20 de maio: Dia do Pedagogo

 


Dia do Pedagogo.

Cinara Tonello Postringer

        

Como de costume, eu e meus colegas, sempre fazemos uma matéria para publicar no blog do Pet Educação, referente a datas comemorativas do nosso calendário, entre outras matérias, é claro! Esse mês não foi diferente. Comprometi-me a escrever sobre o dia de hoje, dia do Pedagogo.

Essa data foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.083/2015 e é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas e muitas vezes complexas na área de Educação.

Percebo que, mesmo estando em uma instituição na presença de vários outros profissionais, os Pedagogos que atuam em salas de aula têm uma rotina solitária: sozinho, responsável por uma turma de alunos e, quase sempre, com vasta carga horária a ser cumprida.

O que move esse sujeito diante da responsabilidade de ensinar?

Historiando...

Nesse texto, te conto um pouco da história da Pedagogia. A palavra tem origem na Grécia antiga e foi composta a partir das palavras: “paidos” – que significa “da criança” – e “agein”, conduzir. Por isso, a Grécia é considerada o berço da Pedagogia. Foi lá que nasceram as primeiras ideias sobre ação pedagógica. De lá, parte das reflexões que influenciaram a educação na cultura ocidental. E, desse primeiro momento, a imagem do Pedagogo como “responsável pela formação de crianças”.

Debates...

Nos séculos XVII e XVIII muitos debates no campo da educação surgiram. Como foco, a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Um nome importante deste período é Jean Jacques Rousseau, filósofo iluminista que, ente outras posições, afirmou que crianças deveriam ser educadas, sobretudo, com liberdade! Almejava, também, que pudessem viver cada fase da infância na plenitude de seus sentimentos.

 No final do século XIX e princípios do século XX, os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem com ênfase na criança levaram a reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf.

Século XX...

No recém finalizado século XX, a Pedagogia foi se institucionalizando como campo de conhecimento científico e profissional. Podemos observar esse fenômeno por alguns elementos como:

ü A formação acadêmica passou a ocorrer nas Universidades em cursos superiores;

ü Os currículos são nacionalizados e cuidam dos assuntos relacionados à educação por excelência;

ü Existem leis que regem a Pedagogia como ensino, e, por isso é uma Licenciatura.

 

Mais, em breve...

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário