Quintal ao Lado: expoisção de arte e leitura literária

Escrito em 2016, Quintal ao Lado é uma narrativa poética da escritora Cristina Maria Rosa. Compartilhado via web, o liovro digital pode ser impresso e presenteado ou integrar o acervo pessoal ou de de escolas.
Para a narrativa e como presente à autora, foram compostas cinco ilustrações com diferentes técnicas: lápis de cor, têmpera e giz de cera sobre sulfite, todas pela Helena Xavier. A presença dela na expposição e suas palavras a respeito das técnicas escolhidas encantaram os presentes. Helena tem apenas 11 anos e foi aplaudida pela família, amigos e estudantes e professores da UFPel.
O gênero – a narrativa poética – foi escolhido pela autoria por ser muito adequado à temática: um lamento pelo fim dos quintais nas casas em que já não há crianças e balanços. Depois de ilustrado, o escrito transformou-se em livro digital.
Narrativa poética
A narrativa poética é uma especialidade de Mario Quintana. Como leitora do poeta gaúcho, Cristina inspirou-se em Sapato Florido, e escolheu nele uma pérola para ilustrar o gênero:

A Princesa
Quando lhe perguntaram o nome,
Lili espantou-se muito:
Ué! Mas todo mundo sabe...

O evento
Na Quinta, dia 08/06, à tardinha (18horas e 30 minutos), ocorreu a leitura pública do livro digital "Quintal ao Lado". Junto com a leitura, o público pode deleitar-se com a exposição dos originais de Helena Xavier, a menina que criou um grupo de imagens para o conto. Incorporados ao projeto gráfico, foram os desenhos de Helena que tornaram Quintal ao Lado imperdível.
A leitura e a exposição ocorreram na Sala de Leitura Erico Verissimo (Rua Alberto Rosa, 154/Sala 04. ICH/UFPel). Apoiado pelo PET Educação que preparou o ambiente e potinhos com Balas de Goma em retribuição à presença dos convidados, foi um anoitecer de alegria e encantamento. A menina Helena brilhou ao esclarecer aos presenters os passos dados para a feitura de seus desenhos e aquarelas.
Para conhecer a obra completa e solicitar o envio online do arquivo digital, acesse http://crisalfabetoaparte.blogspot.com.br/2016/09/quintal-ao-lado-um-livro-digital-poetico_23.html.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário