Declaração às mulheres: 8 de março


8 de março: Dia Internacional da Mulher.
Mensagem às mulheres que admiramos
Alessandra, Cinara, Claudia, Cristina, Erica, Gabriela, Ieda, Leonardo, Maiara, Paula, Priscila e  Tamires. Grupo PET Educação FaE/UFPel 2018


Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
É uma data com muito significado: momento de mobilização para a conquista de direitos, para discutir discriminações e violências, sejam elas morais, físicas ou sexuais que ainda são sofridas pelas mulheres e, também, um dia de comemorações das vitórias e conquistas de mulheres no mundo inteiro como o direito ao estudo, ao voto, ao espaço público, ao trabalho e ao poder.
Neste dia – o dia 08 de março – mulheres recebem homenagens de carinho e felicitações. No entanto, não é essa uma data de afetos, apenas.
Luta por pertencimento social.
Mulheres no mundo inteiro e aqui em Pelotas, bem pertinho da cada uma de nós, lutam por um lugar na sociedade.
Mulheres querem igualdade.
Querem ser respeitadas.
Querem empoderamento.
Circular livremente e se expressar nos espaços públicos.
Mulheres querem a liberdade de ser mulher.
De nada adianta receber flores no Dia Internacional da Mulher se, no dia seguinte, os velhos e conhecidos espinhos é que a esperam...
Orgulho de ser Mulher
Ser mulher é motivo de orgulho.
É representar lutas dos mais diferentes tipos, travadas todos os dias, com muita garra.
Não há uma mulher melhor que a outra. Há mulheres que pensam diferente e lutam pelos seus desejos.
A mulher deve ser livre para ser mulher, no lugar que ela quiser, seja uma empresa ou um lar. Mulheres merecem respeito e o direito à vida sem discriminação.

Homenagem do PET Educação
Neste dia da Mulher, o Grupo Pet Educação da FaE/UFPel escolheu um modo de reverenciar todas as mulheres: cada integrante do grupo elaborou uma frase sobre o significado dessa data. Leia, a seguir, o que pensamos:
“Mulheres são as melhores definições de... Não, esta frase não pode ser preenchida com uma definição. As mulheres são indefiníveis. Elixir da existência humana, a prova de que algo nesse mundo errado deu certo. Mulher: a única nomenclatura que por si só, se constrói”.
“Muito se tem feito para reprimir e diminuir a mulher, mas com muita garra, determinação e competência, temos conquistado nosso lugar. E o lugar de toda mulher é onde ela se sente feliz e realizada!”
“Ser mulher é ter coragem de ser o que quiser!”
"Tudo o que você é, é suficiente. Por favor, respeite você mesma! Que este dia seja de reflexões e de auto-afirmação, pois ser mulher é ser o que você quiser!
“A mulher pra mim, não tem nada de sexo frágil como muitos falam. É sexo forte, compenetrado em tudo que faz, voraz. Tem domínio: é dona de casa, mãe, empresária, estudante e vários outros atributos que só cabem a elas fazerem tão bem feito como fazem. Sempre com um sorriso no rosto! Por isso e por vários outros motivos, nada mais justo em ter um dia especial só para ela!”
“Ser mulher é transbordar de alegria, chorar pela injustiça e ter como lema: Eu posso, eu consigo e eu me permito!”.
“Ser mulher é ter que enfrentar várias lutas diárias: contra o preconceito, contra o assédio físico, moral e psicológico e lutar por igualdade e respeito”.
 “Ser mulher é ter força o suficiente aceitar suas lágrimas e não desistir de lutar!
“Ser mulher é ter a coragem de ser guerreira quando todos nos exigem que sejamos princesas. E, ao mesmo tempo,  ter a postura de uma rainha!”
“Ser mulher é ter a capacidade de concentrar várias profissões em uma só pessoa, tanto em seus lares quanto no enfrentamento e luta por uma sociedade mais justa para todas as classes”.
“Ser mulher é ter o direto ao riso, à alegria. Direito a flanar por aí sem medo, a usar vestido ou calça, cabelo longo ou nada, a sonhar e planejar o futuro. Ser mulher é cultivar as outras mulheres e ter direito a ter amigas e amigos. É rir de alguma mancada, não levar tão a sério os erros, saber perdoar-se. Ser mulher é fazer confidências e ser confiável, é se dispor a ouvir e chorar junto, se emocionada. Ser mulher é ter direito à emoção. Sempre!”
Nesse oito de março, comemore, lute, brilhe!

Leitura para Meninas: 8 de março de 2018


A convidada especial
Fernanda Elvira Da Ros nasceu em Santa Rosa em 2 de janeiro de 2004. Desde pequena, foi incentivada a ler e até hoje, gosta muito. Iniciou sua trajetória com a escrita na terceira série, escrevendo poemas. Anos mais tarde, começou a ler Fanfics no Wattpad. Foi aí que, segundo ela, começou sua “grande queda por romances policiais”.
Em 2013, aventurou-se como autora de Fanfics e, depois de ter terminadas as suas primeiras histórias, iniciou Princesa Das Trevas, história que vai partilhar com meninas na quarta, dia 08 de março, no Programa Leituras para Meninas. Sobre o futuro, Fernanda escreveu:

“Não vejo meu futuro como escritora. Na verdade, quero estudar Arquitetura. Mas pretendo ter a escrita como um hobby para toda a vida. Escrever é o refúgio da alma, é quando podemos sonhar e viver esses sonhos... Na minha opinião, escrever pelo menos uma história, deveria ser missão de vida”.

O projeto leitura para meninas
A composição de um acervo que integra um projeto de leitura literária para adolescentes é a chave para dialogar com meninas no dia Internacional da Mulher. A Literatura produzida para “emancipar” meninas surgiu da observação de um grupo de adolescentes que, em jogos e brincadeiras nos corredores e pátios da escola, exploram e usufruem da companhia umas das outras revelando o que pensam, como agem, o que esperam, sonham e almejam.
Focando a busca por obras que sugerissem protagonismo feminino, o intuito foi criar um programa de leituras para meninas em que a liberdade para pensar e escolher fosse o meio e o fim. O grupo de títulos selecionados tem em comum, personagens que extrapolam os clássicos papéis destinados culturalmente ao gênero feminino e, na elaboração dessas tramas, há perfis, ideias e desfechos inusitados, inteligentes, bem humorados, afetivamente includentes e com lógicas não violentas.
Destaque: Realizado pela primeira vez em 2017, o evento, no ano de 2018, contará com a presença da escritora Fernanda Da Ros. Expert em plataformas digitais, a autora vai partilhar seu último romance com as demais meninas e dialogar sobre adolescência e escrita. Leia o prólogo de seu livro, disponível, a partir do dia 8 de março, em plataforma digital:
“Ela é uma assassina profissional. Ele é um agente renomado do FBI. Ela foi treinada desde pequena pelo seu pai para ser uma Serial Killer, fria e calculista. O caminho dos dois se cruza quando ela é descoberta e se torna uma procurada, e ele, o encarregado de a prender”.

Serviço:
O que: Leituras para meninas
Quando: Dia 08 de março de 2018
Onde: Biblioteca Cristina Maria Rosa - Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow.
Responsabilidade: O Programa Leitura para Meninas é organizado pela Sala de Leitura Erico Verissimo com o apoio do PET Educação.