que precisam voltar para suas casas em outras cidades, pagam aluguel aqui em Pelotas. 
J.S: Não sou à favor do estágio remoto,pois aprendi ,durante os quatro anos de graduação à importância  do contato,da interação da troca de saber que se da entre professor e aluno,onde o professor por meio do contato,pode promover situações em que o aluno irá demostrar,aquilo que já sabe ou que aprendeu fora da escola.Por Isso acho importante o contato com o aluno em sala de aula 
J.B: Sou a FAVOR do oferecimento estágio remoto, como forma de compreender o direito de escolha de cada uma, mesmo que por questões particulares não possa executar. Sugestão: Que as professoras, em parceria com as estudantes do devido período decidam a melhor metodologia que abranja as possibilidades do segmento. No caso de Educação Infantil, que aquelas que puderem fazer, optem pela estratégia que melhor se adeque a cada realidade. Concordo com a opção de se fazer um planejamento ficticio, como forma de permitir que todas consigam elaborar e pensar para todas as idades.  



PET Educação Entrevista


Por: Estefânia Konrad e Angélica Karsburg

"PET Educação entrevista", é mais uma das ações empreendidas pelo grupo PET Educação, em agosto de 2020.  Visando reunir as chapas que intentam à reitoria da Universidade Federal de Pelotas, através da plataforma Google Meet, bolsistas PET Educação e demais membros da comunidade acadêmica discutiram sobre o futuro da reitoria e consequentemente da Ufpel entre 2020-2024.
Três chapas, das quatro, tiraram dúvidas dos presentes nas reuniões e o resumo destas conversas iremos publicar em breve aqui no blog do PET Educação, com intuito de auxiliar a comunidade acadêmica a decidir o seu voto. 
Saiba mais sobre as chapas, em:

Eleições na FaE/UFPel: Nova Comissão Eleitoral

O Diretor da FaE/UFPel,  professor Rogério Würdig publicou hoje nova portaria recomponho a Comissão Eleitoral que coordenará a eleição (Consulta à comunidade acadêmica da FaE/UFPel) à Direção da Faculdade para o período 2020-2024.
Substituindo a professora Rita de Cássia Tavares Medeiros está a professora Maria Cecília Lorea Leite que tem como suplente a professora Georgina Helena Lima Nunes.


Leia a portaria aqui:






Saiba mais em:








PET entrevista Aline Accorssi, candidata à Vice-Direção da FaE

Professora Aline Accorssi
Quem é Aline Accorssi ?

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação.
Coordena o Grupo Mariposas: Minorias sociais, resistências e práticas de transformação.
Atua no Programa de Pós-graduação em Educação
Faculdade de Educação
Universidade Federal de Pelotas.

Entrevistada pelo PET Educação, a professora Aline respondeu:

1. Por que queres ser Vice-Diretora?

Cheguei na FaE em 2017 e desde então tenho procurado construir espaços de diálogo e respeito com estudantes, docentes e técnicas/os em sala de aula e fora dela. Percebo que há disputas por diferentes projetos de ensino e de formação e procuro exercitar uma escuta atenta a tais diferenças. Aprendo e me revejo constantemente com os tensionamentos do cotidiano. cotidiano. Minha trajetória no campo acadêmico ilustra minhas intenções. Já ocupei cargo de gestão em universidade privada e agora estou a frente do Departamento de Fundamentos da Educação na FaE. A experiência atual tem me mostrado a importância da luta pela construção de espaços democráticos nem sempre possível em lugares não públicos. Espero, portanto, que meu papel como vice-diretora caminhe nesse sentido. Procurarei contribuir para a construção COLETIVA de uma importante unidade acadêmica que tem muito a dizer e a propor nos tempos sombrios que vivemos.

2. Educar para ti é...

Compreendo educar como um processo de transformação de si e do outro que se dá a partir do encontro. Aliás, partilho da perspectiva freiriana que diz que ninguém se educa sozinho. Nos educamos em relação COM o outro. Por isso reforço a ideia de que o diálogo respeitoso é fundamental. Procuro exercitar essa perspectiva na minha prática docente e aquelas e aqueles que foram minhas alunas e alunos podem, nesse sentido, relatar meus esforços. Tenho ciência de algumas das contradições do processo, mas penso que educar também envolve a tomada de consciência dos próprios limites que, por sua vez, me estimulam a transformação da prática educativa.

3. Qual a principal tarefa de um diretor de uma faculdade de educação?

Penso que a primeira tarefa seja a de fazer uma escuta sensível da comunidade acadêmica, de suas necessidades, de seus desejos e projeções. Não pensamos em ignorar os conflitos e as tensões que estão postas. Ao contrário, queremos estimular os espaços de debate. A opinião de todas/os importa. Todas/os importam. Precisamos nos fortalecer enquanto unidade acadêmica visando a construção de uma FaE Mais Coletiva, Mais Local e Mais Global.

Confira as respostas do professor Álvaro Hypolito que em parceria com a professora Aline Accorssi são candidatos à direção da FaE/UFPel (Clique aqui)





PET Educação entrevista Álvaro Hypolito

As palavras de Álvaro Hypolito
Cristina Maria Rosa


Respondendo às perguntas enviadas pelo PET Educação - que está entrevistando os docentes candidatos à direção da FaE/UFPel - o Professor Álvaro Hypolito enviou, na última terça-feira, suas palavras.

1. Por que queres ser Diretor da FaE?

Faço parte de uma longa história da Faculdade de Educação, desde aluno de Licenciatura em Artes e da primeira turma de Pedagogia, depois como professor da FaE já há mais de 30 anos. Nessa trajetória já cumpri muitas funções na docência, na pesquisa e na extensão. Coordenei o curso de Pedagogia, fui Chefe do Departamento de Ensino, coordenei o curso de Especialização e o Mestrado/Doutorado em Educação. Fui Vice-Diretor da FaE e já atuei como Pró-Reitor de Graduação da UFPel.
Professor Álvaro Hypolito
Esta trajetória mostrou-me uma FaE com experiência muito baseada na democracia e no coletivo, o que me ensinou a praticar o diálogo na sala de aula, na gestão e na vida. O trabalho acadêmico me permitiu uma vivência muito ampla que me permitiu ver o local globalmente e o global localmente.
Penso que como Diretor posso contribuir para uma FaE que, fortalecendo o que já foi feito até o momento, seja Mais Coletiva, Mais Local e Mais Global.

Para saber um pouco mais sobre minha trajetória acadêmica indico algumas entrevistas que concedi e estão no Portfolio que utilizo para fins acadêmicos: https://eduportfolio.org/vues/view/4043/page:1691406#section1691406

2. educar, para ti é...

Educar é construir uma relação pedagógica de diálogo entre si e o outro, que permita a experiência do Ser Mais, que falava Freire. Um diálogo que não é ingênuo, pois admite o conflito e as divergências na busca de espaços a serem construídos coletivamente. A educação é uma arena de disputas de projetos, de visões e de interesses. Penso que educar é construir uma relação dialógica que permita a si e ao outro fortalecer suas capacidades de análise crítica nos diferentes contextos. É uma possibilidade de construir justiça curricular e justiça social.


3. Qual a principal tarefa de um diretor de uma faculdade de educação?

1° tarefa: 

Para nós a primeira tarefa é escutar atentamente a comunidade da FaE, das escolas públicas, dos movimentos sociais e de outros espaços de formação que estão para além das escolas, para, sem negar o que já foi realizado, construir uma FaE Mais Coletiva, Mais Local e Mais Global.


PET Educação entrevista docentes candidatos à Direção da FaE.


No sábado, 15 de agosto de de 2020, a Tutora do PET Educação, professora Cristina Rosa  enviou mensagem aos quatro professores que integram as duas candidaturas à Direção da FaE.

Representando o grupo de 12 bolsistas, a Tutora escreveu: 

"Bom dia, Alvaro e Aline, Antônio Maurício e Vânia. O PET Educação quer publicar, em seu BLOG, uma entrevista com vocês, pré candidatos.Para tal , organizou três perguntas:1. Por que queres ser Diretor/vice-Diretora?2. Educar para ti é...3. Qual a primeira tarefa de um Diretor/vice-diretora eleito?"

Por fim, a professora se despediu e informou:

"Aguardamos suas respostas e as publicaremos assim que as recebermos.Obrigada e bom final de semana".

>>> Leia, em breve, as entrevistas aqui em nosso blog.

PET Educação dialoga com candidatos à reitoria 2021-2024


Dando continuidade aos estudos das propostas dos pré-candidatos à Reitora da UFPel, nesta semana o PET Educação vai conversar, de modo remoto, com outras duas candidaturas: UFPel - Viva e UFPel - Tô Contigo. Ambas apresentarão seu projeto aos estudantes da Pedagogia que integram o PET Educação.

Informações:

Chapa: UFPel Viva
Dia: 18.08.2020 (Terça feira)
Horário: A partir das 19 horas
Mediação: Débora Monteiro e Letícia Vilela
Plataforma: Google Meet
Observação: A vídeo chamada será restrita ao PET Educação, que posteriormente irá divulgar os principais pontos abordados pela chapa.


Chapa: UFPel Tô Contigo
Dia: 19.08.2020 (Quarta feira)
Horário: A partir das 14 horas
Mediação: Luzia Martins e Cinara Postringer
Plataforma: Google Meet
Link de acesso: https://meet.google.com/qrz-bkxd-ivi

12 de Agosto: Dia internacional da Juventude.

Jovens: Imaturos e rebeldes?
Alisson Batista 
Paloma Wiegand


O Dia Internacional da Juventude já existe há mais de vinte anos, foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e é celebrado no dia 12 de agosto. No Brasil, conforme a PEC da Juventude, o indivíduo que se encontra entre os 15 e os 29 anos de idade é considerado jovem. Então, se tu estás nesta etapa da vida, parabéns pelo teu dia!
Sabemos que ser jovem não é a coisa mais fácil do mundo, já que temos de lidar com diversas mudanças e anseios que, querendo ou não, estão em constante fervor! Necessitamos viver a vida e experienciá-la ao máximo. E por vezes, até o extremo! 
Nessa fase da vida também é comum tomar decisões precipitadas, que possivelmente possam nos levar ao erro. Mas é justamente neste processo de experimentar, errar, acertar e aprender, que vamos construindo nossa identidade e a nossa noção de quem somos nesse imenso emaranhado de galáxias em que nos encontramos. Caracterizados por raramente serem levados a sério, e comumente considerados imaturos e rebeldes, os jovens são repletos de vontade de fazer as coisas nas quais acreditam e significam sua existência. A melhor forma de tirar proveito disso é realmente experimentando.