Avaliar as atividades desenvolvidas em um ano inteiro não é tarefa que se faz sem um misto de saudade e nostalgia.
No entanto, avaliar, para o PET Educação, é um compromisso.
Novembro e Dezembro são meses que concentram quase todas as atitudes de final de projetos, integração com escolas e, ao mesmo tempo, finalização das atividades acadêmicas.
Envolvidos em muitos projetos o ano inteiro, é nesses dois meses do ano que quase tudo acontece: a SIIEPE, as jornadas literárias nas escolas, a Feira do Livro e as avaliações das atividades. Acompanhe a seguir algumas das atividades do PET Educação em 2019 e venha nos conhecer em 2020!
Cristina Maria Rosa
Tutora PET Educação
Gestão 2019-2022
No entanto, avaliar, para o PET Educação, é um compromisso.
Novembro e Dezembro são meses que concentram quase todas as atitudes de final de projetos, integração com escolas e, ao mesmo tempo, finalização das atividades acadêmicas.
Envolvidos em muitos projetos o ano inteiro, é nesses dois meses do ano que quase tudo acontece: a SIIEPE, as jornadas literárias nas escolas, a Feira do Livro e as avaliações das atividades. Acompanhe a seguir algumas das atividades do PET Educação em 2019 e venha nos conhecer em 2020!
Cristina Maria Rosa
Tutora PET Educação
Gestão 2019-2022
Formação de professores leitores: O grupo integrou o projeto de extensão “Leitura Literária na
Escola”, coordenado pela docente Cristina Maria Rosa. Nesse ano de 2019, a
escola que recebeu o PET foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa
Senhora de Lourdes, que fica na Rua João Nunes da Silva Tavares, 165, Bairro
Fragata. Outra ação importante e que se transformou em “fechamento” do ano foi
a aula “Critérios de escolha de obras literárias para a infância”, ministrada
pela Tutora do grupo, professora Cristina Rosa, na Livraria Vanguarda do
Shopping, dia 05/12, quinta feira, das 15 às 17 horas. Como fechamento do ano
de formação, no dia 06/12 o grupo ainda participou da Jornada Literária na
escola. Personagens (Branca de Neve, Princesa Tiana, Fotógrafa Letícia e Bruxa
Aprendiz) foram até a escola para ler para as crianças. Sobre nosso trabalho na
escola, a Coordenadora Pedagógica, Adriana Costa Silveira escreveu: “Tem coisas
acontecendo que nem imaginava! Fico feliz por fazer parte de tudo isso!
Obrigada por me incentivar a seguir, quando todas as possibilidades são para a
desistência de um sonho”;
2º Encontro de Contadores de
Histórias: Descobrir o que há nos livros que
os tornam tão misteriosos, repletos de segredos e impossíveis de serem
ignorados é uma das curiosidades do PET Educação. Apesar de tantos dispositivos
para não ler, aficionados ainda insistem em permanecer horas concentrados,
imersos e desligados, folheando e imaginando.
Para invadir o imaginário de mais e mais aprendizes da arte de admirar livros, a pedagoga do Setor Infanto-juvenil da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), Camila Pierzckalski, organizou, junto com estudantes e a tutora do PET Educação, organizou o 2º Encontro de Contadores de Histórias. O evento ocorreu no dia 16 de novembro, entre 9h e 15h, na Biblioteca Pública Pelotense. Ali, os bolsistas do PET Educação puderam ler e ouvir muitas histórias. O evento foi realizado em parceria entre a BPP e a Sala de Leitura Erico Verissimo (SLEV da FaE/UFPel) com o apoio estrutural do PET Educação que, através de personagens de contos, receberam os inscritos, foram mediadores em rodas de conversas simultâneas e, também, leitores de histórias.
Para invadir o imaginário de mais e mais aprendizes da arte de admirar livros, a pedagoga do Setor Infanto-juvenil da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), Camila Pierzckalski, organizou, junto com estudantes e a tutora do PET Educação, organizou o 2º Encontro de Contadores de Histórias. O evento ocorreu no dia 16 de novembro, entre 9h e 15h, na Biblioteca Pública Pelotense. Ali, os bolsistas do PET Educação puderam ler e ouvir muitas histórias. O evento foi realizado em parceria entre a BPP e a Sala de Leitura Erico Verissimo (SLEV da FaE/UFPel) com o apoio estrutural do PET Educação que, através de personagens de contos, receberam os inscritos, foram mediadores em rodas de conversas simultâneas e, também, leitores de histórias.
Curso de Formação e Aperfeiçoamento
de Professores Leitores: ocorrido em Pelotas, ente abril e dezembro de 2019, o curso foi coordenado pela Bibliotecária Simone Echebeste, pela Tutora PET
Educação Drª. Cristina Maria Rosa e pela Pedagoga Estela Sampaio. Para sua
realização contou com o apoio do CETEP e da SMED Pelotas, da Bibliotheca
Pública Pelotense, da Faculdade de Educação da UFPel, do GELL – Grupo de
Estudos em Leitura Literária, SLEV – Sala de Leitura Erico Verissimo e PET
Educação. O encerramento, ocorrido dia 13/12 foi no Museu do Doce e, após, o
grupo reuniu-se para um café no Mercado Central. No caminho, parte do grupo
sentou ao lado da estátua de um personagem inspirador: JSLN, que se localiza na
Praça Cel. Pedro Osório, Centro Histórico da cidade.
Lançamento de obra digital “Iris e a
Beterraba”: a partir do Projeto “Leitura
Literária na Escola” e “Autor na escola”, o PET Educação esteve representado
pela Tutora, professora Cristina Rosa no 4º ano do Ensino Fundamental no
Colégio Municipal Pelotense. A convite da Docente Kátia Schneider, inicialmente
o conto “Íris e a Beterraba” foi lido em voz alta. Após, as crianças desenharam
uma das cenas do conto. Cada um dos desenhos foi digitalizado e passou a integrar
o arquivo de produção do livro digital. O lançamento da obra (projeção do
livro, leitura literária, autógrafos e comemoração) ocorreu no Domingo, dia 17
de novembro, no Salão Nobre da
Biblioteca Pública Pelotense. Lá, os desenhos originais
estiveram em exposição e os autores e seus familiares, presentes;
Nenhum comentário:
Postar um comentário