A robótica enquanto ferramenta interdisciplinar de ensino:
um projeto de Alisson Castto Batista
Cristina Maria Rosa
A atividade de pesquisa proposta em 2019 – conhecer se a literatura poderia ser um elemento desencadeador de relações mais plurais na escola – foi redimensionada, em função da pandemia, em 2020.
Assim, pensamos e colocamos em prática uma
enquete com profissionais que desenvolveram seu trabalho de modo remoto e em
plataformas virtuais. Para tal, três professores foram entrevistados e um grupo
maior (aproximadamente 60 professores) foi convidado a responder sobre suas
novas rotinas de trabalho. Entre os resultados, matérias publicadas no BLOG do
Grupo PET Educação e replicadas na página institucional da UFPel. Elas podem
ser conhecidas aqui:
https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/30/pet-educacao-entrevista-docentes-em-trabalho-remoto/
https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/15/pet-educacao-investiga-trabalho-remoto-de-professores/
O que mais o PET Educação
realizou sobre o tema?
Alisson Batista,
responsável pela proposição de pesquisa destinou parte de seu tempo como
bolsista para capacitar-se no uso de ferramentas tecnológicas que tornaram
possível a existência de dois programas de áudio: o Primeiras Páginas (https://soundcloud.com/primeiraspaginas/primeiras-paginas-o-que-e-isso)
e o Programa Minutos Literários (https://soundcloud.com/minutosliterarios/minutos-literarios-o-que-e-isso).
Resultados...
Para revelar seus
resultados, o estudante analisou o impacto da proposição ao inscrever e
submeter um trabalho na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e
Extensão da UFPel, a 6ª SIIEPE/UFPel. Nele, considerou que:
“[...] a leitura literária
é uma das principais atividades que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos
pelo PET Educação, presencialmente em escolas, bibliotecas, museus e outros
ambientes culturais. Diante da novidade, escreveu: [...] ao entrar em contato
com a leitura literária através da audição, a criança não apenas se experimenta
na interlocução com o discurso escrito organizado, como vai compreendendo as
modulações de voz que se anunciam num texto escrito. Ela aprende a voz escrita,
aprende a sintaxe escrita, aprende as palavras escritas”.
Neste sentido, entendemos
que, através deste projeto, estamos conseguindo proporcionar práticas de
leitura literária de alta qualidade e para um grande número de pessoas. Até o
momento, consideramos o projeto um sucesso.
Mais...
O trabalho pode ser conhecido,
na íntegra, em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2020/12/Tema-4.pdf
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