Projetar 2021: mais uma ação PET Educação
Cristina Maria Rosa
Com o intuito de concentrarmos nossas ações e publicizar conteúdo de qualidade, estamos oportunizando a nós mesmos e ao nosso público, uma educação de qualidade. Para tal, foi criado em 2020, o Seminário Livros lidos. O que é isso? Leitura, organização e apresentação de um livro lido como fonte teórica e/ou metodológica para as pesquisas realizadas individualmente pelos doze bolsistas e a tutora do grupo. A organização ficou a cargo de cada bolsista que escolheu o melhor formato e plataforma para as interações.
O objetivo será compartilhar,
de forma oral, visual e audível e com detalhes, estudos ou leituras literárias
realizadas no último semestre de 2020 e/ou durante o recesso da Universidade e
as férias docentes e discentes.
Entre as atividades planejadas para 2021, está o Seminários Livros lidos
Os procedimentos para
organizar um seminário coordenado pelos bolsistas e, nele, recepcionar os novos
acadêmicos inclui:
1. Escolher e ler um
livro;
2. Preparar uma
apresentação sobre o livro lido (pode ser artigo científico considerado
importante para as pesquisas individuais ou para a formação docente);
3. Propor datas e
organizar o convite;
4. Realizar o
Seminário.
A metodologia de
avaliação da atividade escolhida pelo grupo considerou o ineditismo do
Seminário Livros Lidos e sua qualidade, em 2020. Investimos tempo e emoções
realizando, via aplicativo de mensagens e web conferências, sua integralidade. s(as)
bolsistas. Como exercício de avaliação podemos destacar os livros apresentados
em 2020, nos seguintes dias:
ü 02/06
Alessandra Steilmann. Obra: THIÉL, Janice Cristine. A Literatura dos Povos
Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural
ü 09/06
Alisson Castro Batista. Obra: Yuval Noah Harrari, Homo Deus.
ü 18/06
Cinara Postringer. Obra: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil gostosuras e
bobices. São Paulo: Editora Scipione, 2006.
ü 23/06
Débora Monteiro. Obra: SILVEIRA, Edson Luis e BATISTA, Marcos dos Reis. Ensino
de literatura e de leitura literária. Porto Alegre: FI, 2019.
ü 25/06
Estefânia Konrad.Obra: LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: As
razões do improvável. São Paulo: Editora Ática,1997;
ü 30/06
Jéssica Corrêa. Obra: ROSA, Marcella. Guia prático do feminismo: como dialogar
com um machista. Belo Horizonte: Letramento, 2016.
ü 07/07
Letícia Oliveira Vilela. Obra: Andrade, Inaldete Pinheiro de. Construindo a
autoestima da criança negra. In: Munanga, Kabengele (Org.) Superando o racismo
na escola. 3. Ed. Brasília: Ministério Da Educação, Secretaria De Educação Fundamental,
2001
ü 14/07
Luzia Martins. Obra: CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e
diferenças culturais: questões e buscas. In: CANDAU, Vera Maria (org). Diferenças
Culturais e educação: construindo caminhos - Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.
ü 16/07
Mariana Paz. Obra: Artigo Competência social, inclusão escolar e Autismo:
revisão crítica da literatura, de Síglia Camargo e Clenice Bosa.
ü 21/07
Paloma Wiegand. Obra: CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças, conceitos,
tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012.
ü 23/07
Valdoir Simões. Obra: Lock, Bins, Christofoli, Vitória, Moraes e Huerga. EJA:
Planejamento, metodologias e avaliação, de Porto Alegre: Mediação, 2009.
ü 28/07
Angélica Karsburg. Obra: Democratizando a leitura: pesquisas e
práticas/Socializando práticas de leituras, de Aparecida Paiva; Aracy Martins; Graça
Paulino e Zélia Versiani. Belo Horizonte, Autêntica, 2007.
ü 30/07
Cristina Maria Rosa. Obra: A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, de Maria José
Silveira. São Paulo: Editora Globo, 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário