Tamires Lacerda Machado, do PET Educação, recebe prêmio no Salão da UCPel.

Integrando o PET Educação como bolsista e realizando pesquisa no campo da leitura literária, a estudante formanda da Licenciatura em Pedagogia, Tamires Lacerda Machado recebeu, na tarde de sexta-feira, dia 28 de outubro de 2016 o Prêmio Jovem Pesquisador no Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas.
A cerimônia de entrega dos prêmios - certificado e cheque-presente  da Livraria Vanguarda - ocorreu no Saguão do Campus I da UCPel,  às 18 horas. Sob orientação da Drª. Cristina Maria Rosa, o trabalho apresentado pela pesquisadora no dia anterior, quinta-feira, foi desenvolvido em 2016 e foi intitulado Encontro com a poesia: com a palavra, professoras.
A pesquisa teve como foco identificar conhecimentos prévios de professores que integraram um curso de formação ocorrido em 2016, todo ele online. Resultado de uma interessante e bem sucedida parceria entre o GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária e o poeta Luis Camargo, a questão que orientou a pesquisa foi: O que é poesia para as professoras participantes do curso? A seguir, o resumo do trabalho premiado enviado ao Salão da UCPel:


Encontro com a poesia: com a palavra, professoras.
Resumo: No trabalho apresento resultados parciais de uma pesquisa envolvendo professoras que frequentam um curso de formação online. Iniciado dia 18 de abril de 2016, os temas tratados foram: Encontro com a poesia; A música das palavras; Imagens que os versos sugerem; O jogo com o significado das palavras; Quem fala?; Alguns tipos de poema; Gêneros híbridos, A poesia infantil no Brasil e Como planejar, realizar, registrar e avaliar uma unidade de leitura sobre poesia.
Um dos gêneros do discurso literário ofertado às crianças na escola, a poesia é “luta amorosa com as palavras”, de acordo com Mario Quintana. Por suas peculiaridades ou recursos próprios  uma criteriosa seleção e combinação de sons, de ritmo, de melodia – a linguagem ou registro poético é profundamente necessário na formação do leitor. Para Machado (2014) “Poesia e infância se confundem” o que se pode comprovar através do gosto especial pelos ritmos, musicalidade, repetições, aliterações, assonâncias, onomatopeias que há em muitas das brincadeiras infantis.
O foco da pesquisa foi identificar conhecimentos prévios dos integrantes do curso, a respeito do tema. A questão que representou minha curiosidade foi: O que é poesia para as professoras participantes do curso? As respostas foram colhidas em um dos exercícios propostos. Os procedimentos foram: a) seleção de um objeto de curiosidade (conceito de poesia); b) escolha de uma das tarefas em que este tema foi tratado; c) solicitação de autorização para uso do material produzido pelas professoras; d) leitura e seleção de trechos adequados à pesquisa; e) escrita das conclusões. Após a autorização das professoras e tendo substituído seus nomes, dei início à leitura das respostas enviadas para a tarefa número um – Encontro com a poesia. Nela havia a solicitação para que cada professor elaborasse uma autoapresentação e, indicasse quando, como e onde houve seu “encontro com a poesia”.
Resultados: Oito professoras (57,14% do total), em resposta a primeira tarefa, evidenciaram seu “encontro com a poesia”. Percebi que a família – pais, mães, tias, avós, primas – foi a primeira referência de “encontro com a poesia” nas infâncias das professoras, contrariando a afirmação de Camargo (1999) para quem “a mediação familiar ainda é pouco significativa” quando se trata de apresentar o gênero a novos leitores. Todas, e aí sim, Camargo (1999) tem razão, mencionam também a escola, seus livros e professores exemplares, como co-responsáveis por seu gosto e conhecimento de poesia. Concluindo, posso afirmar que a parceria iniciada entre o poeta Luis Camargo e o Grupo de Estudos em Leitura Literária da FaE/UFPel – oportunizou um vínculo de qualidade. Apesar do volume de tarefas e da variedade de demandas, produziu, entre os envolvidos, uma reflexão a respeito do tema e da necessidade de desenvolvê-lo nos primeiros anos escolares.

REFERÊNCIAS
BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986.
CAMARGO, Luis. A Poesia infantil no Brasil. Palestra apresentada no Instituto Latino americano da Universidade de Estocolmo, Suécia, em outubro de 1999.
CAMARGO, Luis e ROSA, Cristina (org.). Brincar com palavras: a poesia na sala de aula. Curso de Formação. Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola (DIPLAN/PREC: 5197044). Pelotas: UFPEL, 2016.
MACHADO, Maria Zélia Versiani. Poesia Infantil. Glossário CEALE. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Fala. Glossário CEALE. Belo Horizonte: UFMG/CEALE, 2014.
QUINTANA, Mário. A luta amorosa com as palavras. São Paulo: Isto É,  14/11/1984.

ROSA, Cristina. O que é poesia. Blog Alfabeto à parte. Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2016/07/o-que-e-poesia.html

Visita à Biblioteca Pública Pelotense: PET Educação presente!

Em outubro, mês da feira do Livro em Pelotas, a disciplina Literatura Infantil I da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel preparou e desenvolveu uma aula-visita à Biblioteca Pública Pelotense.
Foi no dia 21, entre as 9 e as 11 horas.
Apoiada pelo PET Educação, a aula foi repleta de novidades: um passeio pela biblioteca como um todo com paradas estratégicas: no acervo de jornais, no setor infantil e no Museu que se localiza no subsolo.
A beleza de BPP e seus mais de 200 anos encantaram a todos.

Agradecemos ao Luis Felipe, nosso guia e à Anelise, que nos deu uma aula de como cuidar, inventar, trabalhar com diferentes grupos de leitores e manter cativo o público infantil, o futuro da BPP.

Leitura Literária no Fernando Treptow: PET Educação presente!

Em outubro, ainda nas comemorações do dia da criança, o ALFABETA – que integra o grupo de leitura literária da FaE/UFPel e é apoiado pelo PET Educação, esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow.
Foi no dia 2º, quinta-feira à tarde. Um dia de muita alegria e leitura.
A Chapeuzinho Vermelho veio acompanhada da Cinderela e sua Madrasta mais a Fada Madrinha.
Até um Príncipe apareceu por lá. Sem coroa, pois havia ficado pobre após um feitiço da Naribruxa, leu e contou às crianças suas desventures.
Vocês pensam que a Naribruxa se comoveu? Nada! Ensinava a sua aprendiz, a Bruxa Silenciosa, como se faz uma bela maldade!
E tudo ocorreu na nova Biblioteca da Escola!
O grupo esteve lá para ler e encantar as crianças. 
Umas das narrativas ouvidas foi “Príncipe Sapo”, escrita pelos irmãos Grimm. Adivinha quem leu? Isso mesmo, o Príncipe Pobre.
A Fada Madrinha fez questão de apresentar a poesia às crianças: Vinícius de Moraes. E a Cinderela, que levou o violão, encantou a todos com sua maviosa voz: "Era uma casa, muito encantada, não tinha teto, não tinha nada..."

As crianças da escola, que estudam do primeiro ao quarto ano, vieram, com suas professoras, para conhecer as novidades da biblioteca e aproveitar o presente que a direção preparou: sanduíche e suco de pêssego de lanche, leitura e encantamento na biblioteca.

Resultado seleção jornalista PET Educação

O Programa de Educação Tutorial - PET Educação informa o resultado do Edital 002/2016 que tratou da seleção de um estudante para estágio não remunerado na área de jornalismo (e/ou áreas afins).
O objetivo é que este estudante desenvolva edição e atualização do Jornal “Escrevendo Educação”, atualização e manutenção das mídias digitais (Blog e do Facebook do grupo).
A comissão de seleção – composta pelas estudantes Ieda Kurtz, Maiara Kringel, Priscila Barbosa e Rafaela Camargo e pela Tutora Cristina Rosa – informa que a estudante de Letras Claudia Moraes Dal Molin foi aprovada, passando realizar seu estágio a partir de 03/112/2016.
O PET Educação agradece aos demais inscritos no processo seletivo e deseja à Claudia um excelente trabalho.

Feira das Profissões 2016: PET Educação presente!

A feira das profissões é uma atividade que agrega os grupos PET da UFPel. Ocorreu no sábado, dia 15/10, nas dependências do Desafio Pré Vestibular, entre as 16 e as 20 horas.
Presentes, representando a Pedagogia da FaE/UFPel, um grupo de petianas: Ieda, Maiara, Rafaela, Tamires e Cinara. Na imagem ao lado, com a tutora, professora Cristina Rosa.
Nossas tarefas foram: montar o estande, receber estudantes de ensino médio e público em geral para apresentar a Licenciatura em Pedagogia e conhecer os demais cursos ali representados.
A equipe organizadora – integrada pelo PET Física  esteve no estande da Pedagogia: A Isadora e o Tutor Fernando Simões além do colega Christian, da Licenciatura em Matemática.
Foi uma tarde de interação, alegria e muito bete-papo.
Na semana posterior ao evento recebemos um e-mail da Isadora, do PET Física, em agradecimento:
"Gostaria de deixar meu agradecimento a todos colegas que participaram da II Feiras das Profissões do Desafio pré-vestibular, evento que mesmo com os imprevistos referentes a estrutura, participação de cursos e estudantes, nossos PET's estavam lá trocando experiência, possíveis parcerias de projetos futuros e apresentando seus cursos. Então deixo aqui o meu “Muito obrigada". Atenciosamente, Isadora Espíndola (PET-Física UFPel)"

INTERPET de outubro: PET Educação presente!

   No sábado, dia 15 de outubro, participamos de mais um INTERPET/UFPel.
Organizado pelo PET Diversidade e Tolerância, ocorreu no no Auditório da Arquitetura, entre as 9 e as 11 horas da manhã.
   Presentes, as petianas Gabriela, Priscila, Rafaela, Roberlânia e Tamires que representaram o grupo e se manifestaram com relação à SIEPE e ao Dia do Professor, comemorado em 15/10.
Na Pauta, após os informes inciais, a Feira das Profissões, a Avaliação da SIEPE, o planejamento de uma atividade conjunta entre os grupos PET no fim de 2016, o Mobiliza PET, o Calendário do INTERPET/2017, a recomposição da Executiva e um relato da Reunião da CENAPET.

     Entre as decisões, o consenso de que a SIEPE deve preservar o caráter público de eventos na Instituição, desonerando os estudantes do pagamento de inscrição, de que é importante participarmos da Feira das Profissões, de que devemos nos inteirar do Mobiliza PET e de que é necessário um encontro final de todos os grupos para  aprofundar laços.
O sábado inciou com um maravilhoso café da manhã: mesas com sucos e cafés, pães e geleias, bolos e frutas. É muito bom ter estudantes de Nutrição entre os petianos! E é bem bacana estar entre colegas e amigos para dialogar sobre a Universidade e seus projetos.

EMEI Ivanir Dias: PET Educação presente!

Quinta-feira, dia 13 de outubro.
Festa para as crianças da EMEI Professora Ivanir Dias.
Lá, o grupo de leitura literária ALFABETA.
Criado em 2004, o Alfabeta é um grupo de leitura integrado por estudantes da Licenciatura em Pedagogia. Pertence ao Projeto “Leitura Literária na Escola” e é coordenado pela professora Cristina Maria Rosa.
Apoiado pelo PET/Educação, o grupo é composto por diferentes personagens dos contos infantis e realiza ações extensionistas em escolas públicas, prioritariamente.
A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ivanir Dias atende aproximadamente 200 crianças em 7 salas de aulas. Para tal, 28 funcionários (professores, cuidadores a serviços) se revezam.
Há também sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado, alimentação escolar para os alunos, Biblioteca, parque infantil, banheiro adequado à educação infantil, pátio descoberto e área verde.
Se localiza na Rua Manoel Lucas de Lima, 225, na Cohab Tablada.

Ano que vem estaremos novamente lá!

Lar da Criança São Luiz Gonzaga: PET Educação presente!

Na quinta, dia 13 de outubro, em comemoração ao dia da criança, o grupo de leitura literária ALFABETA esteve no Lar da Criança São Luiz Gonzaga.
Apoiado pelo PET Educação, o grupo é integrado por estudantes da Licenciatura em Pedagogia e a cada ano, na semana da criança, recebe convites para interagira com crianças que, na escola, aprendem a gostar de ouvir e ler histórias.
Diferentemente de outras instituições, as imagens que fizemos desse momento não podem ser publicizadas. Assim, respeitando o acordo, não publicaremos o registro fotográfico que fizemos com os pequenos. A foto ao lado, única em que os rostinhos das crianças não aparecem, representa o que aconteceu lá: brincadeira, leitura, amorosidade.
Agradecemos o convite e afirmamos que foi muito bom estar entre vocês nesse dia!

Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Jose Brusque Filho: PET Educação presente!

Na semana da criança, ente 10 e 14 de outubro, escolas públicas pelotenses estão presenteando seus pequenos estudantes com leitura literária: convidaram o PET Educação para aparecer e ler para os pequenos...
Depois do convite, o ALFABETA – grupo de leitura literária da Faculdade de Educação da UFPel que é apoiado pelo PET Educação - esteve presente em mais uma delas, na quinta, dia 13/10.

Foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Brusque Filho.
 Nesse dia, duas Bruxas, uma delas nariguda mais a Rainha Mãe da Cindelera e a Fada Madrinha estiveram lá para ler e dialogar com as crianças.
Entre todos os livros lidos, os prediletos das crianças do primeiro ano foram os poemas do Vinícius de Moraes, inseridos na obra A Arca de Noé.
Mas o conto Rá, Ré, Ri, Ró Rua! foi muito apreciado. 
Especialmente por que a Naribruxa leu com muita ênfase, mexendo os braços e utilizando sua voz cavernosa.
Deu até medo...
Se duvidas, vai até a escola e pergunte para as crianças. O Yuri, a Vitória e o Erik saíram de lá apavorados...
Para a professora Nair e Isabel, do primeiro e segundo ano, as crianças adoram ouvir hist´rias e essa prática é bem importante na escola. Percebem que entre os pequenos, quando mais leitura melhor e cada uma tem sua caixa repleta de livros na sala de aula.
A Diretora da Escola, professora Érika, disse que preparar uma festa para as crianças tem sentido nesta semana, pois mostra que a escola sabe que cada um  deles merece um abraço especial, um carinho, um presente. E presentear com literatura é tarefa da escola.
O local onde ocorreu a interação com cada uma das quatro turmas foi especialmente preparado para tal: na sala havia tapetes coloridos, colchonetes e almofadas. No meio da tarde, um delicioso lanche foi servido a todos: cachorro quente e suco. Até as bruxas, que juram que só comem sapo mexido em caldeirão, aceitaram.

Dia das Crianças: PET Educação Presente!

Na semana da criança, ente 10 e 14 de outubro, escolas públicas pelotenses estão presenteando seus pequenos estudantes com leitura literária: convidaram o PET Educação para aparecer e ler para os pequenos...
Depois do convite, o ALFABETA – grupo de leitura literária da Faculdade de Educação da UFPel que é apoiado pelo PET Educação -esteve presente em uma delas, na terça, dia 11/10.
Foi no Colégio Municipal Pelotense
Nesse dia, a Cindelera, o Senhor Sabetuuudo, a Fada Madrinha, a Madrasta da Cinderela e a Bruxa da Branca de Neve estiveram lá para procurar o sapato perdido da Cinderela. E oferecer maçãs para as crianças...
Enquanto isso, as crianças puderam ouvir historias encantadoras: narrativas e poemas, contos e causos. Gostaram mais dos poemas do Vinícius de Moraes e até cantaram: "Era uma casa,  muito engraçada..."
Para a professora de literatura infantil do Curso Normal habilitação educação infantil e professora de hora do conto das turmas de pré escola, pedagoga Maria Raquel Vieira, a leitura literária é bem aceita se acompanhada da fantasia. Por isso, o grupo foi muito bem recebido e, ao final, presenteado: beijos, abraços das crianças, reconhecimento das professoras. O local - a biblioteca infantil do Colégio Municipal Pelotense - foi oferecido para práticas pedagógicas às futuras professoras que atuaram como personagens, realizando assim, uma troca entre Escola e Universidade.
As interações ocorreram na Biblioteca Infantil da Escola, um lugar iluminado e apropriado para tal. 
Repleta de bons livros, um grande tapete colorido e confortáveis almofadas além de mesinhas de apoio, lá as crianças são sempre bem recebidas.

Será que as crianças aceitaram as maçãs da Bruxa? E a jovem Cinderela encontrou seu sapatinho de cristal?
Pergunte ao Senhor Sabetuuudo, ele tem um livro em que há resposta para todas as perguntas...

Seleção de estudante de Jornalismo, Letras e/ou Design Gráfico


Programa de Educação Tutorial - PET
Edital 002/2016

Seleção de estudante de Jornalismo, Letras e/ou Design Gráfico para atuar junto ao PET/Educação

Objetivo e Certificação: 
Oferrta de um estágio não remunerado, de até duas horas semanais, pelo período de um ano (com início em novembro de 2016 e fim em outubro de 2017) a um estudante de Jornalismo, Letras e/ou Design Gráfico para desenvolver ações de edição e atualização do Jornal “Escrevendo Educação”, atualização do Blog peteducação.blogspot.com e atualização do FACEBOOK do grupo;
O período e as atribuições do estagiário serão certificadas pelo PET/Educação;

2. Das vagas: 1 (uma) vaga.
2.1. Categoria: estágio não remunerado (voluntário sem bolsa).

3. Dos critérios de seleção:
Estar regularmente matriculado no curso superior de Jornalismo, Letras e/ou Design Gráfico;
Ter disponibilidade para dedicar 02(duas) horas semanais às atividades;

4. Inscrições: de 05 a 15 de outubro neste correio eletrônico: selecaopeteducacao@gmail.com

4.1 Documentos necessários para inscrição que serão entregues no dia da entrevista:

Histórico Escolar;
Memorial com experiência.

5. Procedimentos de Seleção: Entrevista e análise do histórico escolar e Currículo Lattes
5.1 Da Comissão de Seleção: Será composta por 6 (cinco) integrantes: 4 (quatro)  bolsistas, a Tutora do Grupo PET/Educação e um professor da Licenciatura em Pedagogia.

6. Data e Local da entrevista:

19 de outubro 2016 – a partir das 9 horas na sala 257 da FaE.

6. Os casos omissos serão dirimidos pela comissão.

__________________________________________
Comissão de Seleção

Pelotas, 05 de outubro de 2016.

Seleção Bolsista PET/Educação 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Programa de Educação Tutorial – PET/EDUCAÇÃO
Edital 002/2016 - 
Seleção de Bolsistas



O PET/EDUCAÇÃO convida os alunos da Pedagogia a inscreverem-se às vagas de bolsista no Programa PET/Educação.


1. Dos objetivos do programa:

• Desenvolver as atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos bolsistas.
• Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
• Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino;
• Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior;
• Proporcionar a formação acadêmica no âmbito da Universidade, privilegiando a indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão.


2. Das vagas: Serão disponibilizadas três vagas, uma a ser ocupada imediatamente e as demais a partir de dezembro de 2016;

2.1. Valor da Bolsa: Cada aluno bolsista receberá apoio mensal no valor de R$ 400,00, ininterruptamente.


3. Dos critérios de seleção:

ü  Estar regularmente matriculado no curso de Pedagogia;
ü  Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais obrigatórias às atividades;
ü  Apresentar rendimento acadêmico maior ou igual a sete;
ü  Não ter mais do que duas reprovações em todo o histórico acadêmico;
ü  Não estar cursando o primeiro e nem os dois últimos semestres do Curso;
ü  Não ser bolsista de qualquer outro programa no momento de inclusão no grupo;
ü  Ler o manual do Programa de Educação Tutorial, disponível no site:
http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf

4. Inscrições: de 05 a 17 de outubro de 2016 pelo endereço eletrônico: selecaopet2016@gmail.com

4.1 Documentos necessários para inscrição devem ser entregues no dia da prova escrita (19/10, 9 horas, sala 257 da FaE).

ü  Histórico Acadêmico atualizado;
ü  Currículo Lattes atualizado;


Datas
Atitude
Local
05 a 15/10
Inscrições
Online
19/10
Prova escrita
Sala 257- FAE
26/10
Entrevista com os candidatos
Sala 257- PET/Educação
28/10
Divulgação dos resultados
Mural do PET/ Educação e Blog do PET.

4.2 Da Comissão de Seleção: Será composta por cinco integrantes: a Tutora do Grupo PET/Educação, professora Cristina Maria Rosa; um tutor convidado; a coordenadora da Licenciatura em Pedagogia; duas estudantes que integram o PET/Educação como bolsistas.

5. Os casos omissos serão dirimidos pela comissão.



__________________________________________
Érica Machado Leopoldo e Tamires Lacerda Machado
Comissão de Seleção

Pelotas, 05 de outubro de 2016.