Páginas

PLANEJAMENTO 2019

 Informações do Planejamento

IES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Grupo:

PEDAGOGIA Curso específico PT UFPEL 6341322

Tutor:

CRISTINA MARIA ROSA

Ano:

2019

Somatório da carga horária das atividades:

2148

Situação do Planejamento:

Homologado pelo CLAA

Considerações finais:

O grupo de atividades do PET Educação previstas para 2019 tem como foco a formação integral do

Estudante de Pedagogia. Para tal, a condição leitora é fundamental. Assim, parte considerável dos

projetos, de Ensino, Pesquisa ou Extensão e mesmo alguns deles coadunados, buscam desenvolver

no estudante e em quem o cerca, o hábito prazeroso do ler, para poder ler e compreender as

relações que se estabelecem na escola com o conhecimento, palco privilegiado de atuação

profissional. Utilizando duas estruturas - as salas de leitura e seus acervos - o grupo busca tornar-se

capaz de apresentar a si mesmo e aos demais estudantes, a leitura e seus benefícios.

Compreendemos que uma pesquisa inovadora - o Perfil do estudante de Pedagogia - fornecerá dados

para compreender o fenômeno da evasão, repetência e retenção na Pedagogia, hoje desconhecidos.

Resultados gerais:

A aposta do PET Educação, em 2019, é por tornar a leitura um tema impactante entre os demais

estudantes da Pedagogia. Asim, esperamos saber ler, ensinar a ler, ensinar a gostar de ler e a ter

critérios para escolher bons livros a serem lidos, por cada um e para crianças, adolescentes e

adultos na escola. Outra grande expectativa é a respeito da pesquisa que será inciada em 2019:

Perfil do Estudante da Pedagogia. Nela, almejamos nos apropriar de dados que hoje, são

genericamente aventados como: todo estudante de Pedagogia é trabalhador, todos vivem nas

periferias e todos amam crianças. O intuito é apresentar os dados colhidos de forma dinâmica e o

foco é que os discentes possam conhecer, entender e refletir acerca da objetividade e subjetividade

dos demais, além de conhecer quantos são, o que almejam e como planejam e executam seus

estudos na Universidade.

Atividade - PESQUISA: Emancipar meninas? A leitura

literária para adolescentes

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

200 03/01/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

Pesquisa que busca compor um acervo literário a ser disponibilizado para projetos de leitura para

adolescentes escolarizadas. O foco é discutir maus tratos emocionais ou violência psicológica.

Justifica-se por ser um fenômeno caracterizado por um constante e reiterado desrespeito ao outro.

Muitas vezes sutil, se manifesta pelo desprezo, desqualificação ou depreciação de gostos, escolhas e

competências, através de falas, comentários ou mesmo argumentações que ridicularizam,

desabonam e desacreditam a imagem do outro de forma direta ou indireta, publicamente, na

presença e mesmo na ausência do envolvido. É uma violência que, em parte considerável das vezes,

abre portas para outras manifestações e formas de violência como violência física, moral,

patrimonial, sexual.

Objetivos:

O maior objetivo é criar um programa de leituras para meninas em que a liberdade para pensar e

escolher seja o meio e o fim. Os objetivos parciais são: 1. Reunir um grupo de livros que têm em

comum, temas ou protagonistas meninas, mocinhas ou mulheres que extrapolam os clássicos papéis

destinados culturalmente ao gênero feminino; 2. Apresentar esses livros para escolas. 3. Dialogar

sobre maus tratos emocionais na escola e na sociedade, especialmente na formação de professores;

4. Apresentar resultados em eventos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O primeiro ponto será reunir acervos condizentes com a temática; O segundo, compreender o

conceito, através de pesquisas, artigos e palestras desenvolvidas por pesquisadores na área; O

terceiro, ler e categorizar obras, afim de compor um acervo a ser ofertado às escolas;

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados pretendemos: 1. Estudar o conceito de maus tratos emocionais; 2. Criar um

momento de apresentação dos livros a um grupo de estudantes; 3. Apresentar o acervo a

adolescentes na escola; 4. Desenvolver argumentos para defender a importância de um acervo sobre

o tema; 5. Ter quantidade e qualidade de obras a serem ofertadas às escolas.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Para avaliar a atividade pensamos criar um momento de apresentação dos livros a um grupo de

estudantes e, depois, a um grupo de adolescentes na escola. Assim, in loco, obteremos argumentos

para defender a obra no acervo. Outra forma de avaliação será a quantidade e qualidade das obras a

serem ofertadas às escolas.

Atividade - Pesquisa, Ensino e Extensão: participação no

SIIEPE/UFPel

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 18/11/2019 22/11/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em participar intensamente da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e

Extensão (SIEPE) da UFPel, que será realizada no segundo semestre de 2019. Justifica-se por ser

uma semana que irá congregar o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Encontro de Pós-

Graduação (ENPOS), o Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o Congresso de Ensino de

Graduação (CEG). Como justificativa ainda, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e

extensionistas) apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.

Objetivos:

Entre os objetivos pretende-se: 1. Integrar o evento da instituição; 2. Conhecer e participar do

Congresso de Iniciação Científica (CIC); 3. Participar do Encontro de Pós-Graduação (ENPOS); 4.

Integrar o Congresso de Extensão e Cultura (CEC); 5. Participar do Congresso de Ensino de

Graduação (CEG).

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia de preparação dos petianos para integrarem os eventos inseridos no SIIEP/UFPel

inicia com: 1. Preparação de um resumo, de acordo com o evento, a ser submetido à avaliação; 2.

Inscrição de trabalhos; 3. Ao serem aprovados, apresentam, como ensaio, em reuniões semanais do

PET; 4. Participação nos eventos nas datas a serem definidas pelas comissões; 5. A presença de

colegas bolsistas e da Tutora na assistência será incentivada.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Integração do grupo; 2. Qualidade da formação; 3.

Socialização de conhecimentos; 4. Integrar o grupo de pesquisadores e demais trabalhos da

instituição.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e terá os seguintes passos: 1. Leitura prévia dos resumos pela Tutora e

grupo; 2. Ensaio dos mesmos no grupo, na semanas que antecedem o evento; 3. Todos devem ter ao

menos um de seus trabalhos inscritos e defendidos no evento; 4. Publicação, no blog do grupo, dos

resumos.

Atividade - PESQUISA: Perfil discente na Pedagogia

FaE/Ufpel

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

200 02/02/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade de pesquisa buscará conhecer qual o perfil dos estudantes que cursam a Licenciatura em

Pedagogia na Faculdade de Educação da UFPel. Características sociais e econômicas, hábitos

culturais, dados geracionais e familiares, credos e vinculações políticas além de informações acerca

de etnias e sexualidades serão consideradas. O foco é compor um panorama acerca dos sujeitos que

habitam as salas de aula e os corredores da Licenciatura e que a escolheram como profissão.

Justifica-se pela premência de conhecer dados mais concretos das primeiras gerações do século XXI

que chegam à Universidade bem como descrever a diversidade de perfis oriundos de políticas

públicas recentes. Intencionamos, também, ter dados sobre evasão, retenção e repetência na

licenciatura em Pedagogia.

Objetivos:

Coordenada pela estudante Estefânia Alves Konrad, o maior objetivo é compor um panorama acerca

dos sujeitos que escolheram a Licenciatura em Pedagogia como profissão. Além disso, pretende-se:

1.Conhecer o perfil dos alunos que cursam licenciatura emPpedagogia na FaE/UFPel; 2. Estabelecer

vínculo com a permanência, formação em tempo hábil e evasão escolar; 3. Descrever características

sociais e econômicas, hábitos culturais, dados geracionais e familiares, credos e vinculações

políticas além de informações acerca de etnias e sexualidades dos estudantes de Pedagogia que

frequentam o curso em 2019.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

De cunho qualitativo e com dados a partir de pesquisa também quantitativa, um questionário com

perguntas abertas e fechadas será realizado com todos os petianos. Depois de conhecer seus

resultados e com o intuito de generalizar a pesquisa para conhecer o perfil dos alunos que cursam a

Licenciatura em Pedagogia, as atitudes serão: 1. Formar um grupo de petianos interessados no

tema, coordenadas pela estudante Estefânia Konrad; 2. Elaborar um questionário amplo, com

questões que contemplem todos os aspectos elencados; 3. Ao conhecer resultados, estabelecer

vínculos entre os dados e a permanência ou evasão na graduação; 4. Apresentar resultados em

eventos.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que com a composição e desenvolvimento do questionário amplo, possamos nos apropriar

de dados que hoje, são genericamente aventados como: todo estudante de Pedagogia é trabalhador,

todos vivem nas periferias e todos amam crianças. O intuito é apresentar os dados colhidos de forma

dinâmica e o intuito é que os discentes possam conhecer, entender e refletir acerca da objetividade e

subjetividade dos demais, além de conhecer quantos são, o que almejam e como planejam e

executam seus estudos na Universidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Para avaliar a proposição e o desenvolvimento da pesquisa pretendemos: 1. Formar um grupo de

pesquisa; 2. Elaborar um questionário amplo, com questões que contemplem todos os aspectos

elencados; 3. Conhecer resultados e publicá-los; 4. Apresentar resultados em eventos.

Atividade - ENSINO: GELL - Grupo de estudos em leitura

literária

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 02/02/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em estudar literatura e intervir na escola. O foco é a Leitura literária, ou seja, a

realização de escolhas do que ler e como ler literatura na escola. Muito bem sucedido em 2017 e

2018, o Grupo de estudos em leitura literária deverá ser reeditado em 2019. Em 2018, escolas

públicas, especialmente as EMEIS foram atendidas. Uma das tarefas será realizar estudos sobre

literatura e sobre Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos. Justifica-se pela necessidade de

disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades através de palestras, cursos,

eventos e em leituras a serem realizadas em grupos. A participação de estudantes da Pedagogia será

incentivada através de programas como o Leitura Literária na Escola e Bibliotecas Escolares:

ambiente e usos.

Objetivos:

Objetivos: Entre os objetivos dessa ação de ensino está: 1. O cultivo à cultura do escrito, entendido

como o processo de conhecer, evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do

que está escrito; 2. Conhecer e utilizar o repertório e o acervo literário preservado; 3. Disseminar

ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da

rede pública da cidade; 4. Estudar e, grupo e intervir na escola, tendo como foco a Leitura literária.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será realizada através de: 1. Encontros em reuniões de estudo; 2. Organização e

realização de eventos literários; 3. Ida às escolas, para leituras literárias.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Resultados esperados: 1. Estudos sobre literatura; 2. Estudos de acervos bibliográficos; 3. Escolha

criteriosa de obras para leitura nas escolas; 4. Organização de acervos de bibliotecas escolares; 5.

Realização de leitura para grupos escolares.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

No que diz respeito à metodologia de avaliação da atividade pelo grupo pretendemos: 1. Registrar a

presença nas reuniões do grupo e nas atividades na escola; 2. Reeditar os cursos que já foram

oferecidos; 3. Inserir mais estudantes no processo.

Atividade - PESQUISA: Um olhar sobre a Literatura Infantil

Indígena.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

104 02/02/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A pesquisa intitulada Um olhar sobre a Literatura Infantil Indígena será desenvolvida em 2019 pela

petiana Alessandra Steilmann. Justifica-se pelo imensurável valor quer a literatura tem na sociedade,

e ainda mais tratando de uma literatura que representa cerca de 896,9 mil brasileiros (IBGE, 2010).

Além disto, destacamos as leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório os temas Indígenas e

Africanos nas escolas e acreditamos que a Literatura é uma grande aliada para introduzir e

aprofundar esses temas não apenas em datas comemorativas, mas durante o ano todo. O principal

objetivo do projeto será de encontrar e ler livros de Literatura Infantil Indígena Brasileira. A partir

disto, pode-se ampliar o acervo da Sala de Leitura Érico Veríssimo e o repertório do grupo de

bolsistas do PET Educação. Além destes, pretendemos compreender de forma mais aprofundada o

conceito de Literatura Indígena, levantar informações acerca das obras (autores/autoras, editoras,

ano de publicação), ler e identificar os livros de Literatura Infantil Indígena e pesquisar a presença

dessa Literatura em escolas da Rede Municipal de Pelotas ¿ RS.

Objetivos:

O principal objetivo do projeto será de encontrar e ler livros de Literatura Infantil Indígena

Brasileira. A partir disto, pode-se ampliar o acervo da Sala de Leitura Érico Veríssimo e o repertório

do grupo de bolsistas do PET Educação. Além destes, elencamos os seguintes objetivos: 1.

Compreender de forma mais aprofundada o conceito de Literatura Indígena; 2. Levantar

informações acerca das obras (autores/autoras, editoras, ano de publicação); 3. Ler e identificar os

livros de Literatura Infantil Indígena; 4. Pesquisar a presença dessa Literatura em escolas da Rede

Municipal de Pelotas, RS.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia de pesquisa pode ser considerada quali-quantitativa, pois consiste na contagem dos

livros e análise posterior a leitura das obras que estejam disponíveis. A pesquisa será iniciada com o

levantamento dos livros de literatura indígena presentes na lista de obras da Maleta LIA, que é fruto

de um projeto desenvolvido na capital do Rio de Janeiro desde 2008, quando houve o inicio da

escolha das obras até 2013, quando a maleta foi entregue às escolas da cidade. Essa maleta conta

com títulos de Literatura Indígena e Africana (LIA), porém apenas os livros com a Temática indígena

serão analisados. Após esse primeiro levantamento, haverá uma pesquisa de livros que não estão na

mala também por meio de pesquisas online, em livrarias e bibliotecas da cidade. A metodologia da

pesquisa seguirá esse cronograma: 1. Março e Abril: Levantamento das Obras; 2. Abril: Análise das

informações acerca dos autores/ autoras, editoras e publicações; 3. Maio e Junho: Procura pelas

obras que estão disponíveis em formato digital e principalmente físico por meio de pesquisa em

bibliotecas públicas e livrarias da cidade de Pelotas- RS; 4. Junho e outubro: Escolha bibliotecas

escolares que serão visitadas para a averiguação de quantos e quais livros de literatura infantil

indígena estão presentes neste espaço; 5. Outubro e novembro: Sistematização dos resultados e

escrita de trabalhos para a divulgação em eventos. 6. Março à novembro: Pesquisas bibliográficas

teóricas sobre o tema.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

A investigação possibilitará a descoberta e divulgação de uma literatura que não parece ter muita

visibilidade em escolas, mas que é de uma riqueza imensa. A partir dos dados encontrados pode-se

defender uma cultura indígena que resiste aos processos de segregação e epistemicídio.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Para avaliar o desenvolvimento do projeto será empregada uma auto avaliação processual por meio

de registros e comparação dos objetivos alcançados além da apresentação do projeto em eventos de

cunho acadêmico.

Atividade - ENSINO: INTERPET na UFPel

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

48 12/03/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em participar das reuniões mensais dos grupos PET UFPel, o InterPET.

Atividade consolidada, justifica-se pela integração, publicização de grupos e modos de atuação bem

como oportuniza links com projetos desenvolvidos pelos demais grupos.

Objetivos:

Entre os objetivos estão: 1. Estabelecer relações humanas e grupais entre todos os estudantes; 2.

Reunir e consolidar a convivência entre tutores e administração dos grupos PET na UFPel; 3.

Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição; 4. Estabelecer novas e

intensas formas de sociabilidade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Consiste em reuniões mensais organizadas por grupos previamente escolhidos com a seguinte

dinâmica: 1. Café da manhã integrador; 2. Reunião temática com aprovação da ata da reunião

anterior; 3. Diálogo sobre organização, convivência, discussão política e acadêmica) relacionada à

existência e permanência dos grupos nas Universidades Brasileiras; 4. Despedida com acordos sobre

pauta, organização, local e presenças.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

1. Integração dos grupos; 2. Definição de atitudes e políticas de convivência; 3. Atuação na UFPel e

na cidade de Pelotas.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Entre as possibilidades de avaliação da atividade estão: 1. A cada reunião, preparação anterior; 2.

No evento, presença e participação; 3. No retorno ao grupo, avaliação posterior sobre decisões e

combinados.

Atividade - PESQUISA E ENSINO: Livros para bebês no

Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 12/03/2019 12/12/2019

Descrição/Justificativa:

O projeto de Pesquisa e Ensino intitulado Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico

Veríssimo será desenvolvido pela graduanda Cinara Tonello Postringer. O foco é realizar um

levantamento das obras indicadas para bebês existentes no acervo da Sala de Leitura Erico

Verissimo. Justifica-se pela necessidade de planejamento e execução de leitura literária desde tenra

idade na escola por graduandos em Pedagogia.

Objetivos:

O projeto Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo terá dois objetivos: 1.

Compor uma lista de obras indicadas para bebês existentes no acervo da Sala de Leitura Erico

Verissimo; 2. Planejar e executar uma formação de graduandos em leitura literária para essa faixa

geracional, bebês entre zero e quatro anos; 3. Propor estudos em um campo recém valorizado, a

leitura para a primeiríssima infância, com vistas a diminuição de evasão, retenção e repetência na

licenciatura em Pedagogia;

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia constará de: 1. Observação de todos os títulos inseridos no acervo; 2. Separação dos

títulos indicados aos pequenos; 3. Composição da lista de indicados, após leitura de todas as obras

separadas; 4. Minicurso de leitura literária para bebês a ser oferecida pela bolsista, na Sala de

Leitura Erico Verissimo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Criação de uma lista de títulos indicados aos pequenos; 2.

Oferta de um Minicurso de leitura literária para bebês; 3. Divulgar aos graduandos do curso de

Pedagogia do grupo de obras específicas para ler aos bebês; 4. Proposição de atitudes para

desenvolver o hábito literário já no berçário; 5. Qualificar estudos sobre a leitura para a

primeiríssima infância, com vistas a diminuição de evasão, retenção e repetência na licenciatura em

Pedagogia.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação do projeto será por etapas: 1. Março a junho: leitura e organização das obras; 2. Junho e

julho: criação de uma lista de títulos indicados aos pequenos; 3. Outubro: Oferta de um Minicurso de

leitura literária para bebês; 4. Novembro: Publicação no blog do PET educação dos resultados do

projeto; 5. Novembro e dezembro: Divulgar em eventos a lista de livros produzida.

Atividade - PESQUISA: Perfil leitor do estudante de

Pedagogia 2017-2020

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

136 12/03/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade dará continuidade à busca por desenvolver uma ampla pesquisa que tenha como tema

central os processos de formação do leitor estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim definir o

Perfil Leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel 2017-2019. Questões como: O que leu na

infância, quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos, o que lê atualmente, quais seus

procedimentos de leitura, quais seus autores prediletos e quais as obras que mais admira? são

algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos. O intuito é traçar um perfil do

estudante/futuro professor, uma vez que a licenciatura tem como produto a formação de professores

prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a formação do leitor como

tema preponderante. Com a proposição pretendemos conhecer e dar a conhecer a leitura e suas

práticas, entre os estudantes de Pedagogia.

Objetivos:

Entre os objetivos da pesquisa que será coordenada pelos estudante Ieda Maria Kurtz de Azevedo e

Valdoir Simões Campelo estão: a) Traçar um perfil do estudante e futuro professor acerca de seus

vínculos com a leitura; b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes

de Pedagogia; c) Conhecer hábitos, gostos, autores, gêneros e títulos prediletos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia dessa pesquisa será de cunho qualitativo mas contará com possibilidades de análise

comparativa entre os dados em seu aspecto quantitativo. Para seu desenvolvimento será

empreendida coletas de dados (questionários abertos anônimos) em cada um dos nove semestres do

Curso e, ao menos um por semestre, desde o primeiro de 2017, no período de quatro anos e meio.

Além disso, pretende-se desenvolver questionários semestrais com questões amplas, rodas de

diálogo com/sobre os resultados. Eventualmente, escolha de sujeitos para aprofundamento de

questões e pesquisas relâmpago via rede social, com uma única questão a ser inserida nos

resultados.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

1. Conhecer e publicizar perfis de leitores entre os estudantes da licenciatura em Pedagogia; 2.

Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia, com vistas a

ampliar a qualidade da formação docente e os laços com os acervos dispostos em bibliotecas

escolares; 3. Elaborar resultados parciais e publicizar dados e conclusões em eventos, socializando e

propondo melhorias para a Licenciatura.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Em 2017, os primeiros resultados foram publicizados em três eventos (um em Porto Alegre e dois em

Pelotas) e, a convite da Coordenação das Licenciaturas em Pedagogia, foi organizada um exposição

pública aos estudantes com a totalidade dos dados compilados. Em 2018, no SIIEPE e no CLAEC

Jaguarão, novamente dados foram publicizados. Em 2019, pretendemos dar continuidade a essa

forma de avaliação dos resultados.

Atividade - EXTENSÃO: Leituras para Meninas

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 08/02/0019 08/03/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade constitui-se de leituras públicas de obras literárias infanto-juvenis de escritoras

brasileiras e não só. As obras serão escolhidas por terem, em seu universo ficcional, protagonistas

meninas, mocinhas e ou mulheres que não esperam o príncipe encantado resolver seus problemas.

São personagens inspiradoras, que se responsabilizam por si mesmas, propõem saídas inusitadas

para velhos problemas e são bem humoradas. Será desenvolvido pelo GELL - Grupo de Estudos em

Leitura Literária da FaE/UFPel com o apoio do PET Educação e será integrado a outras atividades

pensadas para o Dia Internacional da Mulher.

Objetivos:

Entre os objetivos está formar professores capazes de alertar meninas para as discussões e temas

que envolvem a questão feminina. Integrado a uma data especial e tendo como foco a leitura

literária, ler publicamente tem sido a ênfase do GELL - Grupo de Estudos em Leitura Literária da

FaE/UFPel, que integra-se ao PET e conta com estudantes bolsistas para a realização de suas

atividades. A leitura de textos sobre personagens femininas desde a infância empodera professoras e

pode ter mesmo efeito entre as meninas. Pode inspirá-las a serem protagonistas das próprias vidas.

Os demais objetivos são: 1. Ler textos literários de qualidade; 2. Reunir meninas e mulheres leitoras;

3. Ler em espaços escolares.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Em 2019 a atividade Leituras para Meninas será precedida pela escolha de textos e seus respectivos

leitores. Autores como Ana Maria Machado, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Eva Furnari,

Marjolaine Leray, Sylvia Orthof e Clarice Lispector serão revisitados. Outros, descobertos e

inseridos.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

1. Maior familiarização das estudantes de Pedagogia com uma literatura feminista; 2. Leitura de

textos literários de qualidade; 3. Apresentação de escritoras mulheres para meninas; 4. Encontro de

meninas com mulheres leitoras (as estudantes de Pedagogia); Além disso, almejamos incrementar o

espaço público de leitura que é a biblioteca escolar, pois ler é, também, aprender a pensar.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação da atividade terá como elementos os seguintes pontos: 1. Presença de meninas nas

leituras; 2. Variedade de textos ofertados às meninas; 3. Elaboração de uma matéria para divulgar a

atividade na imprensa local.

Atividade - PESQUISA: Livros imperdíveis

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 17/01/0019 31/05/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade consta de uma pesquisa informal, via mídias eletrônicas. Tem como intuito marcar a

presença do livro e da leitura na vida de universitários. Já ocorrida em 2018, será sobre livros

imperdíveis e justifica-se por ter resultados muito interessantes. Desse modo, em 2019, vamos

repetir a atividade, ampliando o grupo de pessoas ouvidas. O auge ocorrerá no dia 23 de abril,

quando é comemorado o dia internacional do livro. A pesquisa será informal, através de uma rede

social - o WhatsApp - sobre um título que contatos indicam como livro imperdível. As respostas

recebidas serão organizadas em ordem alfabética e publicadas no BLOG do PET, indicando o que

estão lendo e recomendando.

Objetivos:

Objetivos: 1. Conhecer o que leem estudantes, professores, amigos; 2. Publicizar o que lemos e os

outros indicam como predileto; 3. Aprender a fazer pesquisa informal, de resultado rápido e com

ampla possibilidade de manifestação.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade terá vários passos: 1. Lançamento da pesquisa em fevereiro de 2019, para todos os

alunos da Pedagogia com a seguinte pergunta: Qual o livro lido em 2018 que consideras imperdível?

3. Após receber respostas, estas serão organizadas em uma lista em ordem alfabética; 4. No dia 23

de abril, publicaremos os resultados em nosso BLOG; 5. Escolha dos dois mais indicados para uma

leitura pública, em dezembro, mês de nascimento de Erico Verissimo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados, almejamos ter: 1. Uma lista de livros lidos e imperdíveis; 2.

Publicização da leitura; 3. Divulgação de títulos e autores interessantes; 4. Convívio de leitores com

outros leitores via rede social.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Avaliação: Ao publicar os resultados e organizarmos a leitura pública dos dois mais citados, teremos

um retorno da aceitabilidade da pesquisa entre os usuários da rede.

Atividade - EXTENSÃO: Curso de Aperfeiçoamento

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

120 12/03/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade consta de um curso de aperfeiçoamento, a ser ofertado em 2019, tendo como foco a

Leitura literária na Escola e, como público, as Bibliotecárias da Rede Pública Municipal de Pelotas.

Intitulado em 2018 Curso de Aperfeiçoamento Somos loucos por livros, foi avaliado como

importante, será novamente ofertado. Será coordenado pela Tutora do PET Educação e pela

Bibliotecária Simone Echebeste. O programa e a realização irá contar com a colaboração da

Pedagoga Estela Maria da Rocha Sampaio e da equipe de estudantes que integram o GELL e o PET

Educação.

Objetivos:

O objetivo maior é a formação, continuada e focada na leitura literária, através de palestras e outras

atividades. O público preferencial é professores do município de Pelotas que atuam nas bibliotecas

escolares. Como objetivos agregados pretendemos: 1. Atender a convite recebido das bibliotecárias

do Município de Pelotas; 2. Apoiar e responder a uma demanda da sociedade; 3. Inserir estudantes

da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação; 4. Conhecer e

aprender a trabalhar nas Bibliotecas Escolares.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia será desenvolvida através de Palestras e outras atividades assim distribuídas: 1.

Reunião de planejamento com Leitura Literária para o público (janeiro de 2019); 2. Reuniões

preparatórias (fevereiro de 2019); Temas a serem abordados: Repertório e Acervo: leitura e diálogo;

Ambientação de bibliotecas e Espaços para leitura; Leitura literária: o que é e como fazer; Acervos

de literatura brasileira nas bibliotecas: ida às escolas para conhecer as bibliotecas; Critérios de

Escolha de obras literárias, entre outros. Como elementos agregadores teremos: 1. Tarde de Poesia:

a árvore poética; 2. Elaboração de um Projeto de Leitura; 3. Visita à Feira do Livro e Café no

Mercado; 4. Leitura do Acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Ao atender a convite recebido das bibliotecárias do Município de Pelotas, em 2018, colhemos muitos

bons resultados. Por isso, esperamos conseguir apoiar e responder a essa demanda da sociedade.

Além disso, pretende-se inserir estudantes da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade,

durante a formação e conhecer e aprender a trabalhar em Bibliotecas Escolares, uma vez que esta

atribuição, na maioria dos casos, é realizada por educadores com ensino superior (Pedagogas).

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Ao participar da organização, realização e avaliação oral e por escrito ao fim do curso, pretende-se

que os estudantes envolvidos adquiram expertise na questão e no tema, o que será considerado a

partir de seus relatórios escritos. A Composição de um livro (Antologia) com 200 textos literários e a

publicação online dos Projetos de Leitura elaborados pelas participantes é outra forma de avaliação

da atividade.

Atividade - ENSINO: Literatura para a UNATI

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

128 12/03/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em aulas de literatura a estudantes inseridos na UNATI - Universidade aberta à

terceira idade da UFPel. Será ofertada pela tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa e

justifica-se pela importância da temática e pela necessidade de inserir pessoas em espaços públicos.

Ocorrido em 2018 com grande retorno, o foco, em 2019, será o conto brasileiro. Assim, livros novos

lançados, autores que se destacam ou mesmo polêmicas que tangenciam a literatura no Brasil será

tema de interesse.

Objetivos:

Objetivos: 1. Formação mais plural dos estudantes da Pedagogia, sobre o tema da terceira idade; 2.

Qualificação da formação (temas, conteúdo e metodologia); 3. Contato com o tema: contistas

brasileiros; 4. Abertura de campos de trabalho, o que oportuniza intervir em um fenômeno ainda não

dimensionado na Pedagogia: a evasão, retenção e repetência;

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

1. Divulgação da atividade na mídia da UFPel 2. Composição da turma; 3. Recepção aos inscritos; 4.

Desenvolvimento do programa.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Resultados esperados: 1. O desejo de uma formação mais plural dos estudantes, sobre o tema; 2. A

qualificação destes na formação docente; 3. O evidente convívio com os demais estudantes da UFPel;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Avaliação: Através de depoimentos orais e por escrito, a disciplina será considerada importante se

houver manifestações por sua continuidade e presença de, no mínimo, 75% dos estudantes até sua

conclusão.

Atividade - EXTENSÃO: Leitura Literária na EMEI Ruth

Blank

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 12/03/2019 12/12/2019

Descrição/Justificativa:

O Projeto Leitura Literária na EMEI Ruth Blank, escola infantil municipal localizada na Avenida Dom

Antônio Zátera, 221 - Centro da cidade de Pelotas (Parque Dom Antonio Zátera), será desenvolvido

em 2019 com uma Turma de Pré- Escolar B pelos graduandos Alisson Castro e Leonardo Capra. O

foco é ler textos literários de uma autora gaúcha que escreve sobre a Infância, além de estudar a

infância através da autora. A leitura deleite será o objetivo principal. Justifica-se por oferecer aos

graduandos o conhecimento da Literatura Gaúcha, o desenvolvimento da mediação literária como

metodologia de trabalho e a formação de leitores como objetivo político.

Objetivos:

O Projeto Leitura literária na EMEI Ruth Blank terá como objetivo principal a apresentação da

leitura literária como rotina a meninos e meninas ente os quatro e os seis anos. Além disso,

objetivamos: 1. Partilhar a docência entre dois bolsistas PET Educação; 2. Complementar a formação

docente no campo da leitura literária; 3. Estudar a infância na escola; 4. Dialogar com essa idade

geracional sobre a literatura, seus títulos, autores e desfechos; 5. Registrar e preparar trabalhos

científicos para eventos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A Leitura literária na EMEI Ruth Blank será desenvolvida a partir de alguns procedimentos: 1.

Seleção de textos a serem apresentados às crianças entre 4 e 6 anos; 2. Contato com as crianças

para investigação de saberes prévios; 3. Escolha de uma data semanal compatível com a escola: 4.

Leitura dos textos com diálogos posteriores sobre a obra e o autor escolhido dia-a-dia; 5. Registro e

preparação para divulgação do projeto em eventos.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Conhecer e divulgar a leitura literária entre pequenos; 2.

Interagir com meninos e meninas na escola infantil; 3. Partilhar a experiência extensionista com

outro bolsista PET Educação; 4. Complementar a formação docente no campo da leitura literária; 5.

Revelar resultados do experimento em eventos científicos.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Constará da organização de um cronograma de atuação em que os seguintes passos sejam

considerados: 1. Março: definição de textos a serem lidos aos pequenos: 2. Março: escolha de uma

data semanal compatível com a escola: 3. Abril a outubro: leitura dos textos com diálogos

posteriores sobre a obra e o autor escolhido; 4. Abril a outubro: registro escrito e fotográfico das

interações; 5. Outubro e Novembro: elaboração de resumos e divulgação do projeto em eventos.

Atividade - PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: Infâncias

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

200 02/02/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

O projeto Infâncias reúne três características do trabalho na Universidade: a pesquisa, o ensino e a

extensão. Tem como foco a pesquisa de textos literários a fim de compor uma obra literária cujo

tema será as infâncias que surgiram no século XXI a serem lidos nas escolas. A construção da obra

ocorrerá durante os meses de fevereiro a dezembro, com previsão de lançamento em 17/12/2019,

impresso e digitalmente. Para tal, algumas atitudes serão necessárias como a elaboração de

narrativas a partir de relatos familiares e de amizade além da reunião de um grupo para executar os

projetos gráficos e editoriais. Justifica-se pela premência de materiais para a infância mais atual,

ancorada em novas tecnologias e configurações como pertencimento, diversidade e pluralidade.

Objetivos:

1. Reunir um grupo de estudantes para pesquisar e aprender a elaborar uma obra literária; 2.

Compor contos formando um mosaico de olhares sobre a infância; 3. conhecer e descrever o gênero

autoficção: 4. Disponibilizar textos para a leitura literária na escola.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A construção da obra ocorrerá durante os meses de fevereiro a dezembro, com previsão de

lançamento em 17/12/2019, impresso e digitalmente. Para tal, algumas atitudes serão necessárias:

1. Elaboração de narrativas sobre personagens reais, observados através de um olhar atento; 2.

Evidência de detalhes significativos, relatados por familiares, amigos, pais, mães, avós, tios..; 3.

Reunião de um grupo para executar os projetos gráficos e editoriais; 4. Registro e relato em eventos.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados, o cumprimento de uma série de atitudes no tripé Pesquisa (de

textos|) Ensino (envolver um grupo para apreender a fazer) e Extensão (disponibilizar um produto).

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação ocorrerá durante o processo e a inclusão de textos elaborados para a infância mais atual,

ancorada em novas tecnologias, pertencimento a classes sociais de espectro mais amplo, diversidade

e pluralidade. No calendário, os seguintes passos: 1. Reunião de contos; 2. Elaboração da ideia

central; 3. Decisão sobre projetos gráficos e editorias; 4. Finalização e publicação; 5. Relatos em

eventos.

Atividade - EXTENSÃO: Leituras no Museu do Doce

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

120 12/03/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade é destinada especialmente a estudantes de Pedagogia. O intuito é formar professores

mais qualificados no que tange à leitura de obras de literatura. Tendo recebido uma sala de leitura

nas dependências do Museu do Doce em 2017 e a utilizado intensamente em 2018, desejamos

ampliar e qualificar o trabalho de oferta pública de leitura de obras literárias em 2019 Justifica-se

por reconhecer que obras literárias infantis de qualidade pouco circulam e cabe à Universidade

saber quais são e como ofertá-las às crianças. O intuito é interagir com as crianças, reinventar o

acesso e uso às bibliotecas escolares, oportunizando aos professores, também, um contato lúdico

com a leitura de textos que estão nela.

Objetivos:

O objetivo da atividade é: 1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores, em Escolas e na

Universidade; 2. Incentivar os estudantes de Pedagogia a integrarem-se às escolas públicas, suas

bibliotecas e práticas de leitura, especialmente, pois será nestas que prioritariamente realização

estágios docentes; 3. Ler literatura em espaços não convencionais; 4. Aprender a ser mediador de

leitura.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia será organizada a partir de estudos de literatura para crianças, especialmente. A

atuação dos estudantes será através de leituras públicas para crianças e suas professoras na Sala de

Leitura no Museu do Doce.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Resultados esperados: 1. Formar ouvintes, apreciadores da literatura e leitores; 2. Envolver

estudantes no estudo de literatura para crianças; 3. Realizar leituras públicas para crianças e seus

professores; 4. Formar professores leitores de literatura na escola.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Temos como pretensão avaliar as atividades através de: 1. Presença dos estudantes e bolsistas PET

nos estudos; 2. Realização de leituras datadas e agendadas; 3. Conhecimento de pessoas atingidas

nas atividades de leitura. 4. Registro através de fotos dos eventos ocorridos.

Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: Sala de Leitura Erico

Verissimo

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

200 12/03/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A Sala de Leitura Erico Verissimo que existe na Faculdade de Educação da UFPel é uma unidade

acadêmica que oportuniza atividades de pesquisa, ensino e extensão e será reofertada em 2019. O

intuito é a abertura e uso do espaço público que abriga a Sala de leitura Erico Verissimo. Criada em

2015, recebe grupos para mostrar, evidenciar e descrever a sala que foi criada para promover a

leitura literária no espaço acadêmico e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas

de leitura. Inaugurada em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão da Tutora PET Educação,

Drª Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes (bolsistas PET e voluntários) da

Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade de horários em que pode ser

visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o intervalo entre turnos, por

exemplo.

Objetivos:

1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico, com vistas a intervir em um fenômeno ainda

não dimensionado na Pedagogia: a evasão, retenção e repetência; 2. Propor e desenvolver

micropolíticas de leitura; 3. Desenvolver visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço;

4. Promover cursos livres; 5. Realizar Saraus literários; 6. Oportunizar pesquisas sobre o livro e a

literatura; 7. Ensinar estudantes a se portarem em um acervo e com o público.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será realizada a partir de demandas de estudantes, professores, coordenadores,

diretores e escolas, secretarias de educação e cultura de municípios vizinhos. O foco será apresentar

dados, acervos, coleções e práticas de leitura literária. A assinatura do livro de presenças, a captura

de imagens dos momentos de visita e o compartilhamento de notícia nas redes será a tônica de

avaliação de uso da sala.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Almejamos: 1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico através do desenvolvimento de

micropolíticas de leitura; 2. Realizar visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço; 3.

Criar cursos livres para a sociedade; 4. Realizar Saraus literários; 5. Promover e incentivar a

realização de pesquisas sobre o livro e a literatura; 6. Realizar aulas em ambientes não

convencionais;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Como metodologia de avaliação da atividade pelo grupo elencamos: 1. Publicações no BLOG do PET

Educação; 2. Publicação das atividades na página da UFPel; 3. Publicação e divulgação da agenda de

atividades visitas guiadas, (datas e públicos recebidos); 4. Confecção e registro no livro de presença

das assinaturas dos envolvidos; 5. Atualização da programação com antecedência. Gratuitas, todas

as atividades são certificadas.

Atividade - PESQUISA: Interdisciplinaridade no Ensino

Fundamental

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

80 12/03/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A Pesquisa bibliográfica a ser realizada pelo petiano Alisson Castro sobre o tema da

Interdisciplinaridade será desenvolvida sob orientação da Tutora. O foco é conhecer se e como a

interdisciplinaridade ocorre na primeira escola pública que oferece aulas de robótica no Ensino

fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha. Além de conhecer seu

entorno, corpo docente e rotinas, o pesquisador deverá: 1. Apresentar a vontade de pesquisar; 2.

Descrever se o conceito é claro entre os professores e estudantes; 3. Conhecer o PPP da Escola; A

pesquisa justifica-se por ser um tema interessante na formação de professores e ter poucas

experiências concretas em desenvolvimento, atualmente.

Objetivos:

O principal foco é investigar teoricamente, através de uma pesquisa bibliográfica, o conceito de

Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental. Para tal, a abordagem de Ivani Fazenda e do GEPI -

Grupo de Estudos e pesquisas em interdisciplinaridade da PUC-SP serão considerados como fonte

principal.Como objetivos outros pretendemos: 1. Conhecer uma escola que atua com robótica no

ensino fundamental; 2. Ver se há indícios de interdisciplinaridade entre as práticas dos professores;

3. Aprender a pesquisar; 4. Conhecer a obra Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa, de

Ivani Fazenda.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade envolve um bolsista PET que dará início à pesquisa em uma escola pública que se

localiza na periferia da cidade. Tem por objetivo descrever e analisar a importância da robótica no

processo de aprendizagem de alunos. O estudante partirá de estudos do tema e dos referenciais,

além de conhecer o processo na escola, in loco, com estudantes e professores envolvidos.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Almejamos: 1. Conhecer se e como a interdisciplinaridade ocorre na primeira escola pública que

oferece aulas de robótica no Ensino fundamental; 2. Obter maior qualidade na formação em

Pedagogia; 3. Formação mais ampla e em temas inusitados; 4. Diálogo sobre temas polêmicos e

instigantes com a escola; 5. Partilhamento de saberes quando da divulgação de resultados em

eventos.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Poderá ser aferida a partir dos resultados revelados pelo discente. A comprovação de sua estrada na

escola e do desenvolvimento de seus estudos será atestada pela Tutora e pela Direção da Escola. O

vínculo do estudante bolsista PET Educação com a escola também poderá ser observado em fotos e

matérias a serem publicadas no blog do PET Educação.

Atividade - ENSINO: Plataforma Lattes

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

80 12/03/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

A atividade visa ensinar e aprender a preencher a Plataforma Lattes. Fundamental para todos os

estudantes da graduação, o PET Educação vai organizar um grupo de estudos e intervenção para

oportunizar aos demais estudantes da Licenciatura em Pedagogia o preenchimento correto e a

atualização do mesmo na Plataforma. Necessário para a continuidade dos estudos, a Plataforma

Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos

de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende

não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de

outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e

tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou

estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das

políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de

ciência, tecnologia e inovação. Como justificativa, a ciência de que o Currículo Lattes se tornou um

padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país.

Objetivos:

1. Integrar as bases de dados de Currículos do país; 2. Inserir todos os estudantes da Licenciatura

em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 3. Conhecer e

compreender que o CL é elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência

dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, dos processos seletivos a Mestrado e

Doutorado e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades; 4. Indicar aos

estudantes os caminhos para navegar na plataforma.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Inicialmente, com abertura de inscrições a interessados. A proposta foi pensada para encontros

quinzenais que podem ocorrer, de acordo com o número de inscritos, diante de notebooks ou um

telão. O foco será ensinar a preencher a Plataforma Lattes a partir das dúvidas dos envolvidos que

serão convidados a trazerem seus documentos ou lista de e, com eles, preencheremos um modelar.

Depois, a partir das dúvidas individuais, ir sanando cada uma dela.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Resultados esperados: 1. Envolver uma quantidade considerável de estudantes na atividade; 2.

Envolver todos os bolsistas na atividade; 3. Inserir estudantes da Licenciatura em Pedagogia no

padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 4. Oportunizar o conhecimento de que o CL

é elemento de análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e

tecnologia, de processos seletivos a programas de pós-graduação no país e em disputas por vagas de

trabalho em Faculdades e Universidades. 5. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na

plataforma.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Publicizar o levantamento de quantos estudantes possuem cadastro na Plataforma Lattes atualmente

e quantos, ao final do ano, nela estarão inseridos. Como avaliação qualitativa, depoimentos dos

envolvidos poderão ser conhecidos no BLOG do PET Educação.

Atividade - ENSINO: Reuniões semanais PET Educação

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

216 02/02/2019 22/12/2019

Descrição/Justificativa:

ENSINO: Reuniões semanais PET Educação Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da

Atividade: 216 02/02/2018 22/12/2018 Descrição/Justificativa: A atividade é rotina nos grupos PET e

consiste em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em conjunto, por atividades e procedimentos

que envolvem o programa na instituição. Como justificativa, a ciência de que o Programa de

Educação Tutorial precisa formar profissionais colaborativos, acostumados a dirimir contendas e

diferenças, a argumentar e defender projetos. Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona

qualificar a convivência e a proposição, discussão e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião

será por um tempo de no mínimo duas horas e terá uma pauta previamente agendada. Nela,

ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem encaminhadas.

A ata, responsabilidade de todos do grupo, terá registro escrito e ficará disponível no BLOG do

grupo. Eventualmente, será lida e aprovada na reunião posterior.

Objetivos:

Os objetivos da realização de reuniões semanais são: 1. Formar profissionais colaborativos; 2.

Incentivar o acordo de contendas e diferenças; 3. Incentivar os estudantes a argumentar e defender

projetos; 4. Oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes petianos e não só.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

As reuniões semanais ocorrerão com, no mínimo, duas horas, previamente agendadas e pautadas.

Durante, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem

encaminhadas. A ata será o registro escrito do ocorrido e composta a partir dos apontamentos de

todos. Estará disponível no BLOG.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Temos como expectativa que os estudantes bolsistas se tornem profissionais colaborativos, que

possam visualizar a possibilidade de acordo quando houver contendas e diferenças, que eles possam

defender e argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível conviver e dialogar com

franqueza.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser observado a acúmulo de

experiência do grupo e os avanços em diálogos.

Atividade - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: SulPET 2019

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 16/04/2019 22/04/2019

Descrição/Justificativa:

Atividade a ser desenvolvida em 2019, o SulPET - Encontro dos grupos Pet dos três estados do sul do

Brasil ocorrerá em abril de 2019. Todos os estudantes estarão envolvidos em comissões

organizativas que demandarão 40 horas de dedicação.

Objetivos:

1. Integrar os grupos; 2. Realizar um evento de grande porte; 3. Trabalhar em equipe; 4. Conhecer

trabalhos desenvolvidos por outros grupos e estufantes nas mostras da produção científica;

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Evento que já vem sendo preparado, organiza-se por equipes de trabalho. Na semana dedicada ao

evento, tarefas coordenadas serão demandadas a todos, tutores e estudantes.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Esperamos que todos os estudantes do PET Educação sejam integrados aos grupos de trabalho, que

aprendam a organizar e valorizar um evento de grande porte, que gostem e aprendam a trabalhar

em equipe; e que usufruam do evento quando conhecerão trabalhos desenvolvidos por outros grupos

e estudantes nas mostras da produção científica.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Avaliações orais posteriores serão organizadas no grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário