Pedagogia Verde
Paloma Wiegand
Há livros sobre
educação ambiental, apropriados à infância, em acervos de bibliotecas escolares,
bibliotecas públicas, editoras e livrarias no Brasil? Esta é uma pesquisa que
pretendo desenvolver em 2021. Objetivo saber se os professores que atuam em
escolas públicas teriam esse aporte em seus projetos de ter e criar entre seus
alunos uma consciência de preservação do planeta. O argumento que utilizo é que
ter um grupo de livros infantis que abordem o “tema verde” pode garantir maior
eficiência no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a disponibilização
de obras literárias “verdes” nas salas de aula da zona urbana minimiza a
carência do direito da criança ao contato com o meio ambiente natural.
Justificando
o tema...
Tendo em vista a
situação ambiental atual – devastação, desmatamento, enchentes, aquecimento
global e lixo depositado em nascentes, rios e mares – percebe-se que há uma
necessidade de inserir, com urgência, o tema nos saberes a serem compartilhados
em sala de aula de crianças entre zero e 11 anos, prioritariamente.
Uma das mais instigantes
metodologias disponíveis para tal é a leitura literária. Ou seja, através de leitura
de literatura acerva do tema, podemos sensibilizar crianças bem pequenas a conhecer,
preservar e amar o planeta. A isso podemos nomear “pedagogia verde”.
O acesso ao acervo
literário voltado ao tema é de responsabilidade do professor que pode e deve apresentar
o assunto às crianças. Isso se denomina alfabetização literária (ROSA, 2015).
Diante desse grupo de
obras e de sua leitura em sala de aula, as crianças podem vislumbrar um campo
mais amplo de saberes e emoções e acessar um mundo mais dinâmico. Na palma de
suas mãos...
Foco
Na pesquisa tenho como
meta conhecer se há, quantos são e onde estão os livros verdes. Pretendo
revelar seus títulos, indicar seus autores e ilustradores e quais as editora que publicam livros infantis cujo tema
central é o ambiente. Busco saber quantos são, onde circulam e se o tema é recorrente.
Objetivo poder dizer se a educação ambiental integra o intertesse de autores e
editoras brasileiras no século XXI.
Metodologia
Para realizar tal
tarefa, escolhi como “banco de dados” os segu9intes:
1. Duas editoras brasileiras (Pequena Zahar e Companhia
das letrinhas);
2. Premiados da FNLIJ;
3. Uma
biblioteca de escola pública.
Como
ferramenta de pesquisa, a internet.
O tema será abordado por mim na SIIEPE
UFPel 2021. Lá, os resultados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário