Raquel Schmalfuss dos Santos (2007-2010): depoimento

Em uma de suas obras, Ruben Alves diz que “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas[1]”. Um grupo de pesquisa pode ser assim também, dependendo de seus integrantes. Compreendo grupo como um conjunto de pessoas que tem ou busca um mesmo objetivo e a pesquisa, como um processo que objetiva compreender problemas e dar a eles tratamento adequado até a apresentação de resultados[2]. Para mim, ter sido petiana foi assim: integrei um grupo e pude tornar-me pesquisadora.
Sei que, quando se entra na Universidade e em um grupo de pesquisa, nem sempre se conhece os desdobramentos que podem ter essas ações e desafios. No entanto, se depois de um tempo tu não passares a ter esse olhar sobre o que se propôs a fazer, então está gastando o tempo em vão.
Penso que, no PET ou em qualquer outro grupo de pesquisa tu precisas abandonar teus hábitos e tornar-te uma acadêmica. Humana, é claro. Com falhas, sim. Para evoluir, no entanto, é preciso reconsiderar o ditado “é errando que se aprende’. Se tu queres sair de fato da mesmice, busque tudo que o grupo tem a lhe oferecer em termos de conhecimento. Para tal, observe as pessoas, como pensam e fazem, investigue as razões de seus fazeres, faça perguntas, anote as respostas, seja humilde e tenha uma posição “na medida certa”. Sobretudo, não fique em lugar algum só porque te pagam para estar ali!
Para todas nós, durante a graduação este grupo de pesquisa é como um alimento para a vida toda, porque nele descobrimos muitas linhas de pesquisa. Ou seja, é um berçário no qual se pode escolher um tema com o qual temos afinidade e, com dedicação, dar início a uma brilhante carreira. Lembre: mesmo não dando muita importância para o currículo, mais tarde vamos precisar dele. Começamos a preenchê-lo quando apresentamos trabalhos em eventos, quando escrevemos um artigo, organizamos um evento...
Entrei no PET Educação em 01/09/2007. Sou uma das primeiras integrantes. Durante minha estada como bolsista e sob orientação da Drª Cristina Rosa, desenvolvi a pesquisa intitulada "Curso de pedagogia da FaE/UFPel: 30 anos de história". Foi instigante participar de eventos apresentando seus resultados. Concluí a graduação em setembro de 2015 e, em 2016 ingressei no Curso de Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação do IFSUL, campus CAVG. Ainda não exerço a profissão de Pedagoga, mas pretendo mudar essa situação em breve.

Dica de Pedagoga:
Em função de uma disciplina da Especialização, fiz um Blog. Quando estiver pronto, irá conter tudo que eu utilizei no Estágio na Educação Infantil, desde o Projeto apresentado na Escola até meus planos de aula. Deixo aqui um link, pois meus estudos podem servir de modelo para quem ainda não teve a oportunidade de criar o seu próprio: http://raquelschmalfuss.blogspot.com.br/


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