Páginas

29 abril 2021

A leitura de literatura para crianças: um programa de áudio

 

        


Alfabetização Literária no programa Minutos Literários

Cinara Tonello Postringer

        

 

Na investigação tenho como objetivo averiguar se crianças e seus pais usufruíram do Programa de áudio “Minutos Literários”, criado pelo Grupo PET Educação em 2020 e disponibilizado de modo gratuito e online com o uma das ações do PET durante a pandemia de COVID 19.

Iniciada em abril, será concluída para a SIIEPE – Semana integrada de inovação, ensino, pesquisa, e extensão da UFPel – evento que ocorre tradicionalmente em outubro ou novembro anualmente.

O que é o Minutos literários?

Programa de áudio disponibilizado na plataforma SoundCloud, contém textos literários (narrativas, poesias e outros) lidos por estudantes da Licenciatura em Pedagogia e bolsistas do PET Educação. Editados, foram postados na plataforma SoundCloud em 2020 e, atualmente, estão sendo trasnferidos para nosso canal no YouTube.

Justificativa

A necessidade de delimitar um corpus adequado à Alfabetização Literária de crianças que tiveram e terão acesso a este programa justifica nosso desejo de conhecer quais as preferências, os textos mais ouvidos, os mais recorrentes, aqueles que foram objeto de predileção entre os usurários do programa.

Para o presente trabalho, pretendo entrar em contato com um grupo de mães que usufruíram dessa ação durante o ano de 2020. Algumas das questões que pensei em fazer a estas mães são:

1.                                      Quem apresentou o pragrama aos seus filhos?

2.                                      A que horas ouviam?

3.                                      Sozinhos ou acompanhados?

4.                                      Quantas vezes acessaram o programa?

5.                                      As audições trouxeram alguma contribuição para os filhos?

6.                                      Esperavam ou solicitavam novos áudios?

7.                                      Se interessavam em conhecer quem estava atrás das vozes?

8.                                      Indicaram um conto ou poema predileto?

 

Aporte teórico

Como suporte teórico selecionei conceitos inseridos nas obras de Cristina Maria Rosa (Alfabetização Literária, 2015), Fanny Abramovich (Literatura Infantil: gostosuras e bobices, 1990) e Nelly Novaes Coelho (Literatura Infantil. Teoria, Análise, Didática, 1991).

Nenhum comentário:

Postar um comentário