Uma lista de livros e o empoderamento de meninas
Cristina Maria Rosa
Coordenado pela Tutora Cristina
Maria Rosa e tendo como colaboradoras a estudante bolsista PET Educação Jéssica
Riberio e a professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Ellem de
Borba, o projeto de pesquisa desenvolvido em 2019/2020 resultou na composição de uma lista de livros adequados para
projetos de empoderamento feminino destinado a meninas na escola.
O foco é a realização, após
a pesquisa, de leituras mediadas de obras para crianças entre quatro e 14 anos
e que podem vir a ser disponibilizados a outros professores.
Pesquisa
A pesquisa surgiu com a
necessidade de discussão sobre a temática do feminismo, além de possibilitar um
apoio pedagógico aos estudantes e professores para que tenham consigo e/ou na escola, um acervo
literário que aborde essa temática. Após tocas, argumentos, considerações e
disputas, a orientação criteriosa de livros adequados a crianças entre quatro e
quatorze anos foi preponderante para as sugestões. Assim, em um acervo inicial
de 100 obras, onze títulos foram destacados como importantes e possíveis de subsidiar o trabalho docente.
A lista...
É interessante ler com, ou seja, um adulto (professora ou familiar) fazer a leitura e depois, ler para a criança, uma vez que as questões que cada um deles sugere, aborda ou tangencia necessitam do olhar cuidadoso dos adultos envolvidos em processos de formação da infância.
A seguir, os títulos e seus autores, organizados em ordem crescente de indicação para as idades dos quatro (o primeiro) aos 14 anos (o último):
2) O cabelo de Lelê, de
Valéria Belém;
3) Orie, de Lúcia
Hiratsuka;
4) Teresinha e Gabriela, de
Ruth Rocha;
5) Suriléa-mãe-monstrinha,
de Lia Zats;
6) Chapeuzinho Vermelho, de
Charles Perrault;
7) Flora, de Bartolomeu
Campos de Queirós;
8) Marieta Julieta Raimunda
da Selva Amazônica da Silva e Sousa, de Mariana Massarani;
9) 50 brasileiras incríveis
para conhecer antes de crescer, de Débora Thomé;
10) Pele de Asno, de
Charles Perrault;
11) Eu Sou Malala, de
Malala Yousafzai.
Futuro...
Em 2021, a pesquisa ganhará adendos (mais títulos) e terá, possivelmente, uma faceta no campo do ensino, sendo ofertado a professores um curso de capacitação para a mediação (leiutura e diálogo) sobre as obras nas escolas.
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