21 de maio: diversidade cultural

 


21 de Maio: Dia Mundial da Diversidade Cultural 
para o Diálogo e Desenvolvimento.

Luzia Martins

 

No dia 21 de maio que se aproxima, é fundamental considerar que há um dia para pensarmos sobre a Diversidade Cultural.

No site da UNESCO, há um texto do qual extraí um excerto, sobre esta data:

 

Celebrado todos os anos em 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2002, após a aprovação pela UNESCO da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural de 2001, que reconhece a necessidade de "aumentar o potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento sustentável e coexistência pacífica mundial". (UNESCO, 2020)

 

Assim, a data é uma oportunidade para refletirmos e zelar pelas mais diversas culturas, buscando visibilizar a sua importância, como fatores de inclusão e desenvolvimento para a sociedade.

Em 2005, a UNESCO promoveu a “Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”. No texto oficial, ratificado pelo Brasil por meio do Decreto Legislativo 485/2006, encontramos:

 

“Diversidade cultural” refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. A diversidade cultural se manifesta não apenas nas variadas formas pelas quais se expressa, se enriquece e se transmite o patrimônio cultural da humanidade mediante a variedade das expressões culturais, mas também através dos diversos modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e tecnologias empregados (UNESCO, 2006).

 

Entende-se então, que a Diversidade Cultural é um fenômeno complexo e bastante útil para pensarmos nas nossas posturas e expressões, enquanto agentes e provedores de culturas que diariamente se movem e recriam.

 

Diversidade Cultural na Escola.

Quando buscamos relacionar a Diversidade Cultural com a escola, seus currículos e metodologias, é frequente a “confusão” com o tema “Multiculturalismo”, que, de forma geral, é a presença e a valorização de diversas culturas no mesmo ambiente, como por exemplo, nas salas de aulas e escolas. Para Bavaresco e Tacca (2016), esse termo significa a valorização da diversidade cultural. O objetivo seria:

 

 

“(...) eliminar preconceitos e estereótipos construídos historicamente, procurando formar uma sociedade alicerçada no respeito e dignidade do outro com suas diferenças. Portanto, é preciso pensar nas diferenças dentro de suas “diferenças”, e o multiculturalismo abre espaço para refletir a complexidade e as divergências classificatórias da atualidade. O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças e da individualidade de cada um.

 

E na escola? Como o “Multiculturalismo” é visto e pode ser vivido por parte dos educadores e educandos?

Os autores Ricardo e Daiane (2016) escrevem sobre isso:

 

A escola por se configurar como espaço legítimo onde ocorre o processo de socialização, é o ambiente no qual mais se discute a questão da diversidade – cultural racial e social. Para que este processo aconteça é necessário o convívio multicultural que implica respeito ao outro e ao diálogo com os valores do outro. O multiculturalismo ocorre a partir de interações sociais na escola, que implica, especialmente, a aprendizagem do aluno. As experiências vividas em sala de aula ocorrem, inicialmente, entre o ambiente e os colegas que ali estão envolvidos com o educador. Nesse caso o educador precisa ter um bom planejamento e ser um bom mediador para fazer a diferença na aprendizagem dos educandos”, in: Bavaresco e Tacca (2016).

 

Observando o acima exposto, a escola seria ou é um dos ambientes em que a Diversidade Cultural está mais presente e em movimento. O contato cotidiano com diversas pessoas culturalmente diferentes ou não, é uma oportunidade incrível para trazer esse tema como fonte de uma concepção de sociedade que esperamos ter, considerando que os preconceitos e exclusões culturais ainda existem.  Pensando nisso, concordamos com outra autora, que sugere:

 

[...] sugerimos algumas providencias que podem ser tomadas para a valorização da diversidade cultural nas escolas, tendo como base diferentes autores que discutem o tema. Percebemos a necessidade de essas abordagens serem trabalhadas em salas de aula, partindo das séries iniciais, para que as crianças desde a infância se familiarizarem com a temática, evitando assim possíveis estranhamentos. Por exemplo, se a criança desde pequena entender que o Brasil é um país enorme, e que em determinadas cidades as pessoas falam com sotaques. (RAMALHO; 2015).

 

A diversidade no olhar de professores em Pedro Osório, RS.

Para saber o que pensam sobre o tema, decidi conversar com professores que atuam em escolas públicas do município de Pedro Osório, onde resido. Assim, ouvi educadoras do primeiro ciclo de alfabetização – 1º ao 5º ano escolar.

Metodologia:

As quatro escolas públicas do município foram contatas no dia 12 de maio. E um áudio, enviei às professoras mediadoras a solicitação de que convidassem educadoras a participarem da pesquisa. As plataformas usadas para a consulta foram o whattsapp e um questionário Google, com as seguintes questões: Com qual ano escolar trabalhas? Tinhas conhecimento da data? Para ti, o que é diversidade cultural? Trabalhas com esse tema em sala de aula? Se sim, usas algum material (como livros, músicas, referências artísticas, entre outros...)?

Em breve, os resultados...


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