Na semana do Gostar de ler, a Sala de Leitura Erico Verissimo - que é apoiada pelo PET Educação - viveu momentos intensos. Após a publicação no Blog dos resultados da pesquisa “O que são ‘coisas de mulher’?, no dia 19/06, a Sala de leitura não parou mais de inventar alegrais para a semana entre 19 e 24/06/2017.
Na terça, dia 20/06, foi a vez da Aula pública de Literatura Infantil com o tema A invenção da literatura infantil no RS: João Simões Lopes Neto e Erico Verissimo;
Na quarta, dia 21/06, foi a vez do estudo e ensaio de leitura da obra A Zeropéia, de Herbert de Souza. Considerada um marco da “literatura infantil para pensar”, o estudo visou aprender a apresentar A Zeropéia às crianças entre dois e 11 anos e a ministrante foi a Drª Cristina Maria Rosa.
No dia 22/06, quinta-feira, a Fada, a Bela, A Girafalda Bichófila e a Bruxa Aprendiz visitaram a Escola Municipal de Educação Infantil João Guimarães Rosa. O objetivo foi ler e encantar os pequeninhos. Como EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil – lá têm bebês e crianças pequenas e quem pensa que eles não se concentram, observe aí as imagens...
A Pedagoga Mônica, que havia nos convidado, mandou o seguinte recado, depois que o grupo voltou para a Faculdade:
“Professora Cristina e equipe! Muito obrigada! As crianças, todas, desde o berçário até a minha turminha de pré-escolar ficaram simplesmente encantadas. Amaram tudo. Fizeram perguntas difíceis para as personagens e elas entraram na brincadeira, não se intimidaram. Enfim, foi mágico. Obrigada em nome da escola, das crianças e em meu nome mesmo!”.
Foi neste dia também que recebemos o parecer do COCEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel sobre nossa proposição de Projeto de Extensão:
“O COCEPE em 22.06 de 2017 aprovou o parecer da Comissão de Extensão - CE, favorável ao Projeto de Extensão Sala de Leitura Erico Verissimo. Constitui-se em um Projeto de Extensão que agrega diferenciadas, permanentes e eventuais ações de extensão cujo tema central é a leitura literária e nela, a formação de leitores literários na Universidade e na Sociedade”. Com este parecer favorável, a Sala de Leitura deixou de ser uma ideia e tornou-se institucionalizada na UFPel.
Na sexta, dia 23/06, foi a vez das crianças do CRAS –Centro de Referência de Assistência Social Vida Ativa – serem recebidas na Faculdade de Educação. Lá, a Bela e a Cláudia as esperavam e foi uma alegria só a leitura de A Zeropéia, de Herbert de Souza. Depois, os adereços da sala enfeitaram as crianças que agradeceram e prometeram voltar.
No sábado, último dia da semana, uma reunião importante ocorreu: o grupo de estudos do Projeto de Extensão Leitura para Menina se reuniu e definiu agenda e atuação no segundo semestre de 2017.
A Leitura Literária na Sala de Leitura Érico Verissimo acontece todas as semanas, basta agendar que sua escola será bem recebida.
A sala de leitura e a formação do leitor literário
As micropolíticas de leitura literária desencadeadas pela Sala da Leitura buscam aproximar universitários dos livros e do gosto por ler, além de estabelecer contato profícuo com a escola e os futuros leitores.
Integrada à Pedagogia, a Sala de Leitura é um espaço de exercício qualificado dos saberes literários como saberes docentes (PAULINO, 2001) e pauta-se pelo argumento de que a formação do mediador literário é estruturador e primordial no exercício cotidiano da docência, nos anos iniciais da escolarização.
Pesquisas indicam que a totalidade das crianças que chegam à escola pública precisam ser alfabetizadas literariamente (ROSA, 2015), uma vez que parte considerável das famílias das quais são oriundas, leem pouco ou quase nada. Resultados de pesquisas recentes indicam que o acesso à leitura literária e o consequente conhecimento de obras, gêneros, ritos e benesses das práticas, ocorre primordialmente na escola e deve ser considerado como um dos saberes na formação de leitores. Sem essa “apresentação”, a leitura tem vida curta nos poucos anos de escolaridade a que são submetidos os filhos das classes populares e cabe ao docente – ao professor dos anos iniciais, especialmente do primeiro ao quinto – ser capaz de tornar o experimento com os primeiros livros e a variedade de gêneros, uma experiência na vida dos pequenos.
Ao propor e desenvolver micropolíticas de leitura, entre elas, visitas guiadas para conhecimento do acervo e do espaço, cursos livres, saraus literários, pesquisas sobre o livro e a literatura e aulas em ambientes, a sala tem se tornado um lócus desencadeador de relações múltiplas com o livro e a literatura, mas, também, com a formação de leitores e mediadores.
Ela está localizada no Andar Térreo do ICH e desenvolve eventos gratuitos que focam a formação do leitor literário.
Acompanhe a agenda do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária – no Blog da Sala de Leitura!
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