Pedagogia FaE/UFPel: alguns dados

PEDAGOGIA fAe/ufpEL

Grau: graduação / licenciatura
Modalidade: Presencial
Turno: Vespertino
Código ufpel 1900
Código e-mec 14987
Unidade: Faculdade de educação

Criação e reconhecimento
Curso criado pela portaria 216 de 1976.
Curso reconhecido pela Portaria nº 092 de 08/03/1984. Publicada no D.O.U. de 09/03/1984.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 1097 de 24/12/2015. Publicada no D.O.U. de 30/12/2015.

Semana “Ler não entra em recesso”: PET Educação apoia!

Apoiada pelo PET Educação, a Sala de Leitura Erico Verissimo (FaE/UFPel) estará desenvolvendo uma série de eventos no recesso do calendário da UFPel. Acompanhe a agenda do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – e participe dos eventos.

Aniversário
A sala de leitura Erico Verissimo completará dois anos em 17 de dezembro de 2017 e prepara um curso especial de formação de professores para a primeiríssima infância (zero a três anos). Confira aqui, mais tarde, as informações a respeito e reserve sua vaga.

O GELL
Ofertando formação através de diferenciadas, constantes e impactantes micropolíticas, o GELL tem como foco a formação do leitor literário. Por isso, dialogar com professores que atuam nas escolas públicas em Pelotas e região é preponderante, uma vez que são eles que estão nas escolas com as crianças todos os 200 dias letivos do ano escolar e o que os professores leem ou deixam de ler impacta profundamente a história do leitor. De cada um deles.


Semana “Ler não entra em recesso”.
29/08 – Reunião preparatória para o curso de formação de professores a ser desenvolvido no sábado, dia 02. Foco: Apresentar autores e suas obras para os professores, demonstrar nosso encantamento com os livros e a leitura, afirmar a importância da leitura para crianças na escola e indicar possibilidades de trabalho com autores diferenciados. Local: Mercado Central, 18 horas;

30/08 – Publicação no Blog da Sala de leitura Erico Verissimo dos resultados da pesquisa “A professora, o aluno e os ovos” te representa? A investigação informal e seus resultados integram a formação das estudantes de Pedagogia que é intitulada “Pensando sobre a Profissão” e foi desencadeada em 01 de agosto de 2017 pelo PET Educação. Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2017/08/a-professora-o-aluno-e-os-ovos-te.html

31/06 – Leitura na Escola
Leitura da obra A Zeropéia, de Herbert de Souza, para as crianças da EMEI Ruth Blank. Local: Na escola, manhã e tarde;
Leitura da Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato para os quintos anos da Escola Fernando Treptow. Manhã, na Biblioteca da escola.

01/09 – Leitura Literária
Leitura de Contos de Horror para os nonos anos da Escola Fernando Treptow. Manhã, na Biblioteca da escola.

02/09 - Curso de Formação de professores em leitura literária para os docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Joaquim Dias. Local e data: Sábado, 9 às 11 horas nas dependências da escola.

II Encontros com a Pedagogia - integração e formação: PET Educação apoia!

Com a proposição de traçar um perfil leitor do estudante que frequenta a Licenciatura em Pedagogia na FaE/UFPel, o PET Educação está desenvolvendo uma pesquisa que teve início no primeiro semestre de 2017.
Temos como objetivo central conhecer e descrever o perfil leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas FAE/ UFPEL através das práticas de leitura indicadas como habituais e nem tanto pelos entrevistados. A justificativa é qualificação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, nos quais a formação do leitor é tema preponderante.
Atualmente diante de resultados parciais da investigação que ocorrerá entre 2017 e 2019, procura-se definir preferências (autores, gêneros e títulos), hábitos literários dos participantes (se gosta de ler, quando lê, quais as motivações) e possíveis influências do ensino superior nas escolhas do que e quando ler.
A metodologia inclui a coleta de informações em todos os semestres da licenciatura e, a partir da primeira, coletas focadas no 1º e 9º semestres (ingressantes e concluintes). Todos os estudantes foram convidados a responder anonimamente ao questionário que lhes foi ofertado por alguns membros da equipe PET Educação em suas salas de aula, tendo como objetivo ter o primeiro resultado publicado na primeira semana do segundo semestre de 2017.
Diante disso, o PET Educação recebeu um convite da Coordenação da Pedagogia. Leia:

Olá, Cristina!
Queremos convidar-te para fazer uma fala, sobre a tua pesquisa, no II Encontros com a Pedagogia: integração e formação.  Esse evento tem como objetivo principal recepcionar e integrar as/os alunas/os ingressantes no segundo semestre.
Reservamos o dia 24/10 às 19h30min. Podemos contar contigo? Se for possível, por favor, diga-nos o título, pois estamos fechando a programação. 
Beijos.
Mara e Valdelaine.

Nós estaremos lá.
Venha participar e conhecer mais resultados da pesquisa.

E leia.
Ler Literatura não é uma atividade supérflua ou dispensável.
Ler literatura é essencial à vida humana.

Estágio não obrigatório na formação docente: PET Educação apoia!

Estágio não obrigatório na formação docente
Os colegiados dos cursos de graduação da FaE promoverão o evento "O estágio não obrigatório na formação docente", nos dias 22 e 23 de agosto de 2017, que contará com os relatos das experiências dos acadêmicos dos Cursos de Pedagogia que realizam estágios não obrigatórios no município de Pelotas. O evento será aberto a todos os estudantes da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação e outras unidades acadêmicas. A oferta de estágio para estudantes do Curso de Pedagogia é significativa no município de Pelotas.
A atuação acontece em escolas de educação infantil e ensino fundamental, programas da prefeitura, instituições assistenciais, entre outros espaços. Cabe à universidade fazer o acompanhamento desses estudantes-estagiários para avaliar a contribuição dessas experiências para o processo de formação e identificar a pertinência do estágio para um estudante de Pedagogia. Atualmente, aproximadamente 40 estudantes da Pedagogia realizam estágio não obrigatório, o que representa cerca de 10% da totalidade de matriculados  nos Cursos Diurno e Noturno de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas.
Com o intuito de conhecer, mapear e analisar a participação dos estudantes dos Cursos de Pedagogia, como estagiários, em instituições públicas e privadas, os colegiados dos cursos de graduação da FaE promovem o evento "O estágio não  obrigatório na formação docente".
Objetivos:
- Identificar a contribuição do estágio para a formação do estudante de Pedagogia;
- Verificar se a atividade realizada pelo estagiário tem relação direta ou indireta com a área de formação;
- Socializar as experiências dos estagiários entre os acadêmicos dos Cursos de Pedagogia de modo a estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade;
- Criar um espaço de acompanhamento, registro e discussão dos estágios não-curriculares nos colegiados dos Cursos de Pedagogia.
Serão fornecidos certificados de participação para ouvintes que estejam presentes nos três turnos de realização do evento.  Estudantes que exponham experiências também receberão certificado.

IntePET 12 de agosto de 2017

InterPET, carinhosamente organizado e meticulosamente preparado pelo Grupo PET Educação, não aconteceu.
A tutora, Drª Cristina Rosa, escreveu uma carta aos colegas tutores e a todos os estudantes que indicaram, através da lista de presença, seu desejo de participar. A carta, enviada a todos por email, é a que segue:

"Boa tarde a todos.
Escrevo para informar que, infelizmente, o InterPET preparado com alegria e responsabilidade pelo Grupo PET Educação não ocorreu. Estamos chocadas e sem palavras, embora elas precisem ser escritas por nós e lidas por vocês.
O InterPET de 12 de agosto foi bastante planejado por nós e, cada detalhe, desde a recepção até o abraço final, foi cuidadosamente pensado e decidido em grupo. Na semana que antecedeu o dia 12/08, revisamos cada detalhe: recepção, salas, sanitários, som, projeção, café da manhã, pauta, utensílios, exposição de banners. Além disso, uma equipe de apoio foi mobilizada, para receber a todos com a peculiaridade de nossa formação profissional.
Hoje, pela manhã, fomos surpreendidos por portas fechadas. Desde as 7 horas e 45 minutos da manhã, eu e as estudantes Cinara,  Cláudia, Érica, Gabriela, Ieda, Leonardo, Maiara, Paula, Priscila,  Rafaela Engrácio, Rafaela Camargo e Tamires, ficamos, a cada minuto, aguardando que os responsáveis pela abertura do prédio fizessem seu trabalho. Com a chuva intensa, o quadro se agravou a partir de certo tempo ao relento. Informo que todos os contatos com os responsáveis que eu dispunha foram feitos e, mesmo assim, não surtiram efeito. Desse modo, agradeço aos colegas que foram até lá e, diante do evidenciado, prestaram solidariedade a todo o grupo.
Desejo a todos um excelente final de semana e aguardo sugestões para a resolução deste impasse. Solicito que reenviem este email para suas listas de tutoriados ou colegas petianos.
Cristina Rosa
Tutora PET Educação.