Alfabetização Literária no programa Minutos Literários
Cinara
Tonello Postringer
Na investigação tenho como objetivo averiguar se crianças e
seus pais usufruíram do Programa de áudio “Minutos Literários”, criado pelo
Grupo PET Educação em 2020 e disponibilizado de modo gratuito e online com o
uma das ações do PET durante a pandemia de COVID 19.
Iniciada em abril, será concluída para a SIIEPE – Semana integrada
de inovação, ensino, pesquisa, e extensão da UFPel – evento que ocorre tradicionalmente
em outubro ou novembro anualmente.
O que é o Minutos literários?
Programa de
áudio disponibilizado na plataforma SoundCloud, contém textos literários (narrativas,
poesias e outros) lidos por estudantes da Licenciatura em Pedagogia e bolsistas
do PET Educação. Editados, foram postados na plataforma SoundCloud em 2020 e,
atualmente, estão sendo trasnferidos para nosso canal no YouTube.
Justificativa
A necessidade de delimitar um corpus adequado à Alfabetização Literária
de crianças que tiveram e terão acesso a este programa justifica nosso desejo
de conhecer quais as preferências, os textos mais ouvidos, os mais recorrentes,
aqueles que foram objeto de predileção entre os usurários do programa.
Para o presente trabalho, pretendo entrar em contato com um
grupo de mães que usufruíram dessa ação durante o ano de 2020. Algumas das questões
que pensei em fazer a estas mães são:
1. Quem apresentou o pragrama aos seus filhos?
2. A que horas ouviam?
3.
Sozinhos
ou acompanhados?
4. Quantas vezes acessaram o programa?
5. As audições trouxeram alguma contribuição para os filhos?
6. Esperavam ou solicitavam novos áudios?
7.
Se
interessavam em conhecer quem estava atrás das vozes?
8.
Indicaram
um conto ou poema predileto?
Aporte teórico
Como suporte teórico selecionei conceitos inseridos nas
obras de Cristina Maria Rosa (Alfabetização Literária, 2015), Fanny Abramovich
(Literatura Infantil: gostosuras e bobices, 1990) e Nelly Novaes Coelho (Literatura
Infantil. Teoria, Análise, Didática, 1991).
Nenhum comentário:
Postar um comentário