Páginas

Memorial Acadêmico

Memorial Acadêmico: as palavras da Tutora Drª Cristina Maria Rosa

Meu nome é Cristina Maria Rosa. Sou Pedagoga (UFSM/1990), Mestre (UFSM 1996) e Doutora em Educação (UFRGS, 2004) e o foco de meu trabalho docente é Leitura Literária. Neste campo realizo pesquisa, ensino e extensão e foi nesta área que realizei o Estágio Pós-Doutoral em Educação com ênfase em estudos literários. Ocorrido entre agosto de 2010 e julho de 2011 na UFMG e sob orientação da Drª Maria das Graças Rodrigues Paulino, a partir dele publiquei meu mais importante livro[1]. Como experiência recente e internacional, integro, desde 2014, o grupo de pesquisa Hispano-Brasileiro sobre Maus-tratos Emocionais liderado pelas doutoras Jane Felipe (UFRGS) e Camen Galet Macedo (Universidad de Estremadura - Espanha).
Docente na Faculdade de Educação desde 1993, a partir deste vínculo institucional tive a oportunidade de desenvolver projetos, todos arrolados em meu Currículo na Plataforma Lattes, acessível através do endereço: http://lattes.cnpq.br/9237082032521185 e nas plataformas da instituição: o SIEX (https://buddhi.ufpel.edu.br/siex/) e o Cobalto (https://cobalto.ufpel.edu.br/pesquisa/coordenacao/projeto). Vinculada ao Departamento de Ensino, atuei fundamentalmente na área da linguagem (Alfabetização, Didática da Linguagem, Educação de Adultos, Metodologia da Alfabetização, Teoria e Prática Pedagógica, Literatura I e Literatura II), além de ter ministrado disciplinas na licenciatura em Letras, todas arroladas em meus relatórios anuais (RAAD). Neste mesmo espaço de trabalho, além de reuniões departamentais, pude conhecer um modo peculiar de organização: as reuniões da Faculdade que, às quintas-feiras pela manhã, buscam ainda hoje, estruturar e partilhar um projeto de Universidade e sociedade. Além delas, participei, como docente de área estratégica – a alfabetização – das Reestruturações Curriculares do Curso de Pedagogia. Nesses momentos, pude aprofundar diálogos sobre minha profissão, o exercício docente na escola e na sociedade, o Projeto Pedagógico da FaE e seu impacto nas demais licenciaturas da UFPel.
Outra oportunidade de aprendizagem, nesses vinte e três anos de exercício profissional, foi a Coordenação de Projetos de Extensão[2] e Pesquisa[3] financiados ou não por fontes como FAPERGS e CNPQ além de Editais como PROEXT e RONDON. A orientação de voluntários, bolsistas e monitores e de estudantes de especialização[4] e, ainda, a realização de minha formação na pós-graduação – o Mestrado (UFSM, 1995-1997), o Doutorado (UFRGS, 1998-2004), a Licença para Capacitação (UFSM, 2008) e o Estágio Pós-Doutoral (UFMG, 2010-2011) – complementam minha formação e me capacitam para dirigir grupos e coordenar pesquisas.
Não posso deixar de mencionar, como parte de minha formação de pesquisadora, a participação em eventos científicos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais; eles foram agregadores de qualidade ao meu trabalho, todos inseridos na plataforma Lattes. Como diferencial, a organização e a publicação de obras[5] resultantes de pesquisas e de proposições no campo da formação de professores e da literatura para crianças, oportunizadas pela acolhida da Editora da UFPel, além da organização de uma Revista[6] com colegas da Instituição.
Nestes anos de docência, pesquisa e extensão, busco uma quantidade para representar quantas histórias partilhei. Inventei uma conta. Ela é simples: 40 alunos por turma, três turmas por semestre, dois semestres por ano, vinte e três anos: chega-se a cinco mil quinhentos e vinte estudantes que gostaria de nomear, reencontrar, saber o que fazem hoje da profissão que acessaram também através de meus ensinamentos. Impossível, embora seus rostos, como em “Operários” de Tarsila do Amaral, se sobreponham uns aos outros em minha memória e suas vozes me remetam a salas de aula, compartilhamentos e saudades.
Os três últimos anos...
Atuação efetiva em cursos e atividades da graduação:
Atualmente, além da docência na Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel (presencial com Teoria e Prática Pedagógica I e Literatura Infantil I e na EAD, com Estudos Colaborativos Orientados VI) atuo em duas outras frentes: como docente de Pré-Estágio, Estágio e Pós-Estágino na Licenciatura em Física (IFM/UFPel) e como docente convidada[7] no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFRGS/MEC) no campo da Linguagem, Oralidade e Cultura Escrita.Entre as atividades de graduação que realizo está a coordenação do Projeto Leitura Literária na Escola. A partir dele, a cada ano[8], uma escola pública é escolhida para receber aporte teórico e metodológico, leitura para as crianças e diálogo com as professoras. Outras atividades de graduação que desenvolvo são as do grupo de leitura literária: participação em eventos como Feiras do Livro e Saraus Poéticos. Como complemento aos estudos na graduação, realizo aulas em livrarias, visitas a sebos e viagens de estudo. Em todas essas atividades, os estudantes beneficiados são bolsistas PET, voluntários e estudantes matriculados nas disciplinas. Minha participação em Projetos de Ensino[9] se dá por colaboração, especialmente nos eventos realizados pelo PET/Educação, desde 2007, o que pode ser comprovado nos relatórios anuais do grupo, todos aprovados pela PROGRAD/UFPel.
Participação em conselhos acadêmicos:
Agregada à docência, coordeno, juntamente com a Professora Lílian Lorenzato (Tutora PET Ação e Pesquisa em Educação Popular), o Colegiado do Curso de Pedagogia a Distância e integro Colegiados de Curso como representante[10] ou suplente[11]. Além disso, coordeno a Sala de Leitura Erico Verissimo (inaugurada em 17/12/2015), lidero o grupo de pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura (CNPq 11/2009) e coordeno o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária (desde 2004). Nesses diferentes fóruns, a leitura literária tem sido o tema principal, o que possibilita um trabalho mais harmonioso e profícuo.
Orientação de iniciação científica ou de trabalhos de conclusão de curso:
Para além da docência, nos últimos três anos orientei estudantes de graduação em pesquisas importantes, das quais destaco duas em 2013[12], duas em 2014[13], e duas em 2015[14] e, também, estudantes de pós-graduação[15].
Publicações na área: impressos e digitais
Entre minhas publicações impressas se encontram os infantis De arqueologias e de Avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009). Entre as obras que resultaram de pesquisas em projetos de capacitação ou pós-graduação estão: Alfabetização e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos (2002); Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra (2005); Leituras: Clássicos e Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e Glossário (2006); Um alfabeto à parte: biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne (2009); Das Leituras ao Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História da Leitura (2012) e A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013). Meu livro mais recente é Onde está Meu ABC de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido (2013), pesquisa que desenvolvi entre 2008 e 2011 e na qual revelo um inédito de Erico Verissimo. Digitalmente publico livros dedicados à infância[16] e resultantes de trabalhos acadêmicos, todos disponíveis online[17].


Cristina Maria Rosa
Pedagoga - Doutora em Educação
Docente na FaE/UFPel





[1] O livro Onde está Meu ABC, de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido é um ensaio a respeito da produção do abecedário em meio a um grupo de livros dedicados à infância, todos de autoria de Verissimo. A intenção  foi dar assento, na historiografia da literatura infantil gaúcha, a esse ignorado documento. No livro, revelo onde está o exemplar fotografado, apresento os vínculos do Abecedário com a História da Alfabetização no Brasil e indico os Protocolos de Leitura utilizados por Erico Verissimo para “inventar” uma infância: urbana, inteligente, leitora. Pelotas: Editora da UFPel, 2013.
[2] Entre os muitos projetos que desenvolvi nestes 23 anos de docência destaco: Alfabetização de Jovens e Adultos na FaE/UFPel (1993-1995); Alfabetização e Cidadania: projeto integrado para a melhoria da qualidade do ensino fundamental na zona sul do estado do RS (1997 a 2006) que resultou em meu primeiro livro publicado Alfabetização e Cidadania: o inverso de espelho na educação de jovens e adultos (Pelotas: Editora da UFPel, 2001); Alfabetização Solidária (1998-2004); Escola de Direitos Humanos e Cidadania com a Faculdade de Direito UFPel (2001); Alfabetiza Rio Grande (2003-2006); Alfabetização e Letramento: processos de ler o mundo e a palavra (2005), que resultou em no livro “Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra” (Pelotas, Editora da UFPel, 2005); Literatura na Escola: Formando Professores que ouvem Histórias, lêem por prazer e produzem leitores no ambiente escolar (PROEXT 2006); RONDON: Capacitação de Educadores no Município de Pacaraima, Roraima, 2006 e 2007; Ação Interdisciplinar de Atenção Integral a carroceiros e catadores de lixo que trabalham às margens do arroio Santa Bárbara em Pelotas: programa de extensão que promove a saúde, gera trabalho e renda, preserva direitos humanos e educa (PROEXT 2007-2008); Leitura Literária na Escola (2011-2019).
[3] Os últimos três projetos de pesquisa (dois concluídos e um em andamento) são: “Artinha da Leitura” e “Histórias da Teté”: os Manuscritos para Alfabetizar de João Simões Lopes Neto e Pedro Wayne (2009-2012); Curso de Pedagogia da FaE/UFpel: 30 Anos de História (2008-2012) e “Leituras na Escola: Quais os títulos, autores e gêneros mais lidos?” (2009-2019), todos arrolados e disponíveis para consulta em: https://cobalto.ufpel.edu.br/pesquisa/coordenacao/projeto
[4] Coordenei a linha de estudos “Alfabetização e Letramento” no Curso de Especialização em Educação entre 2004 e 2008.
[5] A primeira em 2002 e a última em 2013, quatro são produtos diretos de estudos de pós-graduação.
[6] Revista Alfabetização e Letramento. Publicação anual (2004 a 2007) referente a linha de Pesquisa na Especialização em Educação.
[7] Com licença do Departamento de Ensino, o trabalho teve início em 2014 e a conclusão da primeira turma na qual atuei ocorre em 2016.
[8] Em 2014, a escola beneficiada foi a E.E.E.F. Dr. José Brusque Filho, localizada na Rua Visconde de Jaguari, 150, Bairro Centro; em 2015, a escola beneficiada foi E. E. E. F. Visconde de Souza Soares (Bairro Fragata) e em 2016, a escola beneficiada está sendo a E.E.E.F. Fernando Treptow (Bairro Fragata).
[9] Especialmente nos Eventos: Curso de Alfabetização e Como ensinar, organizados de forma compartilhada com a tutoria do grupo PET/Educação.
[10] Licenciatura em Pedagogia FaE/UFPel (presencial noturno) e Pedagogia EAD/FaE/UFPel (a distância).
[11] Colegiado do Curso de Física e do Curso de Educação do Campo
[12] “Leituras Literárias na Escola: A formação de pequenos ouvintes” por Raquel Guterres e “Leituras Literárias no Estágio Acadêmico: Gêneros, Autores, Procedimentos” por Michele Telles Baptista.
[13] “A Leitura em Impressos Para Alfabetizar: 1878-2014”, por Angelina Monica Monteiro dos Santos e “Livro-imagem: Narrando histórias sem palavras”, por Roberta Bohns Tavares.
[14] “Leitura Literária no Estágio Docente: Relação entre três anos de pesquisa”, por Michele Telles Baptista e “Um Livro para Galileu: Conversas Físicas e Pedagógicas”, por Caroline Schmechel Schiavon.
[15] Em 204-2016, destaco dois: Leitura Literária e Aquisição Da Linguagem Oral: Bebês que brincam com livros.TCC de Adriele Emilene Feix Rodrigues. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. PPGE UFRGS/MEC e Um repertório criterioso: A escolha de livros a partir do olhar do professor mediador - TCC de Andréa de Carvalho Reckziegel
[16] Irmãzinha de Estimação (2014); Frederico, o Príncipe (2014); Três Dulces (2014); Laranjas e Quintas (2014); Júlia Filha (2014); Frederico e seus bichos (2014); A volta de Orestes (2014); Silvia, a rainha mãe de Frederico (2015); Amanda (2015); Gata na Sacola (2015); A fome da água (2015); Era uma vez... (2015); Martina Princesa (2015) e Quintal ao lado (2016).
[17] Nos três últimos anos, organizei e coordenei a produção de cinco livros digitais: dois na Especialização em Docência na Educação Infantil UFRGS/MEC (Em busca de Estrelas e ABC), um em colaboração com o grupo PET/Física (Galileo e o Perspicilium, 2015), um com uma turma da Pedagogia Fae/UFPel (Listas incríveis, malucas e inventadas de A à Zebra, 2015) e um a partir do Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola (Leitura Literária na Escola: Princípios e Procedimentos, 2014).



Nenhum comentário:

Postar um comentário