PET Educação entrevista Antônio Maurício e Vania

Antônio Maurício e Vania Thies: candidatos à Direção da FaE
Cristina Maria Rosa

Respondendo às questões enviadas pelo PET Educação às duas candidaturas à Direção da FaE, hoje publicaremos as palavras dos professores Antonio Maurício e Vania Thies. Em mensagem recebida no dia de hoje, a dupla escreveu:

"Prezada Cristina e demais integrantes do PET Educação.
Eu e Vania agradecemos o interesse do PET Educação em acompanhar a eleição para direção da FaE e a proposição de entrevista, cujas questões recebemos em 15 de agosto. Estávamos até esse momento aguardando o cronograma das eleições para envio das respostas, como até essa data ainda não o recebemos, segue o retorno à entrevista".

Inicialmente, os professores enviaram um apanhado de suas formações e atuação no campo da educação. Depois, responderam as questões por nós enviadas. Leia, na íntegra, a mensagem recebida pelo PET Educação, que agradece aos professores. 
Quem somos?
Dois docentes comprometidos com a formação de professores!
Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves
Possui relação com a Faculdade de Educação desde o ano de 2000, quando cursou, na qualidade de aluno ouvinte, disciplinas do Curso de Mestrado em Educação, no qual posteriormente completou os estudos de pós graduação. Foi professor substituto da FaE, além de desenvolver diferentes projetos em parceria com docentes dessa unidade. Ingressou em 2011 no IFM/UFPel e, com o desejo de contribuir na formação Matemática de professores dos anos iniciais, passou a docente do Departamento de Ensino da FaE em 2020.
Formação
Formado em Licenciatura em Matemática (1996). Formado em Pedagogia (2018). Realizou o Mestrado (2005) e Doutorado (2013) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, FaE/UFPel.
Atuação
ü Docente e orientador nos Programas de Pós graduação PPGEMAT (IFM/UFPel) e PPGECM (FaE/UFPel);
ü Atuou por 13 anos na educação básica, desempenhando funções como professor de ensino fundamental e médio, coordenador pedagógico de anos iniciais, coordenador pedagógico do Curso Normal (Colégio Pelotense), vice-diretor de escola estadual;
ü Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática (UFPel) (2014-2018);
ü Coordenou projetos como Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – FaE/UFPel (2014-2018); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID (2014-2019) e Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2016-2020);
ü Chefe do Núcleo das Licenciaturas na Pró-reitoria de Ensino (2019-2020);
ü Professor com experiência em Cursos de Educação a Distância.

Profª. Drª. Vania Grim Thies
Possui relação com a Faculdade de Educação desde o ano de 2001, quando ingressou como aluna do Curso de Pedagogia. Posteriormente, foi aluna do Curso de Especialização, tendo completado seus estudos de pós graduação (Mestrado e Doutorado) nessa mesma unidade. Desde 2006, participa de projetos da Faculdade de Educação, a exemplo do Grupo HISALES. Ingressou em 2010 como Docente na UFPel e, posteriormente, em 2014, passou a integrar o grupo de professores no Departamento de Ensino da FaE.
Formação
Formada em Licenciatura em Pedagogia (2005). Fez especialização em Alfabetização e Letramento na FaE (2005). Realizou Mestrado (2008) e Doutorado (2013) no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, FaE/UFPel.
Atuação
ü Docente e orientadora no Programa de Pós graduação PPGE (FaE/UFPel);
ü Atuou por oito anos na educação básica, desempenhando funções como professora de classe multisseriada nos anos iniciais de ensino fundamental, coordenadora pedagógica junto à Secretaria Municipal de Educação de Morro Redondo (2005);
ü Coordenou o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2015-2016);
ü Foi chefe do Núcleo das Licenciaturas na Pró-Reitoria de Graduação em 2018;
ü Suplente da área da Ciências Humanas no COCEPE (2017-2018);
ü Professora com experiência em Cursos de Educação a Distância.

PET Educação pergunta e Antonio Maurício e Vania Thies respondem...

1. Por que queremos exercer a função de diretor e vice-diretora da Faculdade de Educação (2020-2024)?
Queremos exercer essas funções para...
# Promover uma gestão dialógica e inclusiva em que todas as vozes sejam consideradas;
# Fomentar e investir na formação inicial dos estudantes dos cursos de Pedagogia (diurno e noturno);
# Contribuir com os processos de formação continuada de professores da Educação Básica de Pelotas e região, em especial no que se refere aos Programas de Pós-graduação em Educação (lato e stricto sensu) da FaE/UFPel – Especialização em Educação, PPGE e PPGECM;
# Investir na interlocução da FaE com as demais unidades da UFPel, contribuindo mais efetivamente na formação de professores das diferentes áreas;
# Fortalecer o diálogo com a Educação Básica e com outras instituições de formação de Pelotas e região.

2) Para nós, educar é...
# Promover situações que permitam a construção de conhecimentos a partir de uma relação dialógica e inclusiva, em que diferentes saberes são considerados.

3) Qual a primeira tarefa de um diretor e vice-diretora eleitos?
# Promover o diálogo com os diferentes segmentos – estudantes, técnicos, docentes, escola de educação básica, movimentos sociais, entre outros – na perspectiva da inclusão, do saber ouvir e da construção de diferentes saberes, em busca de estratégias para o ser e o fazer, considerando as condições atuais.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário