Curso Curto Qorpo Santo Diabos e Fúrias: PET Educação presente!

Apoiado pelo PET Educação e em conjunto com a Sala de Leitura Erico Verissimo ocorreu, na semana que passou (06 a 09 de junho de 2017) o Curso Curto Qorpo Santo Diabos e Fúrias. Com 48 incritos, as datas de realização do evento foram a quarta-feira, dia 07 de junho - na qual houve o estudo da obra em grupo - e a sexta-feira, dia 09/06, reservada para o diálogo com o escritor.
Programa
Após a leitura prévia da obra ocorrida em maio de 2017 e do encontro de estudos entre os jovens da Escola de Ensino Médio Eraldo Giacobbe, com as mediadoras Érica Machado Leopoldo e Beatriz Helena da Rosa Pereira (manhã do dia 07 de junho), chegou o dia de encontrar Luís Dill, o escritor. O “Diálogo com o Autor” aconteceu na sexta-feira, dia nove de junho, entre as 17 e as 20 horas na Livraria Vanguarda Técnicos.
O romance
Escrita por autor gaúcho – Luís Dill – a obra Qorpo Santo: Diabos e Fúrias é um romance que apresenta ao leitor em processo fragmentos interessantes da vida e obra de um dramaturgo gaúcho morto há 130 anos. Nomeado como precursor do “teatro do absurdo”, o escritor gaúcho que viveu entre 1829 e 1883, de acordo com Luís Dill, ainda merece muitos outros olhares e o dele, foi registrado em seu livro. A ausência do dramaturgo, poeta e escritor no calendário cultural do rio grande do sul - muitos nnca ouviram falar de Qorpo Santo - indica que este gaúcho de Triunfo ainda é um estranho na literatura brasileira.
O mote para a escrita de Dill – um romance – foi notíricas da encenação de três das muitas peças de Qorpo-Santo em Porto Alegre, em 1966, 100 anos depois da escrita de seus textos.
Qorpo-Santo diabos e fúrias foi composto, desse modo, com base naquela referida noite e levando em conta a vida - pelos registros conturbada - e a obra do dramaturgo. O livro apresenta uma estrutura diferenciada, com depoimentos de pessoas que gostam de literatura e de dramaturgia. Um dos ápices é o depoimento do diretor da peça reencenada. O compositor da música de cena também foi incluído, e vale cnhecer suas impressões.
Quem foi Qorpo Santo?
José Joaquim de Campos Leão é um personagem real. Redescoberto por Aníbal Damasceno Ferreira por volta de 1950, o grande achado foi um volume com 17 peças que representa, até hoje, a parte mais conhecida da produção de Qorpo Santo, de acordo com Prikladnichi (ZH, 16/11/2013).
A primeira montagem de três de suas peças ocorreu em 1966: um sucesso de público e de crítica. A segunda encenação foi no Rio de Janeiro, em 1968. A partir disso, Qorpo Santo recebeu o título de precursor do teatro do absurdo, tornando “parcialmente obsoletos todos os livros de história da dramaturgia brasileira".
Desconhecido do grande público e tendo raros registros preservados, a linguagem teatral de Qorpo Santo, - um sujeito que pensou em uma ortografia para a língua portuguesa - e suas atitudes conhecidas ainda são incompreensíveis. No entanto, suas palavras sobre o confinamento e sua avidez pela produção nos fazem pensar.
Diálogo com Luís Dill
No diálogo com o autor de Qorpo Santo: Diabos e Fúrias (Artes & Ofícios, 2017), o público pode conhecer detalhes de seu processo criativo, no qual recortes de jornais, pesquisa em arquivos e entrevistas com pessoas que de algum modo ocuparam-se do tema foram explicitadas. O grupo que ouviu Dill ficou encantado com a diversidade, qualidade e profundidade da pesquisa empreendida pelo autor porto-alegrense, que guarda em seu escritório, envelopes com material para cada um dos livros que escreveu ou pretende escrever.
Jornalista, premiado escritor gaúcho, Luís Dill é autor de mais de 50 livros para jovens e adultos. Um deles, porém, é para a infância: Arca de Haicais. Nele, uma arca - com animais como na de Noé - apresentada através do formato Haicai, estes "poeminhos" curtos e inteligentes, inusitados, curiosos, que parecem terem sido inventados assim, como quem não quer nada. 
Poema de origem japonesa que chegou ao Braisl nos anos 20 do século passado, o Haicai é, para Luis Camargo, um tipo de poema como quadrinha e limerique, por exemplo. Leia um dos que se encontram em Arca de Haicais, de Luís Dill:

A beleza do coelho

Quase naõ cabe
Dentro do espelho.

O PET Educação e a Sala de Leitura Erico Verissimo: uma parceria de grande valor
Curso Curto Qorpo Santo Diabos e Fúrias foi ofertado em quatro momentos:
Maio: publicaçõ do evento na página da ufpel e oferta de inscrição online gratuita com limite de 50 vagas;
Maio a Junho: leitura prévia;
Junho, dia 07estudos com mediadores;
Junho, dia 09: diálogo com o Autor.

O evento, promovido e desenvolvido pela Sala de Leitutra Erico Verissimo, foi foi apoiado pelo PET Educação. A direção da FaE/UFPel esteve presente na abertura e comemorou mais uma das parcerias Pet Educação e Sala de Leitura.
Após o encontro com Luís Dill, novas ideias surgiram. Fique atento, em breve, elas estarão por aqui.
Para saber mais...
Quer saber mais sobre Qorpo Santo? Leia o livro de Luís Dil.
Quer saber o que a imprensa noticiou? Clique em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2013/11/morto-ha-130-anos-o-escritor-qorpo-santo-continua-sendo-um-nome-a-ser-descoberto-4335955.html

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário