Páginas

Planejamento 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Grupo: PEDAGOGIA Curso específico
PET UFPEL 6341322
Tutora: CRISTINA MARIA ROSA
Ano: 2017
Somatório da carga horária das atividades: 1660
Situação do Planejamento: Aprovado pelo Pró-Reitor

Considerações finais: O grupo de atividades propostas engloba o objetivo geral e maior do Grupo PET Educação: ampliar e qualificar a formação de estudantes - os bolsistas e os demais - através da integração à Pedagogia, licenciatura na qual o grupo está alicerçado. Busca-se ainda, promover o convívio cidadão e plural entre discentes, docentes e a escola pública. Para tal, eventos, atividades e projetos no campo do ensino, da pesquisa e da extensão são fundamentais e integram a proposição de forma equilibrada.
Resultados gerais: Almeja-se que o grupo de atividades propostas efetivamente amplie e qualifique a formação dos estudantes - todos da Pedagogia e mais os que se aproximarem, além de inseri-los em práticas e procedimentos nas escolas e em políticas públicas para as escolas e a docência no país. Ao conviver cientificamente com a licenciatura na qual o grupo está alicerçado, buscamos promover o convívio cidadão e plural entre discentes, docentes e a escola pública, com o intuito de alargar o tempo e seu uso na Universidade, na escola e na sociedade.

Atividades Propostas para 2017

1.     Perfil leitor do estudante de Pedagogia 2017-2019: Pesquisa
Carga Horária136 horas/atividade
Data Início/fim da Atividade 03/01/2017 31/12/2017.
Descrição/Justificativa: O culto à cultura do escrito, quando vinculado ao exercício profissional, no caso do mediador de leitura/o professor, é mais do que uma escolha pessoal. Demanda um saber do que é relevante publicamente, ou seja, o que deve ser apresentado ao leitor. E é neste momento que informações a respeito do que é relevante para a humanidade entram em jogo. Assim, critérios de escolha, metodologias de ensino e procedimentos com relação ao escrito devem ser acionados para que o culto à cultura do escrito passe de escolhas pessoais a escolhas universais. A atividade busca elaborar, aprovar e desenvolver uma ampla pesquisa que tenha como tema central os processos de formação do leitor estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim definir o Perfil leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel 2017-2019. Questões como “O que leu na infância? Quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos? O que lê atualmente? Quais seus procedimentos de leitura? Quais seus autores prediletos? Quais as obras que mais admira?” são algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos. O intuito é traçar um perfil do estudante/futuro professor, uma vez que a licenciatura tem como produto a formação de professores prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a formação do leitor como tema preponderante. Com a proposição pretendemos conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia.
Objetivos:
a) Traçar um perfil do estudante e futuro professor acerca de seus vínculos com a leitura;
b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia;
c) Conhecer hábitos, gostos, autores, gêneros e títulos prediletos.
Metodologia: Pesquisa de cunho qualitativo, para seu desenvolvimento será empreendida coletas de dados (questionários abertos anônimos) em cada um dos nove semestres do Curso e, ao menos um por semestre, desde o primeiro de 2017, no período de três anos. Além disso, pretende-se desenvolver Questionários semestrais com questões amplas, Rodas de diálogo com/sobre os resultados, Eventualmente, escolha de sujeitos para aprofundamento de questões e Pesquisas relâmpago via rede social, com uma única questão a ser inserida nos resultados.
Resultados esperados:
Conhecer e publicizar perfis de leitores entre os estudantes da licenciatura em Pedagogia;
Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia, com vistas a ampliar a qualidade da formação docente e os laços com os acervos dispostos em bibliotecas escolares;
Elaborar resultados parciais e publicizar dados e conclusões em eventos, socializando e propondo melhorias para a Licenciatura.
Metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A cada fim de semestre os questionários serão lidos, tabulados e publicizados em murais, palestras, via web e em eventos.

2.     Atividade: Leituras na Escola: Extensão
Carga Horária: 102 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade 03/01/2017 31/07/2017
Descrição/Justificativa: Integrado a outras iniciativas do GELL e da Sala de Leitura Erico Verissimo, o Grupo de Leitura Literária ALFABETA atua desde 2001 em escolas das redes pública, assistencial e privada de Pelotas. Em 2017, realizará ensaios no Museu do Doce, com vistas à visibilizar estudos e torná-los públicos. O grupo, desde sempre e em todas as escolas, por no mínimo quatro horas, realiza leituras em voz alta de obras da literatura nacional ou clássicos da literatura universal. Ao interagir com as crianças, reinventa o acesso e uso da biblioteca escolar, oportunizando aos professores, também, um contato lúdico com a leitura de textos que estão nela. A leitura de contos e narrativas, em grupo, tem por objetivo ensinar o gosto por textos literários de qualidade a estudantes universitários que, ao realizar leituras públicas de autores brasileiros, tornam-se apreciadores de literatura. Ao fazer estes ensaios em um espaço valorizado da Universidade, o Museu do Doce, o grupo integra-se a outras políticas da UFPel e para a cidade.
Objetivos: O objetivo do projeto é formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores, em escolas e na Universidade. Um dos objetivos agregados é incentivar os estudantes de Pedagogia a integrarem-se às escolas públicas, suas bibliotecas e práticas de leitura, especialmente, pois será nestas que prioritariamente realização estágios docentes.
Metodologia: Organiza-se a partir de estudos de literatura para crianças, especialmente, e realiza-se através de leituras públicas para crianças na escola e em eventos como feiras, festas da criança, saraus, brincadeiras. Composto por um grupo de acadêmicos da UFPel, o grupo cerca-se de caracterização de personagens da literatura como Chapeuzinho Vermelho, Emília, Visconde, Cinderela e fadas, bruxas, madrastas, bocós, entre outros. Quando no palco, os estudantes interagem e apresentam aos pequenos a leitura literária de diferentes autores. Os ensaios visam à realização de espetáculos em 2017 (no recesso da UFPel, nas férias escolares das redes, no mês de outubro e na Feira do Livro da cidade). Responsabilidade: GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel - e está integrado a outras atividades da Sala de Leitura Erico Verissimo. Apoio: PET Educação.
Resultados esperados: O objetivo primordial do projeto é formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores. Os demais objetivos são:
Realizar estudos de literatura para crianças, especialmente;
Realizar leituras públicas para crianças nas escolas e em eventos como feiras, festas da criança, saraus, brincadeiras;
Reunir-se em grupo para aprender e tornar os ensinamentos públicos.
Metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Avaliaremos pela presença dos estudantes e bolsistas PET nos estudos/ensaios e, também, pelo grupo de pessoas atingidas nas atividades de leitura que ocorrerem nas escolas e na cidade

3.     Atividade - Mulheres leem mulheres: Extensão
Carga Horária: 20 horas/atividade
Data Início/fim da Atividade: 08/03/2017
Descrição/Justificativa: O evento Mulheres leem Mulheres constitui-se de leituras públicas de fragmentos literários (poéticos e narrativos) de escritoras brasileiras e não só. Apoiado pelo PET Educação, será de responsabilidade do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel – e está integrado a outras atividades pensadas para o dia 08 de março que serão desencadeadas pela Faculdade de Educação. Destinado ao público da Faculdade de Educação (a maioria mulheres) e ao público em geral (cidade de Pelotas), as inscrições serão gratuitas e a participação certificada. A leitura crítica, literária e por prazer produz um entendimento mais alargado do mundo e das questões que envolvem a educação de mulheres e de homens e deve ser incentivada. Objetivos: Integrado a uma data especial e tendo como foco a leitura literária, ler publicamente tem sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel.
A leitura de autoras mulheres, por mulheres que amam ler e para a cidade inclui cinco objetivos: ler textos literários de qualidade; ler mulheres; reunir mulheres leitoras; ler em um espaço da universidade; ler para a cidade.
Metodologia: Leituras a serem feitas/autores e leitores
Texto: Poemas de Wislawa Chemborska, por Beatriz Helena da Rosa Pereira (licenciada em Letras e Mestre em Literatura);
Texto: Poemas de Cecília Meireles, por Cristina Maria Rosa (Pedagoga e Doutora em Educação).
Texto: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, por Érica Machado Leopoldo (Licenciada em Filosofia, Estudante de Pedagogia e integrante do GELL, bolsista PET).
Texto: Cenozóica era e A medonha, de Leida lusmar, por Patrícia Feijó (Historiadora, Especialista em Educação).
Texto: Narrativas de Chimamanda Ngozi Adichie, por Márcia Duarte (Pedagoga, Especialista em Letras).
Ao fim das leituras, diálogo com o público presente.
Resultados esperados
Esperamos, ao ler textos literários de qualidade, ler mulheres, reunir mulheres leitoras, ler em um espaço da universidade e ao ler para a cidade, contribuir para o empoderamento de mulheres que estudam, em especial, para mulheres que estão realizando sua graduação em pedagogia, uma vez que estas formarão outras mulheres. O evento será noticiado nas redes e assim,comprovada a sua realização.
Metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Além das presenças certificadas em uma ata do dia, o evento será noticiado nas redes e, assim, comprovada a sua realização. Pretendemos registrar em áudio/vídeo e disponibilizar o arquivo na web.

4.     Atividade - Sala de Leitura Erico Verissimo e as micropolíticas de formação do leitor literário: Extensão
Carga Horária: 208 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 03/01/2017 a 31/07/2017.
Descrição/Justificativa: Manutenção, abertura e uso do espaço público que abriga a Sala de leitura Erico Verissimo. Criada em 2015, recebe grupos para mostrar, evidenciar e descrever a sala que foi criada para promover a leitura literária no espaço acadêmico e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura. Inaugurada em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão da Tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes (bolsistas PET e voluntários) da Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade de horários em que pode ser visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o intervalo entre turnos, por exemplo.
Objetivos:
Promover a leitura literária no espaço acadêmico;
Propor e desenvolver micropolíticas de leitura;
Desenvolver visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço;
Promover cursos livres;
Realizar Saraus literários;
Oportunizar pesquisas sobre o livro e a literatura;
Ensinar estudantes a se portarem em um acervo e com o público.
Metodologia: Primeiro, pelo recebimento de demandas da Pedagogia (estudantes professores, coordenadores, diretores) além de escolas, secretarias de educação e cultura de municípios vizinhos para apresentar dados, acervos, coleções e práticas Além disso, a assinatura do livro de presenças, a captura de imagens dos momentos de visita e o compartilhamento de notícia nas redes será a tônica de avaliação de uso da sala.
Resultados esperados
Esperamos que a Sala de leitura Erico Verissimo promova a leitura literária no espaço acadêmico através do desenvolvimento de micropolíticas de leitura como:
Visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço;
Cursos livres como o Mediadores em Leitura Literária;
Saraus literários;
Pesquisas sobre o livro e a literatura;
Aulas em ambientes não convencionais como o corredor em frente à sala que se localiza no térreo do ICH.
Metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Publicações no BLOG do PET Educação e na página da UFPel indicarão as atividades visitas guiadas, (datas e públicos recebidos) além de um livro de presença com as assinaturas dos envolvidos. A programação será atualizada e comunicada com antecedência. Gratuitas, todas as atividades são certificadas.

5.     Atividade - GELL - Grupo de estudos em leitura literária: Ensino
Carga Horária: 136 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 03/01/2017 a 31/12/2017
Descrição/Justificativa: Manter e desenvolver o GELL - Grupo de estudos em leitura literária que objetiva disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades. Oportunizar a participação de estudantes em dois programas: Leitura Literária na Escola e Bibliotecas Escolares: ambiente e usos.
Objetivos: O foco dessas ações é o culto à cultura do escrito, entendido como o processo de conhecer, evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do que está escrito, ou seja, conhecer e utilizar o repertório e o acervo preservado. Como objetivo maior, pretende-se disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da rede pública da cidade.
Metodologia: A atividade será realizada através de encontros em reuniões, eventos e em idas às escolas. Uma das tarefas será realizar estudos sobre literatura. A outra, o aprendizado do tema, in loco, de Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos e usos.
Resultados esperados
Estudos sobre literatura;
Estudos de acervos bibliográficos;
Escolha criteriosa de obras;
Organização de acervos de bibliotecas escolares;
Metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Presença nas reuniões do grupo e nas atividades na escola comprovadas em assinatura de livro de presença.

6.     Atividade - Mia Couto: textos escolhidos: Ensino e Extensão
Carga Horária
Data Início/Fim da Atividade: 14/03/2017-16/03/2017
Descrição/Justificativa: O curso curto “Mia Couto: textos escolhidos” constitui-se de leituras públicas de fragmentos literários (poéticos e narrativos) do escritor moçambicano nascido António Emílio Leite Couto. Com o apoio do PET Educação, será de responsabilidade do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel e está integrado a outras atividades da Sala de Leitura Erico Verissimo. Destinado ao público em geral (cidade de Pelotas), as inscrições serão gratuitas e a participação certificada.
Objetivos: Integrado a outras iniciativas do GELL e da Sala de Leitura Erico Verissimo, o curso “Mia Couto: textos escolhidos” intenciona apresentar aos participantes fragmentos de obras do escritor moçambicano em língua portuguesa. A proposta é ler para aprender a apreciar os escritos de Mia Couto. A leitura de autores em língua portuguesa objetiva:
Dar a conhecer textos literários de qualidade;
Realizar leituras orais e comentadas de autores de além mar, em língua portuguesa;
Reunir leitores e apreciadores de literatura;
Utilizar para tal um espaço da universidade, público, portanto;
Ler para a cidade.
Metodologia: Através de leituras de textos selecionados, o curso vai ocorrer no Casarão 8 - Museu do Doce da UFPel, um especo central e de fácil acesso do público em geral. Ao apresentar aos participantes fragmentos de obras do escritor moçambicano em língua portuguesa, pretende-se dar a conhecer textos poéticos e/ou narrativos previamente escolhidos por leitores aficionados.
Datas e temas:
14/03/2017: Cristina Maria Rosa e a literatura para crianças de Mia Couto; 15/03/2017: Beatriz Helena da Rosa Pereira: Contos e um ensaio de Mia Couto;
16/03/2017: Márcia Duarte e os textos para adultos de Mia Couto.
Resultados esperados
Reunir apreciadores entre estudantes e sociedade mais geral para:
Dar a conhecer textos literários de qualidade, no caso, do autor Mia Couto;
Realizar leituras orais e comentadas de autores de além mar, em língua portuguesa;
Reunir leitores e apreciadores de literatura;
Utilizar para tal um espaço da universidade, público, portanto;
Ler para a cidade.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Avaliação ocorrerá pela presença de público via assinatura em livro de presença no curso curto, por declarações orais dos participantes sobre a qualidade do curso e através de publicações do evento nas redes, especialmente no BLOG do PET Educação e na página da UPPel.

7.     Atividade - Semana internacional do Brincar: Pesquisa e Extensão
Carga Horária: 40 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 21/05/2017 a 28/05/2017.
Descrição/Justificativa: A Semana Internacional do Brincar ocorre entre os dias 21 e 28 de maio. A preparação para atuar nela e as tarefas que serão desenvolvidas pelo PET Educação junto com s demais programa de ensino e extensão da FaE ocorre no dia 03 de maio. A justificativa para a participação do grupo PET Educação está centrada em alguns argumentos, entre eles:
Convite da direção da FaE/UFPel;
Protagonismo do PET na extensão com crianças nas escolas, especialmente quando se trata do ler ludicamente;
Integração a um programa junto com os demais estudantes da FaE/UFPel;
Proporcionar vínculo com os demais grupos de pesquisa, ensino e extensão da/na FaE/UFPel;
Objetivos: Os objetivos para realizar tarefas na Semana mundial do Brincar promovida pela Aliança pela Infância são estar conectado ao tema "O Brincar que Encanta o Lugar", tornar o brincar a as preocupações com o tema fundamental na formação inicial das pedagogas, tornar o brincar um campo de intervenção, uma vez que é um direito das crianças, realizar atividades diversas, integradas as demais propostas pela Aliança pela Infância, mas, prioritariamente, ler para crianças.
Metodologia: As atividades propostas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos. São atividades que envolvem o brincar livre, com brinquedos não estruturados, para que as crianças se envolvam e se encantem durante o tempo das brincadeiras. Assim, o PET Educação vai ofertar, em seu espaço de leitura literária, a Sala de Leitura Erico Verissimo, atividades e leituras de acordo com o seguinte calendário:
21/05 – Pesquisa informal interativa sobre o brincar no aplicativo WhatsApp;
22/05 - Publicação dos resultados da pesquisa no Blog do PET Educação; 23/05 - Aula temática na disciplina Literatura Infantil I - O brincar na literatura de Lobato e Verissimo;
24/05 - Reunião preparatória para as oficinas na Sala de Leitura e na escola pública; 25/05 - Oficina de leitura literária para crianças na Sala de Leitura; 26/05 - Oficina de leitura literária para crianças na Biblioteca Cristina Maria Rosa;
27 e 28/05 - Integração as demais atividades propostas pela FaE/UFPel. Resultados esperados: Os resultados esperados nesta semana, entre outros, são cumprir o calendário; estar conectado ao tema "O Brincar que Encanta o Lugar", criando um espaço lúdico e agradável às crianças; tornar o brincar a as preocupações com o tema fundamental na formação inicial das pedagogas; tornar o brincar um campo de intervenção, uma vez que é um direito das crianças; - realizar atividades diversas, integradas as demais
Avaliação: Ocorrerá através da publicação do resultado da pesquisa no blog, do registro de imagens com matéria no blog sobre o ler na escola e na sala de leitura.

8.     Atividade - Leituras para Meninas: Extensão
Carga Horária: 20 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 08/03/2017 a 09/03/2017
Descrição/Justificativa: A atividade constitui-se de leituras públicas de obras literárias infanto-juvenis de escritoras brasileiras e não só. As obras foram escolhidas por terem, em seu universo ficcional, protagonistas meninas, mocinhas e ou mulheres que não esperam o príncipe encantado resolver seus problemas. São personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si mesmas, propõem saídas inusitadas para velhos problemas e são bem humoradas. Será desenvolvido pelo GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel e está integrado a outras atividades pensadas para o Dia Internacional da Mulher que serão desencadeadas pela Faculdade de Educação. Destinado às meninas do 7º, 8º e 9º ano da E.E.E.F. Fernando Treptow, ocorrerá nos dias 08/03/2017, 08/03/2018 e 08/03/2019, na Biblioteca Cristina Maria Rosa.
Objetivos: Integrado a uma data especial e tendo como foco a leitura literária, ler publicamente tem sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel. A leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância empodera as meninas e pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias vidas. Os objetivos do grupo são: - ler textos literários de qualidade; - ler mulheres para meninas; - reunir meninas e mulheres leitoras; - ler em um espaço escolar; - ler e brincar de pensar.
Metodologia: Em 2017 a atividade Leituras para Meninas terá como ficha técnica os seguintes textos:
1. Cinara Postringer: A bailarina, de Vinícius de Moraes e As meninas, de Cecília Meireles;
2. Cristina Rosa: Pandolfo Bereba, de Eva Furnari;
3. Érica Machado Leopoldo: Uma Chapeuzinho, de Marjolaine Leray;
4. Rafaela Canez Camargo: Ervilina e o princês, de Sylvia Orthof;
5. Tamires Machado: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector;
6. Ieda Kurtz: O Príncipe que Bocejava, de Ana Maria Machado.
Resultados esperados:
A atividade Leituras para Meninas terá como resultados esperados a leitura de textos literários de qualidade, a apresentação de escritoras mulheres para meninas, a reunião de meninas com mulheres leitoras (as estudantes de Pedagogia). Além disso, almejamos incrementar o espaço público de leitura que é a biblioteca escolar, pois ler é, também, aprender a pensar.
Metodologia de avaliação:
A avaliação da atividade se dará por: 1. Presença de meninas nas leituras; 2. Variedade de textos ofertados às meninas; 3. Elaboração de um curta com a experiência para postar na página do PET Educação na internet.

9.     Atividade - Livros imperdíveis: Pesquisa
Carga Horária: 8 horas atividade
Data Início/Fim da Atividade: 02/05/2017 a 02/05/2017.
Descrição/Justificativa: No dia 23 de abril comemora-se o dia internacional do livro. Neste dia, um domingo, iniciaremos uma pesquisa informal, através de uma rede social - o WhatsApp - sobre um título que a nossa rede de contatos indica como imperdível. As respostas recebidas serão organizadas em ordem alfabética e publicadas no BLOG do PET, indicando o que estão lendo e recomendando.
Objetivos: Conhecer o que lêem estudantes, professores, amigos com o intuito de publicizar o que lemos e os outros indicam como predileto.
Metodologia: No dia 23 de abril, domingo, através de uma pesquisa informal, via rede social - o WhatsApp - enviaremos uma pergunta a nossa lista de contatos: Qual o livro que consideras imperdível? Após receber respostas, estas serão organizadas em uma lista em ordem alfabética. A totalidade dos livros indicados será publicada no BLOG do PET educação.
Resultados esperados:
Uma lista de livros lidos e imperdíveis;
Publicização da leitura;
Divulgação de títulos e autores interessantes;
Convívio de leitores com outros leitores via rede social;
Metodologia de avaliação: Ao publicar os resultados, teremos um retorno da aceitabilidade da pesquisa entre os usuários da rede.

10.  Atividade - Aulas Inaugurais em Literatura Infantil: Ensino
Carga Horária: 8 horas atividade
Data Início/fim da Atividade: 02/05/2017 a 02/08/2017.
Descrição/Justificativa: Oferta de duas aulas inaugurais (uma em maio, outra em agosto de 2017) para a Licenciatura em Pedagogia, prioritariamente, mas aberta a todos os demais cursos da UFPel, tendo como tema: A literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha. Justifica-se pela premência do tema, pela importância da temática e por ser a disciplina ofertada de modo optativo, atingindo assim um púbico restrito.
Objetivos:
Formação mais plural dos estudantes, sobre o tema;
Qualificação da formação;
Convívio com os demais cursos da UFPel;
Contato com o tema: literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha;
Metodologia:
Divulgação na mídia da UFPel;
Preparo da Sala de Leitura Erico Verissimo;
Recepção dos interessados;
Palestra oral acompanhada da leitura de livros;
Acesso ao acervo da sala;
Assinatura de presenças;
Resultados esperados:
Entre os resultados esperados nas aulas ofertadas temos o desejo de uma formação mais plural dos estudantes, sobre o tema, a qualificação destes na formação docente, o evidente convívio com os demais estudantes da UFPel além do contato com o tema, ou seja, o conhecimento da literatura infantil brasileira e literatura infantil gaúcha.
Metodologia de avaliação: Através da Publicização do evento na mídia da UFPel e da assinatura de presenças no livro de atas da Sala de Leitura.

11.  Atividade - Formações PNAIC: Ensino e Extensão
Carga Horária: 20 horas atividade
Data Início/Fim da Atividade: 17/04/2017 a 06/05/2017
Descrição/Justificativa: Palestras sobre literatura para professores que integram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC MEC/UFPel. O tema - a Importância da Literatura Infantil no ciclo de alfabetização - será tratada em diferentes momentos no ano de 2017, entre eles: 17/04, 8/04, 06/05 e 11/07. Vinculadas ao Seminário Estadual de formação de alfabetizadores PNAIC (17 e 19/04/2017,) e à Formação de professores em escola na Cidade de Pelotas, as palestras visam um diálogo com docentes em serviço. Objetivos: Formação continuada de professores; Formação integral das estudantes que integram o PET Educação.
Metodologia: Palestras sobre o tema solicitado com uso de imagens textos, reflexões e exemplos. Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados esperados: Espera-se que o tema tenha impacto na formação continuada de professores que estão inseridos em projetos e no programas (políticas públicas de formação continuada); - Almeja-se aportar novos saberes aos já adquiridos pelas estudantes que integram o PET Educação.
Metodologia de avaliação:
Assinatura de presença dos professores e das bolsistas PET Educação nas atividades.

12.  Atividade - Espetáculo Leituras de Simões: Ensino e Extensão
Carga Horária: 208 horas atividade
Data Início/Fim da Atividade 03/01/2017 31/12/2017
Descrição/Justificativa: Grupo de estudos literários que pretende apresentar, em ação extensionista o espetáculo "Leituras de Simões". O ensino refere-se ao conhecimento aprofundado do autor pelotense, à escolha criteriosa de textos a serem lidos publicamente, à composição de personagens e à escrita de um roteiro. A extensão refere-se ao espetáculo propriamente dito, que será encenado na Feria do livro da cidade, em novembro de 2017. O grupo é composto por estudantes de Pedagogia (bolsistas e não) que, juntos, às sextas feiras, leem textos do escritor pelotense João Simões Lopes Neto, com vistas a apresentar um espetáculo na Feira do Livro de Pelotas, em novembro de 2017. A relevância se deve ao autor - um pelotense que escreveu para crianças, mas não só - e pela presença dele nas escolas da cidade, local prioritário de exercício da profissão do Pedagogo.
Objetivos:
Ler os textos de João Simões Lopes Neto;
Ler publicamente os textos do autor pelotense
Estudar em grupo;
Utilizar o espaço público do Museu do Doce (Casarão 8) para estudo;
Elaborar e experimentar a produção de um espetáculo lítero-teatral;
Metodologia: A partir da reunião do Grupo de estudos, às sextas feiras, pretendemos apresentar, após estudo e escolha criteriosa de textos a serem lidos publicamente, o espetáculo "Leituras de Simões". Os textos serão lidos em voz alta, por personagens caracterizados como os descritos pelo escritor em sua literatura.
Resultados esperados: Criar o espetáculo (roteiro, figurino e diálogos); Ler os textos de João Simões Lopes Neto; Ler publicamente os textos de João Simões Lopes Neto; Estudar em grupo e tornar esse estudo uma prática para a Pedagogia; Utilizar o espaço público do museu para estudo;
Metodologia de avaliação: Presença no grupo de estudos e pela recepção que o espetáculo terá na cidade. Noticias sobre o espetáculo veiculadas na imprensa serão utilizadas para comprovar sua existência e exequibilidade.

13.  Atividade - Palestra na Escola: Ensino
Carga Horária: 8 horas atividade
Data Início/Fim da Atividade: 11/07/2017 a 11/07/2017.
Descrição/Justificativa: Palestra sobre literatura na Formação Continuada de Professores na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Adolfo Fetter, Laranjal, Pelotas. Ocorrerá dia 11 de julho de 2017, ás 18 horas. Justifica-se pela oportunidade de reunir professores que atuam na escola, a tutura e os estudantes bolsistas do PET Educação.
Objetivos: - Formação continuada de professores; - Formação integral das bolsistas Como a atividade será realizada? (Metodologia): Palestra sobre o tema com aporte de livros e diálogo sobre metodologias de leitura. Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados esperados: Intervenção na formação continuada de professores no que tange ao tema - literatura na escola - e, de mesmo modo, a formação integral das bolsistas que atuam no PET Educação.
Metodologia de avaliação: Assinatura de presença em livro de atas; Coleta de avaliação escrita entre as professoras.

14.  Atividade - Reuniões PET Educaçao: Ensino
Carga Horária 208 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 03/01/2017 a 31/12/2017.
Descrição/Justificativa: O Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais colaborativos, acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos. Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona qualificar a convivência e a proposição, discussão e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião será por um tempo de no mínimo duas horas e terá uma pauta previamente agendada. Nela, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata – responsabilidade de todos do grupo – terá registro escrito e ficará disponível no BLOG do grupo. Eventualmente, será lida e aprovada na reunião posterior.
Objetivos: Os objetivos da realização de reuniões semanais são: formar profissionais colaborativos; incentivar o acordo de contendas e diferenças; incentivar os estudantes a argumentar e defender projetos; oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes petianos e não só.
Metodologia: Reuniões semanais, de, no mínimo duas horas, previamente agendadas e pautadas. Durante, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata – registro escrito – será composta a partir dos apontamentos de todos e estará disponível no BLOG.
Resultados esperados: Temos como expectativa que os estudantes bolsistas se tornem profissionais colaborativos, que possam visualizar a possibilidade de acordo quando houver contendas e diferenças, que eles possam defender e argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível conviver e dialogar com franqueza.
Metodologia de avaliação: A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser observado a acúmulo de experiência do grupo e os avanços em diálogos.

15.  Atividade - Estudos Temáticos: Pesquisa e Ensino
Carga Horária: 208
Data Início/Fim da Atividade: 02/01/2017 31/12/2017.
Descrição/Justificativa: Pesquisa de temas individuais por cada um dos estudantes bolsistas. Justifica-se pela premência de temas e procedimentos no ensino superior que não se encontram disponíveis na grade curricular ou que mereçam ser aprofundados e que são de interesse dos bolsistas.
Objetivos: Ampliar estudos; Conhecer temas e procedimentos no ensino superior que não se encontram disponíveis na grade curricular; Aprofundar estudos; Variar a palheta de temas a serem contemplados na formação docente;
Metodologia: Cada estudante pode/deve eleger um tema de seu interesse e pode/deve escolher um professor da Universidade para ser seu orientador. O tema e o docente serão escolhidos pelo estudante e ele terá o compromisso de dedicar duas horas semanais a esse vínculo. O tutor poderá ser um docente orientador, mas não necessariamente.
Resultados esperados: Além de ampliar estudos, dar a conhecer temas e procedimentos no ensino superior que não se encontram disponíveis na grade curricular, possibilitar o aprofundamento de estudos e a variação da palheta de temas a serem contemplados na formação docente, tem como objetivo e resultado esperado um vínculo com outros docentes orientadores que integram a Licenciatura em Pedagogia.
Metodologia de avaliação: Através de parecer do docente orientador e de apresentação de ao menos um trabalho científico sobre o tema além da proposição de uma roda de saberes aberta aos estudantes de Pedagogia.

16.  Atividade - PET Educação: 10 anos
Carga Horária: 10 horas
Data Início/Fim da Atividade: 01/09/2017
Descrição/Justificativa: Festa comemorativa aos 10 anos do Grupo PET/Educação. Ocorrerá no dia 01/09/2007. Vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, prima por atitudes a partir de três bases: o ensino, a pesquisa e a extensão. Justifica-se por buscar divulgar e comemorar os dez anos de existência do grupo, reunindo ex-alunos, ex-tutores e convidados que colaboraram na formação e atividades.
Objetivos: A comemoração dos 10 anos do Grupo PET/Educação que ocorrerá no dia 01/09/2007 tem por objetivo: divulgar o ensino, a pesquisa e a extensão que o grupo faz; comemorar os dez anos de atividades; estreitar laços entre os integrantes.
Metodologia: Encontro de um dia, na faculdade, com apresentação de ex-petianos e petianos atuais; Apresentação de banners relativos a eventos participados; Diálogo e café da tarde comemorativo;
Resultados esperados:
Avaliação dos dez anos de atividades;
Comemoração e convivência entre os antigos e novos membros do grupo;
Metodologia de avaliação: Presença no livro de atas; Bilhetinhos no mural do PET;

17.  Atividade - Colaboração: Projeto de Extensão
Carga Horária: 104
Data Início/Fim da Atividade: 03/05/2017 12/12/2017.
Descrição/Justificativa: Colaboração com o Projeto de Extensão Novos Caminhos que tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com Síndrome de Down (SD) através da inserção, qualificada, em atividades sociais que exijam práticas de leitura e escrita.
Objetivos:
Docência nas turmas do projeto;
Estudo do tema;
Vínculo com outros docentes da FaE/UFPel
Publicização da temática e da abordagem metodológica entre os demais estudantes da Pedagogia.
Metodologia: Estudantes que integram o PET Educação e que estão vinculadas ao projeto de extensão terão horas a cumprir na docência e no grupo de estudos.
Resultados esperados:
 Qualidade da formação;
Diversidade de orientação;
Formação mais ampla;
Diálogo sobre temas polêmicos e instigantes;
Partilhamento de saberes.
Metodologia de avaliação: A docente que coordena o projeto atestará a presença e vínculo das estudantes petianas no grupo.

18.  Atividade - SIEPE UFPel: Pesquisa, Ensino e Extensão
Carga Horária: 40 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 26/09/2017 30/09/2017
Descrição/Justificativa: 3ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPel, que será realizada no segundo semestre de 2017. A Semana irá congregar o 26º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 19º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), o 4º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 3º Congresso de Ensino de Graduação (CEG). Como justificativa, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e extensionistas) apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.
Objetivos:
Integrar o evento da instituição;
Conhecer e participar do 26º Congresso de Iniciação Científica (CIC);
Participar do 19º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS);
Integrar o 4º Congresso de Extensão e Cultura (CEC);
Participar do 3º Congresso de Ensino de Graduação (CEG).
Metodologia: Estudantes inscrevem seus trabalhos em Evento da Instituição. Logo depois, apresentam em mesas temáticas suas pesquisas e demais trabalhos. Ao ser publicado na mídia, pormenores sobre normas serão comunicados.
Resultados esperados:
Qualidade da formação;
Socialização de conhecimentos;
Integrar o grupo de pesquisadores e demais trabalhos da instituição.
Metodologia de avaliação: Todos devem ter seus trabalhos inscritos e defendidos nos eventos. No blog do grupo, a publicação de seus resumos.

19.  Atividade - INTERPET: Relações Humanas
Carga Horária: 48 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 02/01/2017 31/12/2017
Descrição/Justificativa: Reuniões mensais dos grupos PET UFPel.
Objetivos: Estabelecer relações humanas e grupais entre todos os estudantes, tutores e administração dos grupos PET na UFPel; Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição; Estabelecer novas e intensas formas de sociabilidade.
Metodologia: Reuniões mensais organizadas por grupos previamente escolhidos. A dinâmica será um café da manhã integrador e, logo depois, uma reunião temática (como organização, convivência, discussão política e acadêmica) relacionada à existência e permanência dos grupos nas Universidades Brasileiras.
Resultados esperados:
Integração dos grupos;
Definição de atitudes e políticas de convivência;
Atuação na UFPel e na cidade;
Metodologia de avaliação: A cada reunião, preparação anterior, presença e avaliação posterior no grupo.

20.  Atividade - Como ensinar: Projeto de Ensino
Carga Horária: 20 horas
Data Início/Fim da Atividade: 30/11/2017 02/12/2017
Descrição/Justificativa: O projeto "Como Ensinar" foi criado com a intenção de estimular o conhecimento de várias áreas do saber através de personagens – professores, bibliotecários, coordenadores, diretores – que estão nas escolas realizando práticas inovadoras e de comprovado resultado. A proposição se justifica por sua relevância acadêmica e por sua importância na formação de professores. O projeto é dirigido a estudantes de Pedagogia, prioritariamente.
Objetivos: A intenção é: oferecer o ensino e a reflexão sobre atividades práticas; socializar jeitos de ensinar, metodologias de intervenção em temas e assuntos importantes na sala de aula; apresentar formatos de fazer bem a alfabetização em todas as áreas nos primeiros anos escolares; conhecer alternativas às dificuldades de ensino e aprendizagem das crianças; aproximar as estudantes da cultura vivida na escola.
Metodologia: Palestras e proposições interativas sobre os temas escolhidos para o "Como Ensinar". - Como ensinar a adicionar, subtrair, dividir, multiplicar? - Como ensinar a ler, gostar de ler escolher bons livros? - Como ensinar a pensar, perguntar, responder, estudar? - Como ensinar a brincar, cantar, jogar? - Como ensinar a preservar o ambiente e usar bem os recursos naturais? Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados esperados: Espera-se com a proposição, aprimorar a curiosidade e o interesse por temas importantes e que serão abordados de forma clara e com proposições metodológicas. Pretende-se, também, intervir na formação dos estudantes de modo pontual e aprofundadamente.
Metodologia de avaliação: Os participantes serão convidados a avaliar o tema, a proposição e o palestrante de acordo com os seguintes critérios: - o que aprendi? - o que ainda não sei? - o que desejo estudar? As presenças serão compiladas para a entrega de certificações.

21.  Atividade - SulPET Florianópolis: Evento PET
Carga Horária: 48 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 20/04/2017 25/04/2017
Descrição/Justificativa: Participação dos estudantes bolsistas, com apresentação de trabalho - oral e banner - em duas modalidades no evento SulPET que ocorre em Florianópolis em abril de 2017.
Objetivos: Apresentar o trabalho: LEITURA LITERÁRIA NO PET EDUCAÇÃO/UFPEL: PROJETOS E ATIVIDADES. Estudante responsável: Rafaela Canez Camargo - Acadêmica da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas e Bolsista do Pet/Educação. Orientação: Drª. Cristina Maria Rosa; Apresentar o Banner: PROJETO NOVOS CAMINHOS: CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO. Estudante responsável: Tamires Jara Goulart - Acadêmica da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas e Bolsista do Pet/Educação. Orientação: Drª. Gilsenira de Alcino Rangel.
Metodologia: Participação no Evento de acordo com as regras.
Resultados esperados:
Integração das estudantes aos demais ritos do evento; - Apresentação dos trabalhos;
Relato do evento aos demais estudantes em reunião posterior.
Metodologia de avaliação: Ouvir os relatos das apresentações feitas pelas colegas e apoiar financeiramente o deslocamento e a inscrição no evento.

22.  Atividade - VIII Curso de Alfabetização: Propostas e Perspectivas
Carga Horária: 20 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 05/10/2017 07/10/2017
Descrição/Justificativa: O “VIII Curso de Alfabetização: Propostas e Perspectivas” tem como foco a formação aprofundada de temas que dizem respeito a processos alfabetizadores com crianças, jovens e/ou adultos. Será ministrado por pesquisadores e alfabetizadoras às alunas do curso de Pedagogia, prioritariamente. O tema, de suma importância, é central na formação docente, especialmente para os anos iniciais do ensino, justificando sua proposição.
Objetivos:
Promover contato entre estudantes e novas práticas e experiências pedagógicas no campo da alfabetização;
Proporcionar complementação na formação na área de alfabetização;
Garantir aos acadêmicos do curso a oportunidade de vivenciar experiências não presentes no currículo convencional.
Metodologia: Será caracterizada por um curso curto e intenso com palestras dialogadas com evidenciação de metodologias de alfabetização em destaque na escola. A proposição do curso será avaliada em conjunto com a coordenação da Pedagogia, para definir datas, temas e palestrantes e totalizará 20 horas para organizadores e ouvintes.
Resultados esperados:
Ampla participação de discentes da Pedagogia;
Proposição de temas e metodologias concernentes à formação em Pedagogia;
Aprofundamento de ideias, proposições e metodologias com vistas à alfabetização na idade certa;
Metodologia de avaliação:
Fichas de avaliação preenchida pelos participantes;
Discussão com o grupo sobre o conteúdo e a metodologia a serem adotados;
Presença de todos os inscritos será registrada.

23.  Atividade: Qorpo Santo: Diabos e Fúrias: Curso de Extensão
Carga Horária: 20 horas/atividade
Data Início/Fim da Atividade: 07/06/2017 09/06/2017
Descrição/Justificativa: Curso de Extensão sobre a obra Qorpo Santo: Diabos e Fúrias, de Luís Dill. Será ofertado em dois momentos: 1. Leitura prévia e estudos com mediadores (07/06/2017) 2. Diálogos com o autor (09/06/2017). Justifica-se por ser uma obra escrita por autor gaúcho, sobre um autor teatral gaúcho que, pouco explorado e conhecido, está sendo retomado no cenário cultural. É uma obra para adolescentes - rara, portanto - e pode/deve ser considerada.
Objetivos:
Ler integralmente a obra Qorpo Santo: Diabos e Fúrias, de Luís Dill;
Realizar uma leitura preparatória para conversa com o autor apoiado em mediadores (07/06/2017);
Desenvolver um diálogo com o autor (09/06/2017).
Metodologia: Será ofertado em quatro momentos:
 1. Inscrição para o curso na página da UFPel (online com limite de 50 vagas e gratuito);
2. Presença para leitura prévia e estudos com mediadores (07/06/2017);
3. Diálogos com o autor (09/06/2017);
4. Avaliação por escrito a ser entregue no dia do encontro com o autor.
Resultados esperados:
Envolvimento da comunidade acadêmica na atividade, pois será aberta a todos os estudantes;
Inscrição de 50 estudantes para o curso;
Presença para leitura prévia e estudos com mediadores a ser compilada em ata;
Participação de todos no "Diálogos com o autor";
Entrega da avaliação por escrito no dia do encontro com o autor.

Metodologia de avaliação: A partir da inscrição de 50 estudantes, esperamos poder receber a presença de todos para leitura prévia e estudos com mediadores a ser compilada em ata, a participação de todos no "Diálogos com o autor" e a consequente entrega da avaliação por escrito no dia do encontro com o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário