As palavras de Antonio Maurício
Na tardinha de 22 de outubro, após
manifestarmos publicamente os resultados da consulta pública que indicou os
dois professores que ocuparão a Direção da FaE entre 2020 e 2024, o Professor Antônio Mauricio Medeiros Alves, enviou ao PET Educação algumas
palavras. Leia:
Obrigado Cristina pelo envolvimento do
PET Educação no processo de eleição da direção da FaE! Um abraço
Reunidos,
na manhã de sexta, nós, do PET Educação, compusemos uma resposta a sua
mensagem. Ela está aqui e tu podes ler:
Professor Antônio Maurício
Obrigada pelas tuas palavras,
já as compartilhei com o grupo.
Para o PET Educação, foi um prazer
participar, escrever sobre, dialogar, entrevistar cada uma das candidaturas à
Direção da FaE. Entre outras coisas, aprendemos:
1.
O
papel a ser desempenhado por um membro de uma COE, que inclui a
responsabilidade em arcar com uma suposta neutralidade, a necessidade de compor
um pensamento grupal e responder pela organização de um pleito com características
tão envolventes. Ao participar, um de nossos petianos dividiu conosco o formato
e as demandas (pensamentos, argumentos e procedimentos) e, assim, o grupo
aprendeu muito;
2.
A
forma educada e generosa quando da manifestação de nossas preferências
profissionais e políticas, visto que as candidaturas apresentaram perfis
bastante contrastantes, nesse aspecto. Como tu sabes, entre os treze
integrantes do PET Educação (doze bolsistas e uma tutora), houve partidários
das duas candidaturas, o que oportunizou um debate interno rico e repleto de
metáforas divertidas. Hoje, tendo votado por proposições diferentes,
continuamos um grupo. Talvez, mais forte e mais experiente;
3.
Aprendemos,
também, a necessidade de qualificar nossa presença nas Pedagogias, uma vez que
o PET tem como responsabilidade essencial a qualificação da Licenciatura
naquilo em que é frágil e detectamos, como fragilidade, o desconhecimento das
tarefas de um Diretor e Vice, entre os votantes;
4.
Nos
impactamos com a não presença na eleição de 366 estudantes, o que corresponde a
52,51% do total de votantes. Consideramos grave este acontecimento e supomos
que indica a incapacidade que tivemos, nós, da FaE, de emocioná-los e
integrá-los em um momento único, raro, de enfrentamento de projetos políticos e
profissionais, culturais e ideológicos, pragmáticos e intelectuais;
5.
Ficamos
maravilhados com a rede de apoio que as candidaturas angariaram em outras
universidades, escolas e, especialmente entre ex-alunos da FaE que hoje exercem
a profissão em diferenciados lugares. Entendemos, com isso, que a formação de
professores não se encerra com o recebimento do diploma e que as marcas das
salas de aula e corredores da FaE permanecem, por anos, nas vidas pessoais e
profissionais.
Hoje, o PET Educação conhece mais parte
da democracia, embora ainda não esteja satisfeito, pois parcela muito grande
dos futuros professores que estarão nas redes não se manifestaram. Será que não
mais importa quem governa? Será que tanto faz quem coordena? Onde estão os 366
estudantes? Por que ficaram à margem? O PET Educação sabe que não és
tu, Antonio Maurício, que poderá responder a todas essas questões. Mas se sente
no dever de fazer as perguntas.
Um abraço afetuoso
PET Educação.