Páginas

30 outubro 2020

PET Educação ensaia para a SIIEPE

 

Humanos e frágeis: PET Educação na SIIEPE 2020

Hoje, sexta-feira, dia 30 de outubro, o PET Educação estará reunido, entre 17 e 19 horas para mais um ensaio de seus trabalhos inscrito na SIIEPE.

É um evento que reúne a força do pensamento acadêmico, através das suas dimensões: ensino, pesquisa, extensão e inovação.

É uma declaração de que a UFPel tem a capacidade de olhar para si, de olhar a partir de si e de considerar sua alavanca, seu motivo, sua essência, a realidade, o tempo presente e a transformação.

 Pandemia e Universidade

É inegável que há muito que falar ainda sobre o tempo que estamos vivendo...

Apesar das muitas narrativas – e análises, opiniões, estudos – o que nos aguarda após a pandemia? Haverá um "após"?

Observando o passado, percebe-se que as grandes pandemias foram responsáveis por mudanças irreversíveis nas sociedades. Estamos diante de outra grande pandemia e no fluxo dos acontecimentos. Percebemos que velhas verdades não são imutáveis...

Somos frágeis. Humanos e frágeis.

Mas, gostamos de estudar.



Vamos À SIIEPE!

O PET educação tem responsabilidade dom o conhecimento que produz. Na universidade, esse conhecimento tem de ser partilhado.

Então, inscrevemos trabalhos e estamos nos preparando para defendê-los.

Hoje é um dia de ensaio.

Ao sermos obrigados a abdicar da presença física uns dos outros em nossas reuniões, ao abrir mão do diálogo frente a frente, dos abraços e das comemorações, criamos um modo de nos encontrarmos.

E sim, gostamos de estudar.

Então, vamos à SIIEPE!

Em breve, aqui, link para todos os nosso trabalhos...

29 outubro 2020

Educação pública: 10 princípios...

 

Princípios em defesa da educação pública

Cristina Maria Rosa

 No dia de hoje, o PET Educação recebeu uma mensagem da Professora Nalú Farenzena. Nela, Nalú – que já trabalhou na FaE/UFPel e hoje atua na UFRGS – nos enviou o documento 10 Princípios em defesa da Educação Pública na eleições Municipais. 

Assinado pela Rede Comunica Ação, que representa quatorze sociedades científicas brasileiras, o documento em defesa da educação pública nas eleições 2020, o Documento, segundo Nalú, contém uma das demandas da FINEDUCA, a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, que, entre seus objetivos, intenciona "contribuir para que os poderes públicos garantam a realização do direito À educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade para todos, mediante um financiamento adequado, com a garantia de fiscalização e controle social".

O PET Educação apresenta aqui o link para ler, na íntegra, o documento, que contém 30 páginas e foi criado coletivamente pelos integrantes da Rede Comunica Educação. A revisão foi feita pelo João Marinho e o Projeto Gráfico pela Galegas Mídia. Na apresentação, as seguintes palavras:

 

O documento 10 princípios em defesa da educação pública nas eleições 2020 é uma ação da Rede Comunica Educação, composta 14 sociedades científicas e entidades acadêmicas e de classe da área da educação. Resultante de um trabalho coletivo e da diversidade das componentes da Rede, o documento pautado no princípio constitucional de “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber” (CF 1988 - artigo 206) retoma as metas do Plano Nacional de Educação (2014- 2024) para discutir temas que têm vinculação direta com a atuação dos municípios. Nessa perspectiva, propomos que os 10 princípios possam ocupar a agenda do debate de candidatos a prefeituras e câmaras municipais, uma vez que Financiamento/Fundeb, Gestão Democrática, Formação e valorização dos profissionais de educação, Autonomia curricular, Diversidade, Educação inclusiva, Educação de crianças de zero a seis anos de idade, Compromisso com a alfabetização, Ciência e tecnologia como cultura e Garantia da qualidade social devem receber especial dos governos locais, preocupados em assegurar a educação pública de qualidade como direito de todos(as), bem como, o desenvolvimento da ciência e da pesquisa. Rede Comunica Educação.

 


Crianças pequenas...

Uma das metas expressas no documento é Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.

 Bônus:

Leia mais e, se quiser, todo o importante documento em: http://pensaraeducacao.com.br/wp-content/uploads/2020/10/10principios.pdf

26 outubro 2020

Processo Eleitoral na FaE: resultados oficiais


|Na segunda-feira, dia 26/10/2020, às 14 horas, reuniu-se o CD - Conselho Departamental da FaE - para homologar os resultados da Consulta pública à Comunidade da FaE para a gestão 2020-2024.

Nela, a pauta foi:

"A Comissão Eleitoral instituída pela Portaria nº 08/2020 - FaE, para coordenar e fiscalizar o processo de consulta à comunidade da Faculdade de Educação para a escolha do Diretor e da Vice-Diretora desta Unidade Acadêmica, nos termos do art. 9, inciso IV, declara que não recebeu recursos referente ao mencionado processo.


Verificou-se os seguintes resultados:

Discentes:

Chapa 1: 171 (cento e setenta e um) votos;

Chapa 2: 156 (cento e cinquenta e seis) votos;

Brancos: 2 (dois);

Nulos: 2 (dois).

Docentes:

Chapa 1: 26 (vinte e seis) votos;

Chapa 2: 22 (vinte e dois) votos;

Brancos: 2 (dois);

Nulos: 2 (dois).


Técnicas/os:

Chapa 1: 5 (cinco) votos;

Chapa 2: 3 (três) votos.

Totais:

Chapa 1: 202 (duzentos e dois) votos;

Chapa 2: 181 (cento e oitenta e um) votos;

Brancos: 4 (quatro); Nulos: 4 (quatro).

Os resultados estão disponíveis no Anexo (1096802). Considerando o art. 11 do Edital n. 1/2020 da FaE, foi considerada eleita a Chapa 1 por ter obtido a maioria simples dos votos.

Chapa vencedora: Chapa 1 - Chapa FaE + Coletiva + Local e + Global.

Direção: Álvaro Moreira Hypolito; Vice-Direção: Aline Accorssi".



23 outubro 2020

PET Educação e o processo de eleição à Direção da FaE/UFPel

 


As palavras de Antonio Maurício

 

Na tardinha de 22 de outubro, após manifestarmos publicamente os resultados da consulta pública que indicou os dois professores que ocuparão a Direção da FaE entre 2020 e 2024, o Professor Antônio Mauricio Medeiros Alves, enviou ao PET Educação algumas palavras. Leia:

 

Obrigado Cristina pelo envolvimento do PET Educação no processo de eleição da direção da FaE! Um abraço


Reunidos, na manhã de sexta, nós, do PET Educação, compusemos uma resposta a sua mensagem. Ela está aqui e tu podes ler:

 

Professor Antônio Maurício

Obrigada pelas tuas palavras, já as compartilhei com o grupo.

Para o PET Educação, foi um prazer participar, escrever sobre, dialogar, entrevistar cada uma das candidaturas à Direção da FaE. Entre outras coisas, aprendemos:

1.                 O papel a ser desempenhado por um membro de uma COE, que inclui a responsabilidade em arcar com uma suposta neutralidade, a necessidade de compor um pensamento grupal e responder pela organização de um pleito com características tão envolventes. Ao participar, um de nossos petianos dividiu conosco o formato e as demandas (pensamentos, argumentos e procedimentos) e, assim, o grupo aprendeu muito;

2.                 A forma educada e generosa quando da manifestação de nossas preferências profissionais e políticas, visto que as candidaturas apresentaram perfis bastante contrastantes, nesse aspecto. Como tu sabes, entre os treze integrantes do PET Educação (doze bolsistas e uma tutora), houve partidários das duas candidaturas, o que oportunizou um debate interno rico e repleto de metáforas divertidas. Hoje, tendo votado por proposições diferentes, continuamos um grupo. Talvez, mais forte e mais experiente;

3.                 Aprendemos, também, a necessidade de qualificar nossa presença nas Pedagogias, uma vez que o PET tem como responsabilidade essencial a qualificação da Licenciatura naquilo em que é frágil e detectamos, como fragilidade, o desconhecimento das tarefas de um Diretor e Vice, entre os votantes;

4.                 Nos impactamos com a não presença na eleição de 366 estudantes, o que corresponde a 52,51% do total de votantes. Consideramos grave este acontecimento e supomos que indica a incapacidade que tivemos, nós, da FaE, de emocioná-los e integrá-los em um momento único, raro, de enfrentamento de projetos políticos e profissionais, culturais e ideológicos, pragmáticos e intelectuais;

5.                 Ficamos maravilhados com a rede de apoio que as candidaturas angariaram em outras universidades, escolas e, especialmente entre ex-alunos da FaE que hoje exercem a profissão em diferenciados lugares. Entendemos, com isso, que a formação de professores não se encerra com o recebimento do diploma e que as marcas das salas de aula e corredores da FaE permanecem, por anos, nas vidas pessoais e profissionais.

Hoje, o PET Educação conhece mais parte da democracia, embora ainda não esteja satisfeito, pois parcela muito grande dos futuros professores que estarão nas redes não se manifestaram. Será que não mais importa quem governa? Será que tanto faz quem coordena? Onde estão os 366 estudantes? Por que ficaram à margem? O PET Educação sabe que não és tu, Antonio Maurício, que poderá responder a todas essas questões. Mas se sente no dever de fazer as perguntas.

Um abraço afetuoso

PET Educação.

 

22 outubro 2020

51,24% da FaE escolhe Direção

Eleições à Direção da FaE/UFPel

Cristina Maria Rosa


No último mês, a Faculdade de Educação, após muitos anos, teve uma disputa por seu cargo mais importante: a Direção.

Para concorrer a esta função, Diretor e Vice-Diretora, duas candidaturas se inscreveram e arregimentaram apoiadores entre docentes, estudantes e Taes na Faculdade que forma professores para a educação infantil e os anos iniciais da escolarização (Licenciatura em Pedagogia), além de Especialistas, Mestres e Doutores em Educação. 

Na manhã de hoje, quinta-feira, dia 22 de outubro, conhecemos os resultados da consulta informal à Direção da FaE. Abertas as  urnas, o que se viu foi:


1.      Dos 763 votos possíveis, apenas 391 se manifestaram (51,24%);

2.      Entre os 57 docentes possíveis votantes, 52 exerceram o direito (91,22%);

3.      Há na FaE, 697 estudantes com possibilidade de votar, atualmente. Destes, apenas 331 decidiram participar do pleito, o que corresponde a 47,48%;

4.      A categoria dos Técnicos teve expressiva presença na eleição: dos nove possíveis votantes, apenas um não exerceu este direito, totalizando 88,88% de participação.

 

Por que votar?

Na FaE, o voto à Direção é universal, ou seja, cada um que participa, tem valor igual. Essa é a diferença das demais eleições na Universidade. E é por isso que é tão importante votar.

Resultados...

Observando os dados da votação, percebemos que os novos diretores foram eleitos por 45,61% dos professores, 24,53% dos estudantes e  55,55% dos TAEs.

E...

Esta observação nos leva a imaginar que ainda não somos capazes de mobilizar todos os nossos estudantes em um  mmomento tão importante! 

 

As escolhas

1.      26 docentes (50% dos que votaram) escolheram Álvaro e Aline e 22 professores (42,30% dos que votaram), deram seu voto à Antonio Maurício e Vania;

2.      171 estudantes (24,53% dos possíveis votantes) escolheram a chapa 1 e outros 156 estudantes (22,38% do total de possíveis votos) decidiram apoiar Antônio Mauricio e Vania;

3.      TAES também escolheram Álvaro e Aline para dirigirem a FaE nos próximos quatro anos: dos oito que votaram, cinco escolheram a Chapa 1 e três, a Chapa 2.


Bônus:

O PET Educação agradece às duas candidaturas por terem reconhecido nosso Grupo de Educação Tutorial e nosso Blog um espaço de interlocução;

Parabeniza os professores Álvaro, Aline, Antonio Maurício e Vania, por terem nos proporscionado aulas de democracia;

Deseja aos novos Diretores da FaE, Álvaro e Aline, sucesso em seus projetos.

 

 


19 outubro 2020

Como votar on-line: instruções...

 


Como votar: instruções...

Cristina Maria Rosa

 

Cara CRISTINA MARIA ROSA,

Neste email você está recebendo o LINK da eleição para a Direção da Faculdade de Educação da UFPel, assim como sua SENHA pessoal. Ressalta-se que esta é gerada pelo sistema, com caráter sigiloso e intransferível.

Guarde este mail com estas informações, pois você poderá votar em qualquer momento dentro do período válido.

Atenção! Você terá acesso à cabine de votação a partir do recebimento deste e-mail, porém somente poderá depositar o voto dentro do período de votação:

Abertura da eleição: 19.10.2020 às 8h
Encerramento da eleição: 21.10.2020 às 23h45min.

Sua participação é muito importante para a Faculdade de Educação e para a UFPel. Use o link abaixo para votar.

URL da Eleição:

https://votacao.ufpel.edu.br/helios/e/FaEProf_16/vote

Código de Identificação da Eleição: XvKfHf4fS1q3m+p2ii67E1YNZzEz3tzLu1lijHvsh5E

Seu ID de eleitor: segredo

Sua senha para essa eleição: mais segredo

Para proteger a sua privacidade, essa eleição está configurada para utilizar um pseudônimo de eleitor, assim seu login, nome ou e-mail não serão mostrados para o público em geral. Portanto, ao invés de seu nome, o centro de rastreamento de cédula vai listar apenas o seu pseudônimo.

Seu pseudônimo de eleitor: ainda um  segredo...

IMPORTANTE: quando você for solicitado a informar seu login para votar, informe seu *ID de eleitor* ao invés de seu pseudônimo.

Você pode depositar quantos votos quiser, apenas o último voto será contabilizado.

Universidade Federal de Pelotas – UFPel www.ufpel.edu.br