PLANEJAMENTO 2018

 IES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Grupo:

PEDAGOGIA Curso específico PT UFPEL 6341322

Tutor:

CRISTINA MARIA ROSA

Ano:

2018

Somatório da carga horária das atividades:

2248

Situação do Planejamento:

Homologado pelo CLAA

Considerações finais:

Com o planejamento esperamos cumprir com as proposições de formar integralmente o estudante

bolsista, ao lado e de acordo com a formação acadêmica que recebe da Licenciatura em Pedagogia.

Cumprir as metas de proposição de Ensino, Pesquia e Extensão que sustentam o PET Educação e a

Universidade como um todo é o grande desafio.

Resultados gerais:

Almejamos alcançar os resultados especialmente no que diz respeito ao envolvimento dos bolsistas

PET Educação com as atividades propostas. O intuito é oportunizar maiores laços com o público

alvo: os estudantes da Licenciatura em Pedagogia.

Atividade - EXTENSÃO e ENSINO: Micropolíticas de

formação do leitor literário

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

208 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

Com ampla realização em 2017, a Sala de leitura é uma atividade de ensino e extensão que será

reimplementada em 2018. O intuito é a abertura e uso do espaço público que abriga a Sala de leitura

Erico Verissimo. Criada em 2015, recebe grupos para mostrar, evidenciar e descrever a sala que foi

criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico e tem sido responsável por propor e

desenvolver micropolíticas de leitura. Inaugurada em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão

da Tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes

(bolsistas PET e voluntários) da Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade de

horários em que pode ser visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o

intervalo entre turnos, por exemplo.

Objetivos:

Objetivos: Promover a leitura literária no espaço acadêmico; Propor e desenvolver micropolíticas de

leitura; Desenvolver visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço; Promover cursos

livres; Realizar Saraus literários; Oportunizar pesquisas sobre o livro e a literatura; Ensinar

estudantes a se portarem em um acervo e com o público.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Metodologia: Primeiro, pelo recebimento de demandas da Pedagogia (estudantes professores,

coordenadores, diretores) além de escolas, secretarias de educação e cultura de municípios vizinhos

para apresentar dados, acervos, coleções e práticas Além disso, a assinatura do livro de presenças, a

captura de imagens dos momentos de visita e o compartilhamento de notícia nas redes será a tônica

de avaliação de uso da sala.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico através do

desenvolvimento de micropolíticas de leitura; 2. Realizar visitas guiadas para conhecimento do

acervo e do espaço; 3. Criar cursos livres como o Mediadores em Leitura Literária; 4. Realizar

Saraus literários; 5. Promover e incentivar a realização de pesquisas sobre o livro e a literatura; 6.

Realizar aulas em ambientes não convencionais;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Como metodologia de avaliação da atividade pelo grupo elencamos: 1. Publicações no BLOG do PET

Educação; 2. Publicação das atividades na página da UFPel; 3. Publicação e divulgação da agenda de

atividades visitas guiadas, (datas e públicos recebidos); 4. Confecção e registro no livro de presença

das assinaturas dos envolvidos; 5. Atualização da programação com antecedência. Gratuitas, todas

as atividades são certificadas.

Atividade - PESQUISA: Perfil leitor do estudante de

Pedagogia 2017-2020

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

520 02/02/2017 22/12/2017

Descrição/Justificativa:

A atividade dará continuidade à busca busca por desenvolver uma ampla pesquisa que tenha como

tema central os processos de formação do leitor estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim

definir o Perfil leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel 2017-2019. Questões como: O que leu na

infância? Quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos? O que lê atualmente? Quais seus

procedimentos de leitura? Quais seus autores prediletos? Quais as obras que mais admira? são

algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos. O intuito é traçar um perfil do

estudante/futuro professor, uma vez que a licenciatura tem como produto a formação de professores

prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a formação do leitor como

tema preponderante. Com a proposição pretendemos conhecer e dar a conhecer a leitura e suas

práticas, entre os estudantes de Pedagogia.

Objetivos:

Objetivos: a) Traçar um perfil do estudante e futuro professor acerca de seus vínculos com a leitura;

b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia; c)

Conhecer hábitos, gostos, autores, gêneros e títulos prediletos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Metodologia: Pesquisa de cunho qualitativo, para seu desenvolvimento será empreendida coletas de

dados (questionários abertos anônimos) em cada um dos nove semestres do Curso e, ao menos um

por semestre, desde o primeiro de 2017, no período de três anos. Além disso, pretende-se

desenvolver questionários semestrais com questões amplas, rodas de diálogo com/sobre os

resultados. Eventualmente, escolha de sujeitos para aprofundamento de questões e pesquisas

relâmpago via rede social, com uma única questão a ser inserida nos resultados.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Conhecer e publicizar perfis de leitores entre os estudantes da licenciatura em Pedagogia; Conhecer

e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia, com vistas a ampliar a

qualidade da formação docente e os laços com os acervos dispostos em bibliotecas escolares;

Elaborar resultados parciais e publicizar dados e conclusões em eventos, socializando e propondo

melhorias para a Licenciatura.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Em 2017, os primeiros resultados foram publicizados em três eventos (um em Porto Alegre e dois em

Pelotas) e, a convite da Coordenção das Licencitauras em Pedagogia, foi organizada um exposição

pública aos estudantes com a totalidade dos dados compilados. Em 2018, pretendemos dar

continuidade a essa forma de avaliação dos resultados.

Atividade - EXTENSÃO: Leituras no Museu do Doce

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

102 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

Projeto formado especialmente a estudantes de Pedagogia, o intuito é formar professores mais

qualificados no que tange à leitura de obras de literatura. Tendo recebido uma sala de leitura nas

dependências do Museu do Doce em 2017, em 2018 desejamos ampliar e qualificar o trabalho de

ofertta pública de leitura de obras literárias. Justifica-se por reconhecer que obras literárias infantis

de qualidade pouco circulam e cabe à Universidade saber quais são e como ofertá-las às crianças. O

intuito é interagir com as crianças, reinventar o acesso e uso às bibliotecas escolares, oportunizando

aos professores, também, um contato lúdico com a leitura de textos que estão nela.

Objetivos:

O objetivo do projeto é: 1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores, em Escolas e na

Universidade; 2. Incentivar os estudantes de Pedagogia a integrarem-se às escolas públicas, suas

bibliotecas e práticas de leitura, especialmente, pois será nestas que prioritariamente realização

estágios docentes.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Metodologia: Organiza-se a partir de estudos de literatura para crianças, especialmente, e realiza-se

através de leituras públicas para crianças no Museu do Doce.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Resultados esperados: 1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores; 2. Envolver

estudante no estudo de literatura para crianças; 3. Realizar leituras públicas para crianças e seus

professores.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Temos como pretensão avaliar as atividade através de: 1. Presença dos estudantes e bolsistas PET

nos estudos; 2. Realização de leituras datadas e agendadas; 3. Conhecimento de pessoas atingidas

nas atividades de leitura. 4. Registro através de fotos dos eventos ocorridos.

Atividade - ENSINO: Grupo de estudos em leitura literária

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

200 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em estudar literatura e intervir na escola. O foco é a Leitura literária, ou seja, a

realização de escolhas do que ler e como ler literatura na escola. Muito bem sucedido em 2017, o

Grupo de estudos em leitura literária deverá ser reeditado em 2018. Em 2017, escolas públicas,

especialmente as EMEIS foram atendidas. Uma das tarefas será realizar estudos sobre literatura e

sobre Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos. Justifica-se pela necessidade de disseminar

ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades através de palestras, cursos, eventos e em

leituras a serem realizadas em grupos. A participação de estudantes da Pedagogia será incentivada

através de programas como o Leitura Literária na Escola e Bibliotecas Escolares: ambiente e usos.

Objetivos:

Entre os objetivos dessa ação de ensino está: 1. O cultivo à cultura do escrito, entendido como o

processo de conhecer, evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do que está

escrito; 2. Conhecer e utilizar o repertório e o acervo literário preservado; 3. Disseminar

ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da

rede pública da cidade; 4. Estudar e, grupo e intervir na escola, tendo como foco a Leitura literária.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Metodologia: A atividade será realizada através de: 1. Encontros em reuniões de estudo; 2.

Organização e realização de eventos literários; 3. Ida às escolas, para leituras literárias.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Estudos sobre literatura; 2. Estudos de acervos

bibliográficos; 3. Escolha criteriosa de obras para leitura nas escolas; 4. Organização de acervos de

bibliotecas escolares; 5. Realização de leitura para grupos escolares.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

No que diz respeito à metodologia de avaliação da atividade pelo grupo pretendemos: 1. Registrar a

presença nas reuniões do grupo e nas atividades na escola; 2. Reeditar os cursos que já foram

oferecidos; 3. Inserir mais estudantes no processo.

Atividade - EXTENSÃO E ENSINO: Semana internacional do

Brincar

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 21/05/2018 28/05/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em preparar a participação do PET Educação na Semana Internacional do

Brincar. Ela ocorre entre os dias 21 e 28 de maio e a preparação para atuar nela e as tarefas que

serão desenvolvidas pelo PET Educação junto com os demais programas de ensino e extensão da

FaE. Ocorrida com a presença intensa do PET Educação em 2017, justifica-se pelos seguintes

argumentos: 1. Convite da direção da FaE/UFPel; 2. Protagonismo do PET na extensão com crianças

em escolas, especialmente quando se trata do ler ludicamente; 3. Integração a um programa junto

com os demais estudantes da FaE/UFPel; 4. Proporcionar vínculo com os demais grupos de pesquisa,

ensino e extensão da/na FaE/UFPel;

Objetivos:

Os objetivos para realizar tarefas na Semana mundial do Brincar promovida pela Aliança pela

Infância são: 1. Estar conectado ao tema; 2. Tornar o brincar a as preocupações com o tema

fundamental na formação inicial das pedagogas; 3. Tornar o brincar um campo de intervenção, uma

vez que é um direito das crianças; 4. Realizar atividades diversas, integradas as demais propostas

pela Aliança pela Infância, mas, prioritariamente, ler para crianças.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Metodologia: As atividades propostas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos.

Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura,

contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem

ludicidade aos lugares mais diversos. São atividades que envolvem o brincar livre, com brinquedos

não estruturados, para que as crianças se envolvam e se encantem durante o tempo das

brincadeiras. Assim, o PET Educação vai ofertar, em seu espaço de leitura literária, a Sala de Leitura

Erico Verissimo, atividades e leituras de acordo com o calendário a ser proposto.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados nesta semana, estão: 1. Cumprir o calendário proposto pela Direção

da FaE; 2. Estar conectado ao tema a ser definido; 3. Criar um espaço lúdico e agradável às

crianças; 4. Tornar o brincar a as preocupações com o tema fundamental na formação inicial das

pedagogas; 5. Realizar atividades diversas, integradas as demais, para adultos, também.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Entre os elementos de avaliação pretendemos, através da publicação da semana do brincar no BLOG

do PET, oportunizar que o registro de imagens, seja acompanhado de matéria a ser publicada no

blog e na página da UFPel.

Atividade - ENSINO: Aulas Públicas em Literatura Infantil

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 02/04/2018 02/11/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em aulas públicas a serem ofertadas a estudante e demais interessados.

Vinculada à disciplina optativa ofertada pela tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa, na

Licenciatura em Pedagogia, justifica-se pela importância da temática e pela facilidade de inserir

pessoas em espaços públicos. Ocorrido em 2017 com razoável retrorno, o foco, em 2018, será em

temas que surgem como importantes no decorrer do ano, como por exemplo, livros novos lançados

ou autores que se destacam ou mesmo polêmicas que tangenciam a litertatura para crianças no

Brasil. O público prioritário será estudantes da Pedagogia. No entanto, o público em geral será

sempre convidado.

Objetivos:

Entre os objetivos dessa atividade estão: 1. Formação mais plural dos estudantes, sobre o tema; 2.

Qualificação da formação; 3. Convívio com os demais cursos da UFPel; 4. Contato com o tema:

literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia pensada para a proposição e o desenvolvimento da atividade será: 1. Divulgação da

atividade na mídia da UFPel; 2. Preparo da Sala de Leitura Erico Verissimo; 3. Recepção dos

interessados; 4. Palestra oral acompanhada da leitura de livros; 5. Acesso ao acervo da sala; 6.

Assinatura de presenças;

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados nas aulas públicas a serem ofertadas temos: 1. O desejo de uma

formação mais plural dos estudantes, sobre o tema; 2. A qualificação destes na formação docente; 3.

O evidente convívio com os demais estudantes da UFPel; 4. Contato com o tema, ou seja, o

conhecimento da literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Através da publicização do evento na mídia da UFPel e da assinatura de presenças no livro de atas

da Sala de Leitura. o grupo terá uma visão da participação e do aceite da atividade proposta.

Atividade - ENSINO: INTERPET

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

48 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em participar das reuniões mensais dos grupos PET UFPel, o InterPET.

Atividade consolidada, justifica-se pela integração, publicização de grupos e modos de atuação bem

como oportuniza links com projetos desenvolvidos pelos demais grupos.

Objetivos:

Entre os oObjetivos estão: 1. Estabelecer relações humanas e grupais entre todos os estudantes; 2.

Reunir e consolidar a convivência entre tutores e administração dos grupos PET na UFPel; 3.

Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição; 4. Estabelecer novas e

intensas formas de sociabilidade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia vem sendo aprimorada mas, basicamente, consiste em reuniões mensais organizadas

por grupos previamente escolhidos com a seguinte dinâmica: 1. Café da manhã integrador; 2.

Reunião temática com aprovação da ata da reunião anterior; 3. Diálogo sobre organização,

convivência, discussão política e acadêmica) relacionada à existência e permanência dos grupos nas

Universidades Brasileiras; 4. Despedida com acordos sobre pauta, organização, local e presenças.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Integração dos grupos; 2. Definição de atitudes e políticas de

convivência; 3. Atuação na UFPel e na cidade;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Como metodologia de avaliação de todo o processo no anao de 2018 teremos: 1. A cada reunião,

preparação anterior; 2. No envento, presença e participação; 3. No retorno ao grupo, avaliação

posterior sobre decisões e combinados.

Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: Espetáculo Cultural

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

62 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em preparar e realizar um espetáculo literário. O PET Educação, com o apoio do

Grupo de Estudos em Leitura literária e da Sala de Leitura Erico Verissimo vai realiazar estudos,

durante o ano de 2018, com vistas a promover um espetáculo literário público nos meses de outubro,

novembro e dezembro de 2018. Focado em textos do escritor pelotense João Simões Lopes Neto,

será desenvolvida por estudantes da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel, sob a coordenação

da Drª. Cristina Maria Rosa (Tutota PET Educação). Justifica-se por buscar promover a leitura

literária no espaço acadêmico, pois a Sala de Leitura Erico Verissimo foi e tem sido responsável por

propor e desenvolver micropolíticas de leitura através da fruição literária. Tem como objetivo a

qualidade da existência humana, um bem inalienável.

Objetivos:

Tendo como objetivos ampliar os saberes a respeito do escritor de Contos gauchescos e Lendas do

Sul, o livro base para os estudos e escolha de texto a ser espetacularizado é de Aldyr Garcia Schlee e

foi editado pela IEL/Unisinos. Outros objetivos são: 1. Integrar a Feira do livro de Pelotas, com

oferta de leitura ensaiada e pública; 2. Aproximar o público da cidade da Univesidade; 3. Integrar

um grupo de leitores a uma hablidade: ler em público

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O espetáculo está inserido nas demais atividades do PET Educação e conta com o apoio do GELL e

da Sala de Leitura Erico Verissimo. É um Projeto Integrado, aprovado pelo COCEPE em 22/06/2017

e registrado na Ata 14/2017 - Processo 277 Folha 06. A metodologia consta de: 1. Seleção de texto e

ensaios durante todo o ano: 2. Reaização de espetáculos no Museu do Doce, durante a feira do livro

de 2018; 3. Realização de um Espetáculo de Natal no hall do Gabinete da Reitoria da UFPel, para

para os servidores da UFPel.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados está o desejo me democratizar o acesso ao texto literário como

essencial na formação dos estudantes. Outros resultados esperados são: 1. Integrar a Feira do livro

de Pelotas, com oferta de leitura ensaiada e pública; 2. Aproximar o público da cidade da

Universidade; 3. Integrar um grupo de leitores a um texto de autor local e a uma hablidade: a leitura

em público

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Consederamos que parte do proceso avaliativo passa por: 1. Avaliação com a presença de público no

local; 2. Publicações nas redes sociais, especialmente na página da UFPel.

Atividade - ENSINO: Estudos Dirigidos

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

120 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em uma proposição de estudos dirigidos aos integrantes do Grupo PET

Educação. Originou-se no desejo de implementar uma metodologia fundamentada no princípio

didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem e evidencia talentos para

que o estudante aprenda. Justifica-se pelo interesse do grupo em aprofundar temas da docência e

pode ser tutoriado por qualquer docente da Faculdade de Educação. O bolsista PET localiza um

docente e o consulta a respeito da orientação. Se ele se mostrar interessado, o estudante passará a

desenvolver, sob orientação deste professor, horas de estudo dirigido.

Objetivos:

Entre os objetivos pretende-se: 1. Diversificar temas e abordagens na formação docente; 2. Ampliar

o contado com outros docentes da FaE/UFPel; 3. Integrar os estudantes à modos de pesquisa

inovadores e plurais;

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A proposição partirá do estudante que poderá contatar um docente e o consultar a respeito da

orientação. Se o professor se mostrar interessado, o estudante passará a desenvolver, sob orientação

deste professor, horas de estudo dirigido.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados, pretende-se diversificar temas e abordagens na formação dos

bolsistas, objetivando estabelecer ou ampliar vínculos com outros docentes, ampliar o contado com

professores e estudantes pesquisadores da FaE/UFPel e integrar os estudantes à modos de pesquisa

inovadores e plurais.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Relatório escrito elaborado por cada um dos bolsistas que desenvolver o programa no ano de 2018.

Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: Leituras para Meninas

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 08/03/2018 16/03/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade constitui-se de leituras públicas de obras literárias infanto-juvenis de escritoras

brasileiras e não só. As obras serão escolhidas por terem, em seu universo ficcional, protagonistas

meninas, mocinhas e ou mulheres que não esperam o príncipe encantado resolver seus problemas.

São personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si mesmas, propõem saídas inusitadas

para velhos problemas e são bem humoradas. Será desenvolvido pelo GELL - Grupo de Estudos em

Leitura Literária da FaE/UFPel com o apoio do PET Educação e será integrado a outras atividades

pensadas para o Dia Internacional da Mulher que serão desencadeadas pela Faculdade de Educação.

Objetivos:

Entre os objetivos está formar professores capazes de alertar meninas para as discussões e temas

que envolvem a questão feminina. Integrado a uma data especial e tendo como foco a leitura

literária, ler publicamente tem sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da

FaE/UFPel, que integra-se ao PET e conta com estudantes bolsistas para a realização de suas

atividades. A leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância empodera professoras e

pode ter mesmo efeito entre as meninas. Pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias vidas.

Os objetivos do grupo são: 1. Ler textos literários de qualidade; 2. Reunir meninas e mulheres

leitoras; 3. Ler em espaços escolares.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Metodologia: Em 2018 a atividade Leituras para Meninas será precedida pela escolha de textos e

seus respectivos leitores. Autores como Ana Maria Machado, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles,

Eva Furnari, Marjolaine Leray, Sylvia Orthof e Clarice Lispector serão revisitados. Outros,

descobertos e inseridos.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados da atividade Leituras para Meninas está a maior familiarização das

estudantes de Pedagogia com uma literatura feminista. A leitura de textos literários de qualidade, a

apresentação de escritoras mulheres para meninas, a reunião de meninas com mulheres leitoras (as

estudantes de Pedagogia) também é um dos resultados que, já tendo ocorrido no ano anterior, será

implementado e ampliado. Além disso, almejamos incrementar o espaço público de leitura que é a

biblioteca escolar, pois ler é, também, aprender a pensar.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A metodologia de avaliação dessa atividade terá como elementos os seguites pontos: 1. Presença de

meninas nas leituras; 2. Variedade de textos ofertados às meninas; 3. Elaboração de um curta com a

experiência para postar na página do PET Educação na internet.

Atividade - PESQUISA: Livros imperdíveis

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

260 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consta de uma pesquisa informal, via mídias eletrônicas. Tem como intuito marcar a

presença do livro e da leitura na vida de universitários. Já ocorrida em 2017, será sobre livros

imperdíveis e justifica-se por ter resultados muito interessantes. Desse modo, em 2018, vamos

repetir a atividade, ampliando o grupo de pessoas ouvidas. O auge ocorrerá no dia 23 de abril,

quando é comemorado o dia internacional do livro. A pesquisa será informal, através de uma rede

social - o WhatsApp - sobre um título que a nossa rede de contatos indica como imperdível. As

respostas recebidas serão organizadas em ordem alfabética e publicadas no BLOG do PET, indicando

o que estão lendo e recomendando.

Objetivos:

Objetivos: 1. Conhecer o que leem estudantes, professores, amigos; 2. Publicizar o que lemos e os

outros indicam como predileto; 3. Aprender a fazer pesquisa informal, de resultado rápido e com

ampla possibilidade de manifestação.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade terá vários passos: 1. Lançamento da pesquisa em fevereiro de 2018, para todos os

alunos da Pedagogia; 2. No dia 23 de abril, enviaremos uma pergunta a nossa lista de contatos: Qual

o livro que consideras imperdível? 3. Após receber respostas, estas serão organizadas em uma lista

em ordem alfabética; 4. A totalidade dos livros indicados será publicada no BLOG do PET educação;

5. Escolha dos dois mais indicados para uma leitura pública, em dezembro, mês de nascimento de

Erico Verissimo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados, almejamos ter: 1. Uma lista de livros lidos e imperdíveis; 2.

Publicização da leitura; 3. Divulgação de títulos e autores interessantes; 4. Convívio de leitores com

outros leitores via rede social;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Ao publicar os resultados e organizarmos a leitura pública dos dois mais citados, teremos um

retorno da aceitabilidade da pesquisa entre os usuários da rede.

Atividade - ENSINO: Reuniões semanais PET Educaçao

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

216 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade é rotina nos grupos PET e consite em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em

conjunto, por atividades e procedimentos que envolvem o programa na instituição. Como

justificativa, a ciência de que o Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais

colaborativos, acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos.

Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona qualificar a convivência e a proposição, discussão

e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião será por um tempo de no mínimo duas horas e terá

uma pauta previamente agendada. Nela, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de

posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata, responsabilidade de todos do grupo, terá

registro escrito e ficará disponível no BLOG do grupo. Eventualmente, será lida e aprovada na

reunião posterior.

Objetivos:

Objetivos: Os objetivos da realização de reuniões semanais são: 1. Formar profissionais

colaborativos; 2. Incentivar o acordo de contendas e diferenças; 3. Incentivar os estudantes a

argumentar e defender projetos; 4. Oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes petianos

e não só.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

As reuniões semanais ocorrerão com, no mínimo duas horas, previamente agendadas e pautadas.

Durante, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem

encaminhadas. A ata será o registro escrito do ocorrido e será composta a partir dos apontamentos

de todos e estará disponível no BLOG.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Resultados esperados: Temos como expectativa que os estudantes bolsistas se tornem profissionais

colaborativos, que possam visualizar a possibilidade de acordo quando houver contendas e

diferenças, que eles possam defender e argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível

conviver e dialogar com franqueza.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Metodologia de avaliação: A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser

observado a acúmulo de experiência do grupo e os avanços em diálogos.

Atividade - SIEPE UFPel: Pesquisa, Ensino e Extensão

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 19/11/2018 23/11/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em participar na 4ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)

da UFPel, que será realizada no segundo semestre de 2017. Justifica-se por ser uma semana que irá

congregar o 27º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 20º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS),

o 5º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 4º Congresso de Ensino de Graduação (CEG). Como

justificativa ainda, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e extensionistas)

apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.

Objetivos:

Entre os objetivos pretense-se: 1. Integrar o evento da instituição; 2. Conhecer e participar do 26º

Congresso de Iniciação Científica (CIC); 3. Participar do 19º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS);

4. Integrar o 4º Congresso de Extensão e Cultura (CEC); 5. Participar do 3º Congresso de Ensino de

Graduação (CEG).

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O primeiro momento é a preparação de um resumo, de acordo com o envento, a ser submentido à

avaliação; Logo depois, os estudantes inscrevem seus trabalhos. Ao serem aprovados, apresentam

em mesas temáticas suas pesquisas e demais trabalhos. A presença de colegas bolsistas e da Tutora

na assistência será incentivada.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Integração do grupo; 2. Qualidade da formação; 3.

Socialização de conhecimentos; 4. Integrar o grupo de pesquisadores e demais trabalhos da

instituição.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Como metodologia de avaliação estamos prevendo: 1. leitura prévia dos resumos; 2. Ensaio dos

mesmo no grupo; 3. Todos devem ter seus trabalhos inscritos e defendidos nos eventos; 4.

Publicação, no blog do grupo, dos resumos.

Atividade - ENSINO: SulPET Curitiba

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

48 27/04/2018 30/04/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em participar, com apresentação de trabalhos, no formato oral e banner, em

duas modalidades no evento SulPET que ocorrerá em Curitiba em abril de 2018.

Objetivos:

Entre os objetivos está a participação, no sul do país, em uma das mais interessantes atividades de

grupos PET: o evento SulPET. Internamente, visa dar visibilidade a trabalhos representativos do que

de melhor o PET Educação fez em 2017. Para o evento foram escolhidos os seguites temas e

estudantes: 1. LEITURA LITERÁRIA NO PET EDUCAÇÃO/UFPEL: PROJETOS E ATIVIDADES.

Estudante responsável: Leonardo Capra; 2. PROJETO NOVOS CAMINHOS: CONTRIBUIÇÃO PARA

FORMAÇÃO. Estudante responsável: Priscila Brock.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia pressupõe participar de todos os ritos: inscrição, elaboração de resumo,

apresentação, presença e relatório as demais bolsistas sobre a participação no Evento de acordo

com as regras.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Integração das estudantes aos demais ritos do evento; 2.

Apresentação dos trabalhos; 3. Relato do evento aos demais estudantes em reunião posterior.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Ao propor e realizar que os relatos sobre o evento e as apresentações feitas pelas colegas sejam

partilhados por todos, estaremos democratizando o acesso à informação. Além disso, o apoio

financeiro (pagamento das inscrições no evento) também é uma forma de avaliar nossa integração e

participação como grupo.

Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: COLABORAÇÃO

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

104 02/02/2018 22/12/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em aceitar a orientação de outros docentes que desenvolvem projetos de ensino,

pesquisa ou extensão na FaE/UFPel. Justifica-se por ser uma prática já consolidada: a colaboração

de estudantes PET Educação (bolsistas) com outros propostas. E, também, por ser benéfica na

formação integral dos bolsistas. Um exemplo ocorreu em 2017, quando um novo projeto se agregou

à grade de oferecidos até então. Foi o CLUBES DE COMPUTAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA

PROGRAMAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, Coordenado pela Docente Maria Simone

Debaco e exercido pela estudante Maiara Kringel. Em parceria com o Grupo de Ensino, Pesquisa e

Extensão Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec) UFPel e o Centro Tecnológico Educacional

de Pelotas (Cetep) pertencente a Secretaria Municipal de Educação (SMED), os clubes de

computação surgiram com o intuito de oportunizar alunos de escolas da rede pública de Pelotas o

contato desde cedo com a programação e robótica.

Objetivos:

Entre os objetivos está: 1. Colaboração com Projetos coordenados por outros docentes da Pedagogia;

2. Aprimoramento da formação para membros do grupo; 3. Divulgação do PET entre os estudantes;

4. Abertura da grade de ofertas de formação;

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade envolve uma bolsista PET que será inserida em pesquisa e a extensão na área. De acordo

com a docente orientadora, tem por objetivo descrever e analisar a importância da programação no

processo de aprendizagem de alunos participantes de uma turma do Clube de Computação da

E.M.E.F. Santa Teresinha. Será realizado através de observações em uma turma do Clube de

Computação da E.M.E.F. Santa Teresinha, composta por 15 alunos da escola, com idades entre 10 e

12 anos, estudantes do 3º ao 5º ano. As observações ocorrem durante os encontros do clube: todas

as segundas-feiras das 9h às 11h, no laboratório de informática da escola. A pesquisa segue uma

abordagem qualitativa.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Resultados esperados: 1. Qualidade da formação; 2. Diversidade de orientação; 3. Formação mais

ampla; 4. Diálogo sobre temas polêmicos e instigantes; 5. Partilhamento de saberes.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A docente que coordena o projeto atestará a presença e vínculo da estudante bolsista PET Educação

no projeto e em suas atividades (na escola, em eventos e demais tarefas).

Atividade - EXTENSÃO: Curso de Aperfeiçoamento

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

120 19/02/2018 10/11/2018

Descrição/Justificativa:

A atividade consta de um curso de aperfeiçoamento, a ser ofertado em 2018, tendo como foco a

Leitura literária na Escola e, como público, as Bibliotecárias da Rede Pública Municipal de Pelotas.

Intitulado Curso de Aperfeiçoamento Somos loucos por livros, será Coordenado pela Drª. Cristina

Maria Rosa (Tutora PET Educação) e pela Bibliotecária Simone Echebeste. O programa e a

realização irá contar com a colaboração da Pedagoga Estela Maria da Rocha Sampaio e da equipe de

estudantes que integram o GELL e o PET Educação: Alessandra Steilmann, Cinara Postringer, Ellen

Borba, Ieda Kurtz, Érica Leopoldo, Daniela Castro, Rafaela Camargo, Simone Conti e Tamires

Machado. Tal iniciativa se justifica em convite recebido, demanda da sociedade e necessidade de

inserir estudantes da Pedagogia nas rotinas das escolas. Considera-se que a biblioteca escolar é um

local em que aprendizagens fundamentais ocorrem. Portanto nada mais interessante do que obter

formação para atuar nela.

Objetivos:

O objetivo maior é a formação, continuada e focada na leitura literária, através de palestras e outras

atividades. O público preferencial é professoras do município de Pelotas que atuam nas bilbiotecas

escolares. Como objetivos agregados temos: 1. Atender a convite recebido das bibliotecárias do

Município de Pelotas: 2. Apoiar e responder a uma demanda da sociedade; 3. Inserir estudantes da

Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação; 4. Conhecer e aprender a

trabalhar nas Bibliotecas Escolares.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Palestras e outras atividades serão assim distribuiídas: 1. Reunião de planejamento com Leitura

Literária para o público (dezembro de 2017 e janeiro de 2018); 2. Reuniões preparatórias (fevereiro

de 2018); 3. Temas a serem abordados: Repertório e Acervo: leitura e diálogo; Ambientação de

bibliotecas e Espaços para leitura; Leitura literária: o que é e como fazer; Acervos de literatura

brasileira nas bibliotecas: ida às escolas para conhecer as bibliotecas; Critérios de Escolha de obras

literárias, entre outros. Como elementos agregadors teremos: 1. Tarde de Poesia: a árvore poética;

2. Elaboração de um Projeto de Leitura; 3. Visita à Feira do Livro e Café no Mercado 4. Leitura do

Acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Ao atender a convite recebido das bibliotecárias do Município de Pelotas, o resultado esperado é

conseguir apoiar e responder a uma demanda da sociedade. Além disso, pretende-se inserir

estudantes da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação e conhecer

e aprender a trabalhar em Bibliotecas Escolares, uma vez que esta atribuição, na maioria dos casos,

é realizada por educadores com ensino superior (Pedagogas).

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Ao participar da organização, realização e avaliação oral e por escrito ao fim do curso, pretende-se

que os estudantes envolidos adquiram expertise na questão e no tema, o que será considerado a

partir de seus relatórios escritos. A Composição de um livro (Antologia) com 200 textos literários e a

publicação online dos Projetos de Leitura elaborados pelas participantes é outra forma de avaliação

da atividade.

Atividade - ENSINO: Plataforma Lattes

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

80 03/03/2018 10/11/2018

Descrição/Justificativa:

A Atividade visa ensinar e aprender a preencher a Plataforma Lattes. Fundamental para todos os

estudantes da graduação, o PET Educação vai organizar um grupo de estudos e intervenção para

oportunizar aos demais estudantes da Licenciatura em Pedagogia o preenchimento correto e a

atualização do mesmo na Plataforma. Necessário para a continuidade dos estudos, a Plataforma

Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos

de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende

não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de

outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e

tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou

estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das

políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de

ciência, tecnologia e inovação. Como justificativa, a ciência de que o Currículo Lattes se tornou um

padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país.

Objetivos:

Como objetivos pretendemos: 1. Integrar as bases de dados de Currículos do país; 2. Inserir todos os

estudantes da Licenciatura em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus

currículos; 3. Conhecer e compreender que o CL é elemento indispensável e compulsório à análise

de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, dos

processos seletivos a Mestrado e Doutorado e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e

Universidades; 4. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Primeiro, abertura de inscrição a interessados; A proposta foi pensada para encontros quinzenais

que podem ocorrer, de acordo com o número de inscritos, diante de notebooks ou um telão. O foco

será ensinar a preencher a Plataforma Lattes a partir das dúvidas dos envolvidos que serão

convidados a trazerem seus documentos ou lista de e, com eles, preencheremos um modelar. Depois,

a partir das dúvidas individuais, ir sanando cada uma dela.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Envolver uma quantidade considerável de estudantes na

atividade; 2. Envolver todos os bolsistas PET na atividade; 3. Inserir estudantes da Licenciatura em

Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 4. Oportunizar o

conhecimento de que o CL é elemento de análise de mérito e competência dos pleitos de

financiamentos na área de ciência e tecnologia, de processos seletivos a programas de pósgraduação

no país e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades. 4. indicar

aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Como avaliação pretendemos publicizar o levantamento de quantos estudantes possuem cadastro na

Plataforma Lattes atualmente e quantos, ao final do ano, nela estarão inseridos. Como avaliação

qualitativa, depoimentos dos envolvidos poderão ser conhecidos no LOG do PET Educação.

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