A Leitura
Ocorreu na manhã do dia 11 de maio a primeira visita
do GELL – Grupo de estudos em Leitura Literária – à Escola Municipal de
Educação Infantil Bernardo de Souza. O convite, vindo da Coordenadora
Pedagógica Luana Vaz, foi endereçado ao grupo de Leitura Literária na
Escola, do qual participam algumas estudantes bolsistas PET Educação. O desejo
da Coordenadora era que o grupo lesse para as 200 crianças que, em dois turnos,
recebem uma educação de qualidade. Tendo como Diretora a professora Cátia
Alessandra, a EMEI Bernardo, como é carinhosamente conhecida, se localiza
na Rua Padre Anchieta, 3553. Para quem ainda não conhece, a referência é a
Igreja da Luz.
A escolha por personagens dos contos maravilhosos
como fadas e bruxas, deve-se ao impacto que imediatamente causam entre as
crianças. Ao ouvir a Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, as crianças se
comunicam com ela, pois conhecem sua história, já ouviram narrativas de
florestas e lobos. No dia 11, as personagens escolhidas para encantar
as crianças com suas brincadeiras e livros foram a Branca de
Neve, Bruxa Aprendiz, Chapeuzinho Vermelho, Drª Girafalda
Bixófila, Fada e Fotógrafa. Desse modo, as estudantes Cinara Postringer,
Cláudia Souza, Érica Leopoldo, Ieda Kurtz, Priscila Brock e Roselaine Reis -
estudantes das licenciaturas em Pedagogia e Letras na UFPel - viveram mais um
dia de magia e literatura.
Foi uma festa o Leitura literária na EMEI
Bernardo! Após o acontecido - uma manhã intensa e alegre - a Coordenadora
da escola, professora Luana Vaz, enviou-nos um bilhetinho dizendo: “Obrigada,
pessoal. As personagens fizeram sucessooo! Vamos querer bis!”
O Projeto
O Projeto "Leitura Literária na Escola"
(COCEPE/UFPel nº. 52970044) foi proposto e vem sendo desenvolvido desde 2001 na
FaE/UFPel. Lendo prioritariamente em instituições públicas de ensino infantil e
fundamental, as estudantes que o integram tem a oportunidade de conhecer o
universo da escola, viver o papel de coordenadoras de um grupo, ensaiar a
docência e a leitura em voz alta aos pequenos.
Através dessas interações - as leituras literárias
para crianças em ambientes escolares - as estudantes aprimoram seus critérios
de escolha do que ler, para quem e por que. Antes de ir, escolhem nos acervos da
Sala de Leitura Erico Verissimo, o repertório a ser oferecido aos
pequenos. Clássicos? Modernos? Lendas? Poesia? Fábulas? Travalínguas? Sim,
difícil escolher.Há de tudo e de qualidade. E como não lembrar que os
pequeninhos adoram ouvir a sempre instigante narrativa de Charles Perrault,
Chapeuzinho Vermelho?
Tendo como objetivos formar e qualificar professores
leitores, entusiasmar estudantes a se tornarem pesquisadores no campo da
leitura literária e oportunizar a todos os envolvidos o conhecimento de
autores, gêneros e títulos da literatura para crianças, o Projeto Leitura
Literária na Escola tem como estrutura o estudo, a pesquisa e a
intervenção, além da reflexão e da autoria, ao final de um ano de trabalho, de
reflexões acerca do realizado em formato de artigo.
A busca de diálogo sobre a leitura
literária entre estudantes de Pedagogia e professores que atuam em escolas
e o desejo de que troquem informações e saberes, práticas e procedimentos
é mais um dos motivos de continuidade do projeto. Avaliado e renovado
constantemente, com ele pretendemos alfabetizar literariamente as
crianças. Isso significa apresentar a elas, através da leitura literária, o
livro e seus atributos: a linguagem, a autoria, o projeto gráfico e editorial,
seu valor social e histórico e seu pertencimento à condição de humanidade como
artefato de nossa cultura.
Oportunizar a crianças que frequentam a escola o
contato com a produção literária brasileira, especialmente, tem sido um dos
focos do projeto que, em tempo concomitante, impulsiona os estudantes a saberem
mais sobre a literatura e seus efeitos imensuráveis na vida escolar
dos pequenos. Nesse aspecto, compartilhamos o pensamento de
Fanny Abramovich (1997), para quem a literatura é a porta para um “caminho
infinito de descobertas e compreensão do mundo”.
A coordenadora do Projeto Leitura Literária na
Escola, professora Cristina Rosa afirma que a leitura, na sua própria vida, foi
um presente aos cinco anos. O pai, leitor apaixonado, deu-lhe um livro grande,
colorido, inesquecível. Foi com "A Fada dos Moranguinhos" que aprendeu
a sonhar literariamente. Hoje, ao formar professoras leitoras, imita o gesto do
pai: partilha o gosto, ensina a apreciar, pois conhece os efeitos duradouros do
ler por prazer.
Para contatos com o Projeto Leitura Literária na Escola, escreva para cris@ufpel.tche.br e
solicite uma visita. Nós queremos conhecer tua escola...
Parabéns pelo belo trabalho, esse projeto só fortalece os nossos ideais,nas EMEIS as estórias infantis são apresentadas desde o berçário para estimular nas crianças o gosto pela leitura e transformá-las em cidadãs ativos e críticos diante de uma sociedade que se diz democrática.
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho, esse projeto só fortalece os nossos ideais,nas EMEIS as estórias infantis são apresentadas desde o berçário para estimular nas crianças o gosto pela leitura e transformá-las em cidadãs ativos e críticos diante de uma sociedade que se diz democrática.
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