21 de Maio: Dia Mundial da
Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.
Luzia Martins
Resultados de pesquisa...
De um universo de 30 professoras para
as quais enviei o questionário, três responderam. O interessante é que cada uma
delas representa um dos agrupamentos sugeridos por mim: 1º e/ou 2º ano, 3º e/ou
4º ano e 5º ano.
Como responderam?
Diante da primeira questão na
qual eu intencionava saber se as professoras sabiam do Dia Mundial da Diversidade
Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, duas professoras responderam que não
e a terceira escreveu: “Pelo que lembro, essa data foi instituída lá por 2002 e
2003”.
Na segunda questão – cujo foco
era o conceito de Diversidade Cultural – as respostas foram: a) É a variedade
de culturas; b) Acredito serem todos os aspectos culturais de uma população; c)
É o entendimento que existem várias maneiras de crenças, costume e modos de
vida. Mais extensamente, uma das professoras escreveu:
“Acredito
serem todos os aspectos culturais de uma população, podendo ser em uma
determinada região por uma etnia, como por exemplo, aspectos da cultura
indígena, trabalhados no mês de abril (alimentos mais culinária, tradições,
religião, vestimentas, hábitos de higiene, a exemplo de tomar banho todos os
dias, que é um hábito herdado dos indígenas). No mês de maio, hoje quando
comecei a comentar sobre a abolição da escravatura no português, para depois
chegar à história. Penso estar apresentando aspectos que diferem uma cultura de
outras, mas que todos contribuem para a formação do povo brasileiro”.
Ainda sobre o tema, a terceira
professora ouvida por mim acrescentou:
“É o entendimento que existem várias maneiras
de crenças, costume e modos de vida, em diferentes aspectos sociais e pessoais,
até mesmo de quem não queira seguir nenhum padrão, nenhum costume ou tradição.
Que nenhuma cultura é melhor ou mais importante que outra. Acredito que todas
se complementem e acredito que seja necessário repensar o respeito ao diferente
e unificar todas culturas, porque somos pessoas independente de nossas
tradições ou herança cultural.”
Quanto à terceira última questão
– Trabalhas com esse tema em sala de aula? Se sim, usas algum material (livros,
músicas, referências artísticas, outros)? – as respostas foram: a) Sim, com
livros e músicas; b) Sim, esse tema faz parte do dia a dia no meu trabalho; c)
Sim, o nosso livro didático de História do FNDE trabalha essas duas culturas.
Uma das professoras acrescentou:
“Na
sala de aula, cada um tem sua cultura, sua religiosidade, suas crenças e pontos
de vista. Estou sempre integrando aos conteúdos "fechados" por meio
de conversas informais, relatos, musicalidade, agregando sempre experiências
cotidianas, pessoais dos alunos, de notícias ao trabalho escolar, devido à
importância desse tema na sociedade. A meu ver, ainda tem que ser muito
debatido no que diz respeito às diferenças. Acredito que seja algo ainda em
construção”.
E a terceira professora, a que
referiu-se ao livro de história, complementou: “Busco músicas na internet e
textos do tipo “Menina bonita do laço de fita”. Também trabalho mais sobre a
cultura africana no mês de novembro.”
Considerações...
Através da interação que as
professoras proporcionaram, foi possível notar que a diversidade cultural, além
de estar presente, nos corpos e pensares na sala de aula, é tratada e discutida
com as crianças desde o primeiro até o quinto ano.
No que se refere aos materiais
utilizados, uma complementação à reposta capturou minha atenção: a professora
informou trabalhar com dois tipos/gêneros de textos: didático e literário.
Concordo com Graça Paulino que
afirma que o “saber literário compõe o conjunto de saberes docentes ligados ao
trabalho cotidiano em sala de aula, mesmo quando esse trabalho não está
diretamente ligado ao ensino de língua e literatura”. Assim, penso que utilizar
textos literários na abordagem de temas escolares pode agregar valor à
aquisição de conhecimento. Seja para deleite, para introduzir um tema, para
trabalhar algum conteúdo especifico, enfim, os livros são grandes aliados
das/dos educadoras/educadores.
Concluindo...
A diversidade cultural é um
fenômeno que se refere à existência de uma grande variedade de culturas
antrópicas, ou seja, resultantes da ação do homem no ambiente e na natureza. Há
vários tipos de manifestações culturais que revelam essa variedade: a
linguagem, as danças, o vestuário, as religiões e até mesmo a organização da
sociedade.
Este fenômeno – a diversidade
cultural –está sempre em modificação, considerando que as culturas, por si só,
se movimentam e permeiam muitos ambientes. A escola pode e deve ser um ambiente
propício para o conhecimento, aprofundamento e diálogo sobre o tema. Com a
pesquisa pude perceber que o tema não é desconhecido e que integra as ações das
professoras, o que é alentador.
Ressalto, por fim, a importância
de incluir o tema “Diversidade Cultural” nos conteúdos escolares para que nossa
sociedade seja mais includente. Almejo que pensar e dialogar sobre este tópico
deve ser pautado pelo respeito ao outro e que esse “outro” seja considerado.
Penso, por fim, que o tema exige
diversidade de materiais (livros, filmes, jornais, memórias), autores, pautas e
abordagens também diversas. Só assim viveremos uma diversidade cultural livre
de preconceitos!
Referências:
BAVARESCO, Ricardo; TACCA, Daiane Paula.
Multiculruralismo e Diversidade Cultural: Uma Reflexão. Unoesc & Ciência.
2016.
RAMALHO, Lays da Silva. Diversidade Cultural na
Escola. Rio de Janeiro. Rev. Diversidade
e Educação, 2015.
UNESCO (2017). Convenção sobre a Proteção da
Diversidade de Conteúdos Culturais e Expressões Culturais. Disponível em:
<http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/convencao-sobre-a-diversidade-das-expressoes-culturais-unesco-2005.pdf>.
Acesso em 17 de maio. 2021.
UNESCO, 2020. No Dia Mundial da Diversidade Cultural,
UNESCO apoia a campanha Be The One. Disponível em:
<https://pt.unesco.org/news/no-dia-mundial-da-diversidade-cultural-unesco-apoia-campanha-be-one>.
Acesso em 17 de maio. 2021.
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