Memorial Acadêmico: as palavras da Tutora Drª Cristina Maria Rosa
Meu nome é Cristina Maria Rosa. Sou
Pedagoga (UFSM/1990), Mestre (UFSM 1996) e Doutora em Educação (UFRGS, 2004) e
o foco de meu trabalho docente é Leitura Literária. Neste campo realizo
pesquisa, ensino e extensão e foi nesta área que realizei o Estágio Pós-Doutoral
em Educação com ênfase em estudos literários. Ocorrido entre agosto de 2010 e
julho de 2011 na UFMG e sob orientação da Drª Maria das Graças Rodrigues
Paulino, a partir dele publiquei meu mais importante livro[1]. Como experiência recente e internacional,
integro, desde 2014, o grupo de pesquisa
Hispano-Brasileiro sobre Maus-tratos Emocionais liderado pelas doutoras Jane
Felipe (UFRGS) e Camen Galet Macedo (Universidad de Estremadura - Espanha).
Docente na Faculdade de Educação desde
1993, a partir deste vínculo institucional tive a oportunidade de desenvolver
projetos, todos arrolados em meu Currículo na Plataforma Lattes, acessível
através do endereço: http://lattes.cnpq.br/9237082032521185 e nas plataformas da instituição: o SIEX (https://buddhi.ufpel.edu.br/siex/) e o Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br/pesquisa/coordenacao/projeto). Vinculada ao Departamento de Ensino, atuei fundamentalmente
na área da linguagem (Alfabetização, Didática da Linguagem, Educação de Adultos, Metodologia da
Alfabetização, Teoria e Prática Pedagógica, Literatura I e Literatura II), além
de ter ministrado disciplinas na licenciatura em Letras, todas arroladas em
meus relatórios anuais (RAAD). Neste mesmo espaço de trabalho, além de reuniões
departamentais, pude conhecer um modo peculiar de organização: as reuniões da
Faculdade que, às quintas-feiras pela manhã, buscam ainda hoje, estruturar e
partilhar um projeto de Universidade e sociedade. Além delas, participei, como
docente de área estratégica – a alfabetização – das Reestruturações
Curriculares do Curso de Pedagogia. Nesses momentos, pude aprofundar diálogos
sobre minha profissão, o exercício docente na escola e na sociedade, o Projeto
Pedagógico da FaE e seu impacto nas demais licenciaturas da UFPel.
Outra oportunidade de aprendizagem, nesses vinte e três anos de exercício
profissional, foi
a Coordenação de Projetos de Extensão[2] e Pesquisa[3]
financiados ou não por fontes como FAPERGS e CNPQ além de Editais como PROEXT e
RONDON. A orientação de voluntários, bolsistas e monitores e de estudantes de
especialização[4]
e, ainda, a realização de minha formação na pós-graduação – o Mestrado (UFSM,
1995-1997), o Doutorado (UFRGS, 1998-2004), a Licença para Capacitação (UFSM,
2008) e o Estágio Pós-Doutoral (UFMG, 2010-2011) – complementam minha formação
e me capacitam para dirigir grupos e coordenar pesquisas.
Não posso deixar de mencionar, como parte de minha
formação de pesquisadora, a participação em eventos científicos locais,
regionais, estaduais, nacionais e internacionais; eles foram agregadores de qualidade
ao meu trabalho, todos inseridos na plataforma Lattes. Como diferencial, a
organização e a publicação de obras[5]
resultantes de pesquisas e de proposições no campo da formação de professores e
da literatura para crianças, oportunizadas pela acolhida da Editora da UFPel,
além da organização de uma Revista[6] com
colegas da Instituição.
Nestes anos de docência, pesquisa e
extensão, busco uma quantidade para representar quantas histórias partilhei.
Inventei uma conta. Ela é simples: 40 alunos por turma, três turmas por
semestre, dois semestres por ano, vinte e três anos: chega-se a cinco mil
quinhentos e vinte estudantes que gostaria de nomear, reencontrar, saber o que fazem
hoje da profissão que acessaram também através de meus ensinamentos. Impossível, embora seus
rostos, como em “Operários” de Tarsila do Amaral, se sobreponham uns aos outros
em minha memória e suas vozes me remetam a salas de aula, compartilhamentos e
saudades.
Os três últimos
anos...
Atuação efetiva em
cursos e atividades da graduação:
Atualmente, além da docência na
Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel (presencial com Teoria e Prática Pedagógica I e Literatura Infantil I e na EAD, com Estudos
Colaborativos Orientados VI) atuo em duas outras frentes: como docente de Pré-Estágio,
Estágio e Pós-Estágino na Licenciatura em Física (IFM/UFPel) e como docente
convidada[7]
no Curso de Especialização em Docência
na Educação Infantil (UFRGS/MEC) no campo da Linguagem, Oralidade e Cultura
Escrita.Entre as atividades
de graduação que realizo está a coordenação do Projeto Leitura Literária na
Escola. A partir dele, a cada ano[8],
uma escola pública é escolhida para receber aporte teórico e metodológico,
leitura para as crianças e diálogo com as professoras. Outras atividades de
graduação que desenvolvo são as do grupo de leitura literária: participação em
eventos como Feiras do Livro e Saraus Poéticos. Como complemento aos estudos na
graduação, realizo aulas em livrarias, visitas a sebos e viagens de estudo. Em
todas essas atividades, os estudantes beneficiados são bolsistas PET,
voluntários e estudantes matriculados nas disciplinas. Minha participação em Projetos de Ensino[9]
se dá por colaboração, especialmente nos eventos realizados pelo PET/Educação,
desde 2007, o que pode ser comprovado nos relatórios anuais do grupo, todos
aprovados pela PROGRAD/UFPel.
Participação em
conselhos acadêmicos:
Agregada à docência, coordeno, juntamente com a Professora
Lílian Lorenzato (Tutora PET Ação e Pesquisa em Educação Popular), o Colegiado
do Curso de Pedagogia a Distância e integro
Colegiados de Curso como representante[10]
ou suplente[11]. Além
disso, coordeno a Sala de Leitura Erico Verissimo (inaugurada
em 17/12/2015), lidero o grupo de
pesquisa Escritas, Leitores e História da
Leitura (CNPq 11/2009) e coordeno
o GELL – Grupo de Estudos em Leitura
Literária (desde 2004). Nesses diferentes fóruns, a leitura literária tem
sido o tema principal, o que possibilita um trabalho mais harmonioso e profícuo.
Orientação de
iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso:
Para além da docência, nos últimos
três anos orientei estudantes de graduação em pesquisas importantes, das quais
destaco duas em 2013[12],
duas em 2014[13], e duas
em 2015[14]
e, também, estudantes de pós-graduação[15].
Publicações na área:
impressos e digitais
Entre minhas publicações impressas se
encontram os infantis De arqueologias e
de Avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009). Entre as
obras que resultaram de pesquisas em projetos de capacitação ou pós-graduação estão:
Alfabetização e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos
(2002); Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra
(2005); Leituras: Clássicos e Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e
Glossário (2006); Um alfabeto à parte:
biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne (2009); Das Leituras ao
Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História da Leitura (2012) e
A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013). Meu livro mais recente é Onde está Meu ABC de Erico Verissimo? Notas
sobre um livro desaparecido (2013), pesquisa que desenvolvi entre 2008 e
2011 e na qual revelo um inédito de Erico Verissimo. Digitalmente publico livros dedicados
à infância[16] e
resultantes de trabalhos acadêmicos, todos disponíveis online[17].
Cristina Maria Rosa
Pedagoga - Doutora em
Educação
Docente na FaE/UFPel
[1] O livro Onde está Meu ABC, de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido é
um ensaio a respeito da produção do abecedário em meio a um grupo de livros
dedicados à infância, todos de autoria de Verissimo. A intenção foi dar assento, na historiografia da
literatura infantil gaúcha, a esse ignorado documento. No livro, revelo onde
está o exemplar fotografado, apresento os vínculos do Abecedário com a História
da Alfabetização no Brasil e indico os Protocolos de Leitura utilizados por
Erico Verissimo para “inventar” uma infância: urbana, inteligente, leitora.
Pelotas: Editora da UFPel, 2013.
[2] Entre os muitos projetos que
desenvolvi nestes 23 anos de docência destaco: Alfabetização de Jovens e Adultos na
FaE/UFPel (1993-1995); Alfabetização
e Cidadania: projeto integrado para a melhoria da qualidade do ensino
fundamental na zona sul do estado do RS (1997 a 2006) que resultou em meu
primeiro livro publicado Alfabetização e
Cidadania: o inverso de espelho na educação de jovens e adultos (Pelotas:
Editora da UFPel, 2001); Alfabetização
Solidária (1998-2004); Escola de
Direitos Humanos e Cidadania com a Faculdade de Direito UFPel (2001); Alfabetiza Rio Grande (2003-2006); Alfabetização e Letramento: processos
de ler o mundo e a palavra (2005), que resultou em no livro “Jovens e Adultos na Escola:
Aprendendo a ler o mundo e a palavra” (Pelotas, Editora da UFPel, 2005); Literatura na Escola: Formando
Professores que ouvem Histórias, lêem por prazer e produzem leitores no
ambiente escolar (PROEXT 2006); RONDON:
Capacitação de Educadores no Município de Pacaraima, Roraima, 2006 e 2007; Ação Interdisciplinar de Atenção
Integral a carroceiros e catadores de lixo que trabalham às margens do arroio
Santa Bárbara em Pelotas: programa de extensão que promove a saúde, gera
trabalho e renda, preserva direitos humanos e educa (PROEXT 2007-2008); Leitura Literária na Escola (2011-2019).
[3] Os
últimos três projetos de pesquisa (dois concluídos e um em andamento) são:
“Artinha da Leitura” e “Histórias da Teté”: os Manuscritos para Alfabetizar de
João Simões Lopes Neto e Pedro Wayne (2009-2012); Curso de Pedagogia da
FaE/UFpel: 30 Anos de História (2008-2012) e “Leituras na Escola: Quais os
títulos, autores e gêneros mais lidos?” (2009-2019), todos arrolados e
disponíveis para consulta em: https://cobalto.ufpel.edu.br/pesquisa/coordenacao/projeto
[4] Coordenei a linha de estudos “Alfabetização e
Letramento” no Curso de Especialização em Educação entre 2004 e 2008.
[5] A primeira em 2002 e a última em 2013, quatro são
produtos diretos de estudos de pós-graduação.
[6] Revista Alfabetização e Letramento. Publicação
anual (2004 a 2007) referente a linha de Pesquisa na Especialização em
Educação.
[7] Com licença do Departamento de Ensino, o trabalho
teve início em 2014 e a conclusão da primeira turma na qual atuei ocorre em
2016.
[8] Em 2014, a escola beneficiada foi a E.E.E.F. Dr. José
Brusque Filho, localizada na Rua Visconde de Jaguari, 150, Bairro Centro; em
2015, a escola beneficiada foi E. E. E. F. Visconde
de Souza Soares (Bairro Fragata) e em 2016, a escola beneficiada está sendo a
E.E.E.F. Fernando Treptow (Bairro Fragata).
[9] Especialmente nos Eventos: Curso de
Alfabetização e Como ensinar, organizados de forma compartilhada com a tutoria
do grupo PET/Educação.
[10] Licenciatura em Pedagogia FaE/UFPel (presencial
noturno) e Pedagogia EAD/FaE/UFPel (a distância).
[11] Colegiado do Curso de Física e do Curso de
Educação do Campo
[12] “Leituras Literárias na Escola: A formação de pequenos ouvintes” por
Raquel Guterres e “Leituras Literárias no Estágio
Acadêmico: Gêneros, Autores, Procedimentos” por Michele Telles Baptista.
[13] “A Leitura em Impressos Para
Alfabetizar: 1878-2014”, por Angelina Monica Monteiro dos Santos e “Livro-imagem: Narrando histórias sem
palavras”, por Roberta Bohns Tavares.
[14] “Leitura Literária no Estágio Docente: Relação entre três anos de
pesquisa”, por Michele Telles Baptista e “Um Livro para Galileu: Conversas
Físicas e Pedagógicas”, por Caroline
Schmechel Schiavon.
[15] Em 204-2016, destaco
dois: Leitura Literária e Aquisição Da Linguagem Oral: Bebês que brincam com
livros.TCC de Adriele Emilene
Feix Rodrigues. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. PPGE
UFRGS/MEC e Um repertório criterioso: A escolha de livros a partir do olhar do
professor mediador - TCC de Andréa de Carvalho Reckziegel
[16] Irmãzinha
de Estimação (2014); Frederico, o Príncipe (2014); Três Dulces (2014); Laranjas
e Quintas (2014); Júlia Filha (2014); Frederico e seus bichos (2014); A volta
de Orestes (2014); Silvia, a rainha mãe de Frederico (2015); Amanda (2015);
Gata na Sacola (2015); A fome da água (2015); Era uma vez... (2015); Martina
Princesa (2015) e Quintal ao lado
(2016).
[17] Nos três últimos anos, organizei e
coordenei a produção de cinco livros digitais: dois na Especialização em
Docência na Educação Infantil UFRGS/MEC (Em busca de Estrelas e ABC), um em
colaboração com o grupo PET/Física (Galileo e o Perspicilium, 2015),
um com uma turma da Pedagogia Fae/UFPel (Listas incríveis, malucas e inventadas de A à Zebra, 2015)
e um a partir do Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola (Leitura
Literária na Escola: Princípios e Procedimentos, 2014).
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