2022: Projetos de Pesquisa PET
Em 2022, o grupo formado por 12 estudantes da Licenciatura em Pedagogia que estão no PET Educação como bolsistas, irão desenvolver projetos de pesquisas, ensino e/ou extensão a serem compartilhadas na SIIEPE – Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Orientados pela Tutora, Drª Cristina Maria Rosa, os temas foram definidos durante o mês de março e agora, em abril, ocorreu a escrita das propostas em forma de resumo (em torno de dez linhas com apresentação do tema, objetivos e metodologia). Acompanhe as produções e confira cada uma delas na SIIEPE 2022!
Luiz Ariel
Orientação: Drª Cristina Maria Rosa
No trabalho de extensão proponho a
criação de um Podcast a ser
desenvolvido no ano de 2022, pelo grupo PET Educação. O objetivo é propagar os
saberes adquiridos e partilhados pelo grupo que tem como orientadora a Drª.
Cristina Maria Rosa. No grupo há o desenvolvimento de projetos de pesquisa,
ensino e extensão, todos vinculados à formação de professores, pois os
estudantes ali inseridos estão matriculados e frequentam a Licenciatura em
Pedagogia na Universidade Federal de Pelotas. Referencial: Etimologicamente a
palavra podcasting é a junção de iPod
(dispositivo de reprodução de áudio da empresa Apple Inc, a sigla POD significa
Personal on Demand, algo pessoal e sob demanda em tradução literal), e a
palavra broadcast (transmissão, em
tradução literal). Em suma, podcast é
uma mídia sonora utilizada para disseminar uma mensagem a determinado público.
Um meio de comunicação que pode ser resumido de forma pouco aprofundada como um
“programa de rádio online” distribuído, em sua maioria, de forma gratuita na
Web. O que diferencia esta mídia de programas de rádio tradicionais, em termos
de comunicação, é sua abordagem mais direta e sua relação com um público mais
segmentado. Seja uma conversa informal, um debate esportivo ou uma cobertura
jornalística, o podcast tem uma
construção linear acerca da mensagem que os realizadores desejam passar. Apesar
de, originalmente, o podcast surgir
como uma mídia distribuída apenas em áudio, nos últimos anos houve uma ascensão
do formato com vídeo e transmitido ao vivo na internet. Isso oportunizou que
ele se tornasse um dos meios de comunicação que mais cresce no Brasil e no
mundo. Indispensável nas agendas de atletas, artistas, comunicadores e até
mesmo políticos, os podcasts, videocasts ou mesacasts são cada vez mais presentes e, em milhares de lares
brasileiros, pautam opiniões, através de seus debates e conteúdos. Metodologicamente, o trabalho busca desenvolver
um produto audiovisual em formato de entrevista com uma linguagem dinâmica e
acessível. Os temas seriam, prioritariamente, a Pedagogia e a Educação.
Transmitido ao vivo, o público poderá interagir com o programa através de
perguntas, sugestões de pautas, temas e convidados. Outra escolha é a
distribuição de “cortes de vídeo”, ou seja, vídeos mais curtos extraídos das
entrevistas mais longas, sobre temas específicos que ocorrem ao longo da
conversa. O foco é, a partir de uma “conversa informal”, introduzir conceitos
teóricos para quem ainda não é familiarizado com temas acadêmicos, buscando
ampliar om público. Entre os resultados esperados está a descrição da estrutura
do programa: baseada em entrevistas informais, abordará as produções do PET Educação, trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas, eventos realizados, viagens
e encontros com outros grupos PET na UFPel. A apresentação será rotativa entre
os membros do PET e os entrevistados serão personalidades que de alguma forma
contribuíram com o grupo, a história e as realizações do grupo PET Educação.
Amei a ideia! <3 Sucesso com o novo projeto.
ResponderExcluir