Nos
dias 25 e 26 de maio iniciam mais dois projetos de Leitura Literária na Escola desenvolvidos pela Sala de Leitura
Erico Verissimo. Apoiadas pelo PET Educação, as atividades se desenvolverão por
todo o ano de 2017, para dois grupos distintos: estudantes do quinto e sexto
ano conhecerão Monteiro Lobato e meninos e meninas dos nonos anos ouvirão José
Saramago, iniciando pelo conto “O lagarto”.
De acordo com Ana Maria Machado, a Literatura infantil “[...] permite sonhar,
enfrentar medos, vencer angústias, desenvolver a imaginação, viver outras
vidas, conhecer outras civilizações. Além disso, nos dá acesso a uma parte da
herança cultural da humanidade [...]”. Por ser um “instrumento
motivador e desafiador”, a literatura para CONFESSOR (2016) “é capaz de
transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem,
que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua
necessidade”. Logo, o contato com a literatura infantil na vida escolar é muito
importante. Apesar dessa importância, em geral nas escolas, crianças e adolescentes
leem por obrigação, e não por gostar de fazê-lo (MACHADO, 2001). Assim, é
necessário ensinar o gosto pela leitura
realizando um processo de mediação.
Mediadores de leitura, de acordo com o REYES (2014), são pessoas “que criam as condições para fazer com
que seja possível que um livro e um leitor se encontrem”. Considerando que, na escola, os leitores estão em formação, é bastante plausível desejar a orientação de um professor, um bibliotecário, um experiente leitor para conhecer e selecionar obras que encantam. Lígia Cadermatori (2014) considera a mediação do adulto decisiva na promoção da leitura. Leia o que ela escreveu:
A mediação do professor é decisiva na relação que a criança irá
estabelecer com a literatura infantil
pois a ele cabe escolher o livro, promover sua leitura e conversar a respeito
na sala de aula. Também será tarefa sua ensinar a criança a manipular o livro
como objeto e descobrir nele o que só com a visão e a manipulação é
possível descobrir. É desejável que o livro ingresse na sala, nos
primeiros anos, como um brinquedo e uma aventura com as palavras, que desperte
a curiosidade dos pequenos e os estimule a pensar. Que as crianças mergulhem no
livro e dele possam emergir como quem encontrou inesperadas maravilhas no fundo
do lago. Ou ao cair na toca do coelho... (CADEMARTORI, Lígia. Glossário CEALE, 2014).
Acompanhe
aqui as atividades (leituras, impressões e algumas fotos) e as leitoras responsáveis:
25/05
– das 9 às 11 horas: Reinações de Narizinho, por Cláudia Souza e Rafaela Camargo;
26/05
– das 9 às 11 horas: O Lagarto, de José Saramago, por Érica Leopoldo, Rose Lima
e Bitica Rosa.
Créditos:
Projeto: Leitura Literária na Escola.
Responsabilidade: Sala de Leitura Erico Verissimo.
Apoio: PET Educação.
Duração: todo o ano de 2017.
Dias: Quintas e sextas-feitras de manhã.
Autores: Monteiro Lobato e José Saramago.
Local: Biblioteca Cristina Maria Rosa.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow.
Bairro Fragata, Pelotas, RS.
Projeto: Leitura Literária na Escola.
Responsabilidade: Sala de Leitura Erico Verissimo.
Apoio: PET Educação.
Duração: todo o ano de 2017.
Dias: Quintas e sextas-feitras de manhã.
Autores: Monteiro Lobato e José Saramago.
Local: Biblioteca Cristina Maria Rosa.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow.
Bairro Fragata, Pelotas, RS.
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