Banca de seleção de novos bolsistas: mais um
aprendizado no PET Educação
Ieda Maria Kurtz de Azevedo
Na tarde do dia 10 de abril de 2019, entre 14 e 19
horas, o PET Educação integrou a Comissão de Seleção formada para a escolha de
um novo bolsista para o PET GAPE – Grupo de Ação e Pesquisa em Educação
Popular. É mais uma das tarefas que os petianos, sob orientação do tutor, podem
e devem realizar. O objetivo é sermos imparciais, utilizarmos critérios para a
escolha do estudante mais afinado com a proposta do grupo e trabalharmos em
equipe.
O PET GAPE
A banca de seleção foi composta pela Tutora do
grupo – Professora Drª. Heloisa Helena Duval de Azevedo, uma professora tutora convidada,
convidada e quatro bolsistas, entre eles, Ieda
Maria Kurtz de Azevedo, do PET Educação.
Após parte do processo já ter sido desencadeado,
foi o momento das entrevistas com os candidatos. Logo depois, avaliar a
documentação exigida para o processo e selecionar o mais qualificado de acordo
com os requisitos elencados no edital de seleção.
Os
candidatos que se apresentaram para entrevista à vaga de bolsista são oriundos
de diferentes graduações na UFPel, entre eles, o Curso de Cinema e Audiovisual,
a Licenciatura em Artes e em Pedagogia, a Odontologia e a Nutrição.
Procedimentos
O grupo de procedimentos escolhidos e realizados para
a seleção de novos estudantes no processo foram:
ü
Avaliação
de currículo;
ü
Leitura
e avaliação do memorial e da proposta de trabalho;
ü
Análise
do histórico escolar;
ü
Entrevista
oral com cada um dos candidatos.
Ao final do processo, cada participante atribuía
uma nota individual e secreta que, adicionada às demais e dividida pelos membros
presentes, produziu uma média final classificadora. Selecionado foi o estudante
que alcançou, em todo o processo, a maior pontuação geral.
Avaliando a participação
Muito enriquecedora, através de participação no
processo foi possível conhecer outros olhares, tanto dos alunos que se
apresentaram quanto dos colegas que, comigo, integraram a banca.
Conhecer outros modos de selecionar e avaliar pessoas
também contribui para que eu amplie meu próprio modo de ver a mim mesma e ao
outro.
Conhecer expectativas dos estudantes e dos atuais integrantes
do grupo acerca do futuro integrante do grupo foi interessante e, avaliar,
sempre, pé desafiador.
Agradeço ao PET GAPE a oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário