2021: um relatório consolidado

 

UFPel

Pró-Reitoria de Graduação

PET Educação

Licenciaturas em Pedagogia

Tutora: Cristina Maria Rosa

RELATÓRIO CONSOLIDADO 2021

 

Apesar de duas importantes tarefas não terem sido realizadas (Viagem de estudos à Feira do Livro em Porto Alegre e participação na Semana Acadêmica das Licenciaturas em Pedagogia), ambas em função da pandemia que ainda manteve, em 2021, os estudantes em estudo remoto, as demais atividades planejadas foram realizadas com êxito. Foi assim com a participação do grupo nas reuniões semanais que ocorreram de modo remoto e online e das quais resultaram atas (Exemplo de publicação: http://peteducacao.blogspot.com/2021/03/26-de-marco-reuniao-pet-educacao.html) e no InterPET (reuniões de todos os grupos PET da Instituição). As atividades de extensão Primeiras Páginas (https://soundcloud.com/primeiraspaginas) e Minutos Literários (https://soundcloud.com/minutosliterarios), além da atividade de ensino Seminários Livros lidos (que, no ano de 2021, foi em dois formatos e para dois públicos diferenciados), são importantes e foram bem desenvolvidas. O foco destas atividades é compartilhar, de forma oral, visual e audível, com detalhes, estudos ou leituras literárias realizadas. Além destas, o PET Pedagogia realizou, plenamente, a atividade de extensão Mensagem ao final do ano e a Publicação de matérias sobre temas instigantes como dia do livro infantil, libras, idosos, chimarrão, formaturas, dia da mentira, das mulheres e contra o abuso sexual, que podem se acessadas no blog ou Instagran do grupo (http://peteducacao.blogspot.com/2021/04/28-de-abril-o-dia-mundial-da-educacao.html e https://www.instagram.com/p/CN-iZrqAbQX/?utm_medium=copy_link). A atividade de Ensino intitulada Linguagens, foi desenvolvida entre abril e julho de 2021 e contou com a presença de 23 estudantes da Licenciatura em Pedagogia de modo remoto e online. O programa teve os seguintes temas abordados: Glossário, Linguagem, Alfabetização, Analfabetismo, Escrita, Leitura, Leitura Literária, Cultura Escrita, Alfabetização Literária, Letramento e Pedagogia. Quanto às Lives sobre Literatura, especialmente dedicadas a idosos integrados À UNAPI/UFPel, elas não se restringiram a este público. Plenamente desenvolvido, constou de: Escrita, organização e lançamento on-line e remotamente do E-book Um abraço e um chá (https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/05/um-abraco-e-um-cha.html), Escrita, organização e lançamento do E-book Ruas Rosas (https://www.diariopopular.com.br/cultura-entretenimento/um-passeio-literario-por-pelotas-161456/?); Conferência em modo remoto e on-line, transmitida pelo Youtube, realizada a professores da rede pública municipal a convite do CETEP/SMED/Pelotas, em 13 de maio de 2021 (https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/06/pessoas-nao-podem-ser-substituidas.html); Palestra em modo remoto para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/Centro de Referência em Educação Mario Covas (http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/06/convite-recebido.html) e Conto escrito e compartilhado no WhatsApp do grupo (https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2021/12/nem-so-de-areias-vive-o-areal.html). A atividade de Ensino e Extensão intitulada Dia da Pedagogia foi plenamente desenvolvido, Na data,  sempre publicamos uma matéria em nosso blog, como em: http://peteducacao.blogspot.com/2021/05/20-de-maio-dia-do-pedagogo, no Instagran como em https://www.instagram.com/p/CPG3iomgCcw/?utm_medium=copy_link. È um modo de comemorar e dar a conhecer a data e sua importância. Outra data privilegiada em uma atividade de pesquisa e ensino é o Dia nacional do profissional da educação. Plenamente desenvolvido, pode ser observado em: http://peteducacao.blogspot.com/2021/04/28-de-abril-o-dia-mundial-da-educacao.html. A atividade de Ensino: Estudos Literários é dedicada a diferentes grupos de estudos compartilhados via plataforma WhatsApp. Na descrição do grupo, as seguintes palavras: Grupo de estudos e compartilhamento de sugestões de livros, autores, cursos e temas instigantes que dizem respeito à Literatura para crianças. Exemplo de postagem que é feita no grupo: https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2022/03/8-livros-infantis-para-ler-com-os-bebes.html. A atividade de pesquisa Temas individuais, sempre é uma grande realização, pois reúne muito trabalho e investimento de todos os envolvidos, além de resultarem em elaboração de resumos para a SIIEPE. Preparados entre março e agosto de 2021, individualmente ou em grupo, todos foram aprovados e foram: Biblioterapia para estudantes de pedagogia, de Débora Monteiro da Silva; Feminismo e violência contra a mulher são temas para crianças?, de Jéssica Corrêa Ribeiro;  Formação de leitores em modo virtual: É POSSÍVEL?", de Angélica dos Santos Karsburg; Há literatura infantojuvenil para uma educação antirracista?, de Laura Vitória Gomes; Leituras literárias na UNAPI: a voz de quem usufrui, de Luzia Helena Brandt Martins; Literatura infantil e ensino remoto: uma visão interdisciplinar, de Alisson Castro Batista; Minutos literários: uma proposta de alfabetização em áudios, de Cinara Tonello Postringer; Pedagogia verde: em busca de um acervo para crianças, de Paloma Evelise Wiegand; Um bebê leitor? estudo de caso, de Paola Cassuriaga Sandim.  Esta atividade foi precedida pela atividade de Ensino denominada Seminário Pré-SIIEPE/UFPel –  uma explanação prévia aos demais colegas e à tutora do grupo e que foi registrado em: https://www.instagram.com/p/CUQvFnqgGQB/?utm_medium=copy_link e https://www.instagram.com/p/CXa-ytML7xW/?utm_medium=copy_link. Destaque foi a atividade de Pesquisa e Ensino Participação no 14º Jogo do Livro ocorrido na FaE/UFMG em novembro de 2021. Inicialmente não cadastrada, foi muito bem realizada pela quantidade de trabalhos apresentados e dedicação das estudantes envolvidas. No evento, inscrevemos e apresentamos os seguintes cinco trabalhos: Tributo à Graça Paulino e Infâncias: contos em um e-book, por Cristina Maria Rosa; Recortes de um acervo antirracista: três títulos, por Laura Vitória Gomes e Cristina Maria Rosa; O que é Literatura? Idosos respondem, por Luzia Martins e Educação antirracista na Literatura: uma análise das obras de Emicida, por Angélica Karsburg. O Jogo do Livro é um importante encontro bianual de trabalho e de intercâmbio de experiências, promovido pelo Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), que integra as ações do CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Outro destaque foi a participação dos estudantes na 7ª SIIEPE. Plenamente desenvolvido, a lista de títulos de trabalhos inscritos e aprovados foi: Biblioterapia para estudantes de pedagogia, de Débora Monteiro Da Silva; Feminismo e violência contra a mulher são temas para crianças?, de Jéssica Corrêa Ribeiro; Formação de leitores em modo virtual: é possível?, de Angélica Dos Santos Karsburg; Há literatura infantojuvenil para uma educação antirracista?, de Laura Vitória Gomes; Leituras literárias na UNAPI: a voz de quem usufrui, de Luzia Helena Brandt Martins; Literatura infantil e ensino remoto: uma visão interdisciplinar, de Alisson Castro Batista; Minutos literários: uma proposta de alfabetização em áudios, de Cinara Tonello Postringer; Pedagogia verde: em busca de um acervo para crianças, de Paloma Evelise Wiegand e Um bebê leitor? estudo de caso, de Paola Cassuriaga Sandim.

Cristina Maria Rosa

Tutora PET Educação

Gestão 2019-2022

Resultado do processo seletivo Bolsista PET Educação

 


Três novos bolsistas...

O PET Educação concluiu hoje a seleção de estudantes vinculados à Licenciatura em Pedagogia que integrarão o grupo como bolsistas e passarão a exercer suas atividades no início do mês de abril, após terem homologadas todas as etapas do processo de seleção, que inclui a aprovação da ATA Final a ser encaminhada ao CLAAPET.

 

 O processo de seleção

Lançado em fevereiro de 2022, o processo constou de:

1.    Composição de uma Comissão Avaliadora;

2.    Lançamento do Edital de Seleção;

3.    Inscrição de candidatos;

4.    Reunião da comissão para conferência de materiais recebidos;

5.    Entrevista oral, em modo remoto e on-line, por quinze minutos com cada um dos inscritos;

6.    Reunião para fechamento de notas;

7.    Composição da Ata Final de seleção PET Educação 2022.

 

Os candidatos...

Durante todo o processo e até a meia noite do dia 28/02/2022, recebemos dezesseis inscrições.

Entre o dia 01 e 05 de março, lemos individualmente os documentos recebidos (ficha de inscrição, Currículo Lattes, Memorial e Texto dissertativo), atribuindo notas a cada um destes documentos.

Entrevista...

No dia 05 de março, sábado, entre 13 e 18 horas, foi o momento de conhecer, através de uma plataforma on-line, os estudantes inscritos. Onze compareceram no horário estabelecido e foram arguidos por nós, da banca, em uma tarde de intensos aprendizados e emoções.

Os resultados só foram conhecidos na segunda-feira, dia 07/03, após diálogos da banca que, diante das notas atribuídas, fechou o processo de seleção. Com  muito cuidado e delicadeza, encontramos os três estudantes que buscávamos: dedicados, inteligentes, curiosos, politizados, criativos!

Aprovados

Seis foram os estudantes aprovados. Deles, três assumem tarefas no PET Educação em abril de 2022. Os demais, suplentes, assumem assim que novas vagas forem surgindo.

 

Aprovados em ordem alfabética:

Larissa Mendes

Mateus Valadão de Souza

Rafaela Elert Strelow

Suplentes em ordem de classificação:

1.    Diuli Alves Wulff

2.    Camily Alves San Martin

3.    Mirian dos Santos Carvalho

Agradecer

O PET Educação agradece a Bruna Ivanir Moro, Camily Alves San Martin, Diuli Alves Wulff, Dyulia Amanda de Souza Pinheiro, Larissa Mendes, Leticia Borges Silveira, Luara Trindade Carneiro Bianchini, Mateus Valadão De Souza, Milena Santos Gonçalves, Milena Venzke Kaadt, Mirian dos Santos Carvalho, Rafaela da Silva Dias, Rafaela Elert Strelow, Tuane Garcia Medina, Vitoria Camargo Bilharva e Yasmin Machado pela confiança em nosso trabalho. Deseja aos aprovados, uma convivência intensa e repleta de coleguismo.

 

Cinara Postringer

Jéssica Correa

Valdoir Simões

Cristina Maria Rosa

Heloisa Duval

Comissão de Seleção


Homologadas inscrições ao processo seletivo PET Educação

 


Inscritos e homologados

O PET Educação comunica a continuidade da seleção a três vagas de estudante bolsista. No sábado, à tarde, teremos as entrevistas de cada um diante da banca. Todos serão avisados por e-mail do endereço eletrônico para esse importante momento.

Agradecemos a todos que estão envolvidos e os aguardamos!

 

Inscritos e homologados:

Foram quinze os estudantes que tiveram suas inscrições homologadas ao processo seletivo de Bolsista PET Educação. São eles, em ordem alfabética:

1.    Bruna Ivanir Moro

2.    Camily Alves San Martin

3.    Diuli Alves Wulff

4.    Dyulia Amanda de Souza Pinheiro

5.    Larissa Mendes

6.    Leticia Borges Silveira

7.    Luara Trindade Carneiro Bianchini

8.    Mateus Valadão De Souza

9.    Milena Santos Gonçalves

10.Milena Venzke Kaadt

11.Mirian dos Santos Carvalho

12.Rafaela da Silva Dias

13.Rafaela Elert Strelow

14.Tuane Garcia Medina

15.Vitoria Camargo Bilharva