Nesta semana (21-28/05/2017) recebemos a primeira avaliação de nosso planejamento PET Educação
para o ano de 2017. Oriunda da comissão estabelecida pelo CLAAPET - Comissão de
Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET da UFPel - nele constam todas as
atividades que já desenvolvemos e ainda vamos desenvolver.
Ao ler o Planejamento, percebe-se a consonância com o que
prometi em meu Memorial e Plano de Trabalho quando da defesa de projeto para a
Tutoria, em julho de 2016. Tendo como foco
a formação do leitor, em linhas gerais, planejei intervir em três linhas
que são:
1.
Pesquisa: Elaborar, aprovar e desenvolver uma ampla
pesquisa que tenha como tema central os processos de formação do leitor
estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim definir o Perfil
leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel. Questões como “O que
leu na infância? Quem foram seus autores/títulos e gêneros prediletos? O que lê
atualmente? Quais seus procedimentos de leitura? Quais seus autores prediletos?
Quais as obras que mais admira?” são algumas das que integrarão os
procedimentos metodológicos. O intuito é traçar um perfil do estudante – futuro
professor – uma vez que a licenciatura tem como produto a formação de
professores prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e,
nele, a formação do leitor como tema preponderante. Com a proposição
pretendo conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os
estudantes de Pedagogia.
2.
Extensão: Proponho o uso, integral e frequente da Sala de
Leitura Erico Verissimo, espaço criado em 2015[20].
A partir dela, desenvolver micropolíticas de leitura literária, uma delas
as visitas técnicas de professores e bibliotecários. Além disso, ampliar a
assessoria a escolas públicas através da instalação de Bibliotecas
escolares, aos moldes do que vem sendo realizado desde abril de 2016.
3.
Ensino: Como alargamento da proposta, cabe, ainda,
disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, através de
eventos a partir do acervo múltiplo e rico que já existe na Sala de Leitura
Erico Verissimo. Assim, proponho uma série de eventos como: 3º Curso Mediadores
em Leitura Literária, 2º Marcadores de Livros: Curso de Confecção; 5º Sarau
Literário no Mercado Central; 4ª Visita guiada ao centro histórico com parada
especial na Biblioteca Pública Pelotense; 7ª Aula na Livraria; 3ª Visita ao
Sebo de “Seu” Ramão; Visita guiada à feira do Livro de Pelotas e Viagem de
estudos à Feira do Livro de Porto Alegre.
Cristina Maria Rosa
Pedagoga/Doutora em Educação
Docente Associada III na FaE/UFPel
Tutora PET Educação 2016-2019
Pedagoga/Doutora em Educação
Docente Associada III na FaE/UFPel
Tutora PET Educação 2016-2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário