PET Educação em festa!


PET Educação em festa!
Estefânia Konrad

Na manhã do dia 13 de maio de 2020, logo ao abrir nossas mídias sociais recebemos notícias que são motivos de orgulho e comemoração para o PET Educação. Comprovando que o grupo conseguiu se adaptar a novas formas de interação com o público, as novidades acerca do Grupo PET – que agrega doze bolsistas estudantes de Pedagogia na FaE/UFPel tutoriados por uma Pedagoga, docente na Instituição –  indicam que nossas atitudes e ações realizadas durante o período de quarentena têm atingido, pelo celular, computador, notebook ou tablet, pessoas de todas as idades e matizes culturais e políticas.
PET Educação no Diário Popular
Uma de nossas ações neste período de isolamento social foi atuação em um Grupo de Literatura para 60+. É composto por idosos que já frequentaram uma ou mais salas de aula de Literatura na UNAPI, a Universidade Aberta a Pessoas Idosas da UFPel. Coordenado pela Professora Cristina Rosa e com a participação de estudantes da Pedagogia como monitores, o grupo oportunizou a proposição do “Diário do Cuidado”, um grupo restrito, ofertado apenas para quem pediu socorro durante a pandemia. Esse novo grupo tem contado com o suporte intelectual e a expertise técnica da Drª Zayanna Lindôso e toda uma equipe da TO (Terapia Ocupacional da UFPel). E esse trabalho, reconhecido no dia 13/05/2020 em matéria jornalística no Diário Popular, foi importante para todos nós, uma vez que ter retorno e elogios pelo trabalho motiva o grupo a dar continuidade aos projetos que já existem e propor novas ações que proporcionem aproximação, mesmo que virtual.
Áudios em plataforma virtual: Minutos Literários e Primeiras Páginas
Uma das ações consolidadas do PET Educação é a Leitura Literária de representantes qualificados da literatura nacional: poemas, contos, lendas, fábulas, narrativas. Oralmente, seja em escolas, espetáculos, feiras do livro e eventos em geral, amamos ler e encantar e almejamos despertar no público o interesse e o gosto pela leitura.
A partir desse “gosto compartilhado”, nos vimos diante da necessidade de estar em casa, produtivamente. O que fazer? Entra nessa história o Leonardo Capra, Pedagogo, professor da Rede Municipal em Pelotas, ex-petiano e querido amigo do grupo. Leo sugeriu, com intuito de manter a interação com nosso público, criarmos um programa de áudios on-line.
Foi assim que, com o trabalho de todos e a técnica do Alisson Castro – estudante de Pedagogia e bolsista PET Educação – que surgiram os programas Minutos Literários (https://m.soundcloud.com/minutosliterarios) e o
Hoje, dia 13 de maio, após 40 dias de publicações virtuais, comemoramos o sucesso dos programas atestados pelas, aproximadamente, 1500 reproduções. Encerro com uma metáfora empregada pelo nosso colega Alisson, em relação ao número de reproduções: “1500 audições equivale a, mais ou menos, 75 salas de aula do Ensino Fundamental".

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário