Integrando o PET Educação como bolsista e realizando pesquisa no
campo da leitura literária, a estudante formanda da Licenciatura em
Pedagogia, Tamires Lacerda
Machado recebeu, na tarde de
sexta-feira, dia 28 de outubro de 2016 o Prêmio Jovem Pesquisador no Salão
Universitário da Universidade Católica de Pelotas.
A cerimônia de entrega dos prêmios - certificado e cheque-presente
da Livraria Vanguarda - ocorreu no Saguão do Campus I da UCPel,
às 18 horas. Sob orientação da Drª. Cristina
Maria Rosa, o trabalho
apresentado pela pesquisadora no dia anterior, quinta-feira, foi desenvolvido
em 2016 e foi intitulado Encontro
com a poesia: com a palavra, professoras.
A pesquisa teve como foco identificar
conhecimentos prévios de professores que integraram um curso de formação
ocorrido em 2016, todo ele online. Resultado de uma interessante e bem sucedida
parceria entre o GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária e o poeta Luis
Camargo, a questão que orientou a
pesquisa foi: O que é poesia para as professoras participantes do curso? A seguir, o resumo do trabalho premiado enviado ao Salão da UCPel:
Encontro com a
poesia: com a palavra, professoras.
Resumo: No trabalho
apresento resultados parciais de uma pesquisa envolvendo professoras que
frequentam um curso de formação online. Iniciado dia 18 de abril de 2016, os
temas tratados foram: Encontro
com a poesia; A música das
palavras; Imagens que os
versos sugerem; O jogo com
o significado das palavras; Quem
fala?; Alguns tipos de
poema; Gêneros híbridos, A poesia infantil no Brasil e Como
planejar, realizar, registrar e avaliar uma unidade de leitura sobre poesia.
Um dos gêneros do discurso literário ofertado às crianças na escola, a
poesia é “luta amorosa com as palavras”, de acordo com Mario Quintana. Por suas peculiaridades ou recursos
próprios – uma
criteriosa seleção e combinação de sons, de ritmo, de melodia – a linguagem ou
registro poético é profundamente necessário na formação do leitor. Para Machado
(2014) “Poesia e infância se confundem” o que se pode comprovar através
do gosto especial pelos ritmos, musicalidade, repetições, aliterações,
assonâncias, onomatopeias que há em muitas das brincadeiras infantis.
O foco da pesquisa foi identificar
conhecimentos prévios dos integrantes do curso, a respeito
do tema. A questão que representou minha curiosidade foi: O que é poesia para
as professoras participantes do curso? As respostas foram colhidas em um dos
exercícios propostos. Os procedimentos
foram: a) seleção de um objeto de curiosidade
(conceito de poesia); b) escolha de uma das tarefas em que este
tema foi tratado; c) solicitação de autorização para uso do
material produzido pelas professoras; d) leitura e seleção de trechos adequados
à pesquisa; e) escrita das conclusões. Após a
autorização das professoras e tendo substituído seus nomes, dei início à
leitura das respostas enviadas para a tarefa número um – Encontro com a poesia. Nela havia a
solicitação para que cada professor elaborasse uma autoapresentação e,
indicasse quando, como e onde houve seu “encontro com a poesia”.
Resultados: Oito professoras (57,14% do total), em resposta a primeira tarefa,
evidenciaram seu “encontro com a poesia”. Percebi que a família – pais, mães,
tias, avós, primas – foi a primeira referência de “encontro com a poesia” nas
infâncias das professoras, contrariando a afirmação de Camargo (1999) para quem
“a mediação familiar ainda é pouco
significativa” quando se trata de apresentar o gênero a novos leitores. Todas, e aí sim, Camargo (1999)
tem razão, mencionam também a escola, seus livros e professores
exemplares, como co-responsáveis por seu gosto e conhecimento de poesia. Concluindo, posso afirmar que a
parceria iniciada entre o poeta Luis Camargo e o Grupo de Estudos em Leitura
Literária da FaE/UFPel – oportunizou um vínculo de qualidade. Apesar do volume
de tarefas e da variedade de demandas, produziu, entre os envolvidos, uma
reflexão a respeito do tema e da necessidade de desenvolvê-lo nos primeiros
anos escolares.
REFERÊNCIAS
BORDINI, Maria da
Glória. Poesia Infantil.
São Paulo: Ática, 1986.
CAMARGO, Luis. A Poesia infantil no Brasil. Palestra apresentada no Instituto
Latino americano da Universidade de Estocolmo, Suécia, em outubro de 1999.
CAMARGO, Luis e
ROSA, Cristina (org.). Brincar
com palavras: a poesia na sala de aula. Curso de Formação. Projeto de
Extensão Leitura Literária na Escola (DIPLAN/PREC: 5197044). Pelotas: UFPEL,
2016.
MACHADO, Maria
Zélia Versiani. Poesia Infantil.
Glossário CEALE. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014.
MIRANDA, Ana Ruth
Moresco. Fala. Glossário
CEALE. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014.
QUINTANA, Mário. A luta amorosa com as
palavras. São Paulo: Isto É, 14/11/1984.
ROSA, Cristina. O que é poesia. Blog Alfabeto à
parte. Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2016/07/o-que-e-poesia.html