Diversidade Cultural na escola: resultados de pesquisa.

 


21 de Maio: Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.

Luzia Martins

 

Resultados de pesquisa...

De um universo de 30 professoras para as quais enviei o questionário, três responderam. O interessante é que cada uma delas representa um dos agrupamentos sugeridos por mim: 1º e/ou 2º ano, 3º e/ou 4º ano e 5º ano.

Como responderam?

Diante da primeira questão na qual eu intencionava saber se as professoras sabiam do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, duas professoras responderam que não e a terceira escreveu: “Pelo que lembro, essa data foi instituída lá por 2002 e 2003”.

Na segunda questão – cujo foco era o conceito de Diversidade Cultural – as respostas foram: a) É a variedade de culturas; b) Acredito serem todos os aspectos culturais de uma população; c) É o entendimento que existem várias maneiras de crenças, costume e modos de vida. Mais extensamente, uma das professoras escreveu:

 

“Acredito serem todos os aspectos culturais de uma população, podendo ser em uma determinada região por uma etnia, como por exemplo, aspectos da cultura indígena, trabalhados no mês de abril (alimentos mais culinária, tradições, religião, vestimentas, hábitos de higiene, a exemplo de tomar banho todos os dias, que é um hábito herdado dos indígenas). No mês de maio, hoje quando comecei a comentar sobre a abolição da escravatura no português, para depois chegar à história. Penso estar apresentando aspectos que diferem uma cultura de outras, mas que todos contribuem para a formação do povo brasileiro”.

 

Ainda sobre o tema, a terceira professora ouvida por mim acrescentou:

 “É o entendimento que existem várias maneiras de crenças, costume e modos de vida, em diferentes aspectos sociais e pessoais, até mesmo de quem não queira seguir nenhum padrão, nenhum costume ou tradição. Que nenhuma cultura é melhor ou mais importante que outra. Acredito que todas se complementem e acredito que seja necessário repensar o respeito ao diferente e unificar todas culturas, porque somos pessoas independente de nossas tradições ou herança cultural.”

 

Quanto à terceira última questão – Trabalhas com esse tema em sala de aula? Se sim, usas algum material (livros, músicas, referências artísticas, outros)? – as respostas foram: a) Sim, com livros e músicas; b) Sim, esse tema faz parte do dia a dia no meu trabalho; c) Sim, o nosso livro didático de História do FNDE trabalha essas duas culturas. Uma das professoras acrescentou:

“Na sala de aula, cada um tem sua cultura, sua religiosidade, suas crenças e pontos de vista. Estou sempre integrando aos conteúdos "fechados" por meio de conversas informais, relatos, musicalidade, agregando sempre experiências cotidianas, pessoais dos alunos, de notícias ao trabalho escolar, devido à importância desse tema na sociedade. A meu ver, ainda tem que ser muito debatido no que diz respeito às diferenças. Acredito que seja algo ainda em construção”.

 

E a terceira professora, a que referiu-se ao livro de história, complementou: “Busco músicas na internet e textos do tipo “Menina bonita do laço de fita”. Também trabalho mais sobre a cultura africana no mês de novembro.”

 

Considerações...

Através da interação que as professoras proporcionaram, foi possível notar que a diversidade cultural, além de estar presente, nos corpos e pensares na sala de aula, é tratada e discutida com as crianças desde o primeiro até o quinto ano.

No que se refere aos materiais utilizados, uma complementação à reposta capturou minha atenção: a professora informou trabalhar com dois tipos/gêneros de textos: didático e literário.

Concordo com Graça Paulino que afirma que o “saber literário compõe o conjunto de saberes docentes ligados ao trabalho cotidiano em sala de aula, mesmo quando esse trabalho não está diretamente ligado ao ensino de língua e literatura”. Assim, penso que utilizar textos literários na abordagem de temas escolares pode agregar valor à aquisição de conhecimento. Seja para deleite, para introduzir um tema, para trabalhar algum conteúdo especifico, enfim, os livros são grandes aliados das/dos educadoras/educadores.

Concluindo...

A diversidade cultural é um fenômeno que se refere à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas, ou seja, resultantes da ação do homem no ambiente e na natureza. Há vários tipos de manifestações culturais que revelam essa variedade: a linguagem, as danças, o vestuário, as religiões e até mesmo a organização da sociedade.

Este fenômeno – a diversidade cultural –está sempre em modificação, considerando que as culturas, por si só, se movimentam e permeiam muitos ambientes. A escola pode e deve ser um ambiente propício para o conhecimento, aprofundamento e diálogo sobre o tema. Com a pesquisa pude perceber que o tema não é desconhecido e que integra as ações das professoras, o que é alentador.

Ressalto, por fim, a importância de incluir o tema “Diversidade Cultural” nos conteúdos escolares para que nossa sociedade seja mais includente. Almejo que pensar e dialogar sobre este tópico deve ser pautado pelo respeito ao outro e que esse “outro” seja considerado.

Penso, por fim, que o tema exige diversidade de materiais (livros, filmes, jornais, memórias), autores, pautas e abordagens também diversas. Só assim viveremos uma diversidade cultural livre de preconceitos!

 

Referências:

BAVARESCO, Ricardo; TACCA, Daiane Paula. Multiculruralismo e Diversidade Cultural: Uma Reflexão. Unoesc & Ciência. 2016.

RAMALHO, Lays da Silva. Diversidade Cultural na Escola. Rio de Janeiro.  Rev. Diversidade e Educação, 2015.

UNESCO (2017). Convenção sobre a Proteção da Diversidade de Conteúdos Culturais e Expressões Culturais. Disponível em: <http://www.ibermuseus.org/wp-content/uploads/2014/07/convencao-sobre-a-diversidade-das-expressoes-culturais-unesco-2005.pdf>. Acesso em 17 de maio. 2021.

UNESCO, 2020. No Dia Mundial da Diversidade Cultural, UNESCO apoia a campanha Be The One. Disponível em: <https://pt.unesco.org/news/no-dia-mundial-da-diversidade-cultural-unesco-apoia-campanha-be-one>. Acesso em 17 de maio. 2021.

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