Na manhã e na tarde do
dia 18 de maio, quinta-feira, ocorreu a primeira visita do GELL – Grupo de Estudos
em Leitura Literária – à Escola Municipal de Ensino
Fundamental Antonio Joaquim Dias, que se localiza na zona rural de Pelotas.
Cercada por sítios, a escola recebe crianças pequenas (de cinco a 11 anos)
inteligentes, alegres e que gostam muito de ler.
Desenvolvido pelas bolsistas Cinara Postringer, Érica Leopoldo, Gabriela Leal, Ieda Kurtz, Leonardo Capra, Rafaela Camargo e Priscila Brock, na manhã o grupo leu histórias de autores brasileiros e, também, o clássico Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault. À tarde, o papinho com as crianças foi de responsabilidade da Coordenadora do projeto, professora Cristina Rosa e da bolsista Ieda Kurtz.
O Projeto
O Projeto "Leitura Literária na Escola" (COCEPE Número
52970044) vem sendo desenvolvido desde 2001 na UFPel, prioritariamente em
instituições públicas de ensino infantil e fundamental. Através dele são
realizadas, semanalmente, leituras literárias para crianças. Essas leituras
variaram de clássicos a modernos, passando por lendas, poesias e fábulas. Os
leitores são estudantes da Licenciatura em Pedagogia e Letras, bolsistas do
PET/Educação e voluntários.
Tendo como objetivos formar e qualificar professores leitores,
entusiasmar estudantes a se tornarem pesquisadores no campo da leitura
literária e oportunizar a todos os envolvidos o conhecimento de autores,
gêneros e títulos da literatura para crianças, o Projeto Leitura Literária na
Escola em como estrutura o estudo, a pesquisa e a intervenção, além da reflexão
e da autoria, ao final de um ano de trabalho, de reflexões acerca do realizado
em formato de artigo
Fazer com que estudantes de Pedagogia e professores que estão na escola
dialoguem sobre a leitura literária, trocando informações e saberes, práticas e
procedimentos também é um dos motivos que fazem com que o projeto tenha
continuidade e seja, constantemente, avaliado e renovado.
Oportunizar a crianças que frequentam a escola o contato com a produção
literária brasileira, especialmente, tem sido um dos focos do projeto que, em
tempo concomitante, impulsiona os estudantes a saberem mais sobre a literatura
e seus efeitos imensuráveis na vida escolar dos pequenos. Nesse aspecto,
compartilhamos o pensamento de Fanny Abramovich (1997), para quem a
literatura é a porta para um “caminho infinito de descobertas e compreensão do
mundo.
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