PET entrevista Aline Accorssi, candidata à Vice-Direção da FaE

Professora Aline Accorssi
Quem é Aline Accorssi ?

Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação.
Coordena o Grupo Mariposas: Minorias sociais, resistências e práticas de transformação.
Atua no Programa de Pós-graduação em Educação
Faculdade de Educação
Universidade Federal de Pelotas.

Entrevistada pelo PET Educação, a professora Aline respondeu:

1. Por que queres ser Vice-Diretora?

Cheguei na FaE em 2017 e desde então tenho procurado construir espaços de diálogo e respeito com estudantes, docentes e técnicas/os em sala de aula e fora dela. Percebo que há disputas por diferentes projetos de ensino e de formação e procuro exercitar uma escuta atenta a tais diferenças. Aprendo e me revejo constantemente com os tensionamentos do cotidiano. cotidiano. Minha trajetória no campo acadêmico ilustra minhas intenções. Já ocupei cargo de gestão em universidade privada e agora estou a frente do Departamento de Fundamentos da Educação na FaE. A experiência atual tem me mostrado a importância da luta pela construção de espaços democráticos nem sempre possível em lugares não públicos. Espero, portanto, que meu papel como vice-diretora caminhe nesse sentido. Procurarei contribuir para a construção COLETIVA de uma importante unidade acadêmica que tem muito a dizer e a propor nos tempos sombrios que vivemos.

2. Educar para ti é...

Compreendo educar como um processo de transformação de si e do outro que se dá a partir do encontro. Aliás, partilho da perspectiva freiriana que diz que ninguém se educa sozinho. Nos educamos em relação COM o outro. Por isso reforço a ideia de que o diálogo respeitoso é fundamental. Procuro exercitar essa perspectiva na minha prática docente e aquelas e aqueles que foram minhas alunas e alunos podem, nesse sentido, relatar meus esforços. Tenho ciência de algumas das contradições do processo, mas penso que educar também envolve a tomada de consciência dos próprios limites que, por sua vez, me estimulam a transformação da prática educativa.

3. Qual a principal tarefa de um diretor de uma faculdade de educação?

Penso que a primeira tarefa seja a de fazer uma escuta sensível da comunidade acadêmica, de suas necessidades, de seus desejos e projeções. Não pensamos em ignorar os conflitos e as tensões que estão postas. Ao contrário, queremos estimular os espaços de debate. A opinião de todas/os importa. Todas/os importam. Precisamos nos fortalecer enquanto unidade acadêmica visando a construção de uma FaE Mais Coletiva, Mais Local e Mais Global.

Confira as respostas do professor Álvaro Hypolito que em parceria com a professora Aline Accorssi são candidatos à direção da FaE/UFPel (Clique aqui)





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário