PET Educação entrevista Álvaro Hypolito

As palavras de Álvaro Hypolito
Cristina Maria Rosa


Respondendo às perguntas enviadas pelo PET Educação - que está entrevistando os docentes candidatos à direção da FaE/UFPel - o Professor Álvaro Hypolito enviou, na última terça-feira, suas palavras.

1. Por que queres ser Diretor da FaE?

Faço parte de uma longa história da Faculdade de Educação, desde aluno de Licenciatura em Artes e da primeira turma de Pedagogia, depois como professor da FaE já há mais de 30 anos. Nessa trajetória já cumpri muitas funções na docência, na pesquisa e na extensão. Coordenei o curso de Pedagogia, fui Chefe do Departamento de Ensino, coordenei o curso de Especialização e o Mestrado/Doutorado em Educação. Fui Vice-Diretor da FaE e já atuei como Pró-Reitor de Graduação da UFPel.
Professor Álvaro Hypolito
Esta trajetória mostrou-me uma FaE com experiência muito baseada na democracia e no coletivo, o que me ensinou a praticar o diálogo na sala de aula, na gestão e na vida. O trabalho acadêmico me permitiu uma vivência muito ampla que me permitiu ver o local globalmente e o global localmente.
Penso que como Diretor posso contribuir para uma FaE que, fortalecendo o que já foi feito até o momento, seja Mais Coletiva, Mais Local e Mais Global.

Para saber um pouco mais sobre minha trajetória acadêmica indico algumas entrevistas que concedi e estão no Portfolio que utilizo para fins acadêmicos: https://eduportfolio.org/vues/view/4043/page:1691406#section1691406

2. educar, para ti é...

Educar é construir uma relação pedagógica de diálogo entre si e o outro, que permita a experiência do Ser Mais, que falava Freire. Um diálogo que não é ingênuo, pois admite o conflito e as divergências na busca de espaços a serem construídos coletivamente. A educação é uma arena de disputas de projetos, de visões e de interesses. Penso que educar é construir uma relação dialógica que permita a si e ao outro fortalecer suas capacidades de análise crítica nos diferentes contextos. É uma possibilidade de construir justiça curricular e justiça social.


3. Qual a principal tarefa de um diretor de uma faculdade de educação?

1° tarefa: 

Para nós a primeira tarefa é escutar atentamente a comunidade da FaE, das escolas públicas, dos movimentos sociais e de outros espaços de formação que estão para além das escolas, para, sem negar o que já foi realizado, construir uma FaE Mais Coletiva, Mais Local e Mais Global.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário