IES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Grupo:
PEDAGOGIA Curso específico PT UFPEL 6341322
Tutor:
CRISTINA MARIA ROSA
Ano:
2018
Somatório da carga horária das atividades:
2248
Situação do Planejamento:
Homologado pelo CLAA
Considerações finais:
Com o planejamento esperamos cumprir com as proposições de formar integralmente o estudante
bolsista, ao lado e de acordo com a formação acadêmica que recebe da Licenciatura em Pedagogia.
Cumprir as metas de proposição de Ensino, Pesquia e Extensão que sustentam o PET Educação e a
Universidade como um todo é o grande desafio.
Resultados gerais:
Almejamos alcançar os resultados especialmente no que diz respeito ao envolvimento dos bolsistas
PET Educação com as atividades propostas. O intuito é oportunizar maiores laços com o público
alvo: os estudantes da Licenciatura em Pedagogia.
Atividade - EXTENSÃO e ENSINO: Micropolíticas de
formação do leitor literário
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
208 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
Com ampla realização em 2017, a Sala de leitura é uma atividade de ensino e extensão que será
reimplementada em 2018. O intuito é a abertura e uso do espaço público que abriga a Sala de leitura
Erico Verissimo. Criada em 2015, recebe grupos para mostrar, evidenciar e descrever a sala que foi
criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico e tem sido responsável por propor e
desenvolver micropolíticas de leitura. Inaugurada em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão
da Tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes
(bolsistas PET e voluntários) da Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade de
horários em que pode ser visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o
intervalo entre turnos, por exemplo.
Objetivos:
Objetivos: Promover a leitura literária no espaço acadêmico; Propor e desenvolver micropolíticas de
leitura; Desenvolver visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço; Promover cursos
livres; Realizar Saraus literários; Oportunizar pesquisas sobre o livro e a literatura; Ensinar
estudantes a se portarem em um acervo e com o público.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Metodologia: Primeiro, pelo recebimento de demandas da Pedagogia (estudantes professores,
coordenadores, diretores) além de escolas, secretarias de educação e cultura de municípios vizinhos
para apresentar dados, acervos, coleções e práticas Além disso, a assinatura do livro de presenças, a
captura de imagens dos momentos de visita e o compartilhamento de notícia nas redes será a tônica
de avaliação de uso da sala.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico através do
desenvolvimento de micropolíticas de leitura; 2. Realizar visitas guiadas para conhecimento do
acervo e do espaço; 3. Criar cursos livres como o Mediadores em Leitura Literária; 4. Realizar
Saraus literários; 5. Promover e incentivar a realização de pesquisas sobre o livro e a literatura; 6.
Realizar aulas em ambientes não convencionais;
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Como metodologia de avaliação da atividade pelo grupo elencamos: 1. Publicações no BLOG do PET
Educação; 2. Publicação das atividades na página da UFPel; 3. Publicação e divulgação da agenda de
atividades visitas guiadas, (datas e públicos recebidos); 4. Confecção e registro no livro de presença
das assinaturas dos envolvidos; 5. Atualização da programação com antecedência. Gratuitas, todas
as atividades são certificadas.
Atividade - PESQUISA: Perfil leitor do estudante de
Pedagogia 2017-2020
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
520 02/02/2017 22/12/2017
Descrição/Justificativa:
A atividade dará continuidade à busca busca por desenvolver uma ampla pesquisa que tenha como
tema central os processos de formação do leitor estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim
definir o Perfil leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel 2017-2019. Questões como: O que leu na
infância? Quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos? O que lê atualmente? Quais seus
procedimentos de leitura? Quais seus autores prediletos? Quais as obras que mais admira? são
algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos. O intuito é traçar um perfil do
estudante/futuro professor, uma vez que a licenciatura tem como produto a formação de professores
prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a formação do leitor como
tema preponderante. Com a proposição pretendemos conhecer e dar a conhecer a leitura e suas
práticas, entre os estudantes de Pedagogia.
Objetivos:
Objetivos: a) Traçar um perfil do estudante e futuro professor acerca de seus vínculos com a leitura;
b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia; c)
Conhecer hábitos, gostos, autores, gêneros e títulos prediletos.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Metodologia: Pesquisa de cunho qualitativo, para seu desenvolvimento será empreendida coletas de
dados (questionários abertos anônimos) em cada um dos nove semestres do Curso e, ao menos um
por semestre, desde o primeiro de 2017, no período de três anos. Além disso, pretende-se
desenvolver questionários semestrais com questões amplas, rodas de diálogo com/sobre os
resultados. Eventualmente, escolha de sujeitos para aprofundamento de questões e pesquisas
relâmpago via rede social, com uma única questão a ser inserida nos resultados.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Conhecer e publicizar perfis de leitores entre os estudantes da licenciatura em Pedagogia; Conhecer
e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia, com vistas a ampliar a
qualidade da formação docente e os laços com os acervos dispostos em bibliotecas escolares;
Elaborar resultados parciais e publicizar dados e conclusões em eventos, socializando e propondo
melhorias para a Licenciatura.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Em 2017, os primeiros resultados foram publicizados em três eventos (um em Porto Alegre e dois em
Pelotas) e, a convite da Coordenção das Licencitauras em Pedagogia, foi organizada um exposição
pública aos estudantes com a totalidade dos dados compilados. Em 2018, pretendemos dar
continuidade a essa forma de avaliação dos resultados.
Atividade - EXTENSÃO: Leituras no Museu do Doce
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
102 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
Projeto formado especialmente a estudantes de Pedagogia, o intuito é formar professores mais
qualificados no que tange à leitura de obras de literatura. Tendo recebido uma sala de leitura nas
dependências do Museu do Doce em 2017, em 2018 desejamos ampliar e qualificar o trabalho de
ofertta pública de leitura de obras literárias. Justifica-se por reconhecer que obras literárias infantis
de qualidade pouco circulam e cabe à Universidade saber quais são e como ofertá-las às crianças. O
intuito é interagir com as crianças, reinventar o acesso e uso às bibliotecas escolares, oportunizando
aos professores, também, um contato lúdico com a leitura de textos que estão nela.
Objetivos:
O objetivo do projeto é: 1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores, em Escolas e na
Universidade; 2. Incentivar os estudantes de Pedagogia a integrarem-se às escolas públicas, suas
bibliotecas e práticas de leitura, especialmente, pois será nestas que prioritariamente realização
estágios docentes.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Metodologia: Organiza-se a partir de estudos de literatura para crianças, especialmente, e realiza-se
através de leituras públicas para crianças no Museu do Doce.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Resultados esperados: 1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores; 2. Envolver
estudante no estudo de literatura para crianças; 3. Realizar leituras públicas para crianças e seus
professores.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Temos como pretensão avaliar as atividade através de: 1. Presença dos estudantes e bolsistas PET
nos estudos; 2. Realização de leituras datadas e agendadas; 3. Conhecimento de pessoas atingidas
nas atividades de leitura. 4. Registro através de fotos dos eventos ocorridos.
Atividade - ENSINO: Grupo de estudos em leitura literária
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
200 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em estudar literatura e intervir na escola. O foco é a Leitura literária, ou seja, a
realização de escolhas do que ler e como ler literatura na escola. Muito bem sucedido em 2017, o
Grupo de estudos em leitura literária deverá ser reeditado em 2018. Em 2017, escolas públicas,
especialmente as EMEIS foram atendidas. Uma das tarefas será realizar estudos sobre literatura e
sobre Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos. Justifica-se pela necessidade de disseminar
ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades através de palestras, cursos, eventos e em
leituras a serem realizadas em grupos. A participação de estudantes da Pedagogia será incentivada
através de programas como o Leitura Literária na Escola e Bibliotecas Escolares: ambiente e usos.
Objetivos:
Entre os objetivos dessa ação de ensino está: 1. O cultivo à cultura do escrito, entendido como o
processo de conhecer, evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do que está
escrito; 2. Conhecer e utilizar o repertório e o acervo literário preservado; 3. Disseminar
ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da
rede pública da cidade; 4. Estudar e, grupo e intervir na escola, tendo como foco a Leitura literária.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Metodologia: A atividade será realizada através de: 1. Encontros em reuniões de estudo; 2.
Organização e realização de eventos literários; 3. Ida às escolas, para leituras literárias.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Estudos sobre literatura; 2. Estudos de acervos
bibliográficos; 3. Escolha criteriosa de obras para leitura nas escolas; 4. Organização de acervos de
bibliotecas escolares; 5. Realização de leitura para grupos escolares.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
No que diz respeito à metodologia de avaliação da atividade pelo grupo pretendemos: 1. Registrar a
presença nas reuniões do grupo e nas atividades na escola; 2. Reeditar os cursos que já foram
oferecidos; 3. Inserir mais estudantes no processo.
Atividade - EXTENSÃO E ENSINO: Semana internacional do
Brincar
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
40 21/05/2018 28/05/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em preparar a participação do PET Educação na Semana Internacional do
Brincar. Ela ocorre entre os dias 21 e 28 de maio e a preparação para atuar nela e as tarefas que
serão desenvolvidas pelo PET Educação junto com os demais programas de ensino e extensão da
FaE. Ocorrida com a presença intensa do PET Educação em 2017, justifica-se pelos seguintes
argumentos: 1. Convite da direção da FaE/UFPel; 2. Protagonismo do PET na extensão com crianças
em escolas, especialmente quando se trata do ler ludicamente; 3. Integração a um programa junto
com os demais estudantes da FaE/UFPel; 4. Proporcionar vínculo com os demais grupos de pesquisa,
ensino e extensão da/na FaE/UFPel;
Objetivos:
Os objetivos para realizar tarefas na Semana mundial do Brincar promovida pela Aliança pela
Infância são: 1. Estar conectado ao tema; 2. Tornar o brincar a as preocupações com o tema
fundamental na formação inicial das pedagogas; 3. Tornar o brincar um campo de intervenção, uma
vez que é um direito das crianças; 4. Realizar atividades diversas, integradas as demais propostas
pela Aliança pela Infância, mas, prioritariamente, ler para crianças.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Metodologia: As atividades propostas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos.
Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura,
contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem
ludicidade aos lugares mais diversos. São atividades que envolvem o brincar livre, com brinquedos
não estruturados, para que as crianças se envolvam e se encantem durante o tempo das
brincadeiras. Assim, o PET Educação vai ofertar, em seu espaço de leitura literária, a Sala de Leitura
Erico Verissimo, atividades e leituras de acordo com o calendário a ser proposto.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados nesta semana, estão: 1. Cumprir o calendário proposto pela Direção
da FaE; 2. Estar conectado ao tema a ser definido; 3. Criar um espaço lúdico e agradável às
crianças; 4. Tornar o brincar a as preocupações com o tema fundamental na formação inicial das
pedagogas; 5. Realizar atividades diversas, integradas as demais, para adultos, também.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Entre os elementos de avaliação pretendemos, através da publicação da semana do brincar no BLOG
do PET, oportunizar que o registro de imagens, seja acompanhado de matéria a ser publicada no
blog e na página da UFPel.
Atividade - ENSINO: Aulas Públicas em Literatura Infantil
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
40 02/04/2018 02/11/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em aulas públicas a serem ofertadas a estudante e demais interessados.
Vinculada à disciplina optativa ofertada pela tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa, na
Licenciatura em Pedagogia, justifica-se pela importância da temática e pela facilidade de inserir
pessoas em espaços públicos. Ocorrido em 2017 com razoável retrorno, o foco, em 2018, será em
temas que surgem como importantes no decorrer do ano, como por exemplo, livros novos lançados
ou autores que se destacam ou mesmo polêmicas que tangenciam a litertatura para crianças no
Brasil. O público prioritário será estudantes da Pedagogia. No entanto, o público em geral será
sempre convidado.
Objetivos:
Entre os objetivos dessa atividade estão: 1. Formação mais plural dos estudantes, sobre o tema; 2.
Qualificação da formação; 3. Convívio com os demais cursos da UFPel; 4. Contato com o tema:
literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia pensada para a proposição e o desenvolvimento da atividade será: 1. Divulgação da
atividade na mídia da UFPel; 2. Preparo da Sala de Leitura Erico Verissimo; 3. Recepção dos
interessados; 4. Palestra oral acompanhada da leitura de livros; 5. Acesso ao acervo da sala; 6.
Assinatura de presenças;
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados nas aulas públicas a serem ofertadas temos: 1. O desejo de uma
formação mais plural dos estudantes, sobre o tema; 2. A qualificação destes na formação docente; 3.
O evidente convívio com os demais estudantes da UFPel; 4. Contato com o tema, ou seja, o
conhecimento da literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Através da publicização do evento na mídia da UFPel e da assinatura de presenças no livro de atas
da Sala de Leitura. o grupo terá uma visão da participação e do aceite da atividade proposta.
Atividade - ENSINO: INTERPET
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
48 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em participar das reuniões mensais dos grupos PET UFPel, o InterPET.
Atividade consolidada, justifica-se pela integração, publicização de grupos e modos de atuação bem
como oportuniza links com projetos desenvolvidos pelos demais grupos.
Objetivos:
Entre os oObjetivos estão: 1. Estabelecer relações humanas e grupais entre todos os estudantes; 2.
Reunir e consolidar a convivência entre tutores e administração dos grupos PET na UFPel; 3.
Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição; 4. Estabelecer novas e
intensas formas de sociabilidade.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia vem sendo aprimorada mas, basicamente, consiste em reuniões mensais organizadas
por grupos previamente escolhidos com a seguinte dinâmica: 1. Café da manhã integrador; 2.
Reunião temática com aprovação da ata da reunião anterior; 3. Diálogo sobre organização,
convivência, discussão política e acadêmica) relacionada à existência e permanência dos grupos nas
Universidades Brasileiras; 4. Despedida com acordos sobre pauta, organização, local e presenças.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Integração dos grupos; 2. Definição de atitudes e políticas de
convivência; 3. Atuação na UFPel e na cidade;
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Como metodologia de avaliação de todo o processo no anao de 2018 teremos: 1. A cada reunião,
preparação anterior; 2. No envento, presença e participação; 3. No retorno ao grupo, avaliação
posterior sobre decisões e combinados.
Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: Espetáculo Cultural
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
62 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em preparar e realizar um espetáculo literário. O PET Educação, com o apoio do
Grupo de Estudos em Leitura literária e da Sala de Leitura Erico Verissimo vai realiazar estudos,
durante o ano de 2018, com vistas a promover um espetáculo literário público nos meses de outubro,
novembro e dezembro de 2018. Focado em textos do escritor pelotense João Simões Lopes Neto,
será desenvolvida por estudantes da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel, sob a coordenação
da Drª. Cristina Maria Rosa (Tutota PET Educação). Justifica-se por buscar promover a leitura
literária no espaço acadêmico, pois a Sala de Leitura Erico Verissimo foi e tem sido responsável por
propor e desenvolver micropolíticas de leitura através da fruição literária. Tem como objetivo a
qualidade da existência humana, um bem inalienável.
Objetivos:
Tendo como objetivos ampliar os saberes a respeito do escritor de Contos gauchescos e Lendas do
Sul, o livro base para os estudos e escolha de texto a ser espetacularizado é de Aldyr Garcia Schlee e
foi editado pela IEL/Unisinos. Outros objetivos são: 1. Integrar a Feira do livro de Pelotas, com
oferta de leitura ensaiada e pública; 2. Aproximar o público da cidade da Univesidade; 3. Integrar
um grupo de leitores a uma hablidade: ler em público
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
O espetáculo está inserido nas demais atividades do PET Educação e conta com o apoio do GELL e
da Sala de Leitura Erico Verissimo. É um Projeto Integrado, aprovado pelo COCEPE em 22/06/2017
e registrado na Ata 14/2017 - Processo 277 Folha 06. A metodologia consta de: 1. Seleção de texto e
ensaios durante todo o ano: 2. Reaização de espetáculos no Museu do Doce, durante a feira do livro
de 2018; 3. Realização de um Espetáculo de Natal no hall do Gabinete da Reitoria da UFPel, para
para os servidores da UFPel.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados está o desejo me democratizar o acesso ao texto literário como
essencial na formação dos estudantes. Outros resultados esperados são: 1. Integrar a Feira do livro
de Pelotas, com oferta de leitura ensaiada e pública; 2. Aproximar o público da cidade da
Universidade; 3. Integrar um grupo de leitores a um texto de autor local e a uma hablidade: a leitura
em público
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Consederamos que parte do proceso avaliativo passa por: 1. Avaliação com a presença de público no
local; 2. Publicações nas redes sociais, especialmente na página da UFPel.
Atividade - ENSINO: Estudos Dirigidos
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
120 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em uma proposição de estudos dirigidos aos integrantes do Grupo PET
Educação. Originou-se no desejo de implementar uma metodologia fundamentada no princípio
didático de que o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem e evidencia talentos para
que o estudante aprenda. Justifica-se pelo interesse do grupo em aprofundar temas da docência e
pode ser tutoriado por qualquer docente da Faculdade de Educação. O bolsista PET localiza um
docente e o consulta a respeito da orientação. Se ele se mostrar interessado, o estudante passará a
desenvolver, sob orientação deste professor, horas de estudo dirigido.
Objetivos:
Entre os objetivos pretende-se: 1. Diversificar temas e abordagens na formação docente; 2. Ampliar
o contado com outros docentes da FaE/UFPel; 3. Integrar os estudantes à modos de pesquisa
inovadores e plurais;
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A proposição partirá do estudante que poderá contatar um docente e o consultar a respeito da
orientação. Se o professor se mostrar interessado, o estudante passará a desenvolver, sob orientação
deste professor, horas de estudo dirigido.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados, pretende-se diversificar temas e abordagens na formação dos
bolsistas, objetivando estabelecer ou ampliar vínculos com outros docentes, ampliar o contado com
professores e estudantes pesquisadores da FaE/UFPel e integrar os estudantes à modos de pesquisa
inovadores e plurais.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Relatório escrito elaborado por cada um dos bolsistas que desenvolver o programa no ano de 2018.
Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: Leituras para Meninas
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
40 08/03/2018 16/03/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade constitui-se de leituras públicas de obras literárias infanto-juvenis de escritoras
brasileiras e não só. As obras serão escolhidas por terem, em seu universo ficcional, protagonistas
meninas, mocinhas e ou mulheres que não esperam o príncipe encantado resolver seus problemas.
São personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si mesmas, propõem saídas inusitadas
para velhos problemas e são bem humoradas. Será desenvolvido pelo GELL - Grupo de Estudos em
Leitura Literária da FaE/UFPel com o apoio do PET Educação e será integrado a outras atividades
pensadas para o Dia Internacional da Mulher que serão desencadeadas pela Faculdade de Educação.
Objetivos:
Entre os objetivos está formar professores capazes de alertar meninas para as discussões e temas
que envolvem a questão feminina. Integrado a uma data especial e tendo como foco a leitura
literária, ler publicamente tem sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da
FaE/UFPel, que integra-se ao PET e conta com estudantes bolsistas para a realização de suas
atividades. A leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância empodera professoras e
pode ter mesmo efeito entre as meninas. Pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias vidas.
Os objetivos do grupo são: 1. Ler textos literários de qualidade; 2. Reunir meninas e mulheres
leitoras; 3. Ler em espaços escolares.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Metodologia: Em 2018 a atividade Leituras para Meninas será precedida pela escolha de textos e
seus respectivos leitores. Autores como Ana Maria Machado, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles,
Eva Furnari, Marjolaine Leray, Sylvia Orthof e Clarice Lispector serão revisitados. Outros,
descobertos e inseridos.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados da atividade Leituras para Meninas está a maior familiarização das
estudantes de Pedagogia com uma literatura feminista. A leitura de textos literários de qualidade, a
apresentação de escritoras mulheres para meninas, a reunião de meninas com mulheres leitoras (as
estudantes de Pedagogia) também é um dos resultados que, já tendo ocorrido no ano anterior, será
implementado e ampliado. Além disso, almejamos incrementar o espaço público de leitura que é a
biblioteca escolar, pois ler é, também, aprender a pensar.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A metodologia de avaliação dessa atividade terá como elementos os seguites pontos: 1. Presença de
meninas nas leituras; 2. Variedade de textos ofertados às meninas; 3. Elaboração de um curta com a
experiência para postar na página do PET Educação na internet.
Atividade - PESQUISA: Livros imperdíveis
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
260 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consta de uma pesquisa informal, via mídias eletrônicas. Tem como intuito marcar a
presença do livro e da leitura na vida de universitários. Já ocorrida em 2017, será sobre livros
imperdíveis e justifica-se por ter resultados muito interessantes. Desse modo, em 2018, vamos
repetir a atividade, ampliando o grupo de pessoas ouvidas. O auge ocorrerá no dia 23 de abril,
quando é comemorado o dia internacional do livro. A pesquisa será informal, através de uma rede
social - o WhatsApp - sobre um título que a nossa rede de contatos indica como imperdível. As
respostas recebidas serão organizadas em ordem alfabética e publicadas no BLOG do PET, indicando
o que estão lendo e recomendando.
Objetivos:
Objetivos: 1. Conhecer o que leem estudantes, professores, amigos; 2. Publicizar o que lemos e os
outros indicam como predileto; 3. Aprender a fazer pesquisa informal, de resultado rápido e com
ampla possibilidade de manifestação.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A atividade terá vários passos: 1. Lançamento da pesquisa em fevereiro de 2018, para todos os
alunos da Pedagogia; 2. No dia 23 de abril, enviaremos uma pergunta a nossa lista de contatos: Qual
o livro que consideras imperdível? 3. Após receber respostas, estas serão organizadas em uma lista
em ordem alfabética; 4. A totalidade dos livros indicados será publicada no BLOG do PET educação;
5. Escolha dos dois mais indicados para uma leitura pública, em dezembro, mês de nascimento de
Erico Verissimo.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados, almejamos ter: 1. Uma lista de livros lidos e imperdíveis; 2.
Publicização da leitura; 3. Divulgação de títulos e autores interessantes; 4. Convívio de leitores com
outros leitores via rede social;
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Ao publicar os resultados e organizarmos a leitura pública dos dois mais citados, teremos um
retorno da aceitabilidade da pesquisa entre os usuários da rede.
Atividade - ENSINO: Reuniões semanais PET Educaçao
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
216 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade é rotina nos grupos PET e consite em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em
conjunto, por atividades e procedimentos que envolvem o programa na instituição. Como
justificativa, a ciência de que o Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais
colaborativos, acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos.
Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona qualificar a convivência e a proposição, discussão
e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião será por um tempo de no mínimo duas horas e terá
uma pauta previamente agendada. Nela, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de
posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata, responsabilidade de todos do grupo, terá
registro escrito e ficará disponível no BLOG do grupo. Eventualmente, será lida e aprovada na
reunião posterior.
Objetivos:
Objetivos: Os objetivos da realização de reuniões semanais são: 1. Formar profissionais
colaborativos; 2. Incentivar o acordo de contendas e diferenças; 3. Incentivar os estudantes a
argumentar e defender projetos; 4. Oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes petianos
e não só.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
As reuniões semanais ocorrerão com, no mínimo duas horas, previamente agendadas e pautadas.
Durante, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem
encaminhadas. A ata será o registro escrito do ocorrido e será composta a partir dos apontamentos
de todos e estará disponível no BLOG.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Resultados esperados: Temos como expectativa que os estudantes bolsistas se tornem profissionais
colaborativos, que possam visualizar a possibilidade de acordo quando houver contendas e
diferenças, que eles possam defender e argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível
conviver e dialogar com franqueza.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Metodologia de avaliação: A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser
observado a acúmulo de experiência do grupo e os avanços em diálogos.
Atividade - SIEPE UFPel: Pesquisa, Ensino e Extensão
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
40 19/11/2018 23/11/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em participar na 4ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE)
da UFPel, que será realizada no segundo semestre de 2017. Justifica-se por ser uma semana que irá
congregar o 27º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 20º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS),
o 5º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 4º Congresso de Ensino de Graduação (CEG). Como
justificativa ainda, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e extensionistas)
apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.
Objetivos:
Entre os objetivos pretense-se: 1. Integrar o evento da instituição; 2. Conhecer e participar do 26º
Congresso de Iniciação Científica (CIC); 3. Participar do 19º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS);
4. Integrar o 4º Congresso de Extensão e Cultura (CEC); 5. Participar do 3º Congresso de Ensino de
Graduação (CEG).
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
O primeiro momento é a preparação de um resumo, de acordo com o envento, a ser submentido à
avaliação; Logo depois, os estudantes inscrevem seus trabalhos. Ao serem aprovados, apresentam
em mesas temáticas suas pesquisas e demais trabalhos. A presença de colegas bolsistas e da Tutora
na assistência será incentivada.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Integração do grupo; 2. Qualidade da formação; 3.
Socialização de conhecimentos; 4. Integrar o grupo de pesquisadores e demais trabalhos da
instituição.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Como metodologia de avaliação estamos prevendo: 1. leitura prévia dos resumos; 2. Ensaio dos
mesmo no grupo; 3. Todos devem ter seus trabalhos inscritos e defendidos nos eventos; 4.
Publicação, no blog do grupo, dos resumos.
Atividade - ENSINO: SulPET Curitiba
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
48 27/04/2018 30/04/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em participar, com apresentação de trabalhos, no formato oral e banner, em
duas modalidades no evento SulPET que ocorrerá em Curitiba em abril de 2018.
Objetivos:
Entre os objetivos está a participação, no sul do país, em uma das mais interessantes atividades de
grupos PET: o evento SulPET. Internamente, visa dar visibilidade a trabalhos representativos do que
de melhor o PET Educação fez em 2017. Para o evento foram escolhidos os seguites temas e
estudantes: 1. LEITURA LITERÁRIA NO PET EDUCAÇÃO/UFPEL: PROJETOS E ATIVIDADES.
Estudante responsável: Leonardo Capra; 2. PROJETO NOVOS CAMINHOS: CONTRIBUIÇÃO PARA
FORMAÇÃO. Estudante responsável: Priscila Brock.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A metodologia pressupõe participar de todos os ritos: inscrição, elaboração de resumo,
apresentação, presença e relatório as demais bolsistas sobre a participação no Evento de acordo
com as regras.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Integração das estudantes aos demais ritos do evento; 2.
Apresentação dos trabalhos; 3. Relato do evento aos demais estudantes em reunião posterior.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Ao propor e realizar que os relatos sobre o evento e as apresentações feitas pelas colegas sejam
partilhados por todos, estaremos democratizando o acesso à informação. Além disso, o apoio
financeiro (pagamento das inscrições no evento) também é uma forma de avaliar nossa integração e
participação como grupo.
Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: COLABORAÇÃO
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
104 02/02/2018 22/12/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consiste em aceitar a orientação de outros docentes que desenvolvem projetos de ensino,
pesquisa ou extensão na FaE/UFPel. Justifica-se por ser uma prática já consolidada: a colaboração
de estudantes PET Educação (bolsistas) com outros propostas. E, também, por ser benéfica na
formação integral dos bolsistas. Um exemplo ocorreu em 2017, quando um novo projeto se agregou
à grade de oferecidos até então. Foi o CLUBES DE COMPUTAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA
PROGRAMAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, Coordenado pela Docente Maria Simone
Debaco e exercido pela estudante Maiara Kringel. Em parceria com o Grupo de Ensino, Pesquisa e
Extensão Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec) UFPel e o Centro Tecnológico Educacional
de Pelotas (Cetep) pertencente a Secretaria Municipal de Educação (SMED), os clubes de
computação surgiram com o intuito de oportunizar alunos de escolas da rede pública de Pelotas o
contato desde cedo com a programação e robótica.
Objetivos:
Entre os objetivos está: 1. Colaboração com Projetos coordenados por outros docentes da Pedagogia;
2. Aprimoramento da formação para membros do grupo; 3. Divulgação do PET entre os estudantes;
4. Abertura da grade de ofertas de formação;
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
A atividade envolve uma bolsista PET que será inserida em pesquisa e a extensão na área. De acordo
com a docente orientadora, tem por objetivo descrever e analisar a importância da programação no
processo de aprendizagem de alunos participantes de uma turma do Clube de Computação da
E.M.E.F. Santa Teresinha. Será realizado através de observações em uma turma do Clube de
Computação da E.M.E.F. Santa Teresinha, composta por 15 alunos da escola, com idades entre 10 e
12 anos, estudantes do 3º ao 5º ano. As observações ocorrem durante os encontros do clube: todas
as segundas-feiras das 9h às 11h, no laboratório de informática da escola. A pesquisa segue uma
abordagem qualitativa.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Resultados esperados: 1. Qualidade da formação; 2. Diversidade de orientação; 3. Formação mais
ampla; 4. Diálogo sobre temas polêmicos e instigantes; 5. Partilhamento de saberes.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
A docente que coordena o projeto atestará a presença e vínculo da estudante bolsista PET Educação
no projeto e em suas atividades (na escola, em eventos e demais tarefas).
Atividade - EXTENSÃO: Curso de Aperfeiçoamento
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
120 19/02/2018 10/11/2018
Descrição/Justificativa:
A atividade consta de um curso de aperfeiçoamento, a ser ofertado em 2018, tendo como foco a
Leitura literária na Escola e, como público, as Bibliotecárias da Rede Pública Municipal de Pelotas.
Intitulado Curso de Aperfeiçoamento Somos loucos por livros, será Coordenado pela Drª. Cristina
Maria Rosa (Tutora PET Educação) e pela Bibliotecária Simone Echebeste. O programa e a
realização irá contar com a colaboração da Pedagoga Estela Maria da Rocha Sampaio e da equipe de
estudantes que integram o GELL e o PET Educação: Alessandra Steilmann, Cinara Postringer, Ellen
Borba, Ieda Kurtz, Érica Leopoldo, Daniela Castro, Rafaela Camargo, Simone Conti e Tamires
Machado. Tal iniciativa se justifica em convite recebido, demanda da sociedade e necessidade de
inserir estudantes da Pedagogia nas rotinas das escolas. Considera-se que a biblioteca escolar é um
local em que aprendizagens fundamentais ocorrem. Portanto nada mais interessante do que obter
formação para atuar nela.
Objetivos:
O objetivo maior é a formação, continuada e focada na leitura literária, através de palestras e outras
atividades. O público preferencial é professoras do município de Pelotas que atuam nas bilbiotecas
escolares. Como objetivos agregados temos: 1. Atender a convite recebido das bibliotecárias do
Município de Pelotas: 2. Apoiar e responder a uma demanda da sociedade; 3. Inserir estudantes da
Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação; 4. Conhecer e aprender a
trabalhar nas Bibliotecas Escolares.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Palestras e outras atividades serão assim distribuiídas: 1. Reunião de planejamento com Leitura
Literária para o público (dezembro de 2017 e janeiro de 2018); 2. Reuniões preparatórias (fevereiro
de 2018); 3. Temas a serem abordados: Repertório e Acervo: leitura e diálogo; Ambientação de
bibliotecas e Espaços para leitura; Leitura literária: o que é e como fazer; Acervos de literatura
brasileira nas bibliotecas: ida às escolas para conhecer as bibliotecas; Critérios de Escolha de obras
literárias, entre outros. Como elementos agregadors teremos: 1. Tarde de Poesia: a árvore poética;
2. Elaboração de um Projeto de Leitura; 3. Visita à Feira do Livro e Café no Mercado 4. Leitura do
Acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Ao atender a convite recebido das bibliotecárias do Município de Pelotas, o resultado esperado é
conseguir apoiar e responder a uma demanda da sociedade. Além disso, pretende-se inserir
estudantes da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação e conhecer
e aprender a trabalhar em Bibliotecas Escolares, uma vez que esta atribuição, na maioria dos casos,
é realizada por educadores com ensino superior (Pedagogas).
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Ao participar da organização, realização e avaliação oral e por escrito ao fim do curso, pretende-se
que os estudantes envolidos adquiram expertise na questão e no tema, o que será considerado a
partir de seus relatórios escritos. A Composição de um livro (Antologia) com 200 textos literários e a
publicação online dos Projetos de Leitura elaborados pelas participantes é outra forma de avaliação
da atividade.
Atividade - ENSINO: Plataforma Lattes
Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade
80 03/03/2018 10/11/2018
Descrição/Justificativa:
A Atividade visa ensinar e aprender a preencher a Plataforma Lattes. Fundamental para todos os
estudantes da graduação, o PET Educação vai organizar um grupo de estudos e intervenção para
oportunizar aos demais estudantes da Licenciatura em Pedagogia o preenchimento correto e a
atualização do mesmo na Plataforma. Necessário para a continuidade dos estudos, a Plataforma
Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos
de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende
não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de
outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e
tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou
estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das
políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de
ciência, tecnologia e inovação. Como justificativa, a ciência de que o Currículo Lattes se tornou um
padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país.
Objetivos:
Como objetivos pretendemos: 1. Integrar as bases de dados de Currículos do país; 2. Inserir todos os
estudantes da Licenciatura em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus
currículos; 3. Conhecer e compreender que o CL é elemento indispensável e compulsório à análise
de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, dos
processos seletivos a Mestrado e Doutorado e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e
Universidades; 4. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Primeiro, abertura de inscrição a interessados; A proposta foi pensada para encontros quinzenais
que podem ocorrer, de acordo com o número de inscritos, diante de notebooks ou um telão. O foco
será ensinar a preencher a Plataforma Lattes a partir das dúvidas dos envolvidos que serão
convidados a trazerem seus documentos ou lista de e, com eles, preencheremos um modelar. Depois,
a partir das dúvidas individuais, ir sanando cada uma dela.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,
para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Entre os resultados esperados estão: 1. Envolver uma quantidade considerável de estudantes na
atividade; 2. Envolver todos os bolsistas PET na atividade; 3. Inserir estudantes da Licenciatura em
Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 4. Oportunizar o
conhecimento de que o CL é elemento de análise de mérito e competência dos pleitos de
financiamentos na área de ciência e tecnologia, de processos seletivos a programas de pósgraduação
no país e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades. 4. indicar
aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Como avaliação pretendemos publicizar o levantamento de quantos estudantes possuem cadastro na
Plataforma Lattes atualmente e quantos, ao final do ano, nela estarão inseridos. Como avaliação
qualitativa, depoimentos dos envolvidos poderão ser conhecidos no LOG do PET Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário