Planejamento 2022

 

Ministério da Educação

Planejamento Anual 2022

Informações do Planejamento

IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Grupo: PEDAGOGIA Curso específico PT UFPEL 6341322

Tutor: CRISTINA MARIA ROSA

Ano: 2022

Somatório da carga horária das atividades: 2192

 

Considerações finais:

O grupo de atividades proposta neste planejamento 2022 é bastante consoante com o que vem sendo realizado pelo grupo. Tanto no Ensino (profundamente vinculado á Licenciatura em Pedagogia) como na Extensão (pensando em grupos da sociedade que podem vir a receber nossas ações) como na pesquisa (que tem como foco aprimorar a formação docente dos estudantes bolsistas) o PET Pedagogia escolheu ser mais e melhor em 2022.

Resultados gerais:

Desejamos, como resultados gerais, criar mais oportunidades de aprofundamento dos estudos (na pesquisa), conseguir dialogar mais profundamente com os demais estudantes (licenciandos em Pedagogia) e atingir propositivamente uma maior parcela da comunidade externa À UFPel (extensão).

 Atividades propostas:

1. Atividade - Extensão: Ação de Natal

Descrição/Justificativa: Criação de uma lembrança e/ou mensagem de final de ano (elaborada e/ou escrita por todos, gravada em áudio e em vídeo) a ser presenteada e/ou editada e veiculada na plataforma Youtube a e ser enviada a todos nosso contatos. Ocorrida em 2021, mostrou ser uma tarefa agregadora de valor ao grupo, instigante e desafiadora.

Objetivos: 1. Aprender a confeccionar mimos de Natal e a escrever, gravar, filmar e editar vídeos de curta duração;2. Compartilhar emoções e avaliações do trabalho realizado em um ano.

Como a atividade será realizada? (Metodologia): 1. Lançamento da ideia em outubro, aos moldes da mensagem criada em 2021 2. Criação do texto coletivo; 3. Gravação dos vídeos individuais; 4. Edição e aprovação do vídeo final; 5. Compartilhamento. Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão: 1. compartilhamento de uma criação coletiva; 2. Expertise na elaboração de mensagens por plataformas digitais; 3. desenvolvimento da habilidade de escrita coletiva; 4. Aprimoramento da habilidade de gravação em áudio e em vídeo; 5. Uso da plataforma YuoTube.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Ao recebermos os retornos de nosso contatos, poderemos avaliar o impacto do projeto.

2. Atividade - Pesquisa: temas individuais

Descrição/Justificativa: Criar, dar continuidade e aprofundar pesquisa individuais com o objetivo de qualificar os estudantes pesquisadores na instituição. Os temas, escolhidos por cada um dos bolsistas, serão orientados pela Tutora, professora Cristina Maria Rosa e terão como tempo de dedicação em torno de 4 horas semanais/estudante, durante todo o ano de 2022. Foco do trabalho do PET Educação, a formação e compartilhamento de saberes no campo da docência são prioridades.

Objetivos: 1. Criar novos focos de investigação; 2. Dar continuidade e/ou aprofundar pesquisa individuais; 3. Investir na qualificação dos estudantes pesquisadores na instituição.

Como a atividade será realizada? (Metodologia): Os passos metodológico são: 1. Definição do tema de pesquisa (dezembro do 2020); 2. Leituras acerca do tema (janeiro e fevereiro de 2022); 3. Desenvolvimento da pesquisa (março a julho 2022); 4. Seleção de dados para escrita do resumo a ser publicizado em eventos científicos (agosto e setembro de 2022); 5. Apresentação dos mesmos no seminário interno do PET e nos eventos da instituição, prioritariamente a SIIEPE/UFPel.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão: 1. Que os temas escolhidos sejam aprofundados; 2. Que temas já tratados como Livros lidos durante a pandemia ou durante as férias, por alunos da Licenciatura em Pedagogia; O impacto da literatura para idosos da UNAPI durante a pandemia; Ensino híbrido; Interdisciplinaridade no ensino remoto; Leitura literária nos anos iniciais durante o ensino remoto; Alfabetização literária de bebês; Pedagogia Verde; Glossário Pedagógico; Programas de áudio e vídeo e seu impacto na formação docente e Literatura para uma educação antirracista sejam aprofundados e ampliados. Novos temas serão bem vindos.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Como avaliação pretendemos: 1. Realizar as investigações e publicar resultados; 2. Inscrever trabalhos em eventos, entre eles, o mais importante da instituição, a SIIEPE/UFPel 2022; 3. Apresentar no evento e disponibilizar aos discente da Pedagogia os links de acesso. 

3. Atividade - Ensino: Seminário Pré-SIIEPE/UFPel

Descrição/Justificativa: O foco é organizar e realizar um seminário preparatório anterior a realização da 7ª SIIEPE - Semana integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.

Objetivos: 1. Elaborar o resumo de um trabalho científico na modalidade de Ensino, Pesquisa ou Extensão; 2. Organizar uma explanação prévia aos demais colegas e à tutora do grupo; 3. Publicar no blog do PET Educação, na íntegra, a programação do seminário e os resumos a serem enviados ao evento; 4. Defender o resumo no seminário interno do PET Educação;

Como a atividade será realizada? (Metodologia): 1. Definição de datas para o seminário pré-siiepe; 2. Após elaboração do resumo, criação de um power point e vídeos com tradução em libras para o evento, caso seja online, novamente; 3. Explanação prévia aos demais colegas e à tutora do grupo, nos dias agendados; 4. Publicar no blog do PET Educação, na íntegra, a programação do seminário; 5. Publicação dos demais momentos do evento, com seus resultados.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão: 1. Ser capaz de elaborar o resumo de um trabalho científico na modalidade de Ensino, Pesquisa ou Extensão; 2. Desenvolver a habilidade de organizar uma explanação prévia aos demais colegas e à tutora do grupo; 3. Aprimorar a escrita para a publicação no blog do PET Educação; 4. Experenciar a habilidade de programar e cumprir um calendário prévio ao evento; 5. Ser capaz de defender seu resumo no seminário interno do PET Educação;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Em grupo, com critérios a serem combinados, avaliaremos a atividade.

 4. Atividade - Ensino e Extensão: Literatura para a UNAPI

Descrição/Justificativa: Ação desenvolvida pelo PET Educação desde 2018, é considerada de extrema valia para os estudantes da Pedagogia que integram o grupo e, neste momento, em especial, é percebida como formação docente para públicos diferenciados como os idosos. O aprendizado investe-se de relevância por demandar o conhecimento e uso, intenso e qualificado de meios (ferramentas e modos) de intervir na realidade de quem está em casa, isolado ou em grupo. De forma on-line, a intervenção prescinde de receptividade, aceitação e a capacidade de conexão de cada um dos agentes envolvidos. Um dos programas criados em tempos de afastamento social por efeitos da COVID-19 foi a criação de um Grupo de Literatura para todos os idosos que já frequentaram uma ou mais salas de aula de Literatura na UNAPI, a Universidade Aberta a Pessoas Idosas da UFPel. Tendo iniciado o trabalho com esse grupo em março de 2018, hoje já contabilizamos quatros anos desenvolvidos com um público fiel e leitor. Assim, não foi difícil reuni-los e agregá-los em torno da ideia de enviar dicas literárias durante o tempo que aguardamos a reabertura da sala de aula, quando nos encontraremos, de novo, para ler juntos e dialogar. Descobrimos, juntos, que amamos Literatura. Especialmente, contos brasileiros, gênero predileto da turma. A atividade consiste em aulas de literatura a estudantes inseridos na UNAPI - Universidade Aberta a Pessoas Idosas da UFPel. Será ofertada pela tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa.Justifica-se pela importância da temática e pela facilidade de inserir pessoas em espaços públicos.

Objetivos: 1. Formação mais plural dos estudantes, sobre o tema da terceira idade; 2. Qualificação da formação; 3. Convívio com os idosos; 3. Contato com o tema: literatura e leitura literária.

Como a atividade será realizada? A metodologia pensada para a proposição e o desenvolvimento da atividade será: 1. Divulgação da atividade na mídia da UFPel; 2. Preparo da Sala de Leitura Erico Verissimo, caso seja presencial a atividade; 3. Recepção dos interessados; 4. Palestra oral acompanhada da leitura de livros (de modo remoto ou presencial); 5. Interações semanais com mediação de livros literários.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados estão: 1. Uma formação mais plural dos estudantes, sobre o tema; 2. A qualificação destes na formação docente; 3. O evidente convívio com os idosos estudantes na UFPel; 4. Contato aprofundado com o tema;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Atividade que vem sendo oferecida desde 2018, a metodologia de avaliação da atividade ocorrerá no grupo, com avaliação oral e por escrito a partir de critérios oferecidos aos estudantes. No ano de 2021 foi: a) avaliação por escrito do programa proposto e desenvolvido; b) avaliação oral do trabalho da docente e das monitoras; c) avaliação dos alunos e alunas na disciplina. Além disso, através da publicização das produções na mídia da UFPel e no Blog do grupo, a avaliação sempre é um processo de aprendizagem. 

5. Atividade - Ensino, Pesquisa e Extensão: Temas instigantes

Descrição/Justificativa: O processo de desenvolvimento da pesquisa dos temas instigantes consistirá em definir um tema, elaborar um questionamento a ser enviado a nosso contatos (estudantes de Pedagogia, prioritariamente) de modo online. Os temas instigantes são as datas que, marcadas no calendário, dizem respeito à Pedagogia (dia da criança, do livro, do educador e assim por diante). Como ensino, os bolsistas serão incentivados a coletar e categorizar informações presentes nas respostas a fim de relacioná-las. Produzir um pequeno artigo a ser publicado no blog é o intuito. Ao dar visibilidade aos resultados, publicando-os no Blog do PET Educação, atingiremos um público maior, caracterizando, assim, a extensão.

Objetivos: Conhecer e dar visibilidade a temas que estão impressos em calendários e que representam lutas, marcas, datas ou comemorações importantes. Para tal será necessário desenvolver as seguintes habilidades: 1. Pesquisa 2. Leitura; 3. Interação com o público; 4. Escrita dos resultados

Como a atividade será realizada? Como metodologia podemos citar a bem realizada atividade em 2021. As datas selecionadas, entre outras, são: dia do livro, do Pedagogo, da língua nacional, dia mundial da diversidade cultural para o diálogo e desenvolvimento, dia do idoso, da criança, da alfabetização, do estudante, do meio ambiente, da cultura indígena e da literatura infantil, entre outros. Os procedimentos incluem: 1. Compor equipes para coordenar o envio e recebimento de respostas; 2. Compilar e analisar os dados; 3. Elaborar a escrita final para as publicações. À tutora cabe a coordenação, correção e incentivo.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão: a) selecionar grupos diversos de pessoas a serem consideradas; b) levar em conta o público prioritário do PET Educação (estudantes da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel); c) buscar como público respondente professores, tutores dos demais grupos PET e até estudantes de outros cursos na UFPel; d) Enviar questões (uma a cada tema) para pessoas que integram nossas redes de amigos e profissionais que vivem ou atuam em outros municípios, estados e até em outros países; e) Por fim, esperamos produzir textos interessantes, informativos e breves, típicos para um Blog.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação ocorrerá pela qualidade e quantidade de datas selecionadas, pessoas envolvidas e escrita final. Almejamos ter, no mínimo, três escritas/mês

 6. Atividade - Pesquisa: Produções literárias para a infância

Descrição/Justificativa: O projeto Infâncias, já desenvolvido entre 2019, 2020 e 2021, com excelentes resultados, será reeditado em 2022. Reúne três características do trabalho na Universidade: a pesquisa, o ensino e a extensão. Tem como foco a pesquisa sobre obras, autores, e gêneros literários a fim de compor orientações, indicações, formações de professores e familiares além de crianças nas escolas a respeito do tema: literatura infantil e as infâncias no século XXI. Para tal, algumas atitudes serão necessárias como a elaboração de narrativas a partir de relatos, além da reunião de um grupo para executar os projetos gráficos e editoriais. Justifica-se pela premência de materiais para a infância mais atual, ancorada em novas tecnologias e configurações como pertencimento, diversidade e pluralidade.

Objetivos: Entre os objetivos encontram-se: 1. Reunir um grupo de estudantes para pesquisar e aprender a elaborar uma obra literárias, formação de professores, diálogo com grupos de estudo, leitura em escolas, trabalho com personagens, obras e autores; 2. Compor contos formando um mosaico de olhares sobre a infância; 3. Ler contos para crianças na escola; 4. Convidar as crianças a ilustrá-los, criando obras de muitos autores; 5. Compor livros digitais e promover a cultura do escrito digital.

Como a atividade será realizada? A construção dessa interação entre estudo de obras, autores e gêneros mais a possibilidade de autoria implica em 1. Leitura de obras; 2. Elaboração de narrativas sobre personagens reais, observados através de um olhar atento; 3. Escolha de uma ou mais narrativas para a interação com as crianças; 4. Reunião de um grupo para executar os projetos gráficos e editoriais; 5. Registro e relato em eventos.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão as melhorias para o Curso, para a Educação e para a para a sociedade. No entanto, temos como expectativa, também: 1. Aprender s ler e pesquisar, utilizando critérios do campo da literatura; 2. Envolver um grupo para apreender a fazer; 3. Disponibilizar produtos como: livros, leituras, formações, seminários, diálogos, visitas ao acervo, torca de opiniões sobre o tema, entre outros. 4. Aprender e realizar contato com escolas para a leitura de textos com vistas a envolver as crianças na ilustração e composição de livros de modo digital.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação ocorrerá durante o processo de pesquisa, ensino e extensão. A inclusão de textos elaborados para a infância mais atual, ancorada em novas tecnologias, pertencimento a classes sociais de espectro mais amplo, diversidade e pluralidade, deverão ser considerados. No calendário, os seguintes passos: 1. Reunião de contos, estudos, indicações, personagens, autores, gêneros; 2. Elaboração da ideia central, em grupo , de como tornar tudo isso conhecido; 3. Decisão sobre projetos gráficos e editorias; 4. Finalização e publicação; 5. Relatos em eventos.

7. Atividade - Ensino: Reuniões semanais do grupo

Descrição/Justificativa: A atividade é rotina nos grupos PET e consiste em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em conjunto, por atividades e procedimentos que envolvem o programa na instituição. Como justificativa, a ciência de que o Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais colaborativos, acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos. Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona qualificar a convivência e a proposição, discussão e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião será por um tempo de no mínimo duas horas e terá uma pauta previamente agendada. Nela, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata, responsabilidade de todos do grupo, terá registro escrito e ficará disponível no BLOG do grupo. Eventualmente, será lida e aprovada na reunião posterior.

Objetivos: Os objetivos da realização de reuniões semanais são: 1. Formar profissionais colaborativos; 2. Incentivar o acordo de contendas e diferenças; 3. Incentivar os estudantes a argumentar e defender projetos; 4. Oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes petianos e não só.

Como a atividade será realizada? As reuniões semanais ocorrerão com, no mínimo duas horas, previamente agendadas e pautadas. Durante, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata será o registro escrito do ocorrido e será composta a partir dos apontamentos de todos e estará disponível no BLOG.

Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações. Temos como expectativa que os estudantes bolsistas se tornem profissionais colaborativos, que possam visualizar a possibilidade de acordo quando houver contendas e diferenças, que eles possam defender e argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível conviver e dialogar com franqueza.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser observado a acúmulo de experiência do grupo e os avanços em diálogos.

 8. Atividade - Ensino e Extensão: Seminário Livros lidos

Descrição/Justificativa: Com o intuito de concentramos nossas ações e publicizarmos conteúdo de qualidade, estamos oportunizando a nós mesmos e ao nosso público, uma educação de qualidade. Para tal, foi criado, em 2020 (e desenvolvido em 2020 e 2021), o Seminário Livros lidos. O que é isso? Leitura, organização e apresentações de um livro lido como fonte teórica e/ou metodológica para as pesquisas realizadas individualmente pelos 12 bolsistas e a Tutora do grupo. A organização ficou a cargo de cada bolsista que escolheu o melhor formato e plataforma para as interações.

Objetivos: Compartilhar, de forma oral, visual e audível, com detalhes, estudos ou leituras literárias realizadas no último semestre de 2021 e/ou durante o recesso da Universidade e as férias docentes e discentes.

Como a atividade será realizada? Organizar um seminário coordenado pelos bolsistas e, nele, recepcionar os novos acadêmicos. Os passos serão: 1. Escolher e ler um livro; 2. Preparar uma apresentação sobre o livro lido (pode ser artigo científico considerado importante para as pesquisas individuais ou para a formação docente); 3. Propor datas e organizar o convite; 4. Realizar o Seminário.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão a possibilidade de redimensionar para acontecer de modo on-line, como em 2021, caso necessário. Inicialmente voltado apenas aos bolsistas PET Educação, será divulgado e oferecido aos estudantes da Licenciatura em Pedagogia. Em 2022, vamos dar continuidade ao projeto, imaginando que pode ser presencial, também. Esperamos, então: 1. Ler e apresentar 13 obras literárias ou científicas; 2. Realizar o seminário de forma online e/ou presencial; 3. Reunir público maior que o realizado em 2020 e 2021.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: O ineditismo do Seminário Livros Lidos e sua qualidade, em 2020 e 2021, foi marcante. Investimos tempo e emoções. Realizado via aplicativo de mensagens, posteriormente os resultados foram compartilhados em web conferência e nas redes sociais pessoais dos(as) bolsistas. Como exercício de avaliação podemos destacar os livros apresentados e as performances dos estudantes envolvidos, bem como o público que compareceu.

 9. Atividade - Ensino: Participar da SIIEPE UFPel 2022

Descrição/Justificativa: A atividade consiste em participar intensamente da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPel, que será realizada no segundo semestre de 2019. Justifica-se por ser uma semana que irá congregar o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), o Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o Congresso de Ensino de Graduação (CEG). Como justificativa ainda, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e extensionistas) apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.

Objetivos: Entre os objetivos pretende-se: 1. Integrar o evento da instituição; 2. Conhecer e participar do Congresso de Iniciação Científica (CIC); 3. Participar do Encontro de Pós-Graduação (ENPOS); 4. Integrar o Congresso de Extensão e Cultura (CEC); 5. Participar do Congresso de Ensino de Graduação (CEG).

Como a atividade será realizada? A metodologia de preparação dos petianos para integrarem os eventos inserido no SIIEP/UFPel iniciam com: 1. O primeiro momento é a preparação de um resumo, de acordo com o evento, a ser submetido à avaliação; 2. Logo depois, os estudantes inscrevem seus trabalhos; 3. Ao serem aprovados, apresentam, como ensaio, em reuniões semanais; 4. Participação nos eventos nas datas a serem definidas pelas comissões; 5. A presença de colegas bolsistas e da Tutora na assistência será incentivada.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão: 1. melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações e, também: 2. Integração do grupo; 2. Qualidade da formação; 3. Socialização de conhecimentos; 4. Integrar o grupo de pesquisadores e demais trabalhos da instituição.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação será processual e terá os seguintes passos: 1. Leitura prévia dos resumos pela Tutora e grupo; 2. Ensaio dos mesmos no grupo, nas semanas que antecedem o evento; 3. Todos devem ter seus trabalhos inscritos e defendidos nos eventos; 4. Publicação, no blog do grupo, dos resumos.

 10. Atividade - Ensino: InterPET na UFPel

Descrição/Justificativa: A atividade consiste em participar das reuniões mensais dos grupos PET UFPel, o InterPET. Atividade consolidada, justifica-se pela integração, publicização de grupos e modos de atuação bem como oportuniza links com projetos desenvolvidos pelos demais grupos.

Objetivos: Entre os objetivos estão: 1. Estabelecer relações humanas e grupais entre todos os estudantes; 2. Reunir e consolidar a convivência entre tutores e administração dos grupos PET na UFPel; 3. Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição; 4. Estabelecer novas e intensas formas de sociabilidade.

Como a atividade será realizada? O InterPET se caracteriza por ser reuniões mensais organizadas por grupos previamente escolhidos com a seguinte dinâmica: 1. Café da manhã integrador; 2. Reunião temática com aprovação da ata da reunião anterior; 3. Diálogo sobre organização, convivência, discussão política e acadêmica relacionada à existência e permanência dos grupos nas Universidades Brasileiras; 4. Despedida com acordos sobre pauta, organização, local e presenças.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade e, ainda, os meios para a socialização dos resultados. Mas, também esperamos: 1. Integração dos grupos; 2. Definição de atitudes e políticas de convivência; 3. Atuação na UFPel e na cidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Entre as possibilidades de avaliação da atividade estão: 1. A cada reunião, preparação anterior; 2. No evento, presença e participação; 3. No retorno ao grupo, avaliação posterior sobre decisões e combinados.

 11. Atividade - Ensino Pesquisa e Extensão: GELL

Descrição/Justificativa: O GELL, grupo de estudos em leitura literária atuou, em 2021, em diferentes frentes, entre elas: 1. Discutindo literatura de forma online (dicas, sugestões, trocas de informações literárias via WhatsApp); 2. Selecionando textos a serem compartilhados via o programa de áudio Primeiras Páginas (https://1drv.ms/b/s!AnLx_C_tdWpwg2cO8gVuOcy4YdL7); 3. Integrando reuniões quinzenais do GPELL - Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (FaE/UFMG) e assistindo lives indicadas pelo grupo; 4. Criando a homenagem "Um ano com Graça", memória que foi apresentada no Jogo Do Livros (maior evento na área no Brasil; Diferentemente do incialmente projetado, o GELL se envolveu em muitas ações uma vez que sua "alma" é a leitura e a literatura. A atividade consiste em estudar literatura (ensino) através de atividades como leitura do acervo e intervir na escola. O foco é a Leitura literária, ou seja, a realização de escolhas do que ler e como ler literatura na escola. Muito bem sucedido em 2021, o Grupo de estudos em leitura literária deverá ser reeditado em 2022. Em 2019, escolas públicas foram atendidas. Uma das tarefas será realizar estudos sobre literatura e sobre Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos. Justifica-se pela necessidade de disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades através de palestras, cursos, eventos e em leituras a serem realizadas em grupos. A participação de estudantes da Pedagogia será incentivada através de programas como o Leitura Literária na Escola e Bibliotecas Escolares: ambiente e usos.

Objetivos: Entre os objetivos dessa ação de ensino está: 1. O cultivo à cultura do escrito, entendido como o processo de conhecer, evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do que está escrito; 2. Conhecer e utilizar o repertório e o acervo literário preservado; 3. Disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da rede pública da cidade; 4. Estudar e, grupo e intervir na escola, tendo como foco a Leitura literária.

Como a atividade será realizada? A atividade será realizada através de: 1. Encontros em reuniões de estudo; 2. Organização e realização de eventos literários; 3. Ida às escolas, para leituras literárias, se houver a possibilidade presencial;

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados com a atividade estão: 1. Estudos consistentes sobre literatura; 2. Estudos de acervos bibliográficos; 3.Escolha criteriosa de obras para leitura nas escolas; 4. Organização de acervos de bibliotecas escolares; 5. Realização de leitura para grupos escolares.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: No que diz respeito à metodologia de avaliação da atividade pelo grupo pretendemos: 1. Registrar a presença nas reuniões do grupo e nas atividades na escola (de modo online ou presencial); 2. Reeditar os cursos que já foram oferecidos; 3. Inserir mais estudantes no processo.

 12. Atividade - Extensão: Calourada na Pedagogia

Descrição/Justificativa: Um dos momentos mais significativos para a Universidade, o da recepção de seus novos estudantes, é fundamental na Pedagogia. Aguardada com expectativa pela comunidade estudantil, demanda do PET Pedagogia empenho e criatividade. Assim, desde o começo do ano, e novembro, o Grupo se reúne para pensar e propor a concepção e organização do evento. Em função da importância do momento de integração que é a Calourada, tudo será pensado e projetado. Aulas livres, apresentação de programas, visita virtual ao campus e às salas de aula, leituras e esquetes teatrais, um café da manhã presencial e outras possiblidades estão sendo consideradas.

Objetivos: Os cerca de 60 novos estudantes passarão a conviver num universo de 15,5 mil acadêmicos e quase três mil servidores docentes e técnico-administrativos, ocasionando um choque de culturas interessante. Então, mais do que desejar boas-vindas e apresentar a Universidade aos calouros, o PET Pedagogia deseja, com a Calourada, promover uma grande festa, onde todos os segmentos da Instituição convivam e comemorem o começo de mais um ano letivo. Entre os objetivos estão: a. receber a todos com urbanidade; b. indicar serviços e programas gratuitos e de direito do novo estudante; c. promover a interlocução e o convívio; d. apresentar o curso e suas áreas de estudo.

Como a atividade será realizada? O local escolhido para a calourada dependerá da pandemia. Se de modo remoto, será feito através de todas as plataformas da instituição. Se de modo presencial, nas dependências da FaE/UFpel. Áreas livres e arborizadas, junto aos espaços construídos, que oferecem plenas condições de convivência com cuidado serão inseridas no programa. Um desses locais é o campus - uma grande praça às margens do Canal do São Gonçalo. Nela, poderão se desenvolver as atividades culturais e acadêmicas.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados esperados temos o desejo de saber e fazer uma recepção a todos com urbanidade, saber indicar serviços e programas gratuitos e de direito do novo estudante, conseguir promover a interlocução e o convívio entre veteranos e calouros e ser capar de apresentar o curso e suas áreas de estudo.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Faremos entrevistas (podcast) com calouros e veteranos para conhecer o que pensam e como avaliam o ofertado e o usufruído durante os dias de calourada.

 13. Atividade - Ensino: Literatura para a Pedagogia

Descrição/Justificativa: Oferta de uma disciplina optativa (pela Tutora do PET Educação e com atuação de estudantes bolsista PET como monitores) no primeiro e segundo semestres de 2022. A disciplina tem como intuito promover estudos acerca da linguagem, de práticas sociais e escolares de leitura e de escrita e de experiências de leitura e de escrita na família, na escola e na sociedade. Justifica-se pela necessidade de: a) Compreender o papel da docência na formação de leitores e de leitores literários; b) Estudar as relações entre cultura escrita e sociedade e as diferentes possibilidades de letramento; c) Analisar os aspectos do ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização e suas relações com a literatura; d) Estudar temas fundantes no campo da linguagem: leitura; escrita; literatura; analfabetismo/letramento.

Objetivos: Entre os objetivos estão: a) Refletir acerca de práticas sociais e escolares de leitura e de escrita; b) Refletir sobre suas próprias experiências de leitura e de escrita e sobre o papel da docência na formação de leitores; c) Estudar as relações entre cultura escrita e sociedade; d) Analisar de aspectos do ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização e suas relações com a literatura.

Como a atividade será realizada? A Metodologia de ensino proposta será: a) Leitura inicial; leituras silenciosas; b) Pequenas investigações acerca de conceitos; c) Escritas individuais e em grupo; d) Leituras orais para o grupo; e) Reescrita de textos, produções escritas individuais e/ou em duplas; f) Exposições de argumentos, diálogos, e exposições orais por parte da professora. O uso do quadro branco será uma das metodologias a ser ensinada aos estudantes. A composição de um registro escrito por parte dos estudantes será incentivada.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e ou produtos esperados com a atividade estão: melhorias para o Curso, para a Educação e para a sociedade. Além disso, espera-se que os alunos sejam capazes, ao final do semestre de refletir acerca de práticas sociais e escolares de leitura e de escrita, considerar e compreender suas experiências de leitura e de escrita e sobre o papel da docência na formação de leitores, saber relacionar cultura escrita e sociedade e analisar aspectos do ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização e suas relações com a literatura.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: O estudante será aprovado sem necessidade de exames se obtiver qualidade nas suas interações e nota igual ou superior a 7.0. Esta será composta por nota da 1ª avaliação mais nota do Seminário mais nota da segunda avaliação dividida por três. A frequência deve ser de, no mínimo, 75%.

 14. Atividade - Pesquisa: Há livros verdes na Sala de Leitura Erico Verissimo?

Descrição/Justificativa: O projeto de Pesquisa e Ensino intitulado Livros verdes no Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo foi iniciado em 2021 e terá continuidade em 2022, coordenado pela estudante Paloma Wiegand. O foco é realizar um levantamento das obras indicadas para crianças (bebês em diante, até 11 anos) existentes no acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo. Justifica-se pela necessidade de planejamento e execução de leitura literária desde tenra idade na escola por graduandos em Pedagogia.

Objetivos: O projeto Livros Verdes no Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo terá dois objetivos: 1. Compor uma lista de obras indicadas para crianças existentes no acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo; 2. Planejar e executar uma formação de graduandos em leitura literária sobre o tema e para essa faixa geracional: crianças entre zero e onze anos.

Como a atividade será realizada? A metodologia constará de: 1. Observação de todos os títulos inseridos no acervo; 2. Separação dos títulos sobre o tema; 3. Composição da lista de indicados, após leitura de todas as obras separadas; 4. Minicurso de leitura sobre livros verdes a ser oferecida pela bolsista, na Sala de Leitura Erico Verissimo. 5. Apresentação dos resultados no BLOG do PET e nos eventos científicos da Instituição.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade e, também, meios para a socialização dos resultados. Como resultados específicos desejamos: 1. Criação de uma lista de títulos sobre o tema indicados a crianças entre zero e onze anos; 2. Oferta de um Minicurso de leitura literária sobre o tema para professores da rede pública em Pelotas; 3. Divulgar aos graduandos do curso de Pedagogia o grupo de obras específicas sobre o tema; 4. Proposição de atitudes para desenvolver o hábito literário desde tenra infância e sobre o tema, em específico.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação do projeto será por etapas: 1. Janeiro a junho: leitura e organização de todas as obras da sala; 2. Junho e julho: criação de uma lista de títulos sobre o tema; 3. Outubro: Oferta de um Minicurso de leitura literária sobre o tema, com as obras escolhidas como adequadas; 4. Novembro: Publicação no blog do PET educação dos resultados do projeto; 5. Novembro e dezembro: Divulgar em eventos a lista de livros produzida

 15. Atividade - Pesquisa: Interdisciplinaridade e Tecnologias da Educação: a pedagogia do futuro.

Descrição/Justificativa: Como iniciativa de Alisson Batista, a intenção é ampliar resultados recentes da pesquisa exploratória que indicou o caráter Interdisciplinar da Literatura Infantil no contexto da Revolução Científica. De acordo com HARARI (2018), até meados do século XVII, no geral, as pessoas trabalhavam apenas para preservar os conhecimentos já adquiridos, a fim de manter a ordem social estabelecida. O que parece ter mudado nos últimos séculos é a perspectiva sobre as possibilidades de se conhecer a realidade através de nossas próprias capacidades humanas, ainda que se acredite que estas sejam provenientes de alguma inteligência superior. Através dos métodos científicos modernos e das tecnologias provenientes destes, fomos capazes de transformar nossas culturas humanas em diversos aspectos. |Epistemologicamente, estas mudanças, no geral, se dão através da divisão das áreas do conhecimento, promovendo a lógica da fragmentação das análises. Chamamos estas divisões de disciplinas. De acordo com BICALHO (2011), a interação entre as disciplinas pode ser dividida em níveis crescentes com relação à intensidade de interatividade. De acordo com FAZENDA (2012), diversas são as possibilidades de elementos coordenadores Interdisciplinares. Recentemente, a Robótica e a Astronomia, por exemplo, são áreas que têm sido bastante exploradas neste sentido. A Música, o Teatro e a Jardinagem são exemplos mais clássicos, que estão mais presentes em algumas de nossas escolas há mais tempo, quando comparadas com as anteriores. Dentre tantas possibilidades, escolhi, para essa investigação, o campo da Literatura Infantil como elemento coordenador interdisciplinar.

Objetivos: 1. Descobrir se, no atual contexto escolar altamente disciplinarizado, a Literatura Infantil pode ser utilizada como ferramenta de coordenação entre os conteúdos das disciplinas, devido a diversos potenciais benefícios cognitivos para os leitores, como, por exemplo, o desenvolvimento das capacidades de concentração, da criação de imagens mentais complexas e da reversibilidade do pensamento. Estas capacidades cognitivas têm sido constantemente desestimuladas no contexto da Revolução Científica em que vivemos, devido à prontidão das informações e dos elementos sensoriais disponíveis nos filmes, séries, jogos eletrônicos, dentre outras manifestações artísticas tecnológicas; 2. Selecionar um grupo de obras literárias que possuem potenciais interdisciplinares; 3. Ler para crianças na escola; 4. Estabelecer diálogos com as crianças; 5. Comunicar resultados em eventos.

Como a atividade será realizada? De cunho qualitativo, inicialmente o estudante realizou uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos envolvidos: ciência, revolução científica, interdisciplinaridade, literatura, infância e leitura na escola. Além da revisão teórica, como procedimentos metodológicos de pesquisa adotou: a) Entrevistas com dois pedagogos recém-formados sobre o uso da literatura infantil como ferramenta Interdisciplinar de ensino, que foram gravadas, transcritas e analisadas pelo próprio pesquisador; b) Organização dos depoimentos a partir das experiências práticas dos entrevistados, em categorias conceituais tais como: a interdisciplinaridade na realidade escolar atual, a literatura infantil na escola e nos ambientes fora dela, os potenciais proveitos interdisciplinares da literatura na escola, as práticas da leitura literária na sala de aula, o uso de ilustrações nos livros de literatura infantil e suas possíveis implicações para a experiência dos leitores, o potencial pedagógico das múltiplas interpretações variadas das narrativas lidas e os resultados de aprendizado dos conceitos esperados constatado nos alunos, a partir de práticas constantes de leitura literária na sala de aula; c) Análise do acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo; d) Composição de um acervo com obras que se coadunam com a possibilidade interdisciplinar. Para 2022, o estudante está com o intuito de realizar a leitura das obras selecionadas a um grupo de crianças que frequentam o 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal em Pelotas, RS.

Quais os resultados que se espera da atividade? A partir do acervo - resultado alcançado em anos anteriores de desenvolvimento da pesquisa (2019 a 2021) - e do qual fazem parte as seguintes obras: O pote vazio, de Demi, traduzido por Monica Stahel; A lagartixa que virou jacaré, de Izomar Camargo Guilherme; O frio pode ser quente? de Jandira Mansur; O verde brilha no poço, de Marina Colasanti; Revolução no formigueiro, de Nye Ribeiro; O lobo e o carneiro no sonho da menina, de Marina Colasanti; Quem sou eu? de Gianni Rodari; Pinote, o fracote e Janjão, o fortão, de Fernanda Lopes de Almeida e Alcy Linares; O contrário, de Tom MacRae e Elena Odriozola; Osso do ofício, de Gilles Eduar, o estudante almeja ler todos os livros e registrar seus efeitos entre crianças que frequentam um 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal em Pelotas, RS. 4. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Ao ler para crianças na escola e estabelecer diálogos sobre os temas/conceitos/possibilidades do grupo de obras selecionada, conseguir um grupo de informações e conclusões passíveis de serem comunicadas em eventos científicos.

16. Atividade - Extensão: Minutos Literários

Descrição/Justificativa: O programa "Minutos Literários" foi criado em 2020 para oferecer a pais, mães e professores, leituras de contos, poesias, lendas, fábulas e outros textos adequados à infância. Foi realizado a partir da escolha de um texto, estudo e gravação do mesmo em um programa de áudio no celular. Após, inserido em uma plataforma de audições e compartilhado. Sabendo da importância da Literatura na vida das pessoas e sabendo que exercitar a leitura, em suas diversas formas, é essencial para usufruir com dignidade da exclusiva condição sócio histórica do ser humano, o PET Educação da UFPel criou o projeto Minutos Literários.

Objetivos: O objetivo prioritário é levar literatura para crianças, através de plataformas online. O programa, que esteve no ar desde abril de 2020, será ofertado novamente em 2022. Ele é constituído por: 1. Leituras literárias de textos de diferentes gêneros, gravadas em áudio pelos bolsistas PET; 2. Produção e mixagem com trilhas sonoras; 3. Publicação em uma plataforma on-line gratuita; 4. Estudo dos resultados.

Como a atividade será realizada? As publicações dos áudios ocorrerão semanalmente: O Minutos Literários é direcionado a crianças e tem suas publicações realizadas todas as sextas-feiras. A partir da sexta, podem ser conferidos um ou mais áudios e, clicando, reenviar a amigos e conhecidos. Para os estudantes envolvidos no projeto, é necessário construir junto com os futuros aprendizes, mais do que o hábito da leitura, mas, também, desenvolver o gostar de ler literatura. Para isso, é preciso tornar evidente os benefícios de ler, escrever, ouvir, contar histórias e interpretá-las, pois são diversas e variadas as possibilidades de se interagir com a cultura literária.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão: 1. Consolidar e ampliar os usuários do programa Minutos Literários; 2. Ampliar o número de faixas no ar; 3. Diversificar as faixas de áudio publicadas, com textos literários de gêneros variados como contos, crônicas, cartas e poesias, todos dedicados à infância; 4. Acompanhar as reproduções realizadas, para fins de pesquisa.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Como o programa pode ser encontrado de forma gratuita e está disponível em https://soundcloud.com/minutosliterarios, suas audições podem ser rastreadas e avaliadas. Em 2022, migraremos para o YouTube.

 17. Atividade - Ensino: Viagem de estudos

Descrição/Justificativa: Viagem de estudos à feira do livro em Porto Alegre, RS

Objetivos: 1. Conhecer, apreciar, usufruir de uma Feira do Livro; 2. Conhecer editoras e autores, livros e rotinas de lançamentos na feira; 3. Usar a camiseta, agasalho e mochila do grupo, com vista à segurança do grupo.

Como a atividade será realizada? Viagem de um dia, com saída de Pelotas às 04 horas do dia 30/10 e retorno às 22 horas (chegada), à Feira do Livro em Porto Alegre, RS. Os recursos a serem utilizados para deslocamento (contratação do ônibus) e confecção da camiseta, agasalho e mochila para os integrantes do grupo serão oriundos do custeio 2021.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão: 1. Aprender a organizar uma viagem de estudos; 2. Conhecer, apreciar, usufruir de uma Feira do Livro; 3. Avaliar o impacto de uma viagem de estudos na formação docente.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: 1. Conversas e diálogo sobre a preparação da viagem e sua realização; 2. Publicação de imagens no blog e nas redes; 3. Escrita de uma descrição da viagem a ser publicada no blog.

 18. Atividade - Ensino: Plataforma Lattes

Descrição/Justificativa: A Atividade visa ensinar e aprender a preencher a Plataforma Lattes. Fundamental para todos os estudantes da graduação, o PET Educação vai organizar um grupo de estudos e intervenção para oportunizar aos demais estudantes da Licenciatura em Pedagogia o preenchimento correto e a atualização do mesmo na Plataforma. Necessário para a continuidade dos estudos, a Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação. Como justificativa, a ciência de que o Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país.

Objetivos: Entre os objetivos se encontram: 1. Integrar as bases de dados de Currículos do país; 2. Inserir todos os estudantes da Licenciatura em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 3. Conhecer e compreender que o CL é elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, dos processos seletivos a Mestrado e Doutorado e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades; 4. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.

Como a atividade será realizada? A proposta foi pensada para encontros quinzenais que podem ocorrer, de acordo com o número de inscritos, diante de notebooks ou um telão. O foco será ensinar a preencher a Plataforma Lattes a partir das dúvidas dos envolvidos que serão convidados a trazerem seus documentos ou lista de e, com eles, preencheremos um modelar. Depois, a partir das dúvidas individuais, ir sanando cada uma delas.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade através da socialização dos resultados. Mas, também esperamos: 1. Envolver uma quantidade considerável de estudantes na atividade; 2. Envolver todos os bolsistas na atividade; 3. Inserir estudantes da Licenciatura em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 4. Oportunizar o conhecimento de que o CL é elemento de análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, de processos seletivos a programas de pós-graduação no país e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades; 5. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Publicizar o levantamento de quantos estudantes possuem cadastro na Plataforma Lattes atualmente e quantos, ao final do ano, nela estarão inseridos. Como avaliação qualitativa, depoimentos dos envolvidos poderão ser conhecidos no BLOG do PET Educação.

 19. Atividade - Pesquisa, Ensino e Extensão: Livros para meninas

Descrição/Justificativa: Ao delinear um acervo literário cujo foco é o feminismo e violência contra a mulher, a pesquisa empreendida em 2020 e 2021 aportou saberes acerca da temática do feminismo, além de possibilitar um apoio pedagógico aos estudantes e professores para que busquem um acervo literário que os apoie. Premiada em eventos, a pesquisa terá ações de ensino e extensão em, 2022. É importante observar que o feminismo se encontra no cotidiano das relações humanas e, no ambiente escolar ainda existe receio quanto à temática. Realizar leituras literárias que apresentem protagonistas mulheres sugere, informa e confirma às meninas que existe um lugar para elas, um lugar que não precisa mais ser idealizado. Fenômeno caracterizado por um constante e reiterado desrespeito ao outro, a violência contra a mulher deve ser pautada na escola, de acordo com ROSA (2017) e a Literatura pode ser um interessante instrumento para que discussões sobre esse tema, que é de todos, sejam desencadeadas. Ao escolhermos uma obra a ser lida para nossas crianças em casa ou na escola, um grupo importante de critérios precisam ser considerados, entre eles, autoria, gênero, ilustrador, quantidade e qualidade do texto e até temas que podem desencadear indagações e diálogos.

Objetivos: Diante da constatação que sim, há livros de literatura cujo aporte temático é o feminismo e que estes podem ser acionados em práticas de leitura com meninas na escola, pretende-se ainda: a) Divulgar a lista de títulos que auxiliem os professores e estudantes de Pedagogia quando tratar do feminismo e da violência contra a mulher; b) Facilitar a interação com o acervo que é amplo; c) Dar suporte teórico e mediação a diálogos sobre as temáticas da violência de gênero, feminismo e empoderamento feminino o que pode ser feito a partir de estudantes, pesquisadores, professores, familiares na interação com obras adequadas, que apoiem o diálogo reflexivo e o tornem mais atraente e eficaz; d) Criar um programa de leituras para meninas, de forma remota ou presencial; e) Utilizar as personagens das tramas que foram confeccionadas artesanalmente em 2021 para desencadear o processo.

Como a atividade será realizada? 1. Apresentação das personagens (bonecas e/ou outras); 2. Leitura da obra na qual a personagem está inserida; 3. Registar os efeitos do diálogo entre leitor e ouvintes, com vistas a estudar o impacto da obra entre os envolvidos na ação.

Quais os resultados que se espera da atividade? Entre os resultados e/ou produtos esperados com a atividade estão: a) Realizar um Seminário Temático sobre os textos selecionados, com estudantes da Pedagogia; b) Divulgar o acervo em eventos, como a semana acadêmica da Pedagogia e a SIIEPE/UFPel; c) Inserir a lista de novos títulos no Blog do PET Educação; d) Estudar o tema, a abordagem e apresentar resultados em eventos científicos.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Realizar a seleção de obras é uma das formas de avaliar a pesquisa. Receber um destaque por ela indica que outras pessoas também perceberam a importância da investigação. Como as crianças vão interagir com a leitura das obras? É o que pretendemos descobrir em 2022.

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