Na reunião do dia 29 de março, estiveram
reunidas as estudantes de Pedagogia e Bolsistas PET Educação Cinara
Postringer, Érica Macleo, Ieda Kurtz, Leonardo Capra, Priscila Brock,
Rafaela Camargo, Rafaela Engracio, Roberlânia Moura, Tamires Goulart
e Tamires Machado para, junto com a tutora, professora Cristina Maria Rosa,
formalizar o planejamento para 2017 e abraçar em despedida as bolsistas Roberlênia
Moura e Tamires Machado, ambas formandas em Pedagogia 2016/2.
Quanto ao planejamento PET 2017, ficou
acordado que todas as estudantes devem enviar até a próxima semana, dia 05/04 a
elaboração de seu projeto de pesquisa/extensão individual. Coletivamente, o
grupo realizará, em 2017, os seguintes projetos:
a)
Pesquisa:
Elaborar, aprovar e desenvolver uma ampla
pesquisa que tenha como tema central os processos de formação do leitor
estudante da Licenciatura em Pedagogia e assim definir o Perfil leitor do estudante de
Pedagogia FaE/UFPel. Questões como “O que leu na infância? Quem foram
seus autores/títulos e gêneros prediletos? O que lê atualmente? Quais seus
procedimentos de leitura? Quais seus autores prediletos? Quais as obras que
mais admira?” são algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos. O
intuito é traçar um perfil do estudante – futuro professor – uma vez que a
licenciatura tem como produto a formação de professores prioritariamente para
os anos iniciais do Ensino Fundamental e, nele, a formação do leitor como tema
preponderante. Com a proposição pretendo conhecer e dar a conhecer a leitura e
suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia.
b)
Ensino:
Realização de eventos históricos do PET Educação
(Como ensinar e Curso de Alfabetização);
Proposição de “Um dia na Brinquedoteca” (a ser
acordado com a Coordenação das Licenciaturas em Pedagogia (Diurno e Noturno);
c)
Extensão:
Vinculada aos projetos de pesquisa individuais e
coletivos, a extensão será múltipla em 2017, podendo ser expressa em cursos em
escola, leituras literárias, saraus, grupos de estudo, docência em projetos,
etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário