UNIVERSIDADE
FEDERAL DE PELOTAS
Grupo: PEDAGOGIA
Curso específico
PET UFPEL 6341322
Tutora:
CRISTINA MARIA ROSA
Ano: 2017
Somatório da
carga horária das atividades: 1660
Situação do
Planejamento: Aprovado pelo Pró-Reitor
Considerações
finais: O grupo de atividades propostas engloba o objetivo
geral e maior do Grupo PET Educação: ampliar e qualificar a formação de
estudantes - os bolsistas e os demais - através da integração à Pedagogia, licenciatura
na qual o grupo está alicerçado. Busca-se ainda, promover o convívio cidadão e
plural entre discentes, docentes e a escola pública. Para tal, eventos,
atividades e projetos no campo do ensino, da pesquisa e da extensão são
fundamentais e integram a proposição de forma equilibrada.
Resultados
gerais: Almeja-se que o grupo de atividades propostas
efetivamente amplie e qualifique a formação dos estudantes - todos da Pedagogia
e mais os que se aproximarem, além de inseri-los em práticas e procedimentos
nas escolas e em políticas públicas para as escolas e a docência no país. Ao
conviver cientificamente com a licenciatura na qual o grupo está alicerçado,
buscamos promover o convívio cidadão e plural entre discentes, docentes e a
escola pública, com o intuito de alargar o tempo e seu uso na Universidade, na
escola e na sociedade.
Atividades
Propostas para 2017
1.
Perfil leitor do estudante de Pedagogia 2017-2019:
Pesquisa
Carga Horária136
horas/atividade
Data Início/fim da
Atividade 03/01/2017 31/12/2017.
Descrição/Justificativa:
O culto à cultura do escrito, quando vinculado ao exercício profissional, no
caso do mediador de leitura/o professor, é mais do que uma escolha pessoal.
Demanda um saber do que é relevante publicamente, ou seja, o que deve ser
apresentado ao leitor. E é neste momento que informações a respeito do que é
relevante para a humanidade entram em jogo. Assim, critérios de escolha,
metodologias de ensino e procedimentos com relação ao escrito devem ser
acionados para que o culto à cultura do escrito passe de escolhas pessoais a
escolhas universais. A atividade busca elaborar, aprovar e desenvolver uma
ampla pesquisa que tenha como tema central os processos de formação do leitor
estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim definir o Perfil leitor do
estudante de Pedagogia FaE/UFPel 2017-2019. Questões como “O que leu na
infância? Quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos? O que lê
atualmente? Quais seus procedimentos de leitura? Quais seus autores prediletos?
Quais as obras que mais admira?” são algumas das que integrarão os procedimentos
metodológicos. O intuito é traçar um perfil do estudante/futuro professor, uma
vez que a licenciatura tem como produto a formação de professores
prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a
formação do leitor como tema preponderante. Com a proposição pretendemos
conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de
Pedagogia.
Objetivos:
a) Traçar um perfil do
estudante e futuro professor acerca de seus vínculos com a leitura;
b) Conhecer e dar a
conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia;
c) Conhecer hábitos,
gostos, autores, gêneros e títulos prediletos.
Metodologia: Pesquisa de
cunho qualitativo, para seu desenvolvimento será empreendida coletas de dados
(questionários abertos anônimos) em cada um dos nove semestres do Curso e, ao
menos um por semestre, desde o primeiro de 2017, no período de três anos. Além
disso, pretende-se desenvolver Questionários semestrais com questões amplas, Rodas
de diálogo com/sobre os resultados, Eventualmente, escolha de sujeitos para
aprofundamento de questões e Pesquisas relâmpago via rede social, com uma única
questão a ser inserida nos resultados.
Resultados
esperados:
Conhecer e publicizar
perfis de leitores entre os estudantes da licenciatura em Pedagogia;
Conhecer e dar a
conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia, com
vistas a ampliar a qualidade da formação docente e os laços com os acervos
dispostos em bibliotecas escolares;
Elaborar resultados
parciais e publicizar dados e conclusões em eventos, socializando e propondo
melhorias para a Licenciatura.
Metodologia de avaliação
da atividade pelo grupo: A cada fim de semestre os questionários serão lidos,
tabulados e publicizados em murais, palestras, via web e em eventos.
2. Atividade: Leituras na Escola:
Extensão
Carga Horária: 102
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade 03/01/2017 31/07/2017
Descrição/Justificativa:
Integrado a outras iniciativas do GELL e da Sala de Leitura Erico Verissimo, o
Grupo de Leitura Literária ALFABETA atua desde 2001 em escolas das redes
pública, assistencial e privada de Pelotas. Em 2017, realizará ensaios no Museu
do Doce, com vistas à visibilizar estudos e torná-los públicos. O grupo, desde
sempre e em todas as escolas, por no mínimo quatro horas, realiza leituras em
voz alta de obras da literatura nacional ou clássicos da literatura universal.
Ao interagir com as crianças, reinventa o acesso e uso da biblioteca escolar,
oportunizando aos professores, também, um contato lúdico com a leitura de
textos que estão nela. A leitura de contos e narrativas, em grupo, tem por
objetivo ensinar o gosto por textos literários de qualidade a estudantes
universitários que, ao realizar leituras públicas de autores brasileiros,
tornam-se apreciadores de literatura. Ao fazer estes ensaios em um espaço
valorizado da Universidade, o Museu do Doce, o grupo integra-se a outras
políticas da UFPel e para a cidade.
Objetivos: O objetivo do
projeto é formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores, em escolas e
na Universidade. Um dos objetivos agregados é incentivar os estudantes de
Pedagogia a integrarem-se às escolas públicas, suas bibliotecas e práticas de
leitura, especialmente, pois será nestas que prioritariamente realização
estágios docentes.
Metodologia: Organiza-se
a partir de estudos de literatura para crianças, especialmente, e realiza-se
através de leituras públicas para crianças na escola e em eventos como feiras,
festas da criança, saraus, brincadeiras. Composto por um grupo de acadêmicos da
UFPel, o grupo cerca-se de caracterização de personagens da literatura como
Chapeuzinho Vermelho, Emília, Visconde, Cinderela e fadas, bruxas, madrastas,
bocós, entre outros. Quando no palco, os estudantes interagem e apresentam aos
pequenos a leitura literária de diferentes autores. Os ensaios visam à
realização de espetáculos em 2017 (no recesso da UFPel, nas férias escolares
das redes, no mês de outubro e na Feira do Livro da cidade). Responsabilidade: GELL
- Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel - e está integrado a
outras atividades da Sala de Leitura Erico Verissimo. Apoio: PET Educação.
Resultados
esperados: O objetivo primordial do projeto é formar ouvintes,
apreciadores da literatura e leitores. Os demais objetivos são:
Realizar estudos de
literatura para crianças, especialmente;
Realizar leituras
públicas para crianças nas escolas e em eventos como feiras, festas da criança,
saraus, brincadeiras;
Reunir-se em grupo para
aprender e tornar os ensinamentos públicos.
Metodologia de avaliação
da atividade pelo grupo: Avaliaremos pela presença dos estudantes e bolsistas
PET nos estudos/ensaios e, também, pelo grupo de pessoas atingidas nas
atividades de leitura que ocorrerem nas escolas e na cidade
3. Atividade - Mulheres leem mulheres:
Extensão
Carga Horária: 20 horas/atividade
Data Início/fim da
Atividade: 08/03/2017
Descrição/Justificativa:
O evento Mulheres leem Mulheres constitui-se de leituras públicas de fragmentos
literários (poéticos e narrativos) de escritoras brasileiras e não só. Apoiado
pelo PET Educação, será de responsabilidade do GELL – Grupo de Estudos em
Leitura Literária da FaE/UFPel – e está integrado a outras atividades pensadas
para o dia 08 de março que serão desencadeadas pela Faculdade de Educação.
Destinado ao público da Faculdade de Educação (a maioria mulheres) e ao público
em geral (cidade de Pelotas), as inscrições serão gratuitas e a participação
certificada. A leitura crítica, literária e por prazer produz um entendimento
mais alargado do mundo e das questões que envolvem a educação de mulheres e de
homens e deve ser incentivada. Objetivos: Integrado a uma data especial e tendo
como foco a leitura literária, ler publicamente tem sido a ênfase do GELL -
Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel.
A leitura de autoras
mulheres, por mulheres que amam ler e para a cidade inclui cinco objetivos: ler
textos literários de qualidade; ler mulheres; reunir mulheres leitoras; ler em
um espaço da universidade; ler para a cidade.
Metodologia: Leituras a
serem feitas/autores e leitores
Texto: Poemas de Wislawa
Chemborska, por Beatriz Helena da Rosa Pereira (licenciada em Letras e Mestre
em Literatura);
Texto: Poemas de Cecília
Meireles, por Cristina Maria Rosa (Pedagoga e Doutora em Educação).
Texto: Felicidade
Clandestina, de Clarice Lispector, por Érica Machado Leopoldo (Licenciada em
Filosofia, Estudante de Pedagogia e integrante do GELL, bolsista PET).
Texto: Cenozóica era e A
medonha, de Leida lusmar, por Patrícia Feijó (Historiadora, Especialista em
Educação).
Texto: Narrativas de
Chimamanda Ngozi Adichie, por Márcia Duarte (Pedagoga, Especialista em Letras).
Ao fim das leituras, diálogo
com o público presente.
Resultados
esperados
Esperamos, ao ler textos
literários de qualidade, ler mulheres, reunir mulheres leitoras, ler em um
espaço da universidade e ao ler para a cidade, contribuir para o empoderamento
de mulheres que estudam, em especial, para mulheres que estão realizando sua graduação
em pedagogia, uma vez que estas formarão outras mulheres. O evento será noticiado
nas redes e assim,comprovada a sua realização.
Metodologia de avaliação
da atividade pelo grupo:
Além das presenças certificadas
em uma ata do dia, o evento será noticiado nas redes e, assim, comprovada a sua
realização. Pretendemos registrar em áudio/vídeo e disponibilizar o arquivo na
web.
4. Atividade - Sala de Leitura Erico
Verissimo e as micropolíticas de formação do leitor literário: Extensão
Carga Horária: 208
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 03/01/2017 a 31/07/2017.
Descrição/Justificativa:
Manutenção, abertura e uso do espaço público que abriga a Sala de leitura Erico
Verissimo. Criada em 2015, recebe grupos para mostrar, evidenciar e descrever a
sala que foi criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico e tem
sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura. Inaugurada
em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão da Tutora PET Educação, Drª
Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes (bolsistas PET e
voluntários) da Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade
de horários em que pode ser visitada/usada, priorizando os momentos livres dos
estudantes, como o intervalo entre turnos, por exemplo.
Objetivos:
Promover a leitura
literária no espaço acadêmico;
Propor e desenvolver
micropolíticas de leitura;
Desenvolver visitas
guiadas para conhecimento do acervo e do espaço;
Promover cursos livres;
Realizar Saraus
literários;
Oportunizar pesquisas
sobre o livro e a literatura;
Ensinar estudantes a se
portarem em um acervo e com o público.
Metodologia: Primeiro,
pelo recebimento de demandas da Pedagogia (estudantes professores,
coordenadores, diretores) além de escolas, secretarias de educação e cultura de
municípios vizinhos para apresentar dados, acervos, coleções e práticas Além
disso, a assinatura do livro de presenças, a captura de imagens dos momentos de
visita e o compartilhamento de notícia nas redes será a tônica de avaliação de
uso da sala.
Resultados
esperados
Esperamos que a Sala de
leitura Erico Verissimo promova a leitura literária no espaço acadêmico através
do desenvolvimento de micropolíticas de leitura como:
Visitas guiadas para
conhecimento do acervo e do espaço;
Cursos livres como o
Mediadores em Leitura Literária;
Saraus literários;
Pesquisas sobre o livro
e a literatura;
Aulas em ambientes não
convencionais como o corredor em frente à sala que se localiza no térreo do
ICH.
Metodologia de avaliação
da atividade pelo grupo: Publicações no BLOG do PET Educação e na página da UFPel
indicarão as atividades visitas guiadas, (datas e públicos recebidos) além de
um livro de presença com as assinaturas dos envolvidos. A programação será
atualizada e comunicada com antecedência. Gratuitas, todas as atividades são
certificadas.
5. Atividade - GELL - Grupo de estudos
em leitura literária: Ensino
Carga Horária: 136
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 03/01/2017 a 31/12/2017
Descrição/Justificativa:
Manter e desenvolver o GELL - Grupo de estudos em leitura literária que
objetiva disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades.
Oportunizar a participação de estudantes em dois programas: Leitura Literária
na Escola e Bibliotecas Escolares: ambiente e usos.
Objetivos: O foco dessas
ações é o culto à cultura do escrito, entendido como o processo de conhecer,
evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do que está
escrito, ou seja, conhecer e utilizar o repertório e o acervo preservado. Como
objetivo maior, pretende-se disseminar ensinamentos concernentes à leitura e
suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da rede pública da
cidade.
Metodologia: A atividade
será realizada através de encontros em reuniões, eventos e em idas às escolas.
Uma das tarefas será realizar estudos sobre literatura. A outra, o aprendizado
do tema, in loco, de Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos e usos.
Resultados
esperados
Estudos sobre
literatura;
Estudos de acervos
bibliográficos;
Escolha criteriosa de
obras;
Organização de acervos
de bibliotecas escolares;
Metodologia de avaliação
da atividade pelo grupo: Presença nas reuniões do grupo e nas atividades na
escola comprovadas em assinatura de livro de presença.
6. Atividade - Mia Couto: textos
escolhidos: Ensino e Extensão
Carga Horária
Data Início/Fim da
Atividade: 14/03/2017-16/03/2017
Descrição/Justificativa:
O curso curto “Mia Couto: textos escolhidos” constitui-se de leituras públicas
de fragmentos literários (poéticos e narrativos) do escritor moçambicano
nascido António Emílio Leite Couto. Com o apoio do PET Educação, será de
responsabilidade do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel e
está integrado a outras atividades da Sala de Leitura Erico Verissimo.
Destinado ao público em geral (cidade de Pelotas), as inscrições serão gratuitas
e a participação certificada.
Objetivos: Integrado a
outras iniciativas do GELL e da Sala de Leitura Erico Verissimo, o curso “Mia
Couto: textos escolhidos” intenciona apresentar aos participantes fragmentos de
obras do escritor moçambicano em língua portuguesa. A proposta é ler para
aprender a apreciar os escritos de Mia Couto. A leitura de autores em língua
portuguesa objetiva:
Dar a conhecer textos
literários de qualidade;
Realizar leituras orais
e comentadas de autores de além mar, em língua portuguesa;
Reunir leitores e
apreciadores de literatura;
Utilizar para tal um
espaço da universidade, público, portanto;
Ler para a cidade.
Metodologia: Através de
leituras de textos selecionados, o curso vai ocorrer no Casarão 8 - Museu do
Doce da UFPel, um especo central e de fácil acesso do público em geral. Ao apresentar
aos participantes fragmentos de obras do escritor moçambicano em língua
portuguesa, pretende-se dar a conhecer textos poéticos e/ou narrativos previamente
escolhidos por leitores aficionados.
Datas e temas:
14/03/2017: Cristina
Maria Rosa e a literatura para crianças de Mia Couto; 15/03/2017: Beatriz
Helena da Rosa Pereira: Contos e um ensaio de Mia Couto;
16/03/2017: Márcia
Duarte e os textos para adultos de Mia Couto.
Resultados
esperados
Reunir apreciadores
entre estudantes e sociedade mais geral para:
Dar a conhecer textos
literários de qualidade, no caso, do autor Mia Couto;
Realizar leituras orais
e comentadas de autores de além mar, em língua portuguesa;
Reunir leitores e
apreciadores de literatura;
Utilizar para tal um
espaço da universidade, público, portanto;
Ler para a cidade.
Qual será a metodologia
de avaliação da atividade pelo grupo: Avaliação ocorrerá pela presença de
público via assinatura em livro de presença no curso curto, por declarações
orais dos participantes sobre a qualidade do curso e através de publicações do
evento nas redes, especialmente no BLOG do PET Educação e na página da UPPel.
7. Atividade - Semana internacional do
Brincar: Pesquisa e Extensão
Carga Horária: 40
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 21/05/2017 a 28/05/2017.
Descrição/Justificativa:
A Semana Internacional do Brincar ocorre entre os dias 21 e 28 de maio. A
preparação para atuar nela e as tarefas que serão desenvolvidas pelo PET
Educação junto com s demais programa de ensino e extensão da FaE ocorre no dia
03 de maio. A justificativa para a participação do grupo PET Educação está
centrada em alguns argumentos, entre eles:
Convite da direção da
FaE/UFPel;
Protagonismo do PET na
extensão com crianças nas escolas, especialmente quando se trata do ler
ludicamente;
Integração a um programa
junto com os demais estudantes da FaE/UFPel;
Proporcionar vínculo com
os demais grupos de pesquisa, ensino e extensão da/na FaE/UFPel;
Objetivos: Os objetivos
para realizar tarefas na Semana mundial do Brincar promovida pela Aliança pela
Infância são estar conectado ao tema "O Brincar que Encanta o Lugar",
tornar o brincar a as preocupações com o tema fundamental na formação inicial
das pedagogas, tornar o brincar um campo de intervenção, uma vez que é um
direito das crianças, realizar atividades diversas, integradas as demais
propostas pela Aliança pela Infância, mas, prioritariamente, ler para crianças.
Metodologia: As
atividades propostas variam de acordo com a localidade e os parceiros
envolvidos. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte,
teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais
tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais
diversos. São atividades que envolvem o brincar livre, com brinquedos não
estruturados, para que as crianças se envolvam e se encantem durante o tempo
das brincadeiras. Assim, o PET Educação vai ofertar, em seu espaço de leitura
literária, a Sala de Leitura Erico Verissimo, atividades e leituras de acordo
com o seguinte calendário:
21/05 – Pesquisa
informal interativa sobre o brincar no aplicativo WhatsApp;
22/05 - Publicação dos
resultados da pesquisa no Blog do PET Educação; 23/05 - Aula temática na
disciplina Literatura Infantil I - O brincar na literatura de Lobato e Verissimo;
24/05 - Reunião
preparatória para as oficinas na Sala de Leitura e na escola pública; 25/05 -
Oficina de leitura literária para crianças na Sala de Leitura; 26/05 - Oficina
de leitura literária para crianças na Biblioteca Cristina Maria Rosa;
27 e 28/05 - Integração
as demais atividades propostas pela FaE/UFPel. Resultados esperados: Os
resultados esperados nesta semana, entre outros, são cumprir o calendário;
estar conectado ao tema "O Brincar que Encanta o Lugar", criando um
espaço lúdico e agradável às crianças; tornar o brincar a as preocupações com o
tema fundamental na formação inicial das pedagogas; tornar o brincar um campo
de intervenção, uma vez que é um direito das crianças; - realizar atividades
diversas, integradas as demais
Avaliação: Ocorrerá
através da publicação do resultado da pesquisa no blog, do registro de imagens
com matéria no blog sobre o ler na escola e na sala de leitura.
8. Atividade - Leituras para Meninas:
Extensão
Carga Horária: 20 horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 08/03/2017 a 09/03/2017
Descrição/Justificativa:
A atividade constitui-se de leituras públicas de obras literárias
infanto-juvenis de escritoras brasileiras e não só. As obras foram escolhidas
por terem, em seu universo ficcional, protagonistas meninas, mocinhas e ou
mulheres que não esperam o príncipe encantado resolver seus problemas. São
personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si mesmas, propõem saídas
inusitadas para velhos problemas e são bem humoradas. Será desenvolvido pelo
GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel e está integrado a
outras atividades pensadas para o Dia Internacional da Mulher que serão
desencadeadas pela Faculdade de Educação. Destinado às meninas do 7º, 8º e 9º
ano da E.E.E.F. Fernando Treptow, ocorrerá nos dias 08/03/2017, 08/03/2018 e
08/03/2019, na Biblioteca Cristina Maria Rosa.
Objetivos: Integrado a
uma data especial e tendo como foco a leitura literária, ler publicamente tem
sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel. A
leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância empodera as meninas
e pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias vidas. Os objetivos do
grupo são: - ler textos literários de qualidade; - ler mulheres para meninas; -
reunir meninas e mulheres leitoras; - ler em um espaço escolar; - ler e brincar
de pensar.
Metodologia: Em 2017 a
atividade Leituras para Meninas terá como ficha técnica os seguintes textos:
1. Cinara Postringer: A
bailarina, de Vinícius de Moraes e As meninas, de Cecília Meireles;
2. Cristina Rosa:
Pandolfo Bereba, de Eva Furnari;
3. Érica Machado
Leopoldo: Uma Chapeuzinho, de Marjolaine Leray;
4. Rafaela Canez
Camargo: Ervilina e o princês, de Sylvia Orthof;
5. Tamires Machado:
Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector;
6. Ieda Kurtz: O
Príncipe que Bocejava, de Ana Maria Machado.
Resultados
esperados:
A atividade Leituras
para Meninas terá como resultados esperados a leitura de textos literários de
qualidade, a apresentação de escritoras mulheres para meninas, a reunião de
meninas com mulheres leitoras (as estudantes de Pedagogia). Além disso,
almejamos incrementar o espaço público de leitura que é a biblioteca escolar,
pois ler é, também, aprender a pensar.
Metodologia de avaliação:
A avaliação da atividade
se dará por: 1. Presença de meninas nas leituras; 2. Variedade de textos ofertados
às meninas; 3. Elaboração de um curta com a experiência para postar na página
do PET Educação na internet.
9.
Atividade - Livros imperdíveis: Pesquisa
Carga Horária: 8 horas
atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 02/05/2017 a 02/05/2017.
Descrição/Justificativa:
No dia 23 de abril comemora-se o dia internacional do livro. Neste dia, um
domingo, iniciaremos uma pesquisa informal, através de uma rede social - o
WhatsApp - sobre um título que a nossa rede de contatos indica como imperdível.
As respostas recebidas serão organizadas em ordem alfabética e publicadas no
BLOG do PET, indicando o que estão lendo e recomendando.
Objetivos: Conhecer o
que lêem estudantes, professores, amigos com o intuito de publicizar o que lemos
e os outros indicam como predileto.
Metodologia: No dia 23
de abril, domingo, através de uma pesquisa informal, via rede social - o
WhatsApp - enviaremos uma pergunta a nossa lista de contatos: Qual o livro que
consideras imperdível? Após receber respostas, estas serão organizadas em uma
lista em ordem alfabética. A totalidade dos livros indicados será publicada no
BLOG do PET educação.
Resultados
esperados:
Uma lista de livros
lidos e imperdíveis;
Publicização da leitura;
Divulgação de títulos e
autores interessantes;
Convívio de leitores com
outros leitores via rede social;
Metodologia de avaliação:
Ao publicar os resultados, teremos um retorno da aceitabilidade da pesquisa
entre os usuários da rede.
10. Atividade - Aulas Inaugurais em
Literatura Infantil: Ensino
Carga Horária: 8 horas
atividade
Data Início/fim da Atividade:
02/05/2017 a 02/08/2017.
Descrição/Justificativa:
Oferta de duas aulas inaugurais (uma em maio, outra em agosto de 2017) para a
Licenciatura em Pedagogia, prioritariamente, mas aberta a todos os demais
cursos da UFPel, tendo como tema: A literatura infantil brasileira e literatura
infantil gaúcha. Justifica-se pela premência do tema, pela importância da
temática e por ser a disciplina ofertada de modo optativo, atingindo assim um
púbico restrito.
Objetivos:
Formação mais plural dos
estudantes, sobre o tema;
Qualificação da
formação;
Convívio com os demais
cursos da UFPel;
Contato com o tema:
literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha;
Metodologia:
Divulgação na mídia da
UFPel;
Preparo da Sala de
Leitura Erico Verissimo;
Recepção dos
interessados;
Palestra oral
acompanhada da leitura de livros;
Acesso ao acervo da
sala;
Assinatura de presenças;
Resultados
esperados:
Entre os resultados
esperados nas aulas ofertadas temos o desejo de uma formação mais plural dos
estudantes, sobre o tema, a qualificação destes na formação docente, o evidente
convívio com os demais estudantes da UFPel além do contato com o tema, ou seja,
o conhecimento da literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha.
Metodologia de avaliação:
Através da Publicização do evento na mídia da UFPel e da assinatura de
presenças no livro de atas da Sala de Leitura.
11. Atividade - Formações PNAIC: Ensino
e Extensão
Carga Horária: 20 horas
atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 17/04/2017 a 06/05/2017
Descrição/Justificativa:
Palestras sobre literatura para professores que integram o Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa PNAIC MEC/UFPel. O tema - a Importância da
Literatura Infantil no ciclo de alfabetização - será tratada em diferentes
momentos no ano de 2017, entre eles: 17/04, 8/04, 06/05 e 11/07. Vinculadas ao
Seminário Estadual de formação de alfabetizadores PNAIC (17 e 19/04/2017,) e à Formação
de professores em escola na Cidade de Pelotas, as palestras visam um diálogo
com docentes em serviço. Objetivos: Formação continuada de professores;
Formação integral das estudantes que integram o PET Educação.
Metodologia: Palestras
sobre o tema solicitado com uso de imagens textos, reflexões e exemplos. Quais
os resultados que se espera da atividade?
Resultados
esperados: Espera-se que o tema tenha impacto na
formação continuada de professores que estão inseridos em projetos e no
programas (políticas públicas de formação continuada); - Almeja-se aportar
novos saberes aos já adquiridos pelas estudantes que integram o PET Educação.
Metodologia de avaliação:
Assinatura de presença
dos professores e das bolsistas PET Educação nas atividades.
12. Atividade
- Espetáculo Leituras de Simões: Ensino e Extensão
Carga Horária: 208 horas atividade
Data Início/Fim da Atividade 03/01/2017 31/12/2017
Carga Horária: 208 horas atividade
Data Início/Fim da Atividade 03/01/2017 31/12/2017
Descrição/Justificativa:
Grupo de estudos literários que pretende apresentar, em ação extensionista o
espetáculo "Leituras de Simões". O ensino refere-se ao conhecimento
aprofundado do autor pelotense, à escolha criteriosa de textos a serem lidos
publicamente, à composição de personagens e à escrita de um roteiro. A extensão
refere-se ao espetáculo propriamente dito, que será encenado na Feria do livro
da cidade, em novembro de 2017. O grupo é composto por estudantes de Pedagogia
(bolsistas e não) que, juntos, às sextas feiras, leem textos do escritor pelotense
João Simões Lopes Neto, com vistas a apresentar um espetáculo na Feira do Livro
de Pelotas, em novembro de 2017. A relevância se deve ao autor - um pelotense
que escreveu para crianças, mas não só - e pela presença dele nas escolas da
cidade, local prioritário de exercício da profissão do Pedagogo.
Objetivos:
Ler os textos de João
Simões Lopes Neto;
Ler publicamente os
textos do autor pelotense
Estudar em grupo;
Utilizar o espaço
público do Museu do Doce (Casarão 8) para estudo;
Elaborar e experimentar
a produção de um espetáculo lítero-teatral;
Metodologia: A partir da
reunião do Grupo de estudos, às sextas feiras, pretendemos apresentar, após
estudo e escolha criteriosa de textos a serem lidos publicamente, o espetáculo
"Leituras de Simões". Os textos serão lidos em voz alta, por
personagens caracterizados como os descritos pelo escritor em sua literatura.
Resultados
esperados: Criar o espetáculo (roteiro, figurino e
diálogos); Ler os textos de João Simões Lopes Neto; Ler publicamente os textos
de João Simões Lopes Neto; Estudar em grupo e tornar esse estudo uma prática
para a Pedagogia; Utilizar o espaço público do museu para estudo;
Metodologia de avaliação:
Presença no grupo de estudos e pela recepção que o espetáculo terá na cidade.
Noticias sobre o espetáculo veiculadas na imprensa serão utilizadas para
comprovar sua existência e exequibilidade.
13. Atividade - Palestra na Escola:
Ensino
Carga Horária: 8 horas
atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 11/07/2017 a 11/07/2017.
Descrição/Justificativa:
Palestra sobre literatura na Formação Continuada de Professores na Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio Adolfo Fetter, Laranjal, Pelotas.
Ocorrerá dia 11 de julho de 2017, ás 18 horas. Justifica-se pela oportunidade
de reunir professores que atuam na escola, a tutura e os estudantes bolsistas
do PET Educação.
Objetivos: - Formação
continuada de professores; - Formação integral das bolsistas Como a atividade
será realizada? (Metodologia): Palestra sobre o tema com aporte de livros e
diálogo sobre metodologias de leitura. Quais os resultados que se espera da
atividade?
Resultados
esperados: Intervenção na formação continuada de professores no
que tange ao tema - literatura na escola - e, de mesmo modo, a formação
integral das bolsistas que atuam no PET Educação.
Metodologia de avaliação:
Assinatura de presença em livro de atas; Coleta de avaliação escrita entre as
professoras.
14. Atividade - Reuniões PET Educaçao:
Ensino
Carga Horária 208
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 03/01/2017 a 31/12/2017.
Descrição/Justificativa:
O Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais colaborativos,
acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos.
Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona qualificar a convivência e a
proposição, discussão e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião será por
um tempo de no mínimo duas horas e terá uma pauta previamente agendada. Nela,
ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a
serem encaminhadas. A ata – responsabilidade de todos do grupo – terá registro
escrito e ficará disponível no BLOG do grupo. Eventualmente, será lida e
aprovada na reunião posterior.
Objetivos: Os objetivos
da realização de reuniões semanais são: formar profissionais colaborativos; incentivar
o acordo de contendas e diferenças; incentivar os estudantes a argumentar e
defender projetos; oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes
petianos e não só.
Metodologia: Reuniões
semanais, de, no mínimo duas horas, previamente agendadas e pautadas. Durante,
ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a
serem encaminhadas. A ata – registro escrito – será composta a partir dos
apontamentos de todos e estará disponível no BLOG.
Resultados
esperados: Temos como expectativa que os estudantes bolsistas
se tornem profissionais colaborativos, que possam visualizar a possibilidade de
acordo quando houver contendas e diferenças, que eles possam defender e
argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível conviver e dialogar
com franqueza.
Metodologia de avaliação:
A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser observado
a acúmulo de experiência do grupo e os avanços em diálogos.
15. Atividade - Estudos Temáticos:
Pesquisa e Ensino
Carga Horária: 208
Data Início/Fim da
Atividade: 02/01/2017 31/12/2017.
Descrição/Justificativa:
Pesquisa de temas individuais por cada um dos estudantes bolsistas.
Justifica-se pela premência de temas e procedimentos no ensino superior que não
se encontram disponíveis na grade curricular ou que mereçam ser aprofundados e
que são de interesse dos bolsistas.
Objetivos: Ampliar
estudos; Conhecer temas e procedimentos no ensino superior que não se encontram
disponíveis na grade curricular; Aprofundar estudos; Variar a palheta de temas
a serem contemplados na formação docente;
Metodologia: Cada
estudante pode/deve eleger um tema de seu interesse e pode/deve escolher um
professor da Universidade para ser seu orientador. O tema e o docente serão escolhidos
pelo estudante e ele terá o compromisso de dedicar duas horas semanais a esse
vínculo. O tutor poderá ser um docente orientador, mas não necessariamente.
Resultados
esperados: Além de ampliar estudos, dar a conhecer temas e
procedimentos no ensino superior que não se encontram disponíveis na grade
curricular, possibilitar o aprofundamento de estudos e a variação da palheta de
temas a serem contemplados na formação docente, tem como objetivo e resultado
esperado um vínculo com outros docentes orientadores que integram a
Licenciatura em Pedagogia.
Metodologia de avaliação:
Através de parecer do docente orientador e de apresentação de ao menos um
trabalho científico sobre o tema além da proposição de uma roda de saberes
aberta aos estudantes de Pedagogia.
16. Atividade - PET Educação: 10 anos
Carga Horária: 10 horas
Data Início/Fim da
Atividade: 01/09/2017
Descrição/Justificativa:
Festa comemorativa aos 10 anos do Grupo PET/Educação. Ocorrerá no dia
01/09/2007. Vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas,
prima por atitudes a partir de três bases: o ensino, a pesquisa e a extensão.
Justifica-se por buscar divulgar e comemorar os dez anos de existência do grupo,
reunindo ex-alunos, ex-tutores e convidados que colaboraram na formação e
atividades.
Objetivos: A comemoração
dos 10 anos do Grupo PET/Educação que ocorrerá no dia 01/09/2007 tem por
objetivo: divulgar o ensino, a pesquisa e a extensão que o grupo faz; comemorar
os dez anos de atividades; estreitar laços entre os integrantes.
Metodologia: Encontro de
um dia, na faculdade, com apresentação de ex-petianos e petianos atuais; Apresentação
de banners relativos a eventos participados; Diálogo e café da tarde
comemorativo;
Resultados
esperados:
Avaliação dos dez anos
de atividades;
Comemoração e
convivência entre os antigos e novos membros do grupo;
Metodologia de avaliação:
Presença no livro de atas; Bilhetinhos no mural do PET;
17. Atividade - Colaboração: Projeto de
Extensão
Carga Horária: 104
Data Início/Fim da
Atividade: 03/05/2017 12/12/2017.
Descrição/Justificativa:
Colaboração com o Projeto de Extensão Novos Caminhos que tem como objetivo
proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com Síndrome de Down (SD)
através da inserção, qualificada, em atividades sociais que exijam práticas de
leitura e escrita.
Objetivos:
Docência nas turmas do
projeto;
Estudo do tema;
Vínculo com outros
docentes da FaE/UFPel
Publicização da temática
e da abordagem metodológica entre os demais estudantes da Pedagogia.
Metodologia: Estudantes
que integram o PET Educação e que estão vinculadas ao projeto de extensão terão
horas a cumprir na docência e no grupo de estudos.
Resultados esperados:
Qualidade da formação;
Diversidade de
orientação;
Formação mais ampla;
Diálogo sobre temas
polêmicos e instigantes;
Partilhamento de
saberes.
Metodologia de avaliação:
A docente que coordena o projeto atestará a presença e vínculo das estudantes
petianas no grupo.
18. Atividade - SIEPE UFPel: Pesquisa,
Ensino e Extensão
Carga Horária: 40
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 26/09/2017 30/09/2017
Descrição/Justificativa:
3ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPel, que será
realizada no segundo semestre de 2017. A Semana irá congregar o 26º Congresso
de Iniciação Científica (CIC), o 19º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), o 4º
Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 3º Congresso de Ensino de Graduação
(CEG). Como justificativa, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e
extensionistas) apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.
Objetivos:
Integrar o evento da
instituição;
Conhecer e participar do
26º Congresso de Iniciação Científica (CIC);
Participar do 19º
Encontro de Pós-Graduação (ENPOS);
Integrar o 4º Congresso
de Extensão e Cultura (CEC);
Participar do 3º
Congresso de Ensino de Graduação (CEG).
Metodologia: Estudantes
inscrevem seus trabalhos em Evento da Instituição. Logo depois, apresentam em
mesas temáticas suas pesquisas e demais trabalhos. Ao ser publicado na mídia,
pormenores sobre normas serão comunicados.
Resultados esperados:
Qualidade da formação;
Socialização de
conhecimentos;
Integrar o grupo de
pesquisadores e demais trabalhos da instituição.
Metodologia de avaliação:
Todos devem ter seus trabalhos inscritos e defendidos nos eventos. No blog do
grupo, a publicação de seus resumos.
19. Atividade - INTERPET: Relações
Humanas
Carga Horária: 48
horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade:
02/01/2017 31/12/2017
Descrição/Justificativa:
Reuniões mensais dos grupos PET UFPel.
Objetivos: Estabelecer relações
humanas e grupais entre todos os estudantes, tutores e administração dos grupos
PET na UFPel; Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição;
Estabelecer novas e intensas formas de sociabilidade.
Metodologia: Reuniões
mensais organizadas por grupos previamente escolhidos. A dinâmica será um café
da manhã integrador e, logo depois, uma reunião temática (como organização,
convivência, discussão política e acadêmica) relacionada à existência e
permanência dos grupos nas Universidades Brasileiras.
Resultados esperados:
Integração dos grupos;
Definição de atitudes e
políticas de convivência;
Atuação na UFPel e na
cidade;
Metodologia de avaliação:
A cada reunião, preparação anterior, presença e avaliação posterior no grupo.
20. Atividade - Como ensinar: Projeto de
Ensino
Carga Horária: 20 horas
Data Início/Fim da
Atividade: 30/11/2017 02/12/2017
Descrição/Justificativa:
O projeto "Como Ensinar" foi criado com a intenção de estimular o
conhecimento de várias áreas do saber através de personagens – professores,
bibliotecários, coordenadores, diretores – que estão nas escolas realizando
práticas inovadoras e de comprovado resultado. A proposição se justifica por
sua relevância acadêmica e por sua importância na formação de professores. O
projeto é dirigido a estudantes de Pedagogia, prioritariamente.
Objetivos: A intenção é:
oferecer o ensino e a reflexão sobre atividades práticas; socializar jeitos de
ensinar, metodologias de intervenção em temas e assuntos importantes na sala de
aula; apresentar formatos de fazer bem a alfabetização em todas as áreas nos
primeiros anos escolares; conhecer alternativas às dificuldades de ensino e
aprendizagem das crianças; aproximar as estudantes da cultura vivida na escola.
Metodologia: Palestras e
proposições interativas sobre os temas escolhidos para o "Como
Ensinar". - Como ensinar a adicionar, subtrair, dividir, multiplicar? -
Como ensinar a ler, gostar de ler escolher bons livros? - Como ensinar a
pensar, perguntar, responder, estudar? - Como ensinar a brincar, cantar, jogar?
- Como ensinar a preservar o ambiente e usar bem os recursos naturais? Quais os
resultados que se espera da atividade?
Resultados
esperados: Espera-se com a proposição, aprimorar a curiosidade
e o interesse por temas importantes e que serão abordados de forma clara e com
proposições metodológicas. Pretende-se, também, intervir na formação dos
estudantes de modo pontual e aprofundadamente.
Metodologia de avaliação:
Os participantes serão convidados a avaliar o tema, a proposição e o
palestrante de acordo com os seguintes critérios: - o que aprendi? - o que
ainda não sei? - o que desejo estudar? As presenças serão compiladas para a
entrega de certificações.
21. Atividade - SulPET Florianópolis:
Evento PET
Carga Horária: 48
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 20/04/2017 25/04/2017
Descrição/Justificativa:
Participação dos estudantes bolsistas, com apresentação de trabalho - oral e
banner - em duas modalidades no evento SulPET que ocorre em Florianópolis em
abril de 2017.
Objetivos: Apresentar o
trabalho: LEITURA LITERÁRIA NO PET EDUCAÇÃO/UFPEL: PROJETOS E ATIVIDADES.
Estudante responsável: Rafaela Canez Camargo - Acadêmica da Licenciatura em
Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas e Bolsista do Pet/Educação.
Orientação: Drª. Cristina Maria Rosa; Apresentar o Banner: PROJETO NOVOS
CAMINHOS: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO. Estudante responsável: Tamires Jara
Goulart - Acadêmica da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de
Pelotas e Bolsista do Pet/Educação. Orientação: Drª. Gilsenira de Alcino
Rangel.
Metodologia:
Participação no Evento de acordo com as regras.
Resultados
esperados:
Integração das
estudantes aos demais ritos do evento; - Apresentação dos trabalhos;
Relato do evento aos
demais estudantes em reunião posterior.
Metodologia de avaliação:
Ouvir os relatos das apresentações feitas pelas colegas e apoiar
financeiramente o deslocamento e a inscrição no evento.
22. Atividade - VIII Curso de
Alfabetização: Propostas e Perspectivas
Carga Horária: 20
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 05/10/2017 07/10/2017
Descrição/Justificativa:
O “VIII Curso de Alfabetização: Propostas e Perspectivas” tem como foco a
formação aprofundada de temas que dizem respeito a processos alfabetizadores
com crianças, jovens e/ou adultos. Será ministrado por pesquisadores e
alfabetizadoras às alunas do curso de Pedagogia, prioritariamente. O tema, de
suma importância, é central na formação docente, especialmente para os anos
iniciais do ensino, justificando sua proposição.
Objetivos:
Promover contato entre
estudantes e novas práticas e experiências pedagógicas no campo da
alfabetização;
Proporcionar
complementação na formação na área de alfabetização;
Garantir aos acadêmicos
do curso a oportunidade de vivenciar experiências não presentes no currículo
convencional.
Metodologia: Será
caracterizada por um curso curto e intenso com palestras dialogadas com
evidenciação de metodologias de alfabetização em destaque na escola. A
proposição do curso será avaliada em conjunto com a coordenação da Pedagogia,
para definir datas, temas e palestrantes e totalizará 20 horas para
organizadores e ouvintes.
Resultados
esperados:
Ampla participação de
discentes da Pedagogia;
Proposição de temas e
metodologias concernentes à formação em Pedagogia;
Aprofundamento de
ideias, proposições e metodologias com vistas à alfabetização na idade certa;
Metodologia de avaliação:
Fichas de avaliação
preenchida pelos participantes;
Discussão com o grupo
sobre o conteúdo e a metodologia a serem adotados;
Presença de todos os
inscritos será registrada.
23. Atividade: Qorpo Santo: Diabos e Fúrias:
Curso de Extensão
Carga Horária: 20
horas/atividade
Data Início/Fim da
Atividade: 07/06/2017 09/06/2017
Descrição/Justificativa:
Curso de Extensão sobre a obra Qorpo Santo: Diabos e Fúrias, de Luís Dill. Será
ofertado em dois momentos: 1. Leitura prévia e estudos com mediadores
(07/06/2017) 2. Diálogos com o autor (09/06/2017). Justifica-se por ser uma
obra escrita por autor gaúcho, sobre um autor teatral gaúcho que, pouco
explorado e conhecido, está sendo retomado no cenário cultural. É uma obra para
adolescentes - rara, portanto - e pode/deve ser considerada.
Objetivos:
Ler integralmente a obra
Qorpo Santo: Diabos e Fúrias, de Luís Dill;
Realizar uma leitura
preparatória para conversa com o autor apoiado em mediadores (07/06/2017);
Desenvolver um diálogo
com o autor (09/06/2017).
Metodologia: Será
ofertado em quatro momentos:
1. Inscrição para o curso na página da UFPel
(online com limite de 50 vagas e gratuito);
2. Presença para leitura
prévia e estudos com mediadores (07/06/2017);
3. Diálogos com o autor
(09/06/2017);
4. Avaliação por escrito
a ser entregue no dia do encontro com o autor.
Resultados esperados:
Envolvimento da
comunidade acadêmica na atividade, pois será aberta a todos os estudantes;
Inscrição de 50
estudantes para o curso;
Presença para leitura
prévia e estudos com mediadores a ser compilada em ata;
Participação de todos no
"Diálogos com o autor";
Entrega da avaliação por
escrito no dia do encontro com o autor.
Metodologia de avaliação:
A partir da inscrição de 50 estudantes, esperamos poder receber a presença de
todos para leitura prévia e estudos com mediadores a ser compilada em ata, a
participação de todos no "Diálogos com o autor" e a consequente
entrega da avaliação por escrito no dia do encontro com o autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário